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Dieselgate: Volkswagen recusa indemnizar os consumidores portugueses

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Pedro says:

    Eu sou um cliente afetado, infelizmente a proteção aos consumidores europeus ficou demonstrada. A minha resposta como individuo é jamais voltarei a comprar algo ao grupo Volkswagen.

    • Miguel says:

      Estou na mesma situação que o Pedro, um dos afectados que nunca irá comprar um VW novamente!

      • King Baniram says:

        Desconheço de todo, mas como é que isto vos afetou? Tiveram levar o carro a marca para “arranjar” e pagaram?

        • Carlos Correia says:

          em que mundo vives para “desconheceres de todo”? só ainda passaram 5 anos.
          De inicio não pagam para “arranjar”, mas há casos em depois de irem lá a 1ª vez para “arranjar” o carro fica “desarranjado” e têm de ir lá muitas mais vezes, umas vezes dizem que é do filtro de partículas, depois é de não sei o quê, e como não abrange o que era suposto porque o carro perde potência querem dinheiro , quando o carro não tinha problemas antes de ir lá.
          Há quem tenha sorte e corra bem, mas uma boa percentagem teve azar.

          • Tony says:

            Acho uma vergonha. Tinha um Tiguan e foi um dos veículos afectados. Sinceramente nao notei diferença de consumo ou performance depois da atualizacao. Mas existe uma coisa que ficou alterada, a imagem da marca e aminha expectativa perante essa imagem, que até a altura era de seriedade e compromisso. Para ajudar a festa, os carros poluem mais do que o anunciado e isso é algo que discordo plenamente.
            Sinceramente nao penso voltar a comprar um automóvel do grupo (ja tive 4 VW).

          • donodeum says:

            Eu não tive problemas. Aliás, até ficou melhor.

      • donodeum says:

        Ainda acreditas que a VW tem exclusivo de problemas ? Ainda achas que os carros VW tinham mesmo problema ? Esqueces de onde veio esta questão ? E o que se passava com a industria automóvel de onde veio esta questão ?

    • in21h says:

      Lamento a tua situação mas cá é muito simples, a VW diz assim, se nos chateiam, fechamos a AutoEuropa, o Crostinha chupa e engole. Fim do assunto.

  2. Nuno says:

    E ainda mais a vw so por isso devia d ir a falência mas dêem aumentos aos meninos da auto Europa

  3. Miguel says:

    Eu fui afetado. Na altura em que fui levar o carro à oficina para resolver o problema criado pela marca, pedi um comprovativo onde fosse explícito que a alteração em causa só teria efeito nas emissões do veículo, sendo que as restantes características como consumo, cavalagem, torque não se alteravam. Disseram logo que não e foi nesse momento que decidi desfazer-me do carro, apesar de até então não estar a pensar nisso. O que é certo é que o carro nunca mais foi o mesmo, aumentou os consumos e tinha muito pouca força em baixas rotações do motor (senti uma diferença enorme ao arrancar em subidas). Na altura fiquei mesmo chateado com a situção, mas a prever que o processo fosse longo, troquei para outra marca. Agora ao ler esta notícia, a atitude da VW deixa-me mesmo enervado! Em países como os EUA e Alemanha batem a bolinha baixa com o rabo entre as pernas, mas como isto aqui é um país de segunda, não há compensação?! QUE MERDA DE MARCA A VW! Nunca mais!

    • Lourenço says:

      Faço minhas as tuas palavras. Senti o mesmo na minha carrinha. Consumos a subir, arrastava-se. Um motor morto. Tinha a VW como minhas primeiras escolhas, era o meu 3º carro do grupo VW. Neste momento já não tenho nada da VW nem faço questão de voltar a comprar.

    • O pirata says:

      Eu tenho 2 Audis e não notei muita diferença no antes e depois sinceramente essa lenga lenga das indemnizações é um grupo de pessoas que quer ganhar algum dinheiro com o assunto.

      Simplesmente os carros libertam mais NOX do que o declarado, nos nunca ligamos ao NOX nem para o IUC o NOX conta…
      Na america o NOX tem peso por isso é que o imposto automovel na america tem o NOX em consideração, como nos aqui temos o CO2

  4. Pirata das cabernas says:

    Aqui está um bom assunto para quando falam mal da América.. É a diferença de leis…

    • Joao says:

      Não creio que neste caso seja uma questão de “diferença das leis”. Acredito que esteja relacionado com o facto de se tratar de uma marca europeia que estava a começar a ter uma penetração forte no mercado Norte-Americano , não só a propria marca mas também a tecnologia diesel, dominada pela industria europeia.

      • Miguel says:

        Amigo é mesmo a diferença de leis e de aplicações das mesmas na América em poucos meses resolve-se as coisas.
        E não é por ser empresa bilionária da Europa ou da USA, todos os dias os tribunais Americanos tão razão aos cidadãos contra muitas empresas Americanas, Apple, Microsft já foi tanta vez obrigada a dar um valor x ou Y a cada pessoa que faziam parte de processos conjunto contra as mesmas.

        • Joao says:

          A legislação relativa à defesa do consumidor, regra geral, é muito mais favoravel ao consumidor na UE do que nos USA. Eu não tenho duvidas de que tenha havido questões politicas à mistura, há demasiadas coisas estrranhas neste caso, começando por quem revelou a “falcatrua”. E repara que depois se veio a saber que a FCA fazia exactamente o mesmo mas disso pouco se falou nem os USA a puniram como puniram a VW. Porque?

          • eu_mesmo says:

            “A legislação relativa à defesa do consumidor, regra geral, é muito mais favoravel ao consumidor na UE do que nos USA.”
            TENS VISTO O PORTAL DA QUEIXA ULTIMAMENTE ? UE ? fala de coisas serias amigo

    • O pirata says:

      A diferença é que na America o imposto é calculado pelo NOX e não como nos que é calculado pelo CO2.

      O que a VW fez foi esconder o NOX nos nunca ligámos ao NOX

      Mas como não ando a chorar a querer o dinheiro dos outros não ligo nada a isso

  5. Redin says:

    Não compensam já a pensar numa troca por um elétrico com esse desconto. Só se for…

  6. fim do mundo says:

    ainda assim não é por isso que a malda deixou de continua a continuar viaturas do grupo…

  7. João Santos says:

    e o estado processar a empresa em 10 mil milhões por fraude, mais reparar os carros em questão totalmente de borla.

  8. R!cardo says:

    A Autoeuropa é que manda

  9. ThornC says:

    Ação Popular….. existe no regime juridico em Portugal e devia ser mais usada!

  10. Joao says:

    CHoca-me que ninguém refira os verdadeiros culpados de tudo isto – os reguladores – que andaram anos a assobiar para o lado, a fazer de conta que não viam e não houve consequencias. As normativas que regulavam as medições eram pura e simplesmente uma palhaçada, basta olharmos para os consumos anunciados pelos fabricantes aquando do NEDC. Depois do escandalo rebentar la decidiram impor o WLTP que apesar de ser um pouco mais realista continua a estar longe da realdiade.
    Resumindo: As autoridades têm muita culpa no cartorio e não só não houce consequencias como ninguem fala nisso.

  11. andre says:

    Felizmente já despachei o meu (1.6 TDI 90cv )já algum tempo. Não volto a comprar carros a diesel. Neste momento tenho um a gasolina 1.4 TSI 140cv automático e não quero outra coisa, faz melhores comsumos e prestações que o TDI

  12. Paulo Marques says:

    Infelizmente este problema está longe de ser, se é que vai alguma vez ser, resolvido. Eu tenho um Seat Leon e após a intervenção ficou substancialmente diferente do que era. O pior disto tudo é enviarem cartas aos proprietários para realizar a intervenção alegando futuros chumbos na inspeção quando o próprio estado se demarca da defesa dos cidadãos que, para todos os efeitos, foram burlados. Para o bem e para o mal a economia nacional depende muito da VW Autoeuropa. Para mim, grupo VW está riscado.

    • Ze Nandooo says:

      Totalmente de acordo. Com a agravante de que no meu caso os injetores pifaram. Trocam de borla, mas tive que ir 2 ou 3x à oficina depois da intervenção para “correções” da correção.
      Grupo VW nao obrigado. É até este rebentar, mas depois é esquecer

    • donodeum says:

      Mas foste reparar o carro ? Ou só te apetece dizer mal ? Qual é a marca que não tem problemas ? Gostaria de saber.

  13. Nuno says:

    Eu tenho um seat leon fr q ficou a beber mais q carros a gasolina d certeza que bebe mais q um cupra tb recebi umas cartas q o carro chumbava na inspecção e n podia circular

  14. Charles says:

    Por aqui, sou mais um lesado.
    Não fui à pseudo correção do problema, nem vou enquanto a vw não me compensar. E não, não quero dinheiro deles. Quero um tratamento idêntico ao que os alemães receberam.
    Até ver, a única coisa que quero da marca/grupo é distância.

  15. Charles says:

    Por aqui, sou mais um lesado.
    Não fui à pseudo correção do problema, nem vou enquanto a vw não me compensar. E não, não quero dinheiro deles. Quero um tratamento idêntico ao que os alemães receberam.
    Até ver, a única coisa que quero da marca/grupo é distância.

  16. Euéquesei says:

    Eu só quero Toyota.
    Euéquesei…. Carro com mais de dez anos e a única coisa que levou até hoje foi bateria e correia do alternador.
    D4d é um motor com uma fiabilidade à prova de tudo.
    Japoneses dão valor aos clientes, querem que o cliente volte a comprar a mesma marca.
    Marcas europeias e americanas tratam os clientes como atrasados mentais.

    A mim não vendem nada…

    • donodeum says:

      Sim a Toyota nunca teve problemas. Alias só os VW é que tem problemas. As outras marcas nem oficinas tem o que é fantástico.

      • Joao says:

        Ninguém disse que TOyota nunca teve problemas. Estás a “meter palavras na boca dos outros”. Mas a verdade é que as marcas do grupo toyota estão há muitos anos nos rankings de fiabilidade. Não é por acaso que é o fabricante que mais vende em regioes geograficas onde a fiabilidade é realmente importante.

  17. Filipe says:

    As pessoas a reagirem como se só a vw fosse o vilão… A bmw fez o mesmo durante muito mais tempo, e ninguém quis dar tempo de antena a isso. Porque será…

  18. greego says:

    Também sou lesado.
    A UE não defende os seus concidadãos e mais uma vez submissa aos Alemães que albergam empresas nazis.
    Em Portugal fazem chantagem com os proprietários enviando cartas ameaçadoras.
    Vw nunca mais…PQ?#€

  19. Ti Manel das Couves says:

    Um amigo meu teve tantos problemas, que se passou dos carretos e mandou um carro com 3 anos para a sucata. Acredito que a VW em Portugal nunca mais irá voltar a vender como no passado.

  20. Gomes says:

    O donodeum tem um stand de VW e Fiat Punto, cuidado!!

    • donodeum says:

      Não, simplesmente tenho um VW que na altura em que rebentou o escândalo ainda estava na garantia. Contactei a marca, reclamei, usei os meus meios em vez que esperar que os outros fizessem alguma coisa por mim. A viatura foi reparada, depois disso fez revisões programadas gratuitas e, só posso dizer bem da marca pois é uma viatura que continua a circular e me dá total confiança nas minhas deslocações. Se calhar tive sorte. Mas não ando a chorar pelos cantos da internet à procura de quem me resolva os meus problemas.

      • Gomes says:

        E se não estivesse na garantia?!
        “Revisões programadas gratuitas” , como? Não percebi esta! Podes explicar?

        Eu não tenho nenhum VW e tenho em boa conta a marca mas depois do que eles fizeram deviam pagar uma multa das grandes.
        Era preciso um politico com eles no sitio para fazer as coisas andar! Mas vivemos em Portugal.

      • Joao says:

        Mas reparada como? O que foi feito exactamente?
        Explica lá melhor essa parte das revisoes programadas gratuitas?

  21. Antes Social says:

    Gomes, finalmente alguem que notou que este veio da fabrica defender o seu patrao, agora a serio, a vw pode ñ ser única nestes negocios com culpados por todo lado mas quem perde neste mercado onde ñ falta concorrencia? Os que estao aqui a reclamamarem ja ñ vao ao vw, prefiro atendeimento 100* e ñ gosto de volta ao mesmo local com o mesmo problema varias X, a marcas e marcas as vezes demoras a perceber, sou um cliente que ñ me vendem nada eu compro.

  22. Luis says:

    VW nunca mais. com ou sem dieselgate, até com a capa do motor me ficaram….

  23. Pedro Durao says:

    Tenho igulamente um carro lesado … 1.6 105 cv
    Depois da dita “actualização” o carro perdeu força em baixas , e está praticamente sempre a fazer regenerações …

    O carro em altas , logo em esforço tem ali uns milisegundos de break , e só depois desenvolve ….
    Atenção … não andei com o carro “normal” uns poucos de kilometros …. fiz mais de 100 mil com ele normal, e só á pouco mais de 4 meses é que foi feita a dita actualização .. portanto sim … sei do que falo

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