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Bombeiros de Oliveira do Hospital compram ambulâncias elétricas

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. EEQTR911 says:

    170 mil euros? Não há problema! Os contribuintes pagam os gastos excessivos do governo!

    • Victor von Frankenstein says:

      Vai poupar dinheiro a médio e longo prazo…

    • Castro says:

      os bombeiros voluntários não fazem parte de nenhuma estrutura do Estado, são estruturas locais independentes, por isso isto não tem nada a ver com o governo. O problema é que

      • Há cada gajo says:

        E não recebem nada do orçamento de Estado ? Andas distraído…

        • Castro says:

          Recebem tal como milhares de outras entidades privadas ou sem fins lucrativos que prestam serviços ao estado e/ou à população! Isso não torna essas entidades parte do estado, nem é o estado que decide as compras dessas entidades.
          Por exemplo, numa situação destas o estado/governo irá apenas pagar por cada transporte de doentes segundo uma tabela pré-definida pelo estado. De modo que o governo não deve gastar nem mais nem menos dinheiro só porque os bombeiros compraram estes veículos.
          No máximo a autarquia local poderá financiar parte do investimento da compra, mas isso não tem nada a ver com o governo ou as suas políticas orçamentais. Os bombeiros voluntários têm normalmente várias fontes de financiamento.

          • Hola says:

            Os bombeiros recebem apoio do estado conforme a área ardida, portanto quantos mais fogos melhor, até já foram apanhados uns bombeiros malandrecos.

    • Ferreira says:

      Falam de um custo de 170 mil euros, mas não dizem quantas unidades foram adquiridas cim esse montante.

    • Mario says:

      Tem ideia de quanto gasta uma viatura destas por mes em litros de gasóleo? Se calhar não… é só especialistas de teclado.

    • Mario says:

      @EEQTR911 se calhar preferes que as ambulâncias comecem a ser pagas como na América, e onde pagas 8000€ dia para estar no hospital.
      Mas se calhar mais valia… oxalá quando precisares apareça uma ambulancia.
      Tenho um amigo bombeiro, e o patrão repreendeu-o por estar sempre a sair ao serviço dos bombeiros… até ao dia… em que diz então voce não sai, vá lá que é o meu filho que teve um acidente… quando toca ás pessoas as pessoas mudam.

  2. Zé Fonseca A. says:

    Ambulâncias de transporte de doentes, não são de emergência médica, faz toda a diferença esse pormenor

  3. kendimen.c says:

    170000 / 500 = 340 meses
    / 12 = +- 28 anos !
    Acredito que haja outras poupanças a nível de manutenção e reparações, pois o argumento da poupança em combustível parece enviesado.
    Mas isto são contas feitas à data de hoje, ninguém sabe como o preço dos combustíveis e da eletricidade vão evoluir.

    • Grunho says:

      Contas erradas. A amortização do custo da ambulância não são os 170 mil, mas sim a diferença entre eles e o custo da ambulância equivalente a gasóleo. Que também não é à borla, longe disso.

      • kendimen.c says:

        Sabe se estavam a pensar ambulâncias ou se compraram estas apenas para aproveitar apoios e/ou poupar em combustíveis?
        Eu fiz as contas com a informação que tenho como factual neste momento.

        • Mario says:

          @kendimen.c basta que ao fim de 4/5 anos as ambulancias tenham que levar toda a componente de antipoluição… adblues, filtros de particulas, catalisadores. Nisto gastam uns 4000€ por cada uma. Indo á marca e nao á oficina do ti mário da esquina que anula o sistema.
          Só aí poupam imenso.

          • kendimen.c says:

            Do que percebi do que escreveu, está basicamente a concordar com o que escrevi “Acredito que haja outras poupanças a nível de manutenção e reparações”.

    • Telmo says:

      O 500 é o quê? Valor mensal de gasóleo? Não me parece que três ambulâncias de transporte de doentes gastem apenas 500€ mensais.

      • kendimen.c says:

        “Com a instalação de painéis elétricos, foi possível reduzir a fatura dos 800 euros mensais para “apenas” 300 euros mensais”
        800 menos 300 = 500
        mas a eletricidade deve ter mais utilidade além de carregar as ambulâncias, e ainda bem!

        • Telmo says:

          Certo, mas o valor a ser dividido não deve ser o valor de aquisição das ambulâncias+painéis mas sim a diferença de valores entre ambulâncias a combustão+painéis e adquiridas.

          • kendimen.c says:

            No artigo diz “Ambulâncias elétricas custaram 170 mil euros”. Nem refere o custo dos painéis solares.
            E repito o que escrevi noutro comentário: sabe se estavam a pensar comprar ambulâncias ou se compraram estas apenas para aproveitar apoios e/ou poupar em combustíveis?
            Eu fiz as contas apenas com os dados deste artigo.

  4. Lopes says:

    São basicamente taxis pagos pelos contribuintes.

  5. Timóteo says:

    Daqui a pouco, já devem estar todas com as baterias nas lonas. Nessa altura e quando receberem a fatura de substituição das baterias é que vão perceber a asneira… Se pensavam que iam economizar, vão sentir na realidade o contrário. Boa Sorte!

    • JL says:

      Ena, tanta previsão, quando isso acontecer já pouparam dinheiro que chega para 3.

    • Mario says:

      Vê-se mesmo que nunca andaste nem tens, nem nunca leste nada de elétricos. é preferivel falar á toa.
      Se as baterias durarem 10/12 anos, já pouparam qb para o banco de baterias.
      Eu tenho um a diesel e em ano e meio já levou quase 4000€ em manutenção. fora as manutenções anuais.
      Sim vou á marca e não ao manel, amigo do primo do tio do sobrinho que tem um amigo que anula o adblue.

      • Peter says:

        Então foste enganado. Se queres vender a ideia que os EVS são bons, acho bem, mas ao menos não mintas, só te fica mal, e se foste enganado, só te fica pior.

  6. PJA says:

    Uma ambulância custa 60000.

  7. Mario says:

    Os ilustres comentadores aqui, é tudo boa gente… fala-se de elétricos ah tá mal, fala-se de diesel, ah poluem, fala-se de triciclos, ah não serve.
    Decidam-se.

    • Peter says:

      Não se decidem porque falam do que está lá em casa , isto é só ego a falar. Ninguém quer ouvir os argumentos de cada lado da barricada, e depois existem pessoas como esse JL (que honestamente tenho lido o que diz, e tenho de comentar pq não gosto de pessoas assim, tudo o que for EV e ele estiver lá a medir anatomias, eu comentarei), que é só um menino com um brinquedo eléctrico que quer mostrar a toda a gente, para se validar, e depois há outros que não aceitam que os veículos a combustão poluem mais. É simples. No final do dia, em Portugal principalmente cada um compra até onde a carteira estica.

  8. Mendes says:

    Os eletricistas já chegaram aqui ao fórum. Só não sabem mesmo é fazer contas!

  9. Pedro Correia says:

    Creio que adquiriram as ambulâncias por que precisavam delas.
    Então devem ter feito contas à diferença de preço da aquisição entre versão a diesel e versão EV.
    Feitas essas contas da diferença (vamos imaginar 10.000€ a mais por cada uma, acrescentando o investimento nos painéis solares, dando um total de 40.000€, só para efeitos de exemplo), então partiram para o cálculo da diferença entre o gasto mensal ao consumo de diesel face à electricidade (por exemplo por cada 1.000Km gastariam x de Diesel ou y de energia eléctrica).
    Imagino que no cálculo do custo mensal y de electricidade, descontaram os KWh vindos dos painéis.
    Quando finalmente têm o cálculo da diferença de gastos mensais em energia (diesel versus electricidade), esse cálculo mensal é comparado com o investimento de aquisição (40K€, como exemplo) a mais que terão de fazer na opção eléctrica face à opção diesel.
    Deverá ser somada à poupança a disponibilização de energia eventualmente sobrante dos painéis ao resto do consumo do quartel (iluminação, motores eléctricos, aquecimentos, computadores, máquinas, etc).

    Posto isto, não creio ser fácil dizer logo de caras que foi uma má opção.
    Realmente só vendo as contas… Mas assim de “cheiro”, e muito ao de leve, parece ter feito sentido essa opção eléctrica.

  10. nuno a says:

    SR. Manuel Pedimos desculpa mas vai ter de alterar o exame que está á espera de realizar á mais de um ano para amanha pois a viatura nao tem bateria para o transportar hoje.

    atentamente
    Bombeiros Oliveira do Hospital

    • JL says:

      Então perdeu-a pelo caminho ? Ou fizeram aquilo que fazem aos a combustão, retiram para proveito próprio ?

      Loooooool

      • We R all DOOM says:

        “peço que aguarde umas horinhas a sua emergência, estamos só carregar a bateria.
        Como temos de ser poupados, não pode ser carregamento rápido e temos sempre deixar a bateria descarregar até cerca de 25% e voltar a carregar totalmente para não gastar os ciclos de bateria, caso contrário o tempo útil de vida da bateria dura menos anos.”

        • JL says:

          E porque havia de aguardar horas ? não podem fazer o carregamento de noite quando não há transporte de doentes ?

        • JL says:

          Dura onde ? nos seus sonhos, não viu o artigo aqui há uns dias a confirmar que não tem qualquer impacto ?

          Gastar mais ciclos de bateria ? que é isso que inventou agora ? onde posso ver isso ? nas suas invenções ?

          • We R all DOOM says:

            quem fala em ciclos fala em durabilidade de vida…. ou na sua opinião uma bateria tem carga eterna!!?

          • JL says:

            Não tem carga eterna, mas não é assim que funciona, pode carregar a bateria nem que seja 10x para chegar a 100%, que é o mesmo que carregar uma vez até 100%. As condições de durabilidade é igual a todo o resto, ou um motor a combustão também só dura uns X arranques ?

  11. We R all DOOM says:

    Clap, clap, clap… (palminhas) para o dinheiro bem gasto

  12. mamba says:

    Pago com dinheiro privado, right??..

    RIGHT???

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