Design do BMW Vision iNext Concept aparece na web antes da sua apresentação oficial
A BMW está fortemente dedicada ao segmento dos veículos elétricos tendo já no mercado várias propostas para este segmento.
A empresa alemã está há alguns dias a espicaçar o mercado com o seu novo Vision iNext Concept. Agora, antes mesmo da sua apresentação oficial, o veículo está já a ser escrutinado pela web.
BMW Vision iNext Concept - Da Baviera para o mundo
Durante semanas, a BMW tem lançado pequenos detalhes de forma a espevitar o mercado para o seu novo concept car elétrico, o Vision iNext Concept.
Este é um protótipo desenvolvido como uma prévia amostra da série iNext que a marca colocará à venda durante todo o ano de 2021. De 9 a 14 de setembro, a BMW percorreu o mundo num Boeing 777F equipado com uma sala de exposições no interior para mostrar o carro conceito à imprensa internacional, fazendo paragens em Nova Iorque, São Francisco, Munique e Pequim.
Ainda que de forma oficial o modelo não tenha sido revelado, a verdade é que já temos imagens na Internet que nos permitem saber mais sobre este novo veículo, que está destinado a se tornar o mais tecnológico BMW até à data.
O INEXT Vision é um SUV grande acima da IX3 (segmento D), apesar de, no momento em que se não se sabe se isto será um segmento E (BMW X5, Audi e-tron Quattro) ou um segmento F (BMW X7, Tesla Model X).
Tejadilho que flutua aos nossos olhos
As imagens mostram claramente que a nova aposta da BMW, o iNext, traz uma aparência robusta, com o clássico rim que a BMW usa como grelha elevado à sua máxima expressão, ocupando toda a secção central da sua frente.
Os faróis, que provavelmente serão de tecnologia laser (ainda por confirmar) e de desenho muito fino, que convergem para a "grelha" e são mostrados em posição elevada, prendem logo a nossa atenção.
Este veículo está desprovido de espelhos retrovisores (tal como o Audi e-tron Quattro, parece que o BMW iNext usará câmeras para os substituir). A superfície envidraçada é larga, o que mostra que a linha das janelas se estreita como acontece com o i Vision Dynamics Concept.
Para destacar as várias dinâmicas de design do SUV BMW Vision iNext Concept, os pilares que suportam o tejadilho estão pintados de preto brilhante para dar uma ideia que a parte superior está a flutuar.
As rodas, marcantes, também se destacam pela sua aerodinâmica de cinco raios.
Traseira com misto desportivo bruto
Quanto à parte traseira, os elementos mais marcantes são os finos faróis em forma de L, que representam uma reinvenção da ótica clássica que a marca bávara usa há décadas, bem como o difusor traseiro, aparentemente funcional.
Tanto neste difusor quanto nas proteções laterais e nos rins frontais encontramos uma borda de cor azul que marca a natureza elétrica do veículo.
De dentro para o mundo
O interior, com um aspeto muito tecnológico e despido, aliás esta parece ser a tendência da indústria nos últimos tempos, como pode ser visto em modelos como o Tesla Model 3, é marcado pela presença de um volante retangular e dois grandes ecrãs: modo de painel de instrumentos e sistema multimédia.
Os estofos são "pintados" a bege e há apontamentos de madeira que separam os assentos da consola central igualmente em madeira.
Motor, autonomia, preço e disponibilidade
Devemos estar a dias de sabermos tudo isto na apresentação oficial. Segundo o que se sabe até a este momento, a série iNext intenta mais de 700 km de autonomia por carga e um sistema de condução autónoma de nível 3, embora mais tarde possa ser atualizado para o nível 4, como a marca confirmou que irão desenvolver esta tecnologia com uma frota de iNext.
Galeria de imagens BMW Vision iNext Concept:
Este artigo tem mais de um ano
este carro deve ter sido desenhado pelo bugs bunny
A BMW sempre teve carros que mostram um design agressivo e ameaçador, quando vemos um BMW no retrovisor, não temos dúvida na marca, podemos não saber o modelo, mas sabemos que grita para que saiam da frente.
O i3 sussurra “ pst, olhe faz favor, seria tão amável de se desviar, quando lhe for conveniente, eu espero”
Este modelo parece uma piada … nada aerodinâmica.
É um SUV com linhas agressivas, noutra cor vai causar mais impacto.
Talvez, mas sinceramente não me atrai.
A versão final não deverá ser exactamente assim, este é um concept e não de produção.
Tenho actualmente um i3 mas este inext promete bastante só falta saber os preços.
Um visual futurista não é para todas as mentes mas certamente o futuro será um mixto de eléctrico e hidrogeno.
Na Alemanha até ao final de 2018 estão em fase de construção 100 postos de carregamento de hidrogénio.
Prefiro carregar o i3 em casa e usar fonte de energia renovável. Actualmente só tenho 250km de autonomia em cidade mas 700km já me permite viajar para mais longe sem me preocupar com PCR.
Conduzo muitas vezes um i3 e como tenho pé pesador a autonomia é um problema. Uma carga nao dura 24 horas
Quantos km conseguem fazer com o i3? Gastos em manutenção e carregamentos? Preço dos pneus? Em condução típica de condutor de BMW (acelerador a fundo) 🙂
Já experimentaram os híbridos da BMW. Costumo ver alguns a carregar nos Centros Comerciais (motor eléctrico + motor a gasolina). Como se portam? Consumos? Condução só eléctrica até acabar a bateria e depois só a gasolina ou funciona com os 2 em conjunto? Custos de manutenção?
Obrigado
A BMW primeiro tem que arranjar o visual, se não em vez de ser o BMW Vision passa a ser o BMW Blindness. Eu não tenho problema com designs futuristas, tenho apenas com aqueles que não têm qualquer tipo de estética agradável.
Percebes a diferença entre Concept e versão final?
O Nuno eu não sei se percebe mas eu pensava que percebia até ler o teu comentário!!!
Explica aí, para estupidos na matéria, como eu, qual o entendimento das diferenças em que justifica que o protótipo tenha de ser feio e logo o modelo de produção seja bonito.
Por isso é que eu disse: “A BMW primeiro tem que arranjar o visual”
O problema é que muitas marcas agora quando apresentam concepts só se preocupam com uma coisa que é chamar a atenção, independentemente se é por boas ou más razões.