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Bebé de 20 meses fica presa num Tesla por falta de bateria

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Klimane says:

    Concretamente os americanos são tão anasados que tem de chamar os bombeiros para abrir um carro para além de deixarem uma criança presa do mesmo e não saberem como reagir.

  2. F.D. says:

    Alerta de falta de carga na bateria de 12V.
    https://youtu.be/B0GXyrFDhXc
    Como em qualquer carro, se ignorado durante muito tempo, dá asneira.

    • Aves says:

      Vídeo da SIC Notícias, 1:50 – a confirmação de que não houve aviso de falta de carga na bateria. Mas, no que importa, vai dar ao mesmo se se ignora ou não houve aviso.
      Como diz a avó, isto é um caso muito sério. Na continuação vê-se que há uma forma de abrir a porta, que parece ser uma ligação a outra bateria carregada – mas nem os bombeiros sabem que existe. (Antes, para quem estiver do lado de dentro o vídeo também mostra a abertura da porta de recurso, que também muitos desconhecem).
      https://sicnoticias.pt/programas/reporteres-do-mundo/2024-06-23-video-bebe-de-20-meses-fica-presa-num-tesla-por-falta-de-bateria-0fc63fe1

      • InternetSoServePraFacebook says:

        4 notas relativas ao assunto.
        1 – foto do carro nem do mesmo modelo é (pplware podia ter feito esta parque mais correcta), a Sra tem um modelo y e não o modelo 3
        2 – no caso do modelo 3 a abertura de segurança é tão óbvia que a maior parte das pessoas que entra dentro deles usa a abertura de segurança para abrir a porta
        3 – a informação de abertura do veículo sem energia está no manual assim como estão de outros carros
        4 – se a Sra não leu o manual os Srs bombeiros têm acesso à internet e em 2s tinham essa info, não estamos nos anos 90

        • Aves says:

          Uma nota só: a informação de abertura do veículo sem energia que está no manual é o da abertura – do lado de dentro. Dentro do carro estava uma criança de 20 meses numa cadeirinha e a proprietária do carro estava do lado de fora.
          No manual não há informação de abertura do veículo sem energia – do lado de fora. Se há põe o link.
          Para o Model Y coloquei os links num comentário abaixo – e não há.

      • João B says:

        @Aves achas que alguém numa emergência vai pensar… epah se eu ligar aqui uma bateria… oh espera onde vou arranjar a bateria, ups, tenho que ir ali á loja do Aníbal na esquina que vende baterias, oh espera estão 40 graus dentro do carro…
        Aqui esquecem-se das duas variantes do KISS – Keep it Stupid Simple and Keep it Simple, Stupid!

        • Aves says:

          Não, eu partia o vidro. Foi o que fizeram os bombeiros – depois de colocar fita adesiva no vidro para os estilhaços não atingirem a criança. Eu não me lembraria disso (também, pela Lei de Murphy, não teria o telemóvel para os chamar, por ter ficado fechado dentro do carro).
          A chave dentro do comando para abrir a porta mecanicamente numa emergência é o que me parece indispensável.

  3. Nuno Pereira says:

    Pode acontecer em qualquer carro independente de ser elétrico ou não !
    A notícia é tendenciosa!

  4. Zecouves says:

    E a culpa vai ser do trump

  5. João B says:

    Avarias acontecem em todo lado.

  6. Lucas says:

    com 20 meses já não é nenhum bebé. com essa idade já andava eu no campo a pastorear as vacas.

  7. Afinal says:

    Nem sei como é possível desenvolver um carro sem um raio de uma fechadura mecânica para estas eventualidades, Tesla no seu melhor… Nada é á prova de bala ou infalível…

    • Naodou says:

      Porque estes novos carros têm a mania que vão trazer algo que os que já andam a 100 anos ainda não se lembraram de fazer!!
      tens de passar um cartão estilo débito para abrir o carro!!!
      O pior são os casos de pessoas adultas que ficam presas dentro do carro porque a fechadura é eléctrica, e em caso de acidente não abre, há casos de mortes.

      • Antonio+Vasco says:

        Os Tesla teem uma abertura mecânica para abrir do interior, já vídeos de testes a 120km de colisão , e as portas abrem sempre, mesmo amassadas.
        E o que é que tem de especial partir um vidro num caso destes?
        Há vários casos de carros ICE bloqueados, por exemplo esquecerem a chave dentro, que tem que se partir o vidro, de certeza que acontece muito mais vezes que um avô não ligar aos avisos de bateria baixa.

        • TM says:

          Já vimos isto acontecer centenas de vezes em carros ditos “normais” mas nunca é noticia, bastou ser um tesla conduzido por alguem bastante burro para se tornar noticia…

        • João B says:

          Para isso é que existe a chave suplente, que 99% das pessoas nem sabe onde é que a coloca.
          Aliás, já vai o tempo que a citroen entregava três chaves, duas suplentes e uma principal.

      • Afinal says:

        Exacto, isso é facto já é referenciado há muito sobretudo nos teslas, mas até agora nem sequer se deram ao trabalho de criar alternativa…

    • pimenta64 says:

      Concordo 100%

    • Maprl says:

      É só para pouparem uns dólares.

  8. Mort says:

    E que tal partir o vidro?

  9. Manuel Espamo Pau says:

    Alguem reparou na matricula?

  10. Joel says:

    Mas será que ninguém condena a mãe por deixar a criança no carro? Ahhhh já percebi, já não era notícia…

  11. Camões says:

    Vou comprar um Tesla, estaciono ao sol quando a bateria estiver acabar, convido a minha sogra a entrar no “pilhas” e digo lhe para esperar lá dentro enquanto vou buscar as chaves.
    Obrigado pela ideia.

    • To Zé says:

      Sim, ou com alguma sorte, o fogo, já que estes de vez em quando ardem!

      • JL says:

        Então ardem muitas vezes ?

      • Antonio+Vasco says:

        Que disparate,os combustão ardem 5 vezes mais, é só ver as estatísticas, aliás quantas vezes vê no jornal carros a combustão que arderam ? E quantos electricos?
        Mas é claro, não é notícia para si

        • Yamahia says:

          Os elektros ardem mais @António. Os padres_elektros é que querem fazer crer o contrário!

          • JL says:

            Não, ardem até 200x menos.

            Os padres_combustão é que tentam o contrário.

          • Antonio+Vasco says:

            Arden? Falar é fácil, mostre as estatísticas que demonstram isso

          • Yamahia says:

            Tem andado a faltar às aulas @António. Daqui a nada chumba por faltas.
            Ali o @JL já não tem remédio, assiste às aulas mas entra-lhe por um ouvido e sai-lhe pelo outro:

            Em 2019 solicitaram à associação de bombeiros no Reino Unido “Bedfordshire Fire and Rescue Services” dados sobre incêndios em carros e apuraram ATERRADORES 1898 incêndios em carros a combustão e apenas MODESTOS 54 incendios em carros elektros no Reino Unido. E logo os padre_elektros resolveram passar a mensagem em tudo o que era meio de comunicação social visando combater os testemunhos de incêndios em carros elektros que grassavam nas redes sociais querendo PROVÁ-LOS como enganadores.

            Agora vamo-nos por na cabeça deles:
            -Pá só 54 carros elektros é que arderam em 2019 contra 1898 dos carros a gasosa e zágóleo. Vamos já desmistificar esta cena toda. Só 2.85 % dos incêndios é que atacaram os BEV’s o resto eram todos ICE. Não importa que os ICE fossem mais velhos e os que nós queremos endeusar mais novos. Não vamos fazer referência a isso!

            Agora vamo-nos sentar e fazer as contas pela nossa cabecinha:
            De acordo com dados da Society of Motor Manufacturers and Traders (SMMT) e outras fontes confiáveis,
            Os elektros em 2019 eram 106.000 no Reino Unido.
            Considerando que havia cerca de 38 milhões de veículos em circulação no Reino Unido, os elektros representavam cerca de 0,28% do total de veículos.
            Ou seja:
            1-Os elektros ardem na ordem dos 0,051%
            Os ICE ardem na ordem dos 0,005%
            2-Conclusão, os elektros ardem mais capisce? Deixe de acreditar nos padres_elektros!
            https://www.bedsfire.gov.uk/safety/electric-vehicles
            ___________
            Tem aqui outro exemplo baseado num órgão governamental (Beijing Institute of Technology):
            China 6 000 000 elktros em 2022, 3000 Incêncios em elektros em 2022
            Taxa de incendios BEV 0,05% (praticamente a mesma percentagem que apuraram os da Bedfordshire Fire and Rescue Services do Reino Unido)
            Não falha!!!
            https://batteriesnews.com/7-battery-electric-cars-day-catch-fire-china-most-involved-brands/

            Tesla num honroso 5º lugar:
            https://images.wapcar.my/file1/42d6806d97a944649d27d033b32232ec_1200.jpg

            E logo começaram a levar com um agravamento no prémio de seguro, só para se porem finos:
            “Over 3,000 EVs Fires per Year in China, Insurance Premiums Leap 20%”

          • JL says:

            Exato, portanto são muito menos em eléctricos considerando o mesmo universo, não entendo porque insiste nessa falácia.

          • Antonio+Vasco says:

            É só ir a net e escrever “estudos USA incendios carros” e aparece lá tudo.
            Conclusão – probabilidade 5a 10 vezes maior incendio em carros a combustão.
            E repare, isto inclui os VEs anteriores a 2018, os VEs após 2018 são mais seguros e menos propensos a incendios. E o LFP sabe bem que são imunes a incendios pelas baterias

          • Yamahia says:

            O que os nrs dizem é q os elektros ardem 10x+. A matemática ainda é uma ciência exata.
            O que os padres elektros querem fazer crer para contrariar isso a mim deiz-me pouco ou nada. Sejam eles ingleses, chineses ou californianos.

          • JL says:

            Por acaso dizem que ardem menos:

            https://www.evfiresafe.com/ev-battery-fire-data

            É uma ciência exato quando se fazem bem as contas…

          • Yamahia says:

            Mais missa elektra
            As contas estão bem feitas. Experimente não custa nada.

            Admira-me é o @António tendo base de engenharia acreditar mais em filosofias q nas matemáticas.

          • JL says:

            Ah só é missa quando aparecerem os números totais, boa.

            Ele acredita nos factos.

          • Yamahia says:

            Olha nem de propósito
            https://omirante.pt/sociedade/2024-06-24-heroi-anonimo-de-alhandra-salva-crianca-de-carro-em-chamas-9b61d711
            A pouco e pouco lá surgem uns ecos em surdina, mas teve que ser um jornal regional.
            Os grandes estão bem controlados pelos padres_ elektros.

          • JL says:

            Ena, ardeu mais um eléctrico no mundo.

            Curioso porque se for há página dos vigilantes da estrada é todos os dias 3 e 4, isto daqueles que se conhecem….

          • JL says:

            Os grandes ? Não entendi ? Se fossem noticiar incêndios em carros , então passavam a ser só notícias de incendios em carros, só nos EUA são cerca de 500 por dia, cá são uma média de 7 por dia.

          • TM says:

            Engraçado @JL, fui de propósito à pagina dos vigilantes da estrada e fartei me de fazer scroll e os os únicos a arder que apanhei foram de combustão e até agora 0 electricos. Continuem a espalhar desinformação.

          • JL says:

            @TM tem lá um comentário de um bombeiro, que só no penúltimo fim de semana foram 9 incêndios.

          • yamahia says:

            Mostrem lá os vídeo desses do Facebook que é para a gente analisar que tipo de combustão é que estamos a falar.
            A verdade é que meio mundo já vai acordando para real apesar do padres elektros andarem sempre a desmentir o que é evidente:
            1-Grupo hospitalar Australiano bane veiculos carregamento de elektros nos seus parques de estacionamento. https://www.drive.com.au/news/electric-cars-banned-from-charging-at-melbourne-hospitals/

            2 – parque de estacionamento coberto com vários andares em Atalanta nos EUA bane elektros e cancela as contas a quem a ousar entrar com carro elektro: https://www.fox5atlanta.com/news/atlanta-parking-garage-electric-vehicle-ban-fires

            3-E por aí vai. Nunca se ouviu falar tanto em incêndios em garagens de blocos de apartamento como agora.

            Estes são os factos. O resto são faitdivers dos padres elektros para desviar as atenções.

          • JL says:

            Meio mundo e apresente 3 casos ? Interessante, então o mundo inteiro são 6 casos.

            Pois nunca ouviu, os híbridos são cada vezes mais, e esses são os que incendeiam mais.

            Não vale a pena negar homem, toda a vida houve incêndios em carros e cada vez há mais devido à complexidade deles, também culpa dos donos onde muitos pensam que manutenção é mudar óleo e filtro.

            Olhe, só por falar em incêndios, estação de hidrogénio que mal abriu e já explodiu, isto sim é seguro. Looool

            https://www.hydrogeninsight.com/transport/explosion-and-fire-severely-damages-hydrogen-refuelling-station-in-germany-just-days-after-it-opened-to-the-public/2-1-1667531

          • JL says:

            Os bombeiros até são padres também, não é senhor padre da combustão ? Loooool

            https://youtu.be/jCyL6CxN-zo?si=Z0xiC5TAvR9wOsE7

            Alguns padres da combustão até andam a ligar a explosão da bateria de pilhas na Correia do Sul a carris eléctricos, enfim, tristes.

          • JL says:

            Os bombeiros até são padres também, não é senhor padre da combustão ? Loooool

            https://youtu.be/jCyL6CxN-zo?si=Z0xiC5TAvR9wOsE7

            Alguns padres da combustão até andam a ligar a explosão da bateria de pilhas na Correia do Sul a carris eléctricos, enfim, tristes.

            Olha mais uma para o padre a combustão que andou a inventar com números:

            “According to data from the Swedish Civil Contingencies Agency, there have been only 23 EV fire incidents, representing just 0.004 per cent of Sweden’s total fleet of 611,000 electric cars.

            In comparison, there have been 34,000 fires from the 4.4 million petrol and diesel cars – or 0.08 per cent – making electric cars 20 times less likely to result in fires.”

            https://www.gbnews.com/lifestyle/cars/electric-vehicle-banned-parking-hospital-explode

          • Yamahia says:

            Não são 3 casos, são muitos casos. O que originou a tomada de decisões em 1 e 2 foi um sem nr. de ocorrências com carros elektros em diversos locais. É ler os artigos com atenção.

            Adicionalmente e de memória dou mais a questão da Flórida após o furacão, carros que apanharam água arderam pouco depois ou semanas depois. Houve quem regressasse de férias e só encontrou cinzas. Nem carro, nem casa.
            Outra:
            A companhia de ferrys da Noruega que baniu o embarque de elektros.
            Se fossem seguros ninguém tomaria este tipo de decisões.

          • JL says:

            Sim, um numero de 20x inferior como se vê.

            Chame-lhe medo, receio….

            Exato, portanto são muitos poucos casos, recordo que por dia ardem em média 500 carros só nas as autoestradas nos EUA.

          • yamahia says:

            Outra vez com missas @JL?
            1-já lhe deixei o racio entra elektros e combustão em Inglaterra e também deixei o racio entre combustão e elektros na China e correspondente número de incêndios. Agora é só fazer as contas, boa?

            2-arranja-me um parque subterrâneo que proiba a entrada de carros a combustão, gasolina ou gasóleo, e que só deixe entrar elektros e depois sim,depois pode tentar salvar a sua dama.

          • JL says:

            Eu também lhe deixei de outras zonas, e are de cá de Lisboa.

            Incêndios em bicicletas e trotinetas, ai não vale, só se meter as bicicletas e trotinetes a combustão.

            Já houve tantos, até cá em Portugal com os GPL, afinal era apenas medo, porque até os gasóleo são bem piores.

          • Yamahia says:

            Não se tratam bicicletas nem de trotinetes, tratam-se mesmo de carros veículos bev, essas coisas.

            Quanto aos híbridos tb arderem a exemplo dos bev, não me espanta! Afinal têm lá o veneno principal que são as baterias.
            Antigamente não se assistia a nada disto.

          • JL says:

            Trata, tanto que os números incluiam tudo, quando mostrou os dos carros apareceu um gráfico com meia dúzia.

            Errado, o veneno principal é o complicado sistema que funciona, imagine, a combustão, tanto que esses ficam logo em segundo lugar.

            Nos híbridos é fácil entender porquê, além de terem mais sistemas, está tudo mais apertado.

            Não se esqueça que baterias todos têm….

          • Yamahia says:

            Têm mas não são de lítio explosivo!

          • JL says:

            As baterias não usam lítio, e tao pouco usam algo explosivo, o contrário não se aplica aos a combustão, tanto que muitos deles usam motores de EXPLOSÃO.

          • JL says:

            Exato, portanto um incêndio, que é raro chegar à bateria, são incêndios e não explosões.

            Explosão é isto:

            https://www.youtube.com/watch?v=ghwKo1CH4ic

          • Yamahia says:

            Não aprendeu nada com aquele vídeo, pois não? Devia te aproveitado a oportunidade.
            Tome lá um mais sensacionalista:
            https://youtu.be/aLtkTp4GVuE?si=N6ZBZiG24_Cq_g5Y
            Um combustão não explode porque os gases saem pelo escape. A explosão num elektro é pq os gases não têm por onde escapar! loool

          • Realista says:

            @Yamahia Quando se fala de carros a combustão já sabes a distinção entre explosão e incendio?

            Hahahahaha

  12. Yamahia says:

    Tanga de elektros, tanta energia gerada pelo e-pedal , dizem eles, e nenhuma é direccionada para a bateria de 12V.

    • JL says:

      Tanga de combustão, tanta energia que produzem e não dão o suficiente para abrir portas.

      https://youtu.be/sPnnpYqE1vA?si=MpCrXggNS5q3KXRu

      • Yamahia says:

        Repito o meu post pq vc repete 2x o mesmo vídeo:
        “Não tem nada a ver um assunto com o outro.
        O puto é que inadvertidamente se trancou dentro do carro com as chaves dentro do carro.”

        • JL says:

          Acho que não entendeu, mas porque o carro se tranca com a chave dentro ?

          É por essas e por outras que fizeram vários recalls, não tem de trancar com a chave dentro.

          Resultado, foi o mesmo.

          • Yamahia says:

            Novamente em loop @JL?
            Assim tb sou obrigado a repetir-me:
            “Claro que tranca, se accionar o botão da tranca. Não me dica que não sabia. Afinal que carros vc já teve?!!!??!!
            Aliás está referido no vídeo que vc linkou, logo no início.
            O puto inadvertidamente carregou nesse botão e não compreendeu as explicações de como destrancar.”

          • JL says:

            Dos ultimos carros que tive, e esse audi não parece ser velho, mesmo que tranque o carro e mande a chave lá para dentro, ele abre.

            Portanto, não faz qualquer sentido isso acontece, e como disse já houve recalls para isso.

          • Yamahia says:

            Novamente mais uma resposta repetida:
            ” Claro que trancam com a “chave lá ” mas em que mundo é que vc vive?
            Se os Teslas não têm, temos pena. Aliás é a 1ª coisa que faço quando entro nos carros a horas mortas em sítios esquisitos:

          • JL says:

            É preciso trancar o carro quando está a andar com ele ? Grande chaço, o meu basta meter em drive e já foste.

          • Yamahia says:

            Não, não é. Qd inicia o andamento tranca tudo.
            Até q vc tenha tempo de meter o D já deu tempo de levar com uma marreta nos c* q nem sabe donde veio.

          • JL says:

            Então é mais seguro seguro ter um carro que tranca aos 20 kmh. Loooooool

          • Yamahia says:

            Tenho q lhe explicar tudo? Mas afinal parece q antes dos elektros NC deitou as mãos num combustão.

            Qdo a tranca é accionada pelo andamento a porta abre por dentro sem nenhum técnica especial. Ou seja como se não estivesse trancada. Por fora é q não abre.
            Se a tranca for accionada manualmente pelo botão , para abrir já requer uma técnica que é simples para quem sabe e pode ser complicada para quem não sabe, muito mais para uma criança de 20 meses que é dar duplo puxão na alavanca de abertura.
            Há ainda um botão de tranca adicional que desativa esta técnica nas portas traseiras pelo q se accionado estas portas NC vão abrir a menos q o condutor as liberte.

          • JL says:

            Eu deitei, e fazia o que dissez trancava depois de começar a andar e atingir 20 kmh, o meu é muito mais rápido, assim que entro nele, carrego no travão e meto drive,já está trancado, como vê, é muito mais seguro.

            Errado, a porta da frente tem de ser acionada na alavanca 2 vezes para destrancar, as detrás nem destrancam se estiver em movimento, nessa parte é igual aos outros.

            As detrás só abrem se a proteção para crianças estiver desligada.

          • yamahia says:

            A maioria das coisas você só está sublinhar aquilo que eu disse.
            Quanto à rapidez não tenha ilusões, o mais rápido é entrar no carro e carregar no botão da tranca.

          • JL says:

            Também tenho botão de tranca. Lol

          • Yamahia says:

            Ainda bem que tem. Já podia ter dito. Foi das primeiras coisas que insinuei. lool

          • JL says:

            Eu disse, que tinha 3 opções de trancar o carro.

    • rui says:

      ai santa ignorancia, sim há um coversor de alta voltagem para baixa, mas o modelos com mais de 2 ou 3 anos usam uma bateria de chumbo para alimentar o sistema de 12v, isso tem tendencia a durar cerca de 4 anos, os modelos nos utlimos anos já têm uma bateria de litium para o sistema de 12v e em teoria não tem manutenção.
      mas a bateria de chumbo é como em qualquer carro, ligas os cabos e o carro liga e depois disso a conversor de alta voltagem para baixa mantem o sistema ligado, tal como num carro a combustam…

  13. Jonas says:

    Pessoalmente acho pouco seguro os Teslas não terem um sistema mecânico para abertura da porta. São mecanismos baratos, com grande fiabilidade e cumprem com o objectivo “abrir a porta”.

  14. jaugusto says:

    Curiosamente basta googlar em inglês e aparece logo o manual a explicar como Opening Doors from the Outside with Power …

  15. Miguel says:

    Faz hoje 1 mes que o sandokan partiu, deviamos prestar aqui todos essa lembranca ao maior comentador do site

  16. Paulo Coimbra says:

    Curioso!
    Se fosse outra marca, diriam que a criança ficou fechada dentro da viatura, como é um Tesla, deixa de ser uma “viatura” e passa a ser um Tesla…
    Electric haters

    • João B says:

      Não é eletric haters…. é o carro não ter um sistema simples e rápido de se abrir a porta em caso de emergencia! Tirando partir o vidro, claro….
      É complicar o que é simples, altos sistemas de segurança e xptos e depois vai-se a ver, quando é preciso tem-se que inflingir um dano de umas centenas largas de euros para abrir o carro.

    • Vitolas says:

      É o mesmo que os seres que pesam ser diferentes e quem têm iphones dizerem que têm um iphone em vez de um telemovel ou smartphone, ou quem tem um tesla diz um tesla não diz um carro, esses são o que, show off´s de meio neurônio?

  17. Jota says:

    Nem venho defender a Tesla.
    Mas quem é que deixa uma criança sozinha num carro fechado?

    • Aves says:

      A avó, na garagem da sua casa, para ir com o neto ao Jardim Zoológico:
      – pôs a criança, de 20 meses na cadeirinha no banco de trás e fechou a porta
      – deu a volta ao carro e quando foi para abrir a porta do condutor estava trancada, não a conseguiu abrir, ou qualquer outra.
      Não vens defender a Tesla … vens só sugerir qua a culpa foi da avó 😉
      https ://sicnoticias.pt/programas/reporteres-do-mundo/2024-06-23-video-bebe-de-20-meses-fica-presa-num-tesla-por-falta-de-bateria-0fc63fe1

    • Nuno says:

      Como entras no teu carro com ele trancado? Podes explicar ou estás armado em burro?

  18. TdSR says:

    Razão número 1000 para não comprar um elétrico.

    Por isso as vendas estão a cair a pique. O consumidor final finalmente abriu os olhos e voltou para os CI e híbridos.

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