Embate da Tesla Cybertruck contra a Ford F-150 pode ter uma desforra em breve
A Cybertruck da Tesla tem estado a dominar o interesse dos consumidores. Esta proposta da marca americana traz um conceito novo em termos de design e acima de tudo no que toca às motorizações.
Uma das formas que Elon Musk encontrou para mostrar a superioridade da sua pickup foi numa competição contra a Ford F-150. O que foi mostrado foi um claro domínio da Cybertruck, que arrastou a adversária. A Ford não gostou e quer agora uma desforra para breve.
A Cybertruck venceu a concorrência facilmente
Foram várias as formas encontradas pela Tesla para mostrar o que a Cybertruck tem. Para além da sua estrutura única, que resiste mais do que qualquer outra proposta, também os seus vidros foram alvo de um teste. Este não correu bem, com as razões já conhecidas.
Elon Musk queria mais e em palco apresentou um vídeo onde a sua pickup enfrenta a Ford F-150 num simples embate. Estas foram unidas e por um cabo e simplesmente arrancaram.
Cybertruck pulls F-150 uphill pic.twitter.com/OfaqUkrDI3
— Elon Musk (@elonmusk) 24 de novembro de 2019
Naturalmente que a proposta da Tesla venceu, mais uma vez de forma total. A marca mostra claramente que a sua proposta consegue bater a concorrência. Não houve qualquer resistência da F-150 e esta foi arrastada.
A Ford quer repetir o embate com a sua F-150
Se no vídeo tudo parece simples e fácil para a Tesla, a verdade é que poderá não ficar por aqui. A Ford quer que este embate se repita, desta vez com o acompanhamento da marca.
Bring it on https://t.co/pCnln1NdRO
— Elon Musk (@elonmusk) 25 de novembro de 2019
Está em causa o facto de a pickup da Ford ter apenas tração traseira e a Cybertruck ter dois motores e tração integral. O embate foi pedido pelo vice-presidente da Ford X (departamento de investigação tecnológica da marca) e Elon Musk já aceitou, como seria esperado.
A ciência contraria a ideia da Tesla
A questão da diferença de propostas neste embate tem sido bastante discutida. O próprio Neil deGrasse Tyson veio a público e mostrou que este teste não foi totalmente justo.
A badass @Tesla looking like it’s doing a badass thing. But if the @Ford F-150 is RWD **with no payload** then weight on the Rear Axle is greatly reduced, offering only mild traction for the Tesla to overcome. This contest is more about the Physics of Friction than Engine Power.
— Neil deGrasse Tyson (@neiltyson) 25 de novembro de 2019
O seu Tweet revela que ao ter apenas tração traseira acabou por ser penalizador. O eixo traseiro não tinha peso para aumentar a tração e por isso a F-150 da Ford foi facilmente arrastada.
Mais uma vez Elon Musk aceitou este desafio e quer em breve testar este novo confronto entre estas duas máquinas. Será um embate interessante e que a Tesla não deixará passar. Agora em situação idêntica, estas duas novas máquinas vão-se confrontar.
Este artigo tem mais de um ano
Ford F150 EcoBoost Debuts in Truck Pull, uma simples procura na net, mostra todo o poder de uma Ford F150, e como o teste feito pela tesla não é justo, acho que a Cybertruck devia fazer o mesmo teste “Truck Pull”.
Este pessoal nao tem mais nada que fazer. ” A minha é maior que tua” enfim.
É assim que os avanços tecnológicos se dão, quando alguém tenta fazer melhor do que já existe.
Parabens a Ford e a Tesla por ter aceite o convite sem problemas para também ver onde pode melhorar o desempenho e outros aspectos.
O Elon Musk percebe que para existir avanços as coisas tem que ser partilhadas e testadas já por isso ele tornou livre para quem quiser usar todas as patentes da Tesla.
Sempre foi assim! E a historia mostrou-nos que ajudou no desenvolvimento das “tecnologias”…
Desde a “luta das correntes” entre Nikola Tesla e Thomas Edison.. Ford vs. Chevy, Harley-Davidson vs Indian, Coca Cola vs Pepsi….
e agora o artista da Testa(Elon Musk) contra quem lhe apetece xD
Podia estar aqui a manha toda, mas a realidade é que foi saudável e ajudou na evolução.
No próprio dia 25 a InsideEVs reportou que um porta voz da Ford disse que o tweet do Sunny Madra servia apenas para evidenciar o absurdo da comparação e que, portanto, não significa que irá haver tal “desforra”.
Isto não impede que o Treelon se lembre de comprar a versão mais forte do F150 e faça o teste ele próprio.
Frase da InsideEVs: “A senior Ford spokesperson told InsideEVs.com that Madra’s tweet ‘was tongue-in-cheek’ and meant to point out the absurdity of Tesla’s tow video.”
Publicidade boa ou má, é publicidade.
Fonte: https://insideevs.com/news/384376/ford-tesla-tow-challenge-f150-cybertruck/
Vejam este vídeo do Enginnering Explained: https://www.youtube.com/watch?v=jzKCJsou10w
No fundo, conseguiu levar o Ford porque o Cybertruck é mais pesado portanto tem mais força
Força não tem nada haver com peso mas sim com o motor. O peso pode somente dar mais tração .
Peso no eixo de tração conta muito.
Para tração sim para as rodas não começarem a patinar.
Para força não. Coloca num motor de um smart num a carrinha destas completamente carregada e logo vês se o peso de tração faz alguma coisa.
A questão é neste caso a carrinha da Ford está limitada pelo peso, se aumentares o peso ela vai conseguir puxar mais mas claro até certo ponto. A questão que ele chama a atenção do vídeo mantém-se nenhuma das carrinhas está no limite daquilo que conseguem puxar e como tal a única conclusão que podes tirar do teste é que a carrinha da Tesla é mais pesada.
Numa carrinha, o peso aumenta a tracção em 65%. A Cybertruck pesa 4 vezes mais que a F150 (vazias). Além disso, o motor da Tesla é de arranque imediato, sem mudanças, a F150 precisa de 2 segundos para engrenar a mudança e arrancar. Se vir o vídeo, quando as rodas da F150 começam a rodar, já a carrinha estava a ser puxada.
Com o mesmo peso, o motor eléctrico tem vantagem inicial, depois perde muito rapidamente, pois não é capaz de compensar a potência contrária. É algo tão básico em física.
Para além da cybertruck ter provavelmente mais potência que a Ford, a física diz é que a Tesla vai ganhar sempre por ter muito mais binário, aliado ao maior peso.
Pode não ter necessariamente mais força mas sim mais fricção , deveria terem as duas awd mas n concordo que deveriam encher a traseira da ford porque isso n mostra o desempenho real prático , os dois motores sao diferentes e a eficiência e binário de um motor elétrico é bastante diferente
A questão é que o binário do motor não é igual ao binário nas rodas, pelo aquilo que eu percebi a ver alguns vídeos no Youtube teoricamente o máximo binário que uma carrinha consegue obter nas rodas está relacionado com o peso da mesma e a tracção dos pneus, ou seja mesmo que a Tesla lance um motor com o dobro do binário e coloque na Cybertruck se mantivesse os mesmos pneus e peso o binário nas rodas seria mesmo.
Ambas os motores eléctrico e gasolina conseguem colocar a binário máximo nas rodas para o peso das carrinhas, daí aquilo que o Tyson comentou, se colocasses peso suficiente na traseira da Ford seria ela a puxar o Tesla.
O problema é mesmo o peso. É que a da Tesla pesa 4 vezes mais do que a F150. Só daí já dá existe uma vantagem gigantesca na tracção, sem pensar no all wheels drive. Além que o motor eléctrico é de arranque imediato, enquanto o gasolina demora 2 a 4 segundos a reagir. Além disso, a cybertruck tem caixa automática e a f150 não a estava a usar. Foi por isso que a da Tesla arrancou a outra arrancou quando já estava a ser puxada.
Pode não ter necessariamente mais força mas sim mais fricção , deveria terem as duas awd mas n concordo que deveriam encher a traseira da ford porque isso n mostra o desempenho real prático , os dois motores sao diferentes e a eficiência e binário de um motor elétrico é bastante diferente
Mas querem comprar um motor a combustão com um motor eléctrico!? É claro que a Cybertruck irá SEMPRE vencer… o binário está disponível a 100% assim que se carrega no acelerador… isso e claro a pick up da tesla ser mais pesada. Mesmo que a F150 pesasse o mesmo que a Cybertruck esta iria sempre ganhar devido ao motor eléctrico.
Ganha no arranque e se a corda tiver menos de 2 metros e meio, depois, o motor a gasolina desenvolve muito mais força enquanto que o eléctrico fica naquele valor inicial. Além que o motor eléctrico perde muita capacidade com o peso. A própria Tesla confirmou que com 30% do peso máximo, a carrinha perde 25% de autonomia e com 100% perde 75%. São coisas naturais.
Isso é treta Paulo Martins , tens que ter em conta o coeficiente de fricção . Tendo em conta ao impacto da energia gravítica e a fricção das superfícies (solo/pneu) , simplesmente não sabes se os pneus estão no seu limite para a superfície dos mesmos ou não e isto é uma guerra que a ford nunca ganharia em parte pelo o que o tugazeiteiro escreveu , sao motores fundamentalmente diferentes e alem do mais existe muito menos perdas na transmissão de um eléctrico
Estás a confundir potência (hp) com torque (Nm), todos os carros perdem potência na transmissão, mas no caso destas carrinhas têm multiplicadores de torque ou seja a força que elas desenvolvem nas rodas é superior à do motor, daí o argumento de o motor ser eléctrico não garante por si só que consiga desenvolver mais força.
Claro que de fabrica a Cybertruck ganha à Ford, mas aquilo que eles chamam à atenção é que se colocares mais peso na Ford ela vai conseguir puxar mais e dependendo da forma como a transmissão é afinada o motor a combustão da Ford pode desenvolver mais força que a carrinha da Tesla.
Eu ?! A confundir ? Lol . Primeiro começas mal poque potência lê se em Watt(s) , depois podes converter em hp ou cv que também sao diferentes . Todos os carros perdem potência? Não , um motor que seja directo não tem perdas e depois mesmo que este tesla n seja directo , continua a ter menos perdas que o ford (q foi o q escrevi) . Depois estas a assumir coisas erradas por falta de conhecimento , n sabes qual a intenção da ford ao querer comparar novamente pq eles tb irão ter um ev nesta classe e o ford nunca ganharia pq sao carros diferentes , se metes peso no ford tb tens q o fazer no tesla e em arranque o tesla tem bem mais binário …n sei se ja perdeste tempo a ver drags ente o p100d e outros carros que por aí ficas com uma ideia
1 hp = 745.699872 watts, portanto a potência pode ser medida na unidade que quiseres se preferires podes usar o que se usa no livrete em Portugal kW.
E em segundo lugar nunca disse que a Ford ganharia há Tesla, mas apenas que não podes assumir que uma carrinha só porque tem um motor eléctrico irá ganhar sempre a um motor de combustão. O que o canal Enginnering Explained explica no vídeo e demonstra é que o motor e transmissão da F-150 é capaz de produzir binário suficiente para puxar a carrinha da Tesla, assumindo que ambos os veículos têm um coeficiente de tracção igual. E o motivo porque não consegue colocar mais binário nas rodas é porque não tem peso suficiente daí começar a derrapar. Nota não estou a dizer que a Cybertruck tenha menos binário ou que seja menos eficiente, mas apenas que ao aumentares o peso à F-150 e assumires que tudo o resto fica igual então a F-150 irá conseguir usufruir de mais binário nas rodas e será capaz de puxar a Tesla.
Pensa, se colocares um motor eléctrico com o dobro da potência da Cybertruck num carro com 500kg achas que ele conseguiria puxar a Cybertruck? A resposta é não, mas não é pela falta de torque mas pela falta de peso, é essa conclusão que tens que tirar do vídeo, a F-150 não consegue puxar mais não porque não tem potência para isso mas porque a falta de peso não lhe permite tal.
Costumas ler tudo na diagonal ?? a algumas horas atrás “Tendo em conta ao impacto da energia gravítica e a fricção das superfícies (solo/pneu)” , eu não preciso ir ver vídeos , tenho formação na área…volto a dizer , a potencia é lida em watts , depois convertes no que quiseres , sendo certo que a conversão em Portugal seria para CV e não HP . Continuas a assumir coisas por ti , não disse sequer que isto acontece em todos os casos , são fundamentalmente 2 carros diferentes e com motores diferentes (ambos com peso stock) não faz qualquer sentido fazer um teste em que tenham o mesmo peso porque eles não são iguais , logo nunca seriam testes práticos reais , o peso é por si só uma vantagem e uma desvantagem, por isso nem vale a pena discutir uma coisa básica ..nem que o ford tivesse awd
Não vos parecia que a Ford estava só com tração traseira, enquanto que a Tesla estava com tração 4×4?
Que parvoíce que para aqui vai….desde demonstrações cientificas de que aquilo todos vimos não é verdadeiro…..(o que é um disparate de todo o tamanho)…..simplesmente porque as condições não são iguais para os dois veículos….pois não são , por isso mesmo é que são dois veículos diferentes , e para ser um teste verdadeiro tem de ser feito nas condições normais de utilização dos dois veículos . O que dá vantagem ao Tesla é a tracção às quatro rodas contra a tracção às duas rodas traseiras da Ford , mais o peso de cada veículo. Alterar estas condições com o intuito de igualizar a situação é um disparate , porque vai contra a realidade . Será uma utilização não realista .Senão qualquer dia estamos a dizer que um Fiat 600 pode puxar um tanque desde que esteja em igualdade de condições. A realidade é mesmo esta , o veículo da Tesla , é capaz de puxar o da Ford
Estas comparações entre combustão e eléctricos são estúpidas por natureza. O pessoal que faz locomotivas já descobriu isso há muito tempo. Por alguma razão as locomotivas já usavam desde há muitos anos um motor diesel potente de baixa rotação para rodar um gerador eléctrico que por sua vez alimenta vários motores eléctricos que pela sua natureza têm um excelente binário permitindo a deslocação de cargas imensas.
Esta m… é só engenheiros lol.
Este teste foi o que foi, a minha contra a tua. Agora querem repetir, mas pondo mais peso na Ford? Então tb se mete mais peso na Tesla? Eu que gosto de todo o terreno, propunha antes um teste off-road, com lama, com cruzamento de eixos, inclinaçoes laterais, subidas a pique…
Isso sim seria um teste à performance desta Cybertruck. O meu Vitara nunca vai puxar uma pick-up como essa Ford, mas garanto que passa sítios onde a F-150 nunca passará.
Não se trata de peso, trata-se de vários factores:
– potência de motor
– tração às 4 rodas
– peso
– …
A Tesla pesa 4 vezes mais que a F150. Só daí já existe uma vantagem de 8 metros na potência de deslocação. Adicionando peso à F150 tornava a vantagem nula. Além que era preciso uma corda com mais do dobro do tamanho, para permitir que a F150 compensar a diferença de arranque do motor eléctrico contra o gasolina.
Comparação estupida, a ford apenas estava travada quando o tesla começou a puxar…. lool … façam lá isso justo s.f.f.!!!
Se dizem que a Tesla pesa 4x mais que a Ford, se calhar nem a Ford tem capacidade para puxar a Tesla
A questão da comparação apple-to-apple, e pelo que percebi pelos tweets, a comparação lógica e que a Ford quer fazer é entre 2 pickups EVs – provavelmente a Ford já tem o seu prototipo da F, versão EV pronta ou quase…
A ver vamos.
Agora a ford estava travada….as coisas que uma pessoa é obrigada a ver por n ser cega….um ev não tem build up torque , está sempre disponível assim que acelera , daí a ilusão de estar travada ..
A F150 demora, perto de, 2 segundos a colocar a força do motor nos eixos. A Tesla coloca a força em menos de 0,11 segundos. É a diferença entre o eléctrico e gasolina. Depois há a outra, que o eléctrico não consegue desenvolver potência gradual, enquanto o gasolina consegue.
Se eles quiserem , claro que o ev consegue oferecer potencia gradualmente , Tudo é possível eletronicamente . Perto de 2 segundos a transferir energia ?! Lol nem um comum mortal leva 2 segundos a arrancar sequer
Também tem que se ter em conta o peso que cada uma tem que puxar pois se a Tesla pesar mais é necessário à Ford necessitar de mais potencia para puxar, e o inverso para a Tesla
Nada contra a Tesla, muito pelo contrário, mas isto é simplesmente enganar as pessoas.
Não vou mais longe, a Ford nem sequer é 4wd, qual é o ponto da Tesla aqui?
Deve ser mais ou menos o ponto que estabeleceram ao serem mais rápidos que o Porsche stock com um model S Protótipo todo artilhado. Nada.
Os Teslas são bons, mas este tipo de jogadas não me parece que seja o melhor caminho para a marca, servem apenas para ludibriar os mais desatentos, que não creio que seja o público alvo.
Já há dados oficiais da cybertruck? É que se falava em quase o dobro da potência e mais importante, do binário em relação à f-150 e assim, com o peso também superior, nem um milagre salva a Ford.
E o Elon Musk fez o design quando tinha 5 anos certo? Que cena horrível, já vi batmobiles Ben mais bonitos e continua aquele desconforto total de Elon Musk nas apresentações, é o contrário de Steve Jobs, não tem jeitinho nenhum, mas faz belos automóveis agora está cybertruck deve ser algum fetiche dele de infância.
Concordo plenamente. Parece que o projetista só sabia fazer linhas retas no CAD.
Ficou bem estranho, para mim parece uma versão utilitária de um DeLorean.
Nenhuma comparação desse tipo será justa simplesmente porque os veículos são diferentes.
Se for para testar somente força motriz é melhor colocar cada uma dessas máquinas no dinamômetro e medir diretamente a potência dos motores.
Um teste desse tipo não mede muita coisa, é muito mais um espetáculo para impressionar as pessoas, uma peça publicitária. Pode-se alegar que está a se medir o conjunto como um todo e nesse caso o número de rodas com tração, o peso total e a capacidade de torque inicial fazem parte do conjunto, não teria no que mexer para ficar “mais justo”. Pessoalmente não me impressiono com demonstrações desse tipo mas não se pode negar que no mínimo indicou que um utilitário elétrico pode sim competir em termos de força com um utilitário convencional, mas o conceito de vencer ou perder não é absoluto. Certamente o elétrico terá vantagens e desvantagens em relação ao convencional e a publicidade explorou uma das vantagens.
Não culpo a Tesla por usar uma publicidade desse tipo. Todas as outras empresas, inclusive a própria Ford, já usaram recursos semelhantes para fazer publicidade, mas é inegável que ao escolher um modelo específico a Tesla “comprou briga” com o outro fabricante.
Lol, o peso (massa) é uma característica do veiculo como velocidade máxima, se para ganhar começas a “dopar” o peso…… mais a tração é outra característica em gelo em arraste, etc 1 cliente da ford tem que por peso para ter a mesma tração que 1 cybertruck? ou a subir uma duna ???
em 1 teste NÃO se pode mudar as característica do veiculo.
todos os burros sabem isto.