Barreiras e dificuldades na UE para a instalação de painéis solares. Mas por que razão?
A Europa tem armazenada a mesma quantidade de painéis solares que instalou, segundo um novo relatório. Esta realidade mostra que existem “estrangulamentos e barreiras significativas” à instalação solar. Não deveria ser ao contrário, facilitar para aumentar a produção de energia solar?
Painéis solares nos armazéns não geram energia
De acordo com o relatório Freedom from Fossil Fuels da Rystad Energy, 40 gigawatts (GW) de painéis solares estão guardados em armazéns em toda a União Europeia, o equivalente ao que foi instalado em todo o bloco de 27 países em 2022.
Se estes painéis fossem instalados, poderiam substituir sete mil milhões de metros cúbicos (bcm) de gás fóssil, que deverão aumentar para 15 bcm no final do ano, uma vez que a Rystad Energy prevê que o número de painéis armazenados deva aumentar para 100 GW.
Para a empresa de investigação energética, esta é a prova de que existem "estrangulamentos e barreiras significativas" à instalação solar.
Os países europeus precisam de expandir os programas de formação para os instaladores de painéis solares, resolver os estrangulamentos da rede e simplificar os processos burocráticos para que os painéis solares saiam dos armazéns e cheguem aos telhados das casas e das empresas o mais rapidamente possível.
Esta deveria ser a principal prioridade para os governos de toda a Europa que estão a tentar reduzir as emissões e fazer com que a Europa deixe de consumir gás rapidamente.
Afirmou Tara Connolly, ativista da campanha Para Além dos Combustíveis Fósseis, em comunicado.
A UE prometeu tornar-se neutra em termos de carbono até meados do século e está a acelerar a sua diversificação energética, afastando-se dos combustíveis fósseis devido à guerra da Rússia na Ucrânia.
UE está cada vez menos dependente do gás da Rússia, mas poderia estar melhor
Antes da sua agressão à Ucrânia, Moscovo fornecia 40% das importações de gás natural da UE, bem como cerca de um quarto das importações de petróleo e 70% das remessas de carvão. Mas, desde então, a UE decretou um embargo à maior parte do petróleo e do carvão russos e reduziu drasticamente as importações de gás russo, recorrendo a fornecedores alternativos.
Esta dependência energética da Rússia e o facto de Moscovo a ter utilizado como arma - cortou o fornecimento de gás à Europa Ocidental através dos gasodutos Nord Stream - levaram a UE a duplicar o seu objetivo de utilização de energias renováveis até 2030 para 42,5%, tendo os Estados-Membros sido instados a reduzir a burocracia para esses projetos.
Este artigo tem mais de um ano
Infelizmente para o estado, não há forma de cobrar IVA ao sol pela luz solar gratuita, para obter receitas.
Assim é preferivel colocar entraves a quem queira ser auto-suficiente sem ter que pagar a electricidade que é fornecida pelas grandes empresas do ramo.
Antigamente, para vender tinha que ter atividade aberta na DGCI e a partir de um certo montante, pagava imposto.
Agora basta contratar um agregador. Claro que o agregador paga muito pouco.
Há ainda que perceber que se todos os telhados tiverem 4 painéis solares será necessário enormes investimentos na rede eléctrica para escoar os excedentes (quando há sol)
Continuas a ter que ter atividade aberta na mesma e declarar o que recebes…
? Contratando com um agregador necessito de ter atividade aberta?
Boa tarde
Sim e tens que enviar o SAF T todos os meses este ano fica isento de pagamento de impostos até 1500€
Austrália e NZ tem zonas onde cobram para escoar o excedente, precisamente por ser muito
+1
para escoar o excedente basta minerar bitcoin.
Podem cobrar não ao sol como é evidente, mas a quem capta.
Já há exemplos nalguns países
Um aplauso a antonio costa que foi o primeiro a acabar com carvao na europa e somos totalmente independentes em producao eletrica e 100% de forma renovavel. O hidrogenio verde de sines veio transformar a economia portuguesa na futura holanda, o partido socialista metece um aplauso pelo esforco para modernizar portugal e melhorar os salarios que ja sao dos mais altos da europa a rondar os 2700 euros de media. Muito bom, orgulho no meu Portugal
Ainda somos dependentes do gás natural
ui, temos aqui militante.
Imagino que haja limitações na mão de obra e, mais importante, capacidade limitada de investimento. Se me vierem ibstakar 20 painéis solares no telhado do condomínio à borla, acho que não haveria oposição dos condóminos.
Desconfio é que se ocorresse essa duplicação amanhã, às 12h00 haveria imensas restrições na rede eléctrica para gerir tanto excedente…
Excedente? Basta vender na corrente eletrica ou acumuladores para guardar
Basta vender o excedente? Tu percebes é de presuntos isso sim.. Portugal até paga para escoar o excedente
Tentei colocar na varanda do meu apartamento, na vertical, a Câmara Municipal considerou que é alteração de fachada e não autorizou a instalação. Bem-vindos a Portugal.
Primeiro há que explorar os telhados.
Se está DENTRO da varanda, pode fazer o que quiser, a câmara não pode proibir; se está pendurado NA OU FORA da varanda não pode.
Não podes fazer o que te der na gana à fachada de um prédio. Nem que a vaca tussa.
“Isso é que era doce…”
Têm razão como é lógico
Quase 7k para meter painéis e bateria? E ainda ter que lidar com os mesmos gatunos como a EDP?
Claro que é preferível dar cabo do meio ambiente para ir buscar uns milhões em IVA e impostos.
Os painéis estão caros… muito caros para o seu real custo. Além disso, não vale a pena o custo porque qualquer dia não se paga “energia” a energia é de graça e só pagamos taxas, taxinhas, tarifas e o raio que o parta. Além das licenças, dos processos ERSE, dos contadores “inteligentes”. Não dá. Sinceramente não dá mesmo. País de bur(r)ocratas.
Os paneis nao sao caros, a instlacao pode ficar cara, mas nao e no preco dos paineis. Arranjas paneis LG por 150 euros com 320W que sao o ideal. Nao e preciso andar a meter 500W como andam a EDP a aconselhar a fazer em Portugal.
O clima é apenas uma das desculpas que os estados utilizam para atingir o seu verdadeiro objetivo que é mais controlo sobre a liberdade da população e sobre o seu dinheiro.
Assim sendo, o problema do clima nao pode ser resolvido, o objetivo nunca será resolver o mesmo, mas mantê-lo add eternum para justificar as medidas draconianas
Provavelmente, será mais vantajoso estarem guardados.
Não podemos dizer que não há painéis solares em Portugal.
A meta da nulidade carbónica não pode ser feita a custa da desflorestacao
Não crescem árvores nos telhados.
Há muitos telhados de edifícios públicos sem painéis solares (por exemplo escolas).
A meta da nulidade carbónica não pode ser feita a custa da desflorestacao