PplWare Mobile

Ecrãs táteis nos carros: estudo prova que estão a comprometer a segurança

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. @nother1 says:

    E era preciso um estudo?xD

  2. Antonio Santos says:

    Wow!!.. queres ver que descobriram agora a pólvora! E ainda tens os faróis, um gajo fica cego nem que não queira!.

  3. Yamahia says:

    Não era preciso um estudo. Bastava conferir q o nr de acidentes não para de aumentar apesar das melhores estradas, dos radares, dos limites de velocidade ridículos impostos e do raio q os parta!
    Decisores que não fazem a mínima de para q serve um volante, 3 pedais e uma manete!

  4. PAULO SILVA says:

    Ando a conduzir um carro com o painel digital em vez dos ponteiros e acho muito mais difícil a leitura devido as letras pequenas, alem dos diversos alertas errados que esta a dar, como por exemplo hoje em que eu a ir para casa vou na rua e no fim é um entroncamento, tenho de virar a esquerda e o carro ligou o alerta de pré-colisão e quase me mata de susto, pois pensava que eu não ia fazer a curva… enfim.
    Ontem na auto-estrada ligou o alerta que eu estava sonolento, embora fossem 18h e eu não tinha sono nenhum, ou seja, não sei qual o parâmetro mas para mim não da.
    são muitos alertas falsos. o que é bom para manter o condutor a olhar para o painel em vez da estrada…

  5. JL says:

    Não sei como a Toyota se safou do teste com aqueles botões minúsculos ridículos que tem para ativar as várias funções do ar condicionado.

    • SrBla says:

      Ao menos existem, já os dos teus queridos Tesla não existem e tens de olhar para o meio do carro e desviar por completo os olhos da estrada para fazer coisas básicas….

      • JL says:

        Existem, mas acaba por ser igual ou pior que no ecrâ, então e como dá com a função de desembaciar no toyota sem olhar ?

        Coisas básicas ? como por exemplo ? ativar o AC ? é no volante.

        • SrBla says:

          Certo, eu no meu carro a combustão ligou tudo sem olhar, tenho feedback táctil…. Já na treta do Tesla tenho de olhar porque não sei se carreguei no sítio certo ou não…..
          Não sei como ligas o AC no volante, já andei as voltas e não dá para fazer isso…. Mas se for como o resto também é inútil, porque umas vezes deve funcionar outras não, outras demora 5 segundos a assumir o comando… Eu já desisti do cruize Control por isso mesmo, raramente activa e desativa quando carrego no botão do volante (fora o facto de o próprio sistema de cruize Control amar reduzir a velocidade e manter-me no ângulo morto dos carros que circulam nas outras faixas, e adorar fazer travando bruxas à minima sombra no chão)

          Aceita que dói menos, o tablet dos Tesla é uma treta e só atrapalha a condução….

          • JL says:

            Mas tem lá um botão para carregar o ligar o ac.

            Ah, se não sabe, isso é diferente.

            É só carregar para dentro, com a rodinha, depois para cima sobe a temperatura e para baixo desce.

            Aceita que dói menos, o tablet da tesla é dos melhores do mercado, e só atrapalha a quem não sabe mexer.

        • SrBla says:

          Se é assim tão fácil, só demonstra que não é intuitivo….
          Mas vá diz lá é dá esquerda ou a da direita? Se que há uns tempos falaste nisso, mas como gosto muito do carro está há mês e meio parado na garagem a perder 1% de bateria por semana, e talvez para a semana troque os carros e volte andar com essa treta…

          Eu até posso aceitar que não me entendo com coisas não intuitivas…. Mas tu bem podes aceitar que mesmo assim o Tesla funciona mal, que dói menos….. 😉

          • JL says:

            Bem mais fácil que andar a apalpar o carro à procura do botão, as mãos já estão no volante.

            Da direita.

            Lá está, confirma mais uma vez que não tem.

            Para mim funciona muito melhor que a maioria dos carros de hoje, não vou comparar este com um carro de luxo com 20 anos, porque ele não o é. Só o facto de guardar as definições cada vez que altero alguma coisa, já não me lembro da ultima vez que ativei o ar condicionado, porque na verdade está sempre ativo cada vez que entro nele.

  6. há cada gajo says:

    Naturalmente que os sistemas visuais penalizam a segurança. Mas também acho que com estes sistemas, pelo menos um devia coexistir em todas as viaturas que é o assistente de faixa de rodagem e que alerta sempre que está a ocorrer um desvio de trajetória.

    • alex says:

      O “problema” não é a tecnologia. É o excesso de ecrãs. Hoje em dia quase parecem televisões.
      É para alterar rádio/volume, AC. Primeiro uma pessoa esticava a mão e conseguia alterar o rádio, ligar ar condicionado sem olhar. Agora tens tudo e mais alguma coisa que tem de ser alterado por um ecrã.

  7. Max says:

    Os ecrãs complexos estão feitos para piloto e copiloto … ou para uma coisa que a Tesla promete há anos que é a condução autónoma.
    Agora, “olhos na estrada & uma mão no volante” + “olhos no ecrã à procura onde tocar & outra mão no ecrã” só pode dar desastre.

  8. VAOpoK says:

    Quem diria! LOL!

    Só Musk é que não viu!

  9. Paulo Gomes says:

    Existem coisas que se devem manter “hold style”, tão simples quanto isso…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.