PplWare Mobile

Combustíveis: Gasolina e gasóleo vão descer! Saiba quanto…

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. kyllaz says:

    Instalem a app HiQi onde conseguem obter 3 centimos desconto sobre preço em bomba na Prio

  2. Urtencio says:

    https ://eco.sapo.pt/2023/09/27/governo-tem-margem-para-baixar-mais-o-imposto-sobre-combustiveis-indica-a-deloitte/

  3. ECG says:

    “…Desde maio que os preços dos combustíveis estão a subir substancialmente. Em causa está o aumento da carga fiscal que já representa cerca de 50% do preço final, tanto na gasolina como no gasóleo, refere o canal…”!!!!!.
    Nem vale a pena perder tempo a comentar, deixo apenas, um grafico dos futuros de crude oil, onde clicando um 1D…PODEM VER O UP DA COMMODITY DESDE MARCO/MAIO, DE 65 ATE 95 (ATUALMENTE). Cerca de 47% up. E no mercado, ja ha quem espere price, acima dos 100. https://www.investing.com/commodities/crude-oil-streaming-chart
    Isto sao dados/factos, nao conversa pa boi dormir!

    • Yamahia says:

      Vai lá ver a Espanha comé q está

      • Aves says:

        Em Espanha está como cá – com uma forte subida dos preços dos combustíveis – causada pela subida do preço do petróleo no mercado internacional.
        “Em causa está o aumento da carga fiscal que já representa cerca de 50% do preço final” dá ideia que é por isso que os preços sobem, quando não tem nada a ver.
        Os preços estão com uma forte subida desde julho porque o preço do barril de Brent passou de 72,2 USD em julho para os atuais 92,5 USD, a caminho dos 100 USD (em junho de 2022 atingiu 114 USD).
        O link tem a principal explicação para a subida no 3º trimestre. No gráfico do escolham diferentes prazos, 5Y (Anos) é elucidativo). A invasão da Ucrânia começo a 24/02/2022.
        https://tradingeconomics.com/commodity/brent-crude-oil

        • Sergio says:

          e em frança? ide lá ver 🙂

          • yamahia says:

            Em França quem comprove q usa o carro para ir para o trabalho, tem à disposição um vale de 100€ . Tb aqui somos abafados, apesar de estarmos perante um pais onde os salário em qq contexto representa o dobro daquilo que se recebe em PT.

          • Warhammer says:

            Já vouee

        • Yamahia says:

          Independentemente das inevitabilidades. em Espanha não está como cá.
          O valor ronda os 30cents a menos quer na gasolina quer no gasóleo o que representa cerca de 20€ num depósito.
          Significa incidem menos impostos sobre os combustíveis rodoviários e q o estado espanhol se preocupa verdadeiramente com as pessoas e economia. Apesar do cidadão espanhol ter rendimentos bastante superiores. Espanha dá ainda a possibilidade dos seus cidadãos e empresas serem mais produtivos e competitivos e eficientes na estrada, ao permitir sem custos tempos de deslocação bastante menores.
          Perto deles somos uma vergonha. Não tenhos uma via rápida capaz de ligar 2 concelhos q não seja a pagar. É só abutres.

          • Aves says:

            O relatório da ERSE do 2º semestre (comentário e link abaixo) diz que no segundo trimestre de 2023 a diferença no PMV era de 5,5 cent/l, muito longe dos 30 cent.
            Há que tempos que não se vê imagens da TV: “Vim abastecer a Espanha por causa do preço”.

          • Aves says:

            Correção: na gasolina 95 a diferença foi de 6,5 cts/l. Com a média da UE foi de 4,7 cent/l.

          • yamahia says:

            Ainda há dias deu deu na TVI e falavam em praticamente 30 cents.

            Entrtanto em Maio eu já tinha feito o comparativo e a diferença já ultrapassava os 20 cents.
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcq-Ewcfo2wUqR-evpgw

          • Grunho says:

            Gasolina 95: Tuy – 1,699, Valença do Minho 1,909. Fuelflash.eu

          • yamahia says:

            Já agora ver entre o minuto 3’55 e o minuto 6’32, mais de 20 cents lt que paulatinamente foram sonegados até ao momemto.
            https://tviplayer.iol.pt/programa/cnn-sabado/619396070cf21a10a40fd15d/video/650ea6bf0cf25f9953838fc5

          • Aves says:

            Preço médio de venda da gasolina 95 hoje:
            – Portugal: 1,855 €/l
            – Espanha: 1,758 €/l
            Diferença: 9,7cts
            https://precoscombustiveis.dgeg.gov.pt/estatistica/preco-medio-diario/
            https://www.dieselogasolina.com

          • Yamahia says:

            Tens que ver no terreno.
            De Informações inquinadas está o mundo cheio:
            BP AYAMONTE
            https://www.dieselogasolina.com/Buscador/Ficha/9780

            BP LOURES
            https://www.maisgasolina.com/posto/1702/

            Gasolina 95 + 0,185 cents
            Gasóleo + 21 cents
            Para a semana fica pior!

          • Aves says:

            Gasolina 95:
            Ayamonte (BP): 1,749 €
            Loures:
            E.Leclerc (Bobadela) 1.799 + 5cts
            Ecobrent (Prior Velho) 1.824 + 7,5 cts
            Isso do BP aqui ou ali … O mais certo é o posto BP de Ayamonte abastecer com gasolina low cost de Espanha (senão não era concorrencial). Não estou a ver a ser abastecida por camiões idos de Portugal.
            Para evitar confusões, o que se compara é o preço médio de venda em cada país – e a diferença é a que indiquei.

          • JL says:

            30 cêntimos a menos como ? em Portugal a gasolina está a 2,046 € e o gasóleo a 1.975 € ?

            Sem contar com a diferença do gasóleo para a gasolina é de apenas 7 cêntimos, e cá

            Ainda assim não dava 20 euros num depósito, nem perto disso.

            https://www.globalpetrolprices.com/Spain/gasoline_prices/
            https://www.globalpetrolprices.com/Spain/diesel_prices/

          • Yamahia says:

            @Aves, estás a comparar BPcom marcas brancas?
            Lool
            Vê o post do @Grunho.
            “Gasolina 95: Tuy – 1,699, Valença do Minho 1,909. Fuelflash.eu”

          • Yamahia says:

            Continuando @Aves…É melhor não ires por esse caminho:
            BALLENOIL BARCELONA
            https://www.dieselogasolina.com/Buscador/Ficha/11877

            BP LOURES
            https://www.maisgasolina.com/posto/1702/

            Gasolina 95 +0,487€
            Gasóleo + 0,462 €

          • JL says:

            Então mas agora os valores do site globalpetrolprices já não contam ?

          • Yamahia says:

            @JL no link que indica está a comparar Diesel com Gasolina espanhola. lool
            O Globalprices vale se os dados que lhe são transmitidos forem correctos e não aligeirados ou majorados como muitas entidades gostam de fazer, por ex. a ERSE. Há que domesticar a carneirada!

            Havendo possibilidades, que é o caso, é melhor ir ver ao terreno como realmente as coisas funcionam!

          • JL says:

            Nop, eu peguei nos preços que estão nesse site e somei 30 cêntimos, tal como você disse que em Portugal estavam 30 cêntimos mais barato.

            Ah pois, bem vi, só vale quando é electricidade. Lool

          • Aves says:

            Se a questão são os valores do site Fuelflash.eu, usando uma marca comparável, a Repsol:
            – Valença 1,90 €
            – Tuy 1,79 €
            Diferença 11 cts.
            Há de facto a 1,69 € … nas low-cost SBC e Baratoil

          • Yamahia says:

            @Aves, quem trouxe à discussão as low-cost E.Leclerc e Ecobrent a comparar com a BP espanhola foste tu, alegadamente para enfatizar que a BP de Ayamonte praticava preços igualmente low-cost.
            Mostrei-te que não era assim pq dessa forma a diferença seriam praticamente 50 cents entre o que se paga na BP portuguesa e uma low-cost espanhola! Outra que segue a mesma linha em Espanha é a mais popular e difundida CAMPSA
            Vamos então e para sermos justos comparar o diferencial entre a mais barata das low-cost em PT ( 1,799€ E.Leclerc ) com a mais barata das low-cost ES (1,444€ BALLENOIL )
            E tens o teu diferencial de 35 cêntimos.

            Acresce referir que antes de impostos o combustível em ES é mais caro do que em PT.

          • JL says:

            “Acresce referir que antes de impostos o combustível em ES é mais caro do que em PT.”

            Tem a certeza, bom, tem meia certeza. LOL

            Portugal:

            Total Diesel price / Liter: €1.805 / L
            Price without taxes: €1.025 / L
            Government tax: €0.78 / L
            Government tax in %: 43.213% / L

            Total Euro-super 95 price / Liter: €1.865 / L
            Price without taxes: €0.938 / L
            Government tax: €0.927 / L
            Government tax in %: 49.705% / L

            Espanha:

            Total Diesel price / Liter: €1.686 / L
            Price without taxes: €1.014 / L
            Government tax: €0.672 / L
            Government tax in %: 39.858% / L

            Total Euro-super 95 price / Liter: €1.76 / L
            Price without taxes: €0.982 / L
            Government tax: €0.778 / L
            Government tax in %: 44.205% / L

            Provavelmente deviam ir procurar os reais responsáveis pelos preços altos, tal como acontece nos carros e esquecem-se sempre…

          • Yamahia says:

            Onde é que vc foi buscar essa grande mentira? Ainda por cima na lingua de Shakespeare? loolool

            O preço dos combustíveis antes de impostos em Portugal é mais baixo do que em Espanha. A carga fiscal aplicada aos combustíveis em Portugal está entre as mais elevadas da UE o que justifica o preço mais caro na hora de abastecer.
            Se a gasolina 95 simples fosse vendida sem impostos nos dois países, seria mais barato abastecer em Portugal do q em Espanha.
            https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/preco-medio-sem-impostos-da-gasolina-em-espanha-e-mais-elevado-do-que-em-portugal

          • JL says:

            Ah pois não deixei a fonte;

            Fuelprices.eu

          • JL says:

            Mais elevadas ? Lol, há países que pagam bem mais.

            Ah pois é, repita comigo: a malta que mete gasolina paga para os que metem gasóleo andarem com combustível mais barato, alegando que os transportes de mercadorias beneficia com isso, enfim, essa é a vergonha do sistema.

        • Aves says:

          Já agora uma nota sobre a ERSE. Pelos vistos o que consta no seu relatório do 2º trimestre de 2023, que resumi quanto à carga fiscal e os preços médios de venda, não foram do agrado de quem a põe em causa.
          A ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) é uma entidade reguladora, uma entidade independente, que não recebe ordens ou instruções do governo. Quanto à carga fiscal, a Deloitte diz exatamente o mesmo:
          “De acordo com o levantamento realizado pela Deloitte, mais de metade (51%) do preço médio de venda da gasolina 95 simples vai para impostos, uma carga fiscal ligeiramente superior à média registada na União Europeia (50%). Já o peso dos impostos (46%) no preço médio de venda de gasóleo simples é idêntico ao da média europeia”.

          • Yamahia says:

            Qt à ERSE estamos conversados, quanto à Deloitte que tb citei algures, diz que PT tem a bênção da UE para baixar impostos mas tb diz que não o deve fazer. Ou seja segue a bíblia que castiga o automobilista dos carros a combustão em prol da “revolução eléctrica”.
            Não esquecer que do rendimento dos impostos sobre combustíveis (cerca 11 mil milhões/ano) 3.3 mil milhões (para subsidiar o gás) foram entregues ao sector elektro e 2.3 mil milhões (por via do fecho das centrais a carvão) são usados para pagar o saldo importador.
            Isto é que não me parece justo e não tem paridade em mais nenhum membro da UE. Digamos que, um decisão a atirar para o provinciano que quer parecer bem aos olhos dos senhores de UE. Senhores esses que na teoria até poderiam aplaudir mas que na prática estão-se a borrifar para o assunto, como se vê!

          • JL says:

            Em prol da mobilidade elétrica ? onde inventou isso ?

            Então mostre lá qual a página do orçamento de estado que envia esses 11 mil milhões para a electricidade ?

            Tem a certeza que não tem ? verifique lá novamente antes de inventar.

          • Yamahia says:

            Quem falou em 11 mil milhões para o sector elektro? Essa é a totalidade da receita anual sonegada ao pobre automobilista que usa um carro a combustão.
            Metade dela vai para o sector elektro (3,3 milhões para o gás para conter o preço da electricidade e 2.3 milmilhões para liquidar o saldo importador)

          • Yamahia says:

            *3,3 mil milhões…

          • JL says:

            *Desses

            Então mostre lá essa parcela.

          • Yamahia says:

            Fdx, isto é cada cavadela, cada minhoca.
            1⁰ era 3 mil milhões, depois um gajo vai a conferir e afinal são 3,3 mil milhões e agora já se fala em 3,5 mil milhões.

            Não admira que o kWh em Itália esteja 300% acima, Alemanha e Áustria 200% etc.
            Somos uns mãos largas para a electricidade que não pode faltar a preços módicos para convencer o people rumo à
            revolução eléctrica.
            https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/comunicacao/noticia?i=empresas-vao-ser-apoiadas-em-mil-milhoes-de-euros-na-aquisicao-de-gas-e-2500-mil-milhoes-de-euros-de-eletricidade

          • JL says:

            Sim, que grande encavadela já que só no ano passado foram quase 1500 milhões para diminuir uns cêntimos nos combustíveis. Enfim, depois fala dos apoios às famílias e empresas em termos de energia.

            https://www.dinheirovivo.pt/economia/nacional/governo-gasta-quase-15-mil-milhoes-de-euros-em-apoios-nos-combustiveis-em-2022-15141758.html

          • Yamahia says:

            Vc lê tudo na diagonal. O que lá está escrito é
            “representa um custo orçamental de mais 537 milhões de euros. Desde o início do ano de 2022,”

            E a verdadeira medida nesta questão apenas custou 342 milhões de euros:
            “E a continuação do desconto do ISP equivalente à descida da taxa do IVA de 13% (em vez de 23%) permitirá descer mais 16 cêntimos por litro na formação do preço final dos combustíveis (medida vai pesar mais 342 milhões de euros nas contas do Estado).”
            O governo não perdeu nem pagou nada (ao contrário das ofertas à electricidade e compra de electricidade. isso sim são prejuízos enormes).
            O governo nesta questão do desconto do ISP no equivalente à descida da taxa do IVA para 13%, limitou-se a devolver uma PEQUENA parcela dos ENORMES ganhos que estava (e continua a estar) a ter com os os BRUTAIS AUMENTOS no preço dos combustíveis.
            De tal forma que a cadeia alimentar já estava a sofrer com o assunto. E APENAS quando verificarem que voltaram a borrar a pintura com a ganância de ver os cofres cheios é que vão devolver mais uma PEQUENA parte dos enormes ganhos que continuam a ter com o valor dos combustíveis a ver se voltamos a ter preços decentes nos produtos de 1ª necessidade. O que duvido por mais malabarismos que façam agora, mas pode ser que ajude!
            Oiça com atenção o que o homem diz e deixe-se de tretas:
            -minuto 3’55 e o minuto 6’32,
            https://tviplayer.iol.pt/programa/cnn-sabado/619396070cf21a10a40fd15d/video/650ea6bf0cf25f9953838fc5
            Pelos vistos não ouviu e se ouviu não aprendeu nada!!!

          • JL says:

            Você leu bem, porque é que não leu o resto ?

          • JL says:

            Mas porque havia de baixar o iva de um produto que é considerado um luxo ? Essa é boa.

            E não venha com a história das empresas porque essas podem deduzir o iva em 50%.

          • JL says:

            E já agora, porque não vão atrás dos que realmente ganham ? Porque tem de ser estado, que é aquele que paga as despesas da nação, a suportar os custos dos aumentos do petróleo e do aumento do lucro das gasolineiras ? Não reparou que está a defender esse lobby ? Não entende que se não vier de um lado, vai vir do outro e as gasolineiras continuam a ganhar.

            Estes descontos do governo são a maior vergonha de sempre, eles tiram nos impostos e as gasolineiras absorvem essa parte e você que tanto os defende paga o mesmo.

            Não está na hora de acordar e ver o real problema ?

  4. EEQTR911 says:

    Sobre 0.30€…desce 0.02€. Obrigado Costa!

  5. Danos Colaterais says:

    É falso, no site contas poupança fala em 0.7 cêntimos e 0.5 cêntimos

  6. Aves says:

    Nesta coisa de comparações dos preços dos combustíveis quem faz um trabalho realmente bem feito é a ERSE. Compara os preços da gasolina simples, do gasóleo simples e do GPL Auto, sem impostos e com impostos, em Portugal, Espanha e UE (média dos 27 países).
    Só está publicado o relatório do 2º trimestre de 2023 (a subida acentuada dos preços verficou-se a partir de julho. Mas em questões como a carga fiscal e preços, o do 2º trimestre de 2023 dá uma ideia. Apenas para a gasolina:
    1) Preço médio de venda (PMV) por l em €
    Portugal 1,673; Média da UE 1,626; Espanha 1,608
    2) Carga fiscal
    Portugal 51%; Média da UE 50%; Espanha 47%.
    E conclui a ERSE: Portugal apresentou uma maior carga fiscal (51%) no contexto da Península Ibérica, razão pela qual o PMV português foi cerca de 6,5 cent/l superior ao de Espanha.
    Em relação à média da UE, com uma carga fiscal de 50% o PMV foi superior em 4,7 cent/l.
    Como se vê, as diferenças são na casa de alguns cêntimos, não são tão grandes como às vezes se quer fazer crer … e nos outros países a carga fiscal sobre os combustíveis também é elevada.
    Quanto às subidas/descidas na próxima semana (2 a 8 de outubro), o post diz que a gasolina 95 desce 0,26 cts e o gasóleo 0,11 cts. A SIC diz que desce 0,7 cts e 0,5 cts, a diferença não é grande (na casa das décimas de cêntimo)
    Nestes valores ainda não está refletida a anunciada devolução da receita adicional do IVA por via do ISP (Imposto sobre Produtos Petrolíferos) que se traduz, segundo o governo numa “redução adicional de 2 cêntimos por litro no gasóleo e 1 cêntimo por litro na gasolina”.
    https://www.erse.pt/media/p0wjysue/2-t2023-boletim-preços-ue-27.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.