Combustíveis: gasolina e gasóleo vão baixar bastante! Saiba quanto
Mais uma sexta-feira e já há previsões para o preço dos combustíveis para a próxima semana. A partir da próxima segunda-feira, o preço tanto a gasolina e gasóleo vão baixar bastante. Espere por segunda-feira para atestar o depósito.
Combustíveis: gasóleo baixa 3,5 cêntimos e a gasolina 4,5 cêntimos
Com o calor abrasador que se faz sentir em Portugal, são muitos os portugueses que neste mês de agosto aproveitam para tirar uns dias de férias. As viagens com portagens e combustíveis têm sempre um impacto na carteira, mas para a semana há muito boas notícias.
Finalmente, as previsões apontam para uma descida significativa na gasolina e no gasóleo. De acordo com informações do setor, para a semana de 26 de agosto a 1 de setembro o gasóleo baixa 3,5 cêntimos e a gasolina 4,5 cêntimos.
Onde atestar o depósito e pagar menos?
Por forma a permitir a disponibilização ao público dos preços dos combustíveis (gasóleo e gasolina) praticados nos postos de abastecimento, está disponível o Portal Preços dos Combustíveis Online.
-2.6%
Quero muito saber quais são as teorias super inteligentes dos gasolineiros conspiracionistas de serviço. Malvado governo que baixou o combustível! Deve ser porque as férias estão a terminar!!!
Amigo, põe na cabeça o seguinte conceito, o capitalismo é a maior teoria da conspiração que existe, é real, o resto é propaganda negra para deitar abaixo governos para beneficiar os grandes capitalistas fascistas.
Pode ser isso tudo que tu quiseres. Mas o preço dos combustíveis de uma forma geral não sobe porque o governo manda todas as semanas subir ou descer consoante o consumo. Mas sim a subida do Crude ou descida do EUR/USD. É aí que os gasolineiros conspiracionistas falham e teimam em ser racionais. Mas vamos tentando dar um pouco de lucidez nessas cabeças. Talvez um dia…
Valha a verdade que esta baixa não tem nada a ver com governo, foram as petrolíferas que baixaram por causa de vendas miseráveis que tinham. Mas quando o governo dos fachos mexer no ISP vai ser para fustigar a dobrar a gasolina dos carros econômico da classe média assalariada e para aliviar o gasóleo do parque automóvel de alta cilindrada da burguesia exploradora.
quero ver na primeira quinzena de setembro como vai ser….
Fazes assim: no dia 29 de agosto e no dia 5 de setembro (5ª Fª) olhas para o gráfico do link. O que vais ver no dia seguinte (6ª Fª) depende de o preço do crude ter descido/subido nos mercados internacionais nos dias anteriores. Se a variação tiver sido ligeira e quiseres distinguir entre o preço da gasolina e do gasóleo, em vez do preço do crude usa o preço à saída das refinarias nos mercados internacionais.
Como fiz ontem:
“Aves 22 de Agosto de 2024 às 12:21
Notícia de amanhã sobre o preço dos combustíveis para a próxima semana – descem.”
https://tradingeconomics.com/commodity/brent-crude-oil
Como, de manhã, a descida era significativa, o governo aproveitou, à tarde, para aumentar o imposto sobre os combustíveis (a que chama descongelamento da taxa de carbono aplicada aos combustíveis rodoviários) e que representará cerca de 3 cêntimos por litro (comentários abaixo)
“A este valor [os 3 cêntimos] acresce o IVA a 23%, pelo que a subida será à volta de 3,7 cêntimos, esclarece António Comprido, secretário-geral da EPCOL, associação de Empresas Portuguesas de Combustíveis e Lubrificantes.” (“DN”, 23/08/2024)
Para se perceber resumidamente o que aconteceu à taxa de carbono:
– Em 2021, face à subida dos combustíveis, foi suspensa (congelada) a atualização da taxa de adicionamento sobre as emissões de CO, que ficou em 23,921 euros/tonelada de CO2
– A Portaria 106-A/2023, de 17 de Abril – descongelou parcialmente essa suspensão, passando a taxa para 56,246 euros/tonelada
– Agora, a Portaria 189-A/2024, de 23 de Agosto – voltou a descongelar parcialmente e passou essa taxa para 68,368 euros/tonelada de CO2. E diz a Portaria que se não se mantivesse ainda um congelamento parcial – a taxa aplicável, em 2024, seria 83,524 euros. Por isso é de esperar que, quando houver nova descida do preço do crude nos mercados internacionais o governo aproveite para aumentar, por esta via, os impostos sobre os combustíveis em mais alguns cêntimos. Só que os aumentos nos preços dos combustíveis que dependem dos mercados internacionais seguem-se descidas – enquanto os aumentos por via dos impostos já não descem, vêm para ficar.
É só deixar o apoio (que era temporário) acabar que os preços já sobem de novo.
pois, com o apoio, não tem aumentado nada nos últimos 12 meses.
E quando vierem mais taxas e taxinhas do carbono(aí é que vamos salvar o planeta e as taxas e taxinhas vão ser bem aplicadas onde precisam para salvar o mundo) para volta de 2027/30 aí é que vamos ver! Até lá isto é só uma brincadeira.
Já disseram que o apoio vai baixar 3 cent na próxima semana. Portanto, na verdade assim vai baixar 0.5cen€o gasóleo e 1,5 cent a gasolina.
O dinheiro não chega para tudo e em breve vaioutras coisas irão igualmente aumentar.
Combustíveis. Governo vai descongelar parcialmente taxa de carbono
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/combust%C3%ADveis-mais-baratos-governo-vai-descongelar-taxa-de-carbono/ar-AA1pks5I?ocid=msedgntp&pc=U531&cvid=574dedde887f4cdf90a806bf82b48dfb&ei=9
Agora sim, podem dizer que a culpa é do governo!!!!!
Estavam na oposição dizem que os portugueses pagavam muitas taxas nos combustíveis.
Apanharam-se no poder e fazem o mesmo.
Não poemos confiar em ninguém são todos una Aldrabões