Combustíveis: Saiba qual o Preço Eficiente para esta semana
Como temos vindo a acompanhar, o preço dos combustíveis tem tido uma oscilação enorme desde que começou a guerra entra a Rússia e a Ucrânia. Os preços estão num sobe e desce a cada semana e os portugueses nem sempre sabem muito bem se o valor a pagar está ajustado.
Para esclarecer os condutores, a ERSE tem vindo a disponibilizar uma tabela de referência com valores dos combustíveis.
Preço dos combustíveis para a semana de 5 a 11 de setembro
De acordo com a informação do Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público, publicado hoje pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), a gasolina foi vendida cima do preço médio e o gasóleo abaixo do preço médio semanal determinado pela ERSE.
Segundo o que foi revelado, a gasolina vendida 3,3 cêntimos acima do preço médio e gasóleo 3,7 cêntimos abaixo.
Relativamente à semana anterior verificou-se que a média dos preços de venda ao público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 3,3 cent/l [cêntimos por litro] acima do preço eficiente, dessa semana, no caso da gasolina simples e 3,7 cent/l abaixo no caso do gasóleo simples
O preço eficiente "é um preço médio semanal determinado pela ERSE e resulta da soma das seguintes componentes: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos".
O relatório refere que relativamente à semana de 29 de agosto a 4 de setembro, no que respeita aos preços com descontos, publicados pela DGEG, "a gasolina simples apresentou um desvio de -1,4% face ao preço eficiente e o gasóleo simples -5,5%".
Para a semana de 5 a 11 de setembro, o preço médio antes de impostos é de e 0,959 euros por litro, no caso da gasolina, e de 1,235 euros por litro, no caso do gasóleo. Após impostos, o preço médio fica nos 1,741 euros por litro e nos 1,928 euros por litro para a gasolina e para o gasóleo, respetivamente.
Este artigo tem mais de um ano
sobe e desce, sobe e desce, sobe, sobe e desce, sobe, sobe, sobe e desce…
Trata-se de uma vigarice pegada, levada a cabo áEm vista de todos, sem que alguém faça o que quer que seja. Aliás, quem tem poder para atuar demitiu-se disso há muito e assobia para o lado.
Entretanto, determinadas empresas de venda de combustíveis estão a obter lucros fabulosos á custa do consumidor.
E não querem saber se essas práticas podem afetar profundamente a economia e afetam, n verdade.
Tudo numa boa neste nosso jardim á beira mar plantado!
Não é para isso que existem empresas ? para dar lucro ?
Havia de subir para 5 euros/litro, para ver se os carro-dependentes passavam a viajar de transportes públicos!
O teu comentário baseia-se à estupidez da tua realidade.
Se tu não dependes de um carro para fazeres a tua vida normal felicidades para ti, infelizmente à pessoas que não tem transportes públicos a cada 5 minutos à porta de casa. Eu já tive essa felicidade, já morei no porte, com 3 4 linhas a passar à beira de casa mais metros, neste momento a paragem mais próxima que tenho fica a mais de 5 minutos de casa e nem todas as carreiras me levam à porta do trabalho.. Para mim com 29 anos e bom corpo não me custa caminhar 10 minutos, mas para uma pessoa com os seus 50 para ir fazer as 10 12 h de turno de trabalho na fabrica .. ? É essa realidade que muitos como tu não querem aceitar. Já vivi numa aldeia, de onde é o meu avô e vive neste momento também a minha Mãe, onde tens 2 autocarros por dia, um de manha e um à noite, ao fim de semana? não sais da aldeia. Sai da tua bolha..
Realidade de muitos fazerem 10 a 12 horas de turno de trabalho ?
Isso até é proibido por lei.
È proibido por lei onde? .. Tens um limite de horas semanais, o resto é conversa.. podes fazer até x horas extras semanais\mensais. Conheço pessoal a fazer sabados e domingos a 12h , e depois 3 turnos de 8h durante a semana.
Se fazem horas extras é porque querem.