Energias eólica e solar deverão produzir 33% da eletricidade do mundo até 2030
Um dos objetivos que o mundo tem em comum passa por aumentar a sua produção de energia limpa. Segundo um novo relatório, as fontes solar e eólica estão no caminho certo para dar força a mais de um terço da eletricidade mundial até 2030.
O relatório foi publicado pelo Rocky Mountain Institute (RMI) e deixa alguma esperança ao setor da energia: podemos conseguir concretizar a mudança necessária para cumprir os objetivos climáticos globais. Segundo o documento mencionado pelo Euronews, as energias solar e eólica deverão representar, até 2030, mais de um terço da eletricidade, em todo o mundo.
Falando em percentagens concretas, a previsão é que, em menos de 10 anos, os projetos eólicos e solares produzam pelo menos 33% da eletricidade mundial. Considerando que, atualmente, esse valor se encontra nos 12%, o crescimento prevê-se exponencial.
Um dos resultados desse aumento da produção de energia limpa sentir-se-á, certamente, na carteira. Afinal, a diminuição da produção de eletricidade a partir de combustíveis fósseis impactará o preço da energia, diminuindo-o.
A vantagem de uma rápida implantação das energias renováveis é uma maior segurança energética e independência real, para além de uma deflação dos preços da energia a longo prazo, uma vez que se trata de uma tecnologia fabricada - quanto mais se instala ,mais barata fica.
Explicou Kingsmill Bond, diretor sénior do RMI.
O RMI, uma organização sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos da América que se dedica à energia limpa, realizou a investigação que deu origem ao relatório em parceria com o Bezos Earth Fund, um fundo de 10 mil milhões de dólares criado por Jeff Bezos, para ajudar a financiar soluções para as alterações climáticas.
Este artigo tem mais de um ano
“Um dos resultados desse aumento da produção de energia limpa sentir-se-á, certamente, na carteira. Afinal, a diminuição da produção de eletricidade a partir de combustíveis fósseis impactará o preço da energia, diminuindo-o.”
Ainda não vi nada. O que vi foram 3,3 mil milhões de € a voarem dos cofres do Estado para conterem o preço da electricidade apenas em um ano.
E a garantir que os investidores na produção de energia limpa continuam a ter grandes retornos. Viu-se há dias quando o preço da energia baixou e o valor da fatura aumentou. Isto a bem da saúde financeira dos investidores!
E porquê? Porque houve um sobrecusto das renováveis, pois estas estavam a preço fixo de +- 90€ o megawatt. O valor em mercado era superior e resultou num beneficio…
Além disso, o nosso mercado é marginalista, ou seja, basta precisares de arrancar com as centrais a gas natural e o preço dispara.
O mesmo que estão a fazer com os combustíveis para conter o preço.
No entanto na eletricidade acabou e nos combustíveis continua, até mesmo com o pessoal a usar esse dinheiro para ir de férias, vergonhoso.
Conter o preço? 40 cents/litro a mais que os nuestros hermanos, é subsídios onde? Chame mas é o boi pelo nome… roubalheira aos pobres para dar aos ricos. O Robin deve estar ás voltas no túmulo looolooolool
Então mas queria que fosse eu a pagar os impostos para você poluir ?
Porque não usa os preços da Venezuela, para si deve ser mais sensato.
se deixassem de tretas taxas e taxinhas e engordar os chinos com a energia não consumida ja todos tinham painéis solares nos telhados e em vez de Portugal comprar energia vendia. mas como a energia é uma mafia não há leis que ajudem o povinho mas sim são para ajudar os que já tem o monopólio energético que por sinal foi fendido aos chinos.
Pode ter os painéis que quiser que não paga taxa nenhuma.
Energia “limpa”.
Os parques eólicos prejudicam bastante o habitat dos animais especialmente as aves.
Então mostre lá esses estudos e que concluíram ?
Embora seja importante em apostar na energia solar, falam destas energias de verdes, como se não causasse destruição de recursos naturais associados. Basta procurar vários exemplos e estudos, mas não interessa ser divulgado.
Por outro lado, não falam da volatilidade destas energias. E andam a fazer plantações de placas solares em solos férteis, ou cortar milhares de árvores para instalação de parque eólico.
Falam, por isso haver haver redundância.
Falas de estudos e não colocas um único link…
Isso não quer dizer que não existam mas contribuia para a discussão.
Justo!
https://news.harvard.edu/gazette/story/2018/10/large-scale-wind-power-has-its-down-side/
Boa, ficamos com esse estudo em mente para quando vierem defender coisas como combustíveis sintéticos e hidrogénio, não se esqueçam da quantidade a mais que necessitam de energia…..
Situação recente na zona de Sines. Procura “Governo autoriza abate de mais de 1.800 sobreiros para parque eólico da EDP”
À custa dos nossos ecossistemas, do envenenamento das águas subterrâneas com herbicidas, hectares e hectares de morte. Nem uma planta nem uma árvore. Nem um animal. Uns deitam fogos outros utilizam a motosserra e a retroescavadora. Se é isto energia limpa, prefiro a sujidade da vida.
O que energia tem a ver os outros assuntos ?
“Scottish government axes 16 million trees…” – ” Stupidity is increasingly state-sanctioned.”
https://www.americanthinker.com/blog/2023/08/scottish_government_axes_16_million_trees_to_clear_the_way_for_greener_solutions.html
Se fizessem isso cá derrubando eucaliptos era um favor que faziam ao pais.
Eucaliptais de áreas consideráveis nem deveria existir.
Cá por casa já vai em 50% anuais, e 50% da rede.