PplWare Mobile

Embate da Tesla Cybertruck contra a Ford F-150 pode ter uma desforra em breve

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Ana Maria says:

    Ford F150 EcoBoost Debuts in Truck Pull, uma simples procura na net, mostra todo o poder de uma Ford F150, e como o teste feito pela tesla não é justo, acho que a Cybertruck devia fazer o mesmo teste “Truck Pull”.

  2. iSad says:

    Este pessoal nao tem mais nada que fazer. ” A minha é maior que tua” enfim.

    • Miguel says:

      É assim que os avanços tecnológicos se dão, quando alguém tenta fazer melhor do que já existe.
      Parabens a Ford e a Tesla por ter aceite o convite sem problemas para também ver onde pode melhorar o desempenho e outros aspectos.
      O Elon Musk percebe que para existir avanços as coisas tem que ser partilhadas e testadas já por isso ele tornou livre para quem quiser usar todas as patentes da Tesla.

    • Urtencio says:

      Sempre foi assim! E a historia mostrou-nos que ajudou no desenvolvimento das “tecnologias”…
      Desde a “luta das correntes” entre Nikola Tesla e Thomas Edison.. Ford vs. Chevy, Harley-Davidson vs Indian, Coca Cola vs Pepsi….
      e agora o artista da Testa(Elon Musk) contra quem lhe apetece xD
      Podia estar aqui a manha toda, mas a realidade é que foi saudável e ajudou na evolução.

  3. Hugo Soares says:

    No próprio dia 25 a InsideEVs reportou que um porta voz da Ford disse que o tweet do Sunny Madra servia apenas para evidenciar o absurdo da comparação e que, portanto, não significa que irá haver tal “desforra”.
    Isto não impede que o Treelon se lembre de comprar a versão mais forte do F150 e faça o teste ele próprio.

    Frase da InsideEVs: “A senior Ford spokesperson told InsideEVs.com that Madra’s tweet ‘was tongue-in-cheek’ and meant to point out the absurdity of Tesla’s tow video.”

    Publicidade boa ou má, é publicidade.

    Fonte: https://insideevs.com/news/384376/ford-tesla-tow-challenge-f150-cybertruck/

  4. Tiago says:

    Vejam este vídeo do Enginnering Explained: https://www.youtube.com/watch?v=jzKCJsou10w
    No fundo, conseguiu levar o Ford porque o Cybertruck é mais pesado portanto tem mais força

    • Toni da Adega says:

      Força não tem nada haver com peso mas sim com o motor. O peso pode somente dar mais tração .

      • Cortano says:

        Peso no eixo de tração conta muito.

        • Toni da Adega says:

          Para tração sim para as rodas não começarem a patinar.
          Para força não. Coloca num motor de um smart num a carrinha destas completamente carregada e logo vês se o peso de tração faz alguma coisa.

          • Paulo Martins says:

            A questão é neste caso a carrinha da Ford está limitada pelo peso, se aumentares o peso ela vai conseguir puxar mais mas claro até certo ponto. A questão que ele chama a atenção do vídeo mantém-se nenhuma das carrinhas está no limite daquilo que conseguem puxar e como tal a única conclusão que podes tirar do teste é que a carrinha da Tesla é mais pesada.

      • Miguel Costa says:

        Numa carrinha, o peso aumenta a tracção em 65%. A Cybertruck pesa 4 vezes mais que a F150 (vazias). Além disso, o motor da Tesla é de arranque imediato, sem mudanças, a F150 precisa de 2 segundos para engrenar a mudança e arrancar. Se vir o vídeo, quando as rodas da F150 começam a rodar, já a carrinha estava a ser puxada.
        Com o mesmo peso, o motor eléctrico tem vantagem inicial, depois perde muito rapidamente, pois não é capaz de compensar a potência contrária. É algo tão básico em física.

        • ToFerreira says:

          Para além da cybertruck ter provavelmente mais potência que a Ford, a física diz é que a Tesla vai ganhar sempre por ter muito mais binário, aliado ao maior peso.

  5. Daniel says:

    Pode não ter necessariamente mais força mas sim mais fricção , deveria terem as duas awd mas n concordo que deveriam encher a traseira da ford porque isso n mostra o desempenho real prático , os dois motores sao diferentes e a eficiência e binário de um motor elétrico é bastante diferente

    • Paulo Martins says:

      A questão é que o binário do motor não é igual ao binário nas rodas, pelo aquilo que eu percebi a ver alguns vídeos no Youtube teoricamente o máximo binário que uma carrinha consegue obter nas rodas está relacionado com o peso da mesma e a tracção dos pneus, ou seja mesmo que a Tesla lance um motor com o dobro do binário e coloque na Cybertruck se mantivesse os mesmos pneus e peso o binário nas rodas seria mesmo.
      Ambas os motores eléctrico e gasolina conseguem colocar a binário máximo nas rodas para o peso das carrinhas, daí aquilo que o Tyson comentou, se colocasses peso suficiente na traseira da Ford seria ela a puxar o Tesla.

    • Miguel Costa says:

      O problema é mesmo o peso. É que a da Tesla pesa 4 vezes mais do que a F150. Só daí já dá existe uma vantagem gigantesca na tracção, sem pensar no all wheels drive. Além que o motor eléctrico é de arranque imediato, enquanto o gasolina demora 2 a 4 segundos a reagir. Além disso, a cybertruck tem caixa automática e a f150 não a estava a usar. Foi por isso que a da Tesla arrancou a outra arrancou quando já estava a ser puxada.

  6. Daniel says:

    Pode não ter necessariamente mais força mas sim mais fricção , deveria terem as duas awd mas n concordo que deveriam encher a traseira da ford porque isso n mostra o desempenho real prático , os dois motores sao diferentes e a eficiência e binário de um motor elétrico é bastante diferente

  7. TugAzeiteiro says:

    Mas querem comprar um motor a combustão com um motor eléctrico!? É claro que a Cybertruck irá SEMPRE vencer… o binário está disponível a 100% assim que se carrega no acelerador… isso e claro a pick up da tesla ser mais pesada. Mesmo que a F150 pesasse o mesmo que a Cybertruck esta iria sempre ganhar devido ao motor eléctrico.

    • Miguel Costa says:

      Ganha no arranque e se a corda tiver menos de 2 metros e meio, depois, o motor a gasolina desenvolve muito mais força enquanto que o eléctrico fica naquele valor inicial. Além que o motor eléctrico perde muita capacidade com o peso. A própria Tesla confirmou que com 30% do peso máximo, a carrinha perde 25% de autonomia e com 100% perde 75%. São coisas naturais.

  8. Daniel says:

    Isso é treta Paulo Martins , tens que ter em conta o coeficiente de fricção . Tendo em conta ao impacto da energia gravítica e a fricção das superfícies (solo/pneu) , simplesmente não sabes se os pneus estão no seu limite para a superfície dos mesmos ou não e isto é uma guerra que a ford nunca ganharia em parte pelo o que o tugazeiteiro escreveu , sao motores fundamentalmente diferentes e alem do mais existe muito menos perdas na transmissão de um eléctrico

    • Paulo Martins says:

      Estás a confundir potência (hp) com torque (Nm), todos os carros perdem potência na transmissão, mas no caso destas carrinhas têm multiplicadores de torque ou seja a força que elas desenvolvem nas rodas é superior à do motor, daí o argumento de o motor ser eléctrico não garante por si só que consiga desenvolver mais força.

      Claro que de fabrica a Cybertruck ganha à Ford, mas aquilo que eles chamam à atenção é que se colocares mais peso na Ford ela vai conseguir puxar mais e dependendo da forma como a transmissão é afinada o motor a combustão da Ford pode desenvolver mais força que a carrinha da Tesla.

      • Daniel says:

        Eu ?! A confundir ? Lol . Primeiro começas mal poque potência lê se em Watt(s) , depois podes converter em hp ou cv que também sao diferentes . Todos os carros perdem potência? Não , um motor que seja directo não tem perdas e depois mesmo que este tesla n seja directo , continua a ter menos perdas que o ford (q foi o q escrevi) . Depois estas a assumir coisas erradas por falta de conhecimento , n sabes qual a intenção da ford ao querer comparar novamente pq eles tb irão ter um ev nesta classe e o ford nunca ganharia pq sao carros diferentes , se metes peso no ford tb tens q o fazer no tesla e em arranque o tesla tem bem mais binário …n sei se ja perdeste tempo a ver drags ente o p100d e outros carros que por aí ficas com uma ideia

        • Paulo Martins says:

          1 hp = 745.699872 watts, portanto a potência pode ser medida na unidade que quiseres se preferires podes usar o que se usa no livrete em Portugal kW.

          E em segundo lugar nunca disse que a Ford ganharia há Tesla, mas apenas que não podes assumir que uma carrinha só porque tem um motor eléctrico irá ganhar sempre a um motor de combustão. O que o canal Enginnering Explained explica no vídeo e demonstra é que o motor e transmissão da F-150 é capaz de produzir binário suficiente para puxar a carrinha da Tesla, assumindo que ambos os veículos têm um coeficiente de tracção igual. E o motivo porque não consegue colocar mais binário nas rodas é porque não tem peso suficiente daí começar a derrapar. Nota não estou a dizer que a Cybertruck tenha menos binário ou que seja menos eficiente, mas apenas que ao aumentares o peso à F-150 e assumires que tudo o resto fica igual então a F-150 irá conseguir usufruir de mais binário nas rodas e será capaz de puxar a Tesla.

          Pensa, se colocares um motor eléctrico com o dobro da potência da Cybertruck num carro com 500kg achas que ele conseguiria puxar a Cybertruck? A resposta é não, mas não é pela falta de torque mas pela falta de peso, é essa conclusão que tens que tirar do vídeo, a F-150 não consegue puxar mais não porque não tem potência para isso mas porque a falta de peso não lhe permite tal.

          • HoT says:

            Costumas ler tudo na diagonal ?? a algumas horas atrás “Tendo em conta ao impacto da energia gravítica e a fricção das superfícies (solo/pneu)” , eu não preciso ir ver vídeos , tenho formação na área…volto a dizer , a potencia é lida em watts , depois convertes no que quiseres , sendo certo que a conversão em Portugal seria para CV e não HP . Continuas a assumir coisas por ti , não disse sequer que isto acontece em todos os casos , são fundamentalmente 2 carros diferentes e com motores diferentes (ambos com peso stock) não faz qualquer sentido fazer um teste em que tenham o mesmo peso porque eles não são iguais , logo nunca seriam testes práticos reais , o peso é por si só uma vantagem e uma desvantagem, por isso nem vale a pena discutir uma coisa básica ..nem que o ford tivesse awd

  9. Radamel says:

    Não vos parecia que a Ford estava só com tração traseira, enquanto que a Tesla estava com tração 4×4?

  10. Art says:

    Que parvoíce que para aqui vai….desde demonstrações cientificas de que aquilo todos vimos não é verdadeiro…..(o que é um disparate de todo o tamanho)…..simplesmente porque as condições não são iguais para os dois veículos….pois não são , por isso mesmo é que são dois veículos diferentes , e para ser um teste verdadeiro tem de ser feito nas condições normais de utilização dos dois veículos . O que dá vantagem ao Tesla é a tracção às quatro rodas contra a tracção às duas rodas traseiras da Ford , mais o peso de cada veículo. Alterar estas condições com o intuito de igualizar a situação é um disparate , porque vai contra a realidade . Será uma utilização não realista .Senão qualquer dia estamos a dizer que um Fiat 600 pode puxar um tanque desde que esteja em igualdade de condições. A realidade é mesmo esta , o veículo da Tesla , é capaz de puxar o da Ford

  11. Comparar o quê? says:

    Estas comparações entre combustão e eléctricos são estúpidas por natureza. O pessoal que faz locomotivas já descobriu isso há muito tempo. Por alguma razão as locomotivas já usavam desde há muitos anos um motor diesel potente de baixa rotação para rodar um gerador eléctrico que por sua vez alimenta vários motores eléctricos que pela sua natureza têm um excelente binário permitindo a deslocação de cargas imensas.

  12. PowerVerde says:

    Esta m… é só engenheiros lol.
    Este teste foi o que foi, a minha contra a tua. Agora querem repetir, mas pondo mais peso na Ford? Então tb se mete mais peso na Tesla? Eu que gosto de todo o terreno, propunha antes um teste off-road, com lama, com cruzamento de eixos, inclinaçoes laterais, subidas a pique…
    Isso sim seria um teste à performance desta Cybertruck. O meu Vitara nunca vai puxar uma pick-up como essa Ford, mas garanto que passa sítios onde a F-150 nunca passará.

    • Cortano says:

      Não se trata de peso, trata-se de vários factores:
      – potência de motor
      – tração às 4 rodas
      – peso
      – …

    • Miguel Costa says:

      A Tesla pesa 4 vezes mais que a F150. Só daí já existe uma vantagem de 8 metros na potência de deslocação. Adicionando peso à F150 tornava a vantagem nula. Além que era preciso uma corda com mais do dobro do tamanho, para permitir que a F150 compensar a diferença de arranque do motor eléctrico contra o gasolina.

  13. Tiago Vala says:

    Comparação estupida, a ford apenas estava travada quando o tesla começou a puxar…. lool … façam lá isso justo s.f.f.!!!

  14. Cortano says:

    A questão da comparação apple-to-apple, e pelo que percebi pelos tweets, a comparação lógica e que a Ford quer fazer é entre 2 pickups EVs – provavelmente a Ford já tem o seu prototipo da F, versão EV pronta ou quase…

    A ver vamos.

  15. Daniel says:

    Agora a ford estava travada….as coisas que uma pessoa é obrigada a ver por n ser cega….um ev não tem build up torque , está sempre disponível assim que acelera , daí a ilusão de estar travada ..

    • Miguel Costa says:

      A F150 demora, perto de, 2 segundos a colocar a força do motor nos eixos. A Tesla coloca a força em menos de 0,11 segundos. É a diferença entre o eléctrico e gasolina. Depois há a outra, que o eléctrico não consegue desenvolver potência gradual, enquanto o gasolina consegue.

      • Daniel says:

        Se eles quiserem , claro que o ev consegue oferecer potencia gradualmente , Tudo é possível eletronicamente . Perto de 2 segundos a transferir energia ?! Lol nem um comum mortal leva 2 segundos a arrancar sequer

      • Infinity says:

        Também tem que se ter em conta o peso que cada uma tem que puxar pois se a Tesla pesar mais é necessário à Ford necessitar de mais potencia para puxar, e o inverso para a Tesla

    • Njss says:

      Nada contra a Tesla, muito pelo contrário, mas isto é simplesmente enganar as pessoas.
      Não vou mais longe, a Ford nem sequer é 4wd, qual é o ponto da Tesla aqui?
      Deve ser mais ou menos o ponto que estabeleceram ao serem mais rápidos que o Porsche stock com um model S Protótipo todo artilhado. Nada.
      Os Teslas são bons, mas este tipo de jogadas não me parece que seja o melhor caminho para a marca, servem apenas para ludibriar os mais desatentos, que não creio que seja o público alvo.

  16. ToFerreira says:

    Já há dados oficiais da cybertruck? É que se falava em quase o dobro da potência e mais importante, do binário em relação à f-150 e assim, com o peso também superior, nem um milagre salva a Ford.

  17. Miguel Lopes says:

    E o Elon Musk fez o design quando tinha 5 anos certo? Que cena horrível, já vi batmobiles Ben mais bonitos e continua aquele desconforto total de Elon Musk nas apresentações, é o contrário de Steve Jobs, não tem jeitinho nenhum, mas faz belos automóveis agora está cybertruck deve ser algum fetiche dele de infância.

    • Ruy Acquaviva says:

      Concordo plenamente. Parece que o projetista só sabia fazer linhas retas no CAD.
      Ficou bem estranho, para mim parece uma versão utilitária de um DeLorean.

  18. Ruy Acquaviva says:

    Nenhuma comparação desse tipo será justa simplesmente porque os veículos são diferentes.
    Se for para testar somente força motriz é melhor colocar cada uma dessas máquinas no dinamômetro e medir diretamente a potência dos motores.
    Um teste desse tipo não mede muita coisa, é muito mais um espetáculo para impressionar as pessoas, uma peça publicitária. Pode-se alegar que está a se medir o conjunto como um todo e nesse caso o número de rodas com tração, o peso total e a capacidade de torque inicial fazem parte do conjunto, não teria no que mexer para ficar “mais justo”. Pessoalmente não me impressiono com demonstrações desse tipo mas não se pode negar que no mínimo indicou que um utilitário elétrico pode sim competir em termos de força com um utilitário convencional, mas o conceito de vencer ou perder não é absoluto. Certamente o elétrico terá vantagens e desvantagens em relação ao convencional e a publicidade explorou uma das vantagens.
    Não culpo a Tesla por usar uma publicidade desse tipo. Todas as outras empresas, inclusive a própria Ford, já usaram recursos semelhantes para fazer publicidade, mas é inegável que ao escolher um modelo específico a Tesla “comprou briga” com o outro fabricante.

  19. sakura says:

    Lol, o peso (massa) é uma característica do veiculo como velocidade máxima, se para ganhar começas a “dopar” o peso…… mais a tração é outra característica em gelo em arraste, etc 1 cliente da ford tem que por peso para ter a mesma tração que 1 cybertruck? ou a subir uma duna ???

    em 1 teste NÃO se pode mudar as característica do veiculo.
    todos os burros sabem isto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.