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Conduzir um carro com mudanças automáticas? O chatGPT ensina…

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Aves says:

    Passa-se razoavelmente bem das mudanças manuais para as automáticas. Mas ao contrário, o coitado sofre.

    • Anung says:

      Senão fosses tu nem sei como sabiamos dessas conclusões tão complexas e difíceis de perceber.
      Obrigado Aves.

      E artigos sobre? Não tens por aí nenhuns?

  2. Carlos Fernandes says:

    Pena de não ver mais mudanças automáticas nos citadinos, faz toda a diferença.

  3. Zé Fonseca A. says:

    porque é preciso ensinar? mais útil seria ensinar a conduzir com mudanças

  4. MACnista says:

    Parece-me bem LOLOL

  5. Tafc says:

    Como se fosse difícil…

    Toda a gente devia aprender a conduzir em carros com caixa manual. Hoje em dia duvido que isso aconteça.

  6. Bob says:

    Bem…. onde isto está a chegar 😀

    Nota importante 2:
    Depois de atingir nível 20, usar o pé esquerdo para travar e o direito para acelerar…. é outra coisa.
    Um bocado inútil no pára-arranca.

    Ou, tendo o pé direito partido, dá para conduzir com o esquerdo perfeitamente, mas aconselho a testar bem, dado que o instinto é usar o direito 😛

  7. JL says:

    Falta o “B” de Brake, usado em descidas para usar mais o motor como travão.

  8. vaxin says:

    «N (Neutral): Ponto morto, usado quando o carro está parado, mas não desligado. (…) Cuidado com o ponto morto: Não precisa de colocar em N ao parar em semáforos ou trânsito, a menos que prefira. Normalmente, o D é suficiente com o pé no travão.»
    Pouco esclarecedor, fica-se a pensar… mas afinal para que serve o Neutro? Se até nos avisam para ter cuidado com ele!!!

  9. Fred says:

    Nas caixas automáticas clássicas (não pilotadas electrónicamente do tipo tiptronic) a posição N só deve ser usada quando há necessidade de empurrar o carro, fazer manutenção ou uma qualquer outra situação deste tipo. Nas paragens normais do trânsito, semáforos, pára arranca, etc., a caixa automática agradece que seja deixada em paz. Ela está construída atendendo a estas situações.
    E este é o conselho dos fabricantes Mercedes, Chrysler, Ford, etc., etc., que pode ser encontrado no manual do carro.
    Muito melhor do que qualquer chatGPT ou outros bitaites do estilo, é a informação contida nos manuais dos carros de caixa automática, e não só, que devia ser de leitura obrigatória.

    • vaxin says:

      Nunca tendo conduzido com caixas automáticas, agradeço a sua resposta à minha pergunta. Realmente nada bate a informação contida num bom manual (como os dos próprios fabricantes)… ou a de alguém com experiência no assunto.

  10. PTO says:

    Não percebo o que está no artigo quando diz:

    “Passos para Iniciar a Condução
    1. Ligar o carro: Com o pé no travão, coloca a alavanca na posição P (Park). ”

    “coloca a alavanca na posição Park”??? Então o carro já não está em Park quando entramos nele para o utilizar?

  11. rodrigues says:

    Eheh… então e sobre os números que estão na alavanca da caixa de velocidades convencional? O que informa a IA? Sim Fred, se a caixa está a trabalhar a 100% faz ponto de embraiagem por si… muito antes de aparecer o auxílio do arranque em subida. Já agora, quais são as desvantagens de uma caixa automática? Não foram mencionadas apesar de o título indicar que existem…

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