Carro elétrico ganha vida própria e atropela cinco pessoas
Tudo aconteceu no Salão Automóvel de Nanjing, quando um dos carros elétricos que estava em exposição arrancou e atropelou 5 visitantes do evento. Conheça as explicações dadas pela marca, pois o carro não era autónomo e veja o vídeo do momento.
Carro elétrico Zeekr Extreme Kryton X está a ser "investigado"
Aparentemente, sem a intervenção humana, o Zeekr Extreme Kryton X saiu disparado do lugar onde estava exposto e atropelou cinco visitantes. Felizmente, apesar do aparato, as vítimas do acidente apenas sofreram ferimentos ligeiros, mas o cenário poderia ter sido outro, já que o carro avançou descontrolado.
Tal como referido, o Zeekr Extreme Kryton X não é um carro autónomo e a marca já fez saber que vai fazer um recall para avaliar todos os veículos que já foram entregues a clientes. Segundo o que foi revelado pela marca, o veículo elétrico também estava sem chave (mas aparentemente as chaves estavam por perto) e alguém se deve ter sentado no mesmo e deverá ter carregado em alguns botões, fazendo com que o veículo se movesse.
Além do atropelamento das pessoas, o Zeekr Extreme Kryton X também embateu com outros carros da marca que estavam expostos. A marca referiu ainda que os veículos elétricos não estavam estacionados no modo de “exposição”, mas sim estacionados no modo de conforto normal.
Típica chinesice, tudo mal feito, cheio de bugs, mas com design e aspeto para enganar o parvo. Deixem só começar a invasão de carros chineses na Europa e EUA e vamos ver os problemas a aparecerem, e sem que sejam resolvidos.
Como o dos americanos fossem bons e perfeitos…poupem-me…
A Tesla é pro nos bugs e produtos inacabados…
Deverias pensar melhor no que escreves pois os Chineses em mercado de eléctricos estão mais evoluídos e com produtos superiores às típicas marcas de renome . Pois eles já têm mais de uma década de mercado em evolução. Eles já têm coisas por garantidas em carros eléctricos que aqui na Europa e nas terras do tio Sam é “revolucionário”
A skynet entrou em modo ataque.
Parece que sim.
“não é um carro autónomo”
Pelo que percebi poderia acontecer com qualquer carro moderno que não precise de ter chaves inseridas.
Óbvio que alguém clicou em start e meteu prego a fundo a pensar que não ia acontecer nada.
A culpa é de quem não colocou as chaves em segurança ou até não colocou as viaturas em modo de exposição já que tem essa funcionalidade.
O carro não tinha “chaves” e pelo que li não tinha ninguém dentro.
A única hipótese (se for possível nestes carros) é se der para controlar com o telemóvel e quem o tinha estava a experimentar ou por acidente e fez o carro andar (a BMW por exemplo tem modelos que o permitem).
Caso contrário, o software anda bem preocupante! Os chineses estão a evoluir muito e muito rápido, mas testes, acompanhamento etc não é com eles…
O ataque das máquinas já começou! Os sinais existem, continuem a ignorar!
Para a máquina “atacar” tem que ter AÍ, código que lhe dê uma consciência e saber o que é máquina e humano. Como não tem nenhum…erro de código provavelmente.
Deve ser falha humana como sempre, o BUG é uma forma de alguém fugir à responsabilidade, coisa típica do seculo 21. Venha mas é o guito. Antigamente ainda havia construtores que se preocupavam com um problema que existe e faziam um recall, agora na atualidade, estão-se a marimbar para o cliente, triste mundo.
Antigamente as marcas faziam recall mas ninguém sabia que o carro estava a ser chamado… e como tal ninguém ia as marcas ficavam bem na fotografia e poupavam uns balúrdios.
Se a falha não é humana, é de quem ? Foram os extraterrestres que construíram o veículo ?
Eu compreendo que a Pplware tenha de ganhar dinheiro e recorra a títulos sensacionalistas, mas deveria existir uma diferença entre sensacionalismo e mentira.
Uma grande parte das pessoas a quem o artigo chega ficam-se pelo título e medias, o que neste caso leva a crer que foi um erro de software (ou Inteligência Artificial), quando o mais certo é ter sido uma pessoa dentro do veículo.
Tenham mais cuidado com os títulos por favor, o vosso amplo público merece melhor.
Já temos polarização que chegue -_-
Eu compreendo que o José queira ter opinião, mas deve ter mais rigor no que diz.
Pelo menos leia o artigo, não tente advinhar.
Diz assim:
Aparentemente, sem a intervenção humana, o Zeekr Extreme Kryton X saiu disparado do lugar onde estava exposto e atropelou cinco visitantes. Felizmente, apesar do aparato, as vítimas do acidente apenas sofreram ferimentos ligeiros, mas o cenário poderia ter sido outro, já que o carro avançou descontrolado.
Portanto, seja honesto até na crítica. Nós não precisamos de clickbait. Basta termos informação correta e de qualidade.
Por outro lado está escrito que:
“Tal como referido, o Zeekr Extreme Kryton X não é um carro autónomo e a marca já fez saber que vai fazer um recall para avaliar todos os veículos que já foram entregues a clientes. Segundo o que foi revelado pela marca, o veículo elétrico também estava sem chave (mas aparentemente as chaves estavam por perto) e alguém se deve ter sentado no mesmo e deverá ter carregado em alguns botões, fazendo com que o veículo se movesse.”
Sublinhando: “alguém se deve ter sentado no mesmo e deverá ter carregado em alguns botões, fazendo com que o veículo se movesse” – é difícil perceber daqui que foi sem intervenção humana
Eles dizem mesmo “…marca já fez saber que vai fazer um recall para avaliar todos os veículos que já foram entregues a clientes.” Portanto, o resto é achismo, que eles dizem que pode ser, mas que, na dúvida, vão fazer um recall 😉 se tivessem a certeza, apenas diziam que foi a dona Maria que se sentou em cima da chave.
Depois uma coisa que vocês têm de perceber é que o sistema de parque, onde, com a chave, se pode fazer o carro avançar ou recuar, não atropela ninguém, no limite empurra, sendo a velocidade muito lenta e os sensores desativam a marcha quando detetado obstáculo. Experimentem nos que atualmente já têm isso para perceberem que o “sentar” em cima da chave é…. estranho como explicação 😉
“Carro elétrico ganha vida própria e atropela cinco pessoas” – é isto o “achismo”?
Não, foi o que aconteceu, João, são os factos até a este momento. Pelo menos, como refere o texto, ainda não há certezas concretas da real natureza do problema. O ganhar vida, como é óbvio, não quer dizer que o carro começou a respirar e tomou consciência. Refere-se naturalmente, ao comportamento inesperado, provocado por algum problema, que, supostamente, a marca também não descartou.
Como referi anteriormente, para o carro poder “atropelar” alguém, e não estamos a falar de um empurrão, tem de ser ou um erro do software do veículo (como a marca também não descartou), ou alguém lá dentro a fazer por acidente (ou de propósito) um arranque para cima das pessoas. Mas não foi dito que o carro tinha alguém ao volante, com o carro ligado, a partir para cima dos visitantes. Portanto…
“Aparentemente, sem a intervenção humana” e “) e alguém se deve ter sentado no mesmo e deverá ter carregado em alguns botões”.
História muito mal contada. Alguém a carregar em botões é intervenção humana, quer seja acidentalmente ou não.
Chamem o John Connor
“Carro elétrico ganha vida própria e atropela cinco pessoas” – Caro Pedro Pinto, vc viu bem o vídeo? Não está um homem a disparatar com alguém que está dentro do carro? Parece-me que terá sido alguém que provocou o acidente e não o carro que ganhou vida.
ISSO!!!
O carro elétrico não é o futuro. Há muita poluição associada a toda a infraestrutura necessária para a fabricação/carregamento.
Híbridos e a combustão vão continuar a ser vendidos nas próximas décadas.
A revolta das maquinas
Ade reto SATANÁS.. vai ser necessário novos exorcistas do séc 21