Combustíveis: Vêm aí descidas e subidas! Saiba o que muda…
O ano de 2024 começou com várias subidas nos transportes, portagens (com descidas em alguns troços), etc. No que diz respeito aos combustíveis, os preços mantêm-se elevados e com o novo ano há subidas e descidas, mas...
Combustíveis: Gasóleo desce 0,5 cêntimos. Gasolina sobe 0,5 cêntimos
Mais uma sexta-feira e mais uma previsão dos valores para a gasolina e gasóleo. Segundo dados recentes, há boas e más notícias para a próxima semana, pois o preço por litro do gasóleo vai baixar e o preço da gasolina vai subir, mas a subida e descida é quase residual.
A partir de segunda-feira, “a evolução das cotações em euros aponta para uma desvalorização do preço do ‘diesel’ em até meio cêntimo por litro, enquanto a gasolina 95 deverá registar uma subida na mesma proporção”, adiantou fonte de uma petrolífera à Executive Digest.
Onde atestar o depósito e pagar menos?
Por forma a permitir a disponibilização ao público dos preços dos combustíveis (gasóleo e gasolina) praticados nos postos de abastecimento, está disponível o Portal Preços dos Combustíveis Online.
De acordo com o mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia, Portugal tem a 9.ª gasolina 95 mais cara da Europa, cerca de 2,5 cêntimos abaixo da média europeia e 11 cêntimos mais cara do que em Espanha. O gasóleo ocupa a 13.ª posição do ranking europeu.
Os preços continuam elevados, diz o post. Sim , mas:
– estão mais baixos que antes da invasão de Ucrânia, e muito mais baixos que em junho de 2022, onde atingiram o máximo
– desceram muito desde setembro de 2023, depois da forte subida julho-setembro. A gasolina está ao nível de julho.
Link da DGEG do post
Data de início: 14/02/2022
Combustíveis: Gasolina simples, Gasóleo simples
Visualização gráfica: mensal (fica a curva mais alisda).
Antes da invasão na Ucrânia o GPL andava a volta dos 80 cêntimos hoje em dia está a 93 cêntimos bem longe dos 80
“O GPL (Gás de Petróleo Liquefeito) é um combustível composto por uma mistura de hidrocarbonetos leves, maioritariamente Propano (C3H8) e Butano (C4H10), obtidos através do Gás Natural e Petróleo Bruto (crude)”.
Quando se fala de combustíveis rodoviários habitualmente fala-se de gasolina e do gasóleo. As estatísticas da DGEG têm a opção nos combustíveis do GPL Auto, mas não aparece nada. A evolução do preço do GPL há de ter mais a ver com a evolução dos preços dos “gases” e não do “crude” (petróleo bruto). A evolução do crude foi esta, que está em linha com a evolução do preço da gasolina e do gasóleo – baixou significativamente desde setembro e está ao nível de julho de 2023:
https://tradingeconomics.com/commodity/brent-crude-oil
não muda nada. migalhas para entreter os pardais