Veículos elétricos com carregamentos sem fios mudarão a realidade automóvel
Há uma necessidade urgente em melhorar a capacidade das baterias, a velocidade dos carregadores e a eficiência dos veículos elétricos. Contudo, mais que isso, a indústria tem de promover tecnologias que mudem para sempre a mobilidade automóvel. Desta forma, o desenvolvimento da tecnologia de carregamentos sem fios será capaz de mudar a forma como vemos atualmente a mobilidade elétrica.
A Qualcomm parece ter já a solução pronta.
Carregadores sem fios para carros elétricos
Há alguns anos que existem projetos e estudos sobre carregadores sem fios para veículos elétricos. Isto porque a tecnologia de carregamentos sem fios promete mudar, para sempre, a mobilidade elétrica. Aspetos como autonomia e tempos de carregamento são os principais obstáculos à captação de mais utilizadores.
Contudo, além destes dois entraves referidos, o preço dos veículos elétricos é a terceira barreira. No entanto, como temos estado a assistir, os preços estão a cair e o ganho é maior nos elétricos. Assim, é necessário iniciar a produção em massa de mais carros elétricos. Desta forma, o terceiro entrave irá desaparecer. Mas, e os outros dois?
Qualcomm quer fazer a diferença no segmento moderno dos carros
As baterias de grande capacidade, com soluções como o eletrólito sólido e o uso de outros materiais, além de sistemas de carga rápida e ultrarrápida, estão já a ser uma realidade. No entanto, a verdadeira solução para a ansiedade de autonomia pode vir de mãos dadas com o carregamento sem fios. Pelo menos essa é a aposta da gigante tecnológica Qualcomm.
Sabemos, pela experiência noutros produtos, mesmo que em segmentos diferentes, que o carregamento sem fios ainda não prima pela velocidade. No entanto, a gigante americana não está preocupado com isso. O que a Qualcomm propõe com esta tecnologia é a facilidade de realizar o processo de carregamento de modo que uma recarga rápida, num único local, seja substituída por várias recargas curtas em muitos lugares. Para isso, a empresa dá como exemplo colocar os carregadores por indução nas garagens públicas e privadas, áreas de estacionamento e descanso, e áreas onde temos os veículos parados por um certo período.
Há muitos cenários onde podemos ter em conta o sítio ideal para cargas casuais e estáticas, as possibilidades são imensas.
Tecnologia Qualcomm
A tecnologia Halo da Qualcomm é essencialmente uma versão estendida daquela que usamos nos smartphones. Carregamentos sem fios com o princípio físico baseado na indução magnética.
Em termos práticos, existe uma bobina localizada no solo e esta gera um campo magnético. Assim, através desde campo magnético é induzida corrente elétrica até uma outra bobina localizada na parte inferior do carro. Desta forma, gera-se uma corrente elétrica que alimenta a bateria.
A plataforma de carga mede cerca de um metro quadrado, enquanto o recetor, no carro, é colocado num dispositivo menor. A operação é complementada com uma app que é instalada no smartphone e, recorrendo a gráficos intuitivos, o utilizador consegue alinhar as bobinas.
Quando os dois dispositivos estiverem alinhados, a potência de carga que pode ser alcançada será de 3,3 kW, 6,6 kW ou 20 kW. O sistema incorpora um mecanismo de segurança que o desativa quando deteta um objeto estranho entre as plataformas de carga e envia um alarme ao condutor.
Atualmente, esta tecnologia já está em utilização no carro médico que participa na Fórmula E. Este é um protótipo que tem como missão testar o efeito de desgaste causado pelo intenso uso.
Embora a Qualcomm possa implementar esta tecnologia em qualquer veículo elétrico, é provável que seja incluída em aplicações OEM (Original Equipment Manufacturer) incorporados nos sistemas de informações e entretenimento de cada fabricante.
Na Fórmula E, a Qualcomm mostra às empresas fabricantes a sua tecnologia, podendo personalizar e ajustar a mesma ao desenvolvimento do software de cada marca.
BMW na vanguarda da tecnologia de carregamentos sem fios
A BMW começou a fabricar os seus primeiros sistemas de carregamento indutivo em julho de 2018. Esta tecnologia está atualmente a ser introduzida no BMW 530e iPerformance e está pronta para trabalhar em muitos dos modelos híbridos plug-in da marca.
A marca germânica fabricou um sistema que tem duas partes chamadas Groundpad e Carpad. O primeiro é colocado no chão e o segundo é ligado ao sistema de carga da bateria do carro. A BMW diz que, por enquanto, atinge uma potência de 3,2 kW, com o qual a bateria é carregada em três horas e meia, graças a uma eficiência energética de aproximadamente 85%.
Carregamentos sem fios - serão viáveis num futuro próximo?
A massificação dos veículos elétricos está já a acontecer. Contudo, muitas pessoas, possíveis futuros utilizadores, apontam o dedo às baterias, à autonomia e ao tempo de carregamento (assim como à falta de infraestruturas de carregamento).
No entanto, a resolução destes problemas atuais podem passar por ter automóveis mais otimizados e comedidos no consumo, ao invés de aumentar o tamanho ou a capacidade de armazenamento. Assim como o tempo de carregamento pode passar por aproveitar espaço e tempos mortos para cargas incrementais, ao invés de se apostar em estruturas caras de supercarregadores.
Este artigo tem mais de um ano
“tecnologia de carregamentos sem fios”—»ISTO É QUE ERA !! 🙂
Volta Nikola Tesla!
Enquanto não atingirem a barreira dos 5m pelo menos, não acredito nos 100% elétricos….
Já pensaram que se toda a gente aderir aos eléctricos, conforme está esta tecnologia, isto seria um caos?
Pouca autonomia implica vários carregamentos numa viagem e ninguém está para parar 10 vezes numa viagem Norte / Sul ou para esperar não sei quanto tempo para fazer um carregamento que dá para 50km mais e repetir tudo de novo. Fora as filas intermináveis à espera de carregador….
Depois temos o facto de a maioria da população morar em prédios…. onde carregamos os nossos ecológicos pópós?
Vão encher as ruas de carregadores? e mesmo assim existe estacionamento para todos? Sabemos que não…. e basta ver o estacionamento selvagem que todos os dias os peões sofrem….
Por isso e por outras tantas não acredito por ora nesta maravilha da tecnologia…
Para mim os mais viável e promissor nos próximos anos são os híbridos e topo seria a evolução do hidrogênio para o mundo automóvel
Aconselho a investigar um pouco sobre o gênio que foi Nikola Tesla
Parara 10 vezes? Com a última versão do fast charge da Tesla dá para fazer uma viagem sul norte somente com uma paragem. Mesmo que seja por 30 minutos não me parece muito.
10 vezes foi uma força de expressão…. no entanto 30 minutos a carregar e mais quanto à espera para carregar?
Imaginemos Aveiras em hora de ponta….
O que digo é que a tecnolpgia ainda não está adaptada para realidade e é preciso mais que 5 anos para se adaptar, ao contrário das palavras do governo.
Mas espero estar enganado, porque quero alternarivas e muito, ao que existe actualmente.
Como de norte a sul? De norte a sul do que? Dá para ir de Sagres a Bragança? Não creio..
A barreira dos 5m? Mas os carros elétricos já conseguem viajar mais do que 5 metros. Pouco mas conseguem!
Sorry… era um carregamento de 5 minutos que queria dizer e não andarem 5 metros
5m??
10x??
50km?
Bem a quantidade de informacao errada é assutador, claramente vives a leste dos EVs e das tecnologias desenvolvidas e as estrategias que vao ser aplicadas
Não estou a prestar qualquer tipo de informação, apenas quero alertar (talvez com algum exagero, admito), que a realidade tecnológica não está ainda em consonância com a realidade do dia- a- dia. Talvez para lá caminhemos e espero bem que sim mas atualmente não está.
Se não vejamos, por muito que a barreira da autonomia esteja a ser batida, na verdade na maioria dos casos verifica-se que ainda é baixa e quando é alta os preços ainda são proibitivos.
Depois temos os carregamentos. Também aqui se procura alternativas rápidas e têm-se encontrado algumas soluções interessantes. Mas uma vez mais ainda não foi encontrada a forma adequada para o estilo de vida que temos. Ou seja nem ruas, nem postos de abastecimento podem de forma rápida dar escoamento a um numero elevado de veículos ao mesmo tempo. Tudo tem funcionado porque apesar do crescimento mercado destes veículos ter vindo a subir, na verdade ainda são em menor numero.
Apenas uma opinião
Não esqueça da obsolescência programada que ainda vai piora ainda mais o que já está no ecossistema.
Que eu saiba a “carregar” um depósito de combustível (80 l) demora mais do que 5 minutos e ainda tens de somar o tempo de espera para pagar que muitas vezes demora o dobro do tempo que demorou a encher o depósito! E nem por isso se deixa de o fazer!
Num VE só contarás o tempo de recarga e tudo o resto relativamente ao pagamento está automaticamente feito!
Se no futuro, por cada lugar de um parque de estacionamento (principalmente nas auto-estradas) vier a existir um destes sistemas de carregamento sem fios imaginem o potencial da coisa!
Deixa simplesmente de ser necessário ir de propósito à “bomba” para “abastecer” o carro!
Pois, o carro fará sempre a sua própria gestão de carga de cada vez que estacionar.
Neste artigo o vídeo está disponível no Android, mas não está no ios…enfim, nunca mais evoluem…
Desculpa lá mas estou a ver no iPhone e funciona muito bem.
Tenho o ipad 10.5 e o vídeo não funciona. Talvez algum problema no ipad.
No iPad realmente não dá. Mas dá no iPhone efetivamente…. estranho. Vou verificar. Obrigado pelo alerta.
No Safari (ipad) não funciona mas funciona com o chrome. Mt estranho. Obrigado
Será que não ter fios é vantajoso mesmo tendo que arrastar um módulo adicional, ainda para mais exposto ao ambiente?
Eu também gostava de teclados Wireless, até que estive num escritório com mais teclados e por cada 10 teclas só 8 eram registadas. O mesmo no telemóvel: se posso carregar em meia hora com cabo porquê usar o sem fios para carregar em 2h se ainda para mais tenho que ter o cabo normal mais uma dock wireless?
Partilho parte da sua opinião, mas imagine que os estacionamentos passam todos a ter o módulo de carregamento sem fios em cada lugar de estacionamento? Tão cómodo como hoje parar o carro para ir para o trabalho, ao café, supermercado, etc… e quando chega já tem mais autonomia!
A principal desvantagem deverá ser, como alguém disse, o desperdício de energia e o custo de instalação.
Com a unificação das fichas de carregamento… Ao estacionar é só colocar o cabo… Mais rápido, mas realmente não tão prático…a maçada de colocar o cabo…
@Ferrugem partilho da tua opinião… Ainda há um longo caminho a percorrer… Vejamos…até poderiam colocar carregadores…quem assume esse custo? O país/estado? As empresas de electricidade? Etc etc… Aqui está o negócio…daí estar um problema que retarda a implementação do eléctrico…e seu desenvolvimento… O hidrogênio seria mais fácil…as bombas já existem…seria apenas adicionar tanques para hidrogênio…contudo é instável e implica muita segurança e e precisa na mm de haver baterias nos carros para armazenar a energia gerada…será que podia energia tão rápida quanto descarrega? Etc…muitas questões…
Por enquanto aproveitem para dar umas voltinha em carros que no amanhã serão..passado…e não tarda muito…
Exatamente…. acrescento apenas que no hidrogênio não existe grande aposta, por ser uma aposta pouco rentável para quem a explore… porque se quiserem conseguiam arranjar soluções
Agora imagina que por possuías garagem ou lugar de garagem. Com carregador wireless era só estacionar o carro e ir embora. Não vejo nada mais prático que isso.
Ma minha situação que a garagem é um pouco apertada era o ideal
A evolução do hidrogenio isso realmente é que era óptimo. Praticamente uma fonte inesgotável, obtém se da água, combustão liberta vapor se água, será assim tão dispendioso quanto os milhões gastos em mobilidade elétrica?
O primeiro veículo que vi com motor a hidrogenio num carro exatamente igual ao de combustível fóssil foi durante o ano de 1993!, num nada mais que Bugatti EB110, que movido a hidrogenio era mais rápido que a versão a gasolina e fazia uma redução de combustível na casa dos 30%. Vejam a quantos anos foi isso? Porque é que não se deu evolução no hidrogênio?…
Sim é esse o futuro, os elétricos são os próximos telemóveis e tablets e vão durar mais uns 20 anos depois acordamos para o hidrogénio
o problema não é o hidrogénio. é que essas células de hidrogénio para terem um bom rendimento necessitam de platina que custa 24€/g, para comparação, o ouro custa 37€/g. Ou seja, imagina aí carros com quilos e quilos de ouro. não pode ser
até arranjarem alternativa viável à platina, o litium ganha.
Todo o teu comentário torna-se inválido quando achas que a melhor forma de usar hidrogénio é queimando-o 🙁
Pensa só no rendimento energético de qualquer motor eléctrico e verás o porquê dessa ser a solução mais rentável e económica!
Se ainda pensares em usar o H2 para gerar energia eléctrica! Mas, mesmo isso deve ter um rendimento energético muito menor do que carregar baterias directamente. Mas, poderiam ser desenvolvidos veículos híbridos com um sistema auxiliar de H2 para além das baterias para permitir maior autonomia!
Talvez seja preciso lembrar que um sistema de carregamentos sem fios desperdiça muito mais energia.
No caso de carregamento por fios, estamos a falar de uma eficiência acima de 90%.
No caso do sistema sem fios a eficiência cai para 66% no melhor dos casos e 50% no pior.
Apesar desta tecnologia de indução já existir há quase 100 anos, esta eficiência continua a ser o seu maior problema.
De que adiante andar a comprar um carro elétrico para poupar o ambiente, se depois vamos desperdiçar tanta energia todos os dias?
mais vale desperdiçar o dobro de energia se esta vier de fontes renováveis.
claro que de momento não viria, mas quem sabe no futuro façam grandes produções centralizadas de renovável
No video , ele diz que a eficiência é de 93% e não 66% .
Mesmo um desperdício de 7% acho mau.
Mas melhor do que esperava.
Porreiro ver cada vez mais empresas a investir e a criar tech neste sector.
Então e se eu tiver ratos na garagem? tzzzz!!!
É uma tecnologia que só serve para carregar pequenos aparelhos, é ineficiente e com correntes elevadas gera muita interferência.
Não consigo entender qual a vantagem do carregamento sem fios para alem de poupar o trabalho de ligar um cabo…que não é assim tanto. Não resolve nenhum problema nem desvantagem dos carros electricos.
Fará a diferença pela quantidade. Isto porque se tiveres estes carregadores em qualquer lado que seja normal parares, como um hipermercado, restaurante, em casa, no cinema, etc.. podes fazer carregamentos pequenos mas vários. Visto que não exige uma estrutura tão dispendiosa como a atual. Pode não resolver um problema, mas que o pode diminuir bastarem, isso pode.
Mas isso não resolve o grande handicap dos carros electricos: O facto de não serem uteis em distancias grandes. Pode ser uma mais valia em ambientes urbanos mas creio que os inconvenientes essenciais se mantèm.
Sim, é verdade que não irá ser a solução, porque mais carros exigem mais carregadores. Mas, pode ser uma forma mais simples de combater o problema. Mais estruturas destas podem ser mais simples de colocar nesses tais sítios onde estando parados podemos aproveitar. Mas concordo que não é a solução de todos os problemas.
E
O problema da reprodução do video no Ipad continua. Alguma solução?
Uma coisa destas por indução …
https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/04/estrada-na-suecia-recarrega-carro-eletrico.html
Há vários sim. A Suécia tem muitos exemplos, olha este: https://pplware.sapo.pt/high-tech/suecia-primeira-estrada-electrica-do-mundo/
Estou contigo João, também não estou a ver vantagem nenhuma. A perda de potência de carregamento não compensa o pequeno esforço de ligar a mangueira.
Pode ser que com isto possa por o meu eléctrico na placa de indução da vizinha!
🙂
Esse comentário dá para utilizar na letra de musicas populares 😉
Top comment. Quim Barreiros next best seller
Para mim esta tecnologia é desde o primeiro dia que ouvi falar nela( e vejo sempre a bmw ligada a ela, por isso parabéns à bmw) pensada para os carros autónomos. O carro eléctrico vai ser a unica opção viável quando o carro autónomo vier para ficar, e o carregamento wireless vai ser fundamental aí.
Não nos podemos esquecer que os carregamentos à borla também são coisas do passado, embora aqui até acredite que apesar de poder subir o preço nos próximos meses, a longo prazo há de ter tendência a diminuir.
Imaginem este cenário:
Vou a um centro comercial que tem 700 lugares normais e 100 lugares com wireless charging, deixo o carro num lugar normal qualquer, acedo a uma app tipo a actual da “lime” (das trotinetes) escolho que vou ficar 1hora no centro comercial e que quero 10kwh de carga, a app faz a gestão dos lugares de carga que tem disponível e ajusta a minha carga conforme o que eu quiz, dou a permissão à app para “chamar” o meu carro e quando vier das compras lá está o meu carro no mesmo lugar e com a carga feita.
Radiação Electromagnética com fartura.
http://eletrions.com/novo/noticia/danos-causados-pelas-ondas-eletromagneticas-no-corpo-humano
Não esqueça do famigerado 5G que em breve irá matar milhões de cidadãos europeus, seja por radiação do mesmo ou acidentes causados pelo carro autônomo.
Para mim esta tecnologia é desde o primeiro dia que ouvi falar nela( e vejo sempre a bmw ligada a ela, por isso parabéns à bmw) pensada para os carros autónomos. O carro eléctrico vai ser a unica opção viável quando o carro autónomo vier para ficar, e o carregamento wireless vai ser fundamental aí.
Não nos podemos esquecer que os carregamentos à borla também são coisas do passado, embora aqui até acredite que apesar de poder subir o preço nos próximos meses, a longo prazo há de ter tendência a diminuir.
Imaginem este cenário:
Vou a um centro comercial que tem 700 lugares normais e 100 lugares com wireless charging, deixo o carro num lugar normal qualquer, acedo a uma app tipo a actual da “lime” (das trotinetes) escolho que vou ficar 1hora no centro comercial e que quero 10kwh de carga, a app faz a gestão dos lugares de carga que tem disponível e ajusta a minha carga conforme o que eu quiz, dou a permissão à app para “chamar” o meu carro e quando vier das compras lá está o meu carro no mesmo lugar e com a carga feita.