Sediada na Alemanha e com um universo de 1850 funcionários, a Free Now surgiu após a fusão das aplicações de transporte Kapten (antiga Chauffeur Prive) e MyTaxi.
É o fim! FREENOW abandona Portugal já em abril
A partir das 23:59, hora de Lisboa, do dia 3 de abril de 2023, a FREE NOW irá encerrar em Portugal. Segundo a informação, esta foi uma decisão difícil de tomar por parte da empresa que está extremamente grata por todos os passageiros e motoristas que fizeram parte do serviço.
Free Now operava no mercado de TVDE em Portugal
A Free Now era uma das três empresas que operam no mercado de TVDE em Portugal. A empresa informou hoje que vai deixar de ter operação em Portugal.
Questionada sobre as razões da sua saída, fonte oficial da empresa a nível europeu explicou ao PÚBLICO que "ao longo dos anos, a Free Now operou e cresceu de forma bem-sucedida em Portugal". "Contudo", acrescentou, "uma trajetória de crescimento fraca, forte concorrência e a falta de um negócio central de serviço de táxis levou à decisão de encerrar as atividades no mercado". "Isto tem por base a decisão estratégia clara de o negócio se focar na rentabilidade, assim como o impacto da pandemia, da guerra na Ucrânia e da forte concorrência contínua", concluiu.
Indicando que o serviço em Portugal termina dentro de um mês, a Free Now indicou na resposta escrita enviada à Lusa que "está neste momento a cessar todas as colaborações em vigor". "Todos os funcionários que trabalhavam neste mercado serão afetados. Iremos conversar individualmente para delinear como serão afetados e será oferecida uma indemnização a cada pessoa que esteja de saída", explicou a empresa, sem especificar. "Será oferecida uma indemnização a cada pessoa afetada com base na sua localização geográfica e permanência. A Free Now oferece indemnizações que, em muitos casos, vão além dos requisitos legais", adiantou a empresa.
Em novembro de 2019, também a Cabify anunciou que ia deixar de operar no mercado português.
Este artigo tem mais de um ano
Sem problema…outra empresa irá ocupar o lugar! Se todos os problemas de Portugal fossem parecidos com este estávamos bem…
Agora só existem duas uber e bolt
há mais mas não têm a mesma presença.
e há algumas que estão registadas mas não estão a operar.
Informa-te melhor, existem mais.
Já vais tarde!
Já tinha ido a Cabify,e agora foi a FREE NOW.Mas não faz mal,para os meninos e meninas da “élite” ainda existem a Uber e a Bolt.Eu,graças a Deus,que ainda ando de táxi,o chamado carro de praça.Nunca me falha. 🙂
Felizmente que existe o UBER, que é quase universal epara onde quer que eu vá tenho um UBER. Os carro tem que estar sempre limpo e não como alguns da praça que mais parecem uma pocilga.
Por um lado tens um serviço, que quer se goste ou não, cumpre vários requisitos para poder funcionar (táxis). Por outro tens um serviço onde os condutores são trabalhadores precários sem direito a segurança social.
Acho que a escolha (a necessitar) será fácil.
Como assim??
Passam recibos verdes ou têm contrato de trabalho…
Têm sim acesso a Segurança Social…
Não sei onde foi buscar isso
Então opte por trabalhar a recibos verdes a vida toda, a ver onde chega
A escolha é fácil sim. Uber e Bolt.
Mas o panorama politico-cultural em Portugal é isto, nunca a Google, Uber, Airbnb , Netflix poderiam alguma vez ter nascido cá. Não há oxigénio mental na cultura portuguesa para outros prosperarem sequer quanto mais destruição criativa existir . Mesmo a própria internet nunca alguma vez nasceria em Portugal mesmo existindo a tecnologia, teríamos algo só permitido nas instituições do estado.
A pessoa, o individuo é esmagado em Portugal. Tens de sempre pertencer a uma capelinha.
E os preços… Pagar logo uns bons só por entrar no carro… Na Uber muitas vezes faço as viagens por esse valor de “entrada” no táxi!
*bons €
Ou que andam a 20km/h para chularem mais!!!
Ou mudarem para uma rota mais demorada.
No area do turismo é muito fácil verificar os roubos que os taxis fazem. È só perguntar a um turista quanto é que foi uma viagem do aeroporto a Cascais, Sintra por exemplo.
Amigo, há muitosctaxistas na Uber.
Informe-se.
A historia mais caricata que ouvi foi um turistas que ficou abismado com o tamanho de lisboa porque teve que atravessar 2 pontes para ir do Aeroporto ao Marques de Pombal. xD
Na Uber isso não acontece porque o preço a pagar vem logo de antemão e da para ir acompanhando a trajetória.
Os taxis também trabalhavam apartir da FreeNow 😉
Infelizmente há muitos que estragam este sector, assim como nos taxis existe. Mas no caso do TVDE o problema começa nos centros de formação que permitem todo o tipo de pessoas para a formação. Nem é necessário haver um interprete certificado pelo IMTT para o exame final, pode ser o amigo que já sabe as respostas. No caso desta atividade a pessoa deveria saber mais do que o mínimo de português e deveria efetuar um exame de código pois não será um condutor qualquer que ocasionalmente vai para a estrada.
Eu pessoalmente prefiro chamar um Uber ou Bolt do que um taxi, consigo ver a localização do motorista e se está a sair da rota que a App indica.
Também, para quem sai das discotecas já “alterado” é mais fácil chamar através de uma aplicação do que efetuar uma chamada ou andar aos Sss à procura de um carro disponível
Se por algum motivo eu chamar um taxi através das apps onde s Taxis operam e precisar de cancelar, eles não recebem sequer uma taxa de cancelamento como na UBER e Bolt, e por isso recuso-me a usar outras Apps.
É preciso valorizar o trabalho de todos.
Já me aconteceu, um condutor TVDE parar e pedir-me indicações em inglês mal arranhado. Mas desde que seja mais barato (mais uma vez digo, sem os direitos que os trabalhadores deviam ter) e seja só tocar no ecrã do telemóvel, é bom.
Uma boa notícia, só faltam as restantes porem-se a andar.
Isto são problemas dos meninos citadinos da grande Lisboa e Porto.
O resto deste imenso país não tem ubers…
País de caca.
Era a mais careira e volta e não volta, não tinha motoristas disponíveis para … A Bolt e a Uber podem contratar os motoristas que ela largar e ambas chegam bem para o nosso mercado.
quanto menos estrangeiros a sugar o nosso pais e sempre positivo
mas quando portugueses chupa de outros países você gosta?(França, Suíça, Inglaterra, Alemanha)
Só táxis é que não. Um colega usou bolt pela primeira vez, há dias, entre o Aeroporto e casa e pagou 22 euros. O mesmo percurso de táxi custou-lhe há uns meses 67 euros. Mas não é apenas aqui. Na Roménia um táxista estava a tentar cobrar-me 30 euros por um percurso que um bolt ou uber faziam por 10.
Pá, não sei como funciona o licenciamento para os táxis, etc etc, mas o trespasse de uma licença de carro de praça no Funchal anda a volta dos 70.000€.