Afinal quanto demora a carregar um carro elétrico? Use esta calculadora
Os veículos elétricos trouxeram novos desafios aos condutores. Além das muitas vantagens, há também desvantagens como, por exemplo, o tempo de carregamento das baterias.
Para ter uma ideia do tempo de carga de um carro elétrico, existe uma calculadora que fornece essas informações.
Afinal quanto demora o carregamento de um carro elétrico? E desde os 0% aos 100%? E dos 20% aos 80%? A resposta não é propriamente simples até porque, como acontece no segmento dos veículos tradicionais, existem várias variáveis a ter em conta. No entanto, a principal variável é a potência de carga que depende do tipo de carregador.
Para ajudar os condutores, um grupo de utilizadores criou uma calculadora online onde é possível ter uma ideia dos consumos dos veículos elétricos.
Vamos a um exemplo... Qual o tempo de carga de um Renault ZOE R90?
Para exemplificar o funcionamento desta calculadora vamos considerar o Renault ZOE R90. Para começar escolha a marca e o modelo, neste caso Renault ZOE R90.
Vamos considerar o carregamento do veículo usando uma tomada monofásica de 32A o que garante uma potência de saída de 7,4 kW. O tempo de carga dos 20% aos 80% será de 3h43m sendo que a velocidade de carregamento será de 64,6 km/h.
Se pretendermos, por exemplo, saber tempo de carregamento da bateria, nas mesmas condições, mas dos 20% aos 90% o tempo de carregamento já será de 4h20m.
Uma das características do ZOE é que tem suporte para tomadas trifásicas. Neste caso, e considerando que o ZOE pode chegar a um máximo de 32A o tempo de carga dos 20% aos 90% será de apenas 1h27m. A velocidade de carregamento é de 193,2 km/h.
O utilizador pode manipular outras variáveis e assim ter um cálculo mais ajustado. A calculadora permite ainda a definição em várias medidas. Era interessante que permitisse ver os preços do kWh em euros. De resto este site está bastante interessante e já disponibiliza informações para várias marcas/modelos.
Este artigo tem mais de um ano
No meu caso 8h e 09min… por vezes não se pode ter pressa.
“A velocidade de carregamento é de 193,2 km/h.”
kkkkkkkk
5/10 minutos em qualquer bomba de combustivel… a nao ser que haja grve dos combustiveis xd
e gastas quantos €€ em combustível nesses 5/10 minutos? ah pois ‘e..
em relaçao a dinheiro é so fazer uma conta simples:
um zoe, que é tipo meio carro custa a partir de 33 mil. eu tenho um kia, bem mais duradouro que um renault e custou-me 16mil com mais extras que o zoe, e obviamente mais espaço, conforto e mais do dobro da autonomia. portanto a diferença de carro, preço por preço, sao 17 mil euros.
a diferença entre o consumo electrico e gasolina podemos contar como 4€ euros a cada 100KM se nao quiserem carregar o carro em casa durante o dia porque senao nem aos 4€ chegam por 100KM. quantos KMs/tempo sao necessarios para gastar esses 17mil euros e para ter um carro inferior?
Essa logica faz-me lembrar o pessoal que comprava o modelo a diesel em vez de gasolina porque o gasoleo era mais barato mas nem se lembravam de contar que estavam a gastar 8-10 mil euros mais no modelo e precisavam de uns 15 anos para compensar a diferença.
alem disso, o meu tempo tambem vale dinheiro. perder 3h ou mais numa viagem para carregar o carro é bem pior que pagar mais uns euros em combustivel mesmo que os carros fosem ao mesmo preço. assim como ter autonomia para poder fazer uma viagem sem me preocupar se vou ficar a meio sem combustivel.
cada um valoriza o seu tempo como acha melhor.
Fiz a opção de comprar um ZOE em 2ª mão por um preço bem inferior ao seu KIA, porque tenho outro carro, garagem e posso carregar no trabalho. O carro em termos de tamanho não é tão pequeno quanto parece. Na qualidade podemos estar de acordo.
Carros a combustão novos só a gás é que compensa.
nao sou fa de comprar carros usados porque os stands ou privados nao sao de confiança e assim tenho garantia de 7 anos com um novo.
comprou o carro em 2ª mao bem mais barato porque os carros electricos desvalorizam muito mais que um carro a combustao devido aos problemas de duraçao das baterias. estava a ler sobre iss à uns poucos dias atras.
no seu caso é carro para ir e vir para o trabalho e para viagens maiores usar o carro a combustao? isso entendo especialmente tendo onde carregar o carro no trabalho mas como carro unico, ou principal, na minha opniao um carro electrico nao compensa nem é pratico
Continuo a preferir ir de pijama ligar a ficha do carro, levo o mesmo tempo e de manhã ir desligar.
O ministro está farto de carregar, é só perguntar-lhe.
Carrego o meu carro em dois minutos
Penso que está relacionado com a autonomia do ZOE que deve andar pelos 260/270 Km, mas devia ser explicado de outro modo, induz em erro.
Em casa tenho um contador da luz com um disjuntor de corte de 30 amperes , pelas minhas contas significa que o carro demora cerca de 5 horas para carregar a bateria , o grande problema é que numa lâmpada posso aceder em cada senao dispara o geral do quadro.
Resumindo sou obrigado a ter outro contador de luz na garagem com o mínimo de 35 amperes , é mais uma renda que terei de pagar para alimentar os xulos deste nosso país até terei de pagar a famosa taxa dos audiovisuais como se tivesse televisão na garagem. Depois de toda agente em Portugal fizesse o mesmo a rede eléctrica ardia ou estava sempre em baixo pois é impossivel a EDP substituir a GALP com a actual rede eléctrica.
Agora façam as contas de quanto é que custa substituir a grande maioria da rede eléctrica em Portugal, pois se só houver postos de carregamento para carregar os carros eléctricos nas cerca de 3 mil bombas de gasolina, posso afirmar com mil% de segurança que mais de 50% do povo fica a andar a pé pois não consegue carregar as baterias muito pior que o que se passou na greve de abril dos motoristas de materias perigosas.
Em 2 minutos autonomia para 900km, logo 27000km/hora
Os tempos referidos são para carregamento em casa. Com tarifa bi-horária dá para carregar do 15kw por 1,5€, não me importo de ter o carro a carregar toda a noite e gastar 1,5€ cada 100km.
Em viagem existem carregadores muito mais rápidos, nomeadamente, os superchargers da tesla que carrega o carro em 30 min.
Esperem pelas taxas e taxinhas que vão aparecer para compensar a perda dos impostos cobrados aos produtos petrolíferos. Temos de contabilizar o valor que se parga a mais por um carro elétrico, o valor do aluguer das baterias, o valor da instalação elétrica para regar em casa, a desvalorização do carro, etc.
No fim veremos se fica realmente mais barato
ficara sempre mais barato.
nao, nao fica. quantos KMs sao precisos para compensar mais 15-18 Mil euros num carro em diferença electricidade-gasolina?
um zoe custa 33 mil euros e é do tamanho de um carro de brincar. minimo 27 mil se for aluguer de bateria mas tem-se de pagar mensalmente pelos ciclos gastos.
mesmo que consideremos uma diferença de 4€ por 100 km estamos a falar de mais ou menos 400 mil KM ate ao break even na diferença de preço.
Fez contas rodrigo?
1º Compare o preço de dois carros similares novos.
– o carro elétrico será pelo menos uns 15 a 20 mil euros mais caro. Acabou-se logo aí a história de que o carro elétrico tem menos manutenção porque a diferença de preços paga a manutenção de um carro a combustão durante a vida útil do carro e ainda sobra dinheiro.
2º compra as baterias ou aluga as baterias com uma mensalidade.
Se compra as baterias sabe que lhe vão durar x ciclos. Em média e para leigos diz-se que duram cerca de 10 anos mas se andar muito duram menos concerteza porque atinge os cilcos de carga em menos anos .
-Ao fim dos 10 anos tem a opção de comprar novas baterias que equivale a gastar largos milhares de euros num carro com 10 anos.
-Se alugou as baterias então tem que somar o valor do aluguer das baterias ao preço da eletricidade que gasta para carregar o carro e dividir pelos km que faz.
Se analizar estas situações sem deslumbramentos vai ver que essa do 1,5 dos 2 , 3 , ou 4 euros por 100km é ficção. O consumo do carro elétrico é o preço da eletricidade consumida e o aluguer das baterias ou a desvalorização das que comprou pelo menos 10% ao ano isto se andar na média.
Ninguém está aqui contra ou a favor dos carros elétricos. Cada um que tome as opções que achar melhor mas minimamente informado.
Quando os carros electricos carregarem a 100%, mesmo em 10 min, aí sim… as marcas vão ter vendas em numeros bastante agradaveis para eles…até lá… mesmo a 32A, leva hora e meia a carregar? Que vergonha…
Gostaria de saber se estes dados são assim tão fiáveis como se diz no artigo, isto porque é sabido que as baterias têm que “aquecer” antes de chegar aos valores máximos de receção de carga, ou seja, queria saber se a calculadora já entra com este pormenor nos seus cálculos ou baseia tudo nos valores máximos (que só são alcançados muito tempo depois de estar a carregar). O único carro elétrico que conheço, que tem um sistema de pré-aquecimento das baterias é o mercedes EQC que ainda não está no mercado. Nas contas finais este pormenor pode ser muito importante.
O meu carro elétrico demora cerca de 5seg a carregar. É só chegar a casa, demorar esses 5seg a ligar a tomada e ir jantar/dormir. De manhã está nos 100%. Maravilha