Os governos estão cada vez mais empenhados em reduzir a pegada carbónica dos seus países. Nesse sentido, França aprovou uma nova lei que obrigará os anúncios de carros a incentivar a adoção de meios de transporte menos poluentes, como bicicleta.
A lei entrará em vigor no dia 1 de março deste ano.
Uma nova lei francesa, que entrará em vigor no dia 1 de março deste ano, obrigará os anúncios de carros a incluir uma mensagem de incentivo à adoção de transportes alternativos e menos poluentes. Por exemplo, “para viagens mais curtas, prefira caminhar ou andar de bicicleta”, “considere pedir boleia” e “no dia a dia, use transporte público”. Caso a marca não cumpra a lei, poderá ser multada em até 50 mil euros.
Em França, nos anúncios que circulem na comunicação social impressa, cinema, televisão e Internet, a frase adotada deve estar legível e deve ser acompanhada pela hashtag #SeDéplacerMoinsPolluer (em português, “mova-se de forma menos poluente”). Uma vez na rádio, o anúncio deve terminar com o apelo.
Nas redes sociais, a ministra da transição energética Barbara Pompili declarou que “descarbonizar o transporte não é apenas mudar para veículos elétricos”. Afinal, “também significa usar, quando possível, transporte público ou bicicleta”.
Décarboner les transports ce n’est pas seulement passer au moteur électrique. C’est aussi utiliser, quand c’est possible, les transports en commun ou le vélo.
Une évolution encouragée dès mars sur toutes les publicités automobiles. #SeDéplacerMoinsPolluerhttps://t.co/sM9NLejSJb
— Barbara Pompili (@barbarapompili) December 29, 2021
Reações dividem-se em relação à nova lei para os anúncios, em França
Para Lionel French Keogh, presidente da Hyundai em França, a medida é “um pouco contraproducente em relação ao desejo do governo”, uma vez que não diferencia o impacto do carro a combustão e do carro elétrico. Segundo ele, “há um paradoxo”, porque “não há distinção entre motores”.
Por sua vez, o grupo Volkswagen garantiu que “irá cumprir a legislação e analisar com a agência de publicidade os meios para segui-la desde a data de aplicação”.
Recorde-se que as autoridades de Paris já anunciaram que irão banir a circulação de carros com motores de combustão a partir de 2030. Portanto, esta medida a ser implementada em França relativamente aos anúncios de carros vai ao encontro de um objetivo cada vez mais claro do país.
Leia também: