A BYD apresentou o seu supercarro elétrico BYD Yangwang U9, que vai dos 0 aos 100 km/h em 2 segundos. O mercado reagiu muito bem o que poderá ter “abanado” o orgulho de Elon Musk. Este reagiu de imediato e numa publicação do X (antes Twitter) prometeu o Tesla Roadster já no próximo ano.
O Tesla Roadster que hoje se fala começou a ser pensado há mais de uma década, ainda com o tão famoso elétrico desportivo que Elon Musk mandou para o espaço. A nova versão prometia velocidades alucinantes, algo como ir dos 0 aos 100 km/h em menos de 2 segundos. Contudo, o tempo foi passando e do Roadster… só promessas!
Recentemente, a BYD mostrou o seu supercarro pronto, e com lançamento já oficializado. O elétrico Yangwang U9 é um bólide que pode acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2 segundos. Não se trata de uma promessa, trata-se de um produto já finalizado.
E o Tesla Roadster?
Depois deste e de outros movimentos no que toca a veículos do tipo supercarros, seguramente que Elon Musk se sentiu impelido a agir. Até porque o novo Tesla Roadster está prometido há vários anos e não tem visto grandes evoluções, é mais um trunfo usado de promoção da marca, e que atualmente já não terá a expressão de outrora.
No entanto, o CEO da Tesla, assegurou na passada quarta-feira que o fabricante de automóveis pretende começar a entregar o seu modelo desportivo Roadster já no próximo ano.
Hoje à noite, aumentamos radicalmente os objetivos de design para o novo Tesla Roadster.
Disse Musk na rede social X, de que é também proprietário, citado pela agência Reuters.
Tonight, we radically increased the design goals for the new Tesla Roadster.
There will never be another car like this, if you could even call it a car.
— Elon Musk (@elonmusk) February 28, 2024
Conforme é sabido, o modelo desportivo do famoso fabricante de carros elétricos foi anunciado em 2017, com lançamento previsto para 2020.
Em 2021, o lançamento acabou adiado para 2023, alegando Musk dificuldades nas cadeias de fornecimento globais. Já no ano passado, o CEO da Tesla disse que esperava que a produção deste modelo começasse em 2024.
Para manter os fãs em “banho-maria”
As notícias têm sido poucas, mas com um carimbo de fantástico. Recentemente, Musk recorreu à sua rede social para dar conta de que o design do próximo Roadster está praticamente fechado e deixou a indicação que… “nunca se viu nada assim”.
I think it has a shot at being the most mind-blowing product demo of all time
— Elon Musk (@elonmusk) February 28, 2024
Desta vez os números apresentados do supercarro dizem que o Roadster vai das 0 às 60 milhas por hora (cerca de 96,5 km/h) em menos de um segundo. Portanto, andará dos 0 aos 100 km/h nos já referidos 1,1 segundos. Aliás, isso nem é uma parte a que, agora, Musk dê grande importância, segundo as suas palavras.
0-60mph < 1 sec
And that is the least interesting part
— Elon Musk (@elonmusk) February 28, 2024
Contudo, estas notícias saem pela agitação que o bólide chinês tem conseguido e isso é notório. Aliás, mais uma vez, as propostas asiáticas deixam Musk intranquilo. O que poderá ser um ponto positivo para o próprio mercado automóvel; afinal a Tesla tem algumas promessas escondidas ainda na manga!