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Conduzimos o novo Dacia Spring, um elétrico robusto e acessível ao seu bolso

O Dacia Spring quer sacudir o mercado de carros elétricos com o seu apetecível preço. Sim, a autonomia não é para todos, é para aqueles que conseguem programar bem as necessidades. Sofisticado? Claro, dentro do que os 16.900 euros oferecem. Mas não se engane, este pode bem ser o carro ideal para si, para o seu dia a dia. Fomos conduzir o elétrico e já temos uma opinião.


Dacia Spring: o sucesso em números

Este carro tem números que devem ser sublinhados, porque não passam despercebidos. Lançado pela primeira vez em 2021, o Spring foi o quarto automóvel elétrico mais vendido e o primeiro a particulares em Portugal desde 2022. No total, desde o lançamento, mais de 140.000 Dacia Spring foram registados em todo o mundo.

De facto, o Dacia Spring assumiu-se como a solução ideal para as pessoas que procuravam uma mobilidade simples, económica e eficiente, com emissões zero.

Curiosamente, os dados recolhidos através dos sistemas conectados a bordo do automóvel mostram que os utilizadores do Spring fazem uma média de 37 km/dia, a uma velocidade média de 37 km/h. Em 75% dos casos, os automóveis são carregados em casa.

Com o objetivo de democratizar a mobilidade elétrica, a Dacia formulou um carro bom, agradável e acessível… claro, já o fomos conhecer de perto.

O Spring apresenta o novo design Dacia, visto pela primeira vez na última geração do Duster. Um estilo robusto que o torna mais atrativo, quando o comparamos com a versão anterior.

O interior sofreu uma transformação notória, com uma renovação completa de todo o espaço. Da mesma forma, a única parte da carroçaria que se mantém inalterada é o tejadilho.

Interior mais fresco e mais digital

A marca faz questão de reforçar que o tablier foi totalmente reinventado. De facto, e para quem está atento ao que este segmento de mercado tem apresentado, o Spring insiste na adoção de elementos da nova linguagem de design de interiores da Dacia. Além disso, o carro está mais digital, os comandos, estão à distância do toque de um dedo.

O novo elétrico da marca do grupo Renault apresenta agora, em todas as versões, um painel de instrumentos digital personalizável com um ecrã de 7 polegadas e um grande ecrã central multimédia de 10 polegadas nos modelos de topo de gama.

Com a funcionalidade em mente, o grande ecrã tátil multimédia do Spring foi posicionado o mais alto possível, proporcionando uma ergonomia perfeita.

Além disso, o grafismo do painel de instrumentos digital personalizável, com ecrã de 7 polegadas, foi concebido para ser simples e intuitivo, oferecendo ao condutor um acesso imediato às informações essenciais.

Não podemos esquecer aqueles pequenos toques que os designers quiseram deixar como inovação. Lembram-se de já termos falado no suporte para acessórios YouClip?

Exatamente, o Spring traz também este pormenor que mostrámos anteriormente no novo Duster.

Por fim, o nível de equipamento Extreme inclui tapetes de borracha robustos e soleiras das portas com o design exclusivo com as já conhecidas “linhas topográficas”.

O interior tem o que precisamos para o dia a dia: conforto quanto baste e a habitabilidade que os utilitários desta categoria oferecem. Claro, há sempre margem de progressão. E como houve do modelo anterior para este, haverá seguramente margem para o próximo trazer algo mais.

Já que falamos num carro para o dia a dia, não podemos esquecer a bagageira. E até aqui a Dacia percebeu que pode marcar pela positiva.

O Spring oferece o melhor volume de arrumação da categoria. Com 308 litros (+6% em relação ao modelo anterior), e 1004 litros com os bancos traseiros rebatidos. Além disso, conta com arrumação adicional, com porta-luvas duplo, compartimentos das portas, etc, com um volume total de quase 33 litros.

Novo Spring tem bom aspeto

A marca quis trazer um rejuvenescimento ao aspeto do elétrico. Antes era esguio e hoje é mais encorpado. Este novo carro apresenta-se com uma silhueta simples e discreta. Aqui também a Dacia conseguiu tirar mais um ponto a seu favor. Atentem que, por ser particularmente compacto (3,70 m de comprimento) e ter um dos melhores raios de viragem do segmento (4,80 m de parede a parede), o novo Spring é muito ágil e, consequentemente, fácil de conduzir. Confirmámos que é muito fácil de conduzir.

A empresa faz questão de realçar que trabalhou para conseguir uma nova estilização exterior que adorna os para-choques dianteiro e traseiro da versão Extreme. As jantes de 15 polegadas, agora de série nas versões com o motor de 65 cv e que são equipadas com coberturas de roda muito trabalhadas, contribuem para o caráter robusto do Spring.

Sem corantes nem cromados…

Como em todos os novos modelos Dacia, as peças cromadas decorativas foram removidas. O mesmo acontece com as barras de tejadilho, que são geralmente redundantes num automóvel utilizado principalmente para viagens curtas; a sua remoção ajuda a diminuir a massa do automóvel, tornando-o mais aerodinâmico e, por conseguinte, melhorando a autonomia.

O novo Spring está disponível numa gama de seis tonalidades: os já conhecidos Branco Kaolin, Azul Slate, Preto Nacarado, Cinzento Lightning, e os novos Bege Safari e Vermelho Brick.

 

No desempenho também há novidades

O Novo Spring ganha quatro atualizações para uma posição de condução mais ergonómica e melhor:

Além disto, o Spring ganha um novo modo B (Brake) com travagem regenerativa mais forte. No modo D, por sua vez, a energia produzida durante a travagem (desaceleração) é recuperada e armazenada na bateria. A desaceleração é baixa quando o condutor levanta o pé. Com o novo modo B, o condutor pode maximizar a regeneração.

Este novo Spring possui uma aceleração muito dinâmica, atingindo os 0-100 km/h em menos de 14 segundos. Mais acessível e ainda mais adaptado à utilização urbana do que nunca, está também dotado com o motor de 45 cv na versão Essential (0-100 km/h em menos de 20 segundos).

Calma, está a olhar para um elétrico citadino, um carro de família, não um bólide!

Contudo, vamos também sublinhar esta parte, a marca esforçou-se para controlar o peso do elétrico. E, como resultado, o Spring 2024 permitiu-nos um excelente consumo de energia, inferior a 13,5 kWh/100km para a versão de 65cv e de 14,1 kWh/100km para a versão de 45cv.

A bateria de 26,8 kWh foi calibrada por forma a responder às necessidades e ao estilo de vida dos condutores do Novo Spring, sem degradar o desempenho global através de um peso excessivo.

Vamos lá à autonomia!

Com uma autonomia de cerca de 220 km para todas as versões, o seu desempenho é suficiente para os clientes que percorrem uma média de 37 km por dia.

O Dacia Spring está equipado, de série, com um carregador AC de 7 kW que pode carregar a bateria dos 20% aos 100%, numa tomada doméstica, em menos de 11 horas, ou em apenas 4 horas, numa wallbox de 7 kW. Está disponível um carregador DC opcional de 30 kW para um carregamento mais rápido dos 20% aos 80% em 45 minutos.

Alguns estudos dizem-nos que a maioria das pessoas não faz mais de 40 quilómetros diários nos seus meios de transporte. Imagine ter um Dacia que permite uma semana de deslocações com a mesma carga de bateria.

Além disto, agora, o Spring está equipado com um carregador bidirecional V2L (veículo-para-carga), que lhe permite ser utilizado como fonte de energia para alimentar aparelhos elétricos.

Um adaptador específico que se liga ao conetor de carregamento do automóvel, situado sob a grelha, funciona como uma tomada tradicional de 220V/16A.

No lançamento do Spring, a Dacia propõe uma gama alargada para que os clientes encontrem o modelo que responde melhor às suas necessidades:

O Novo Dacia Spring está igualmente disponível numa versão comercial de 2 lugares, com o Spring Cargo.

E preços?

As encomendas do novo Dacia Spring abriram, em Portugal, no dia 20 de maio, e as primeiras entregas estão previstas para o último quadrimestre de 2024.

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