Pplware

Audi testa sistema de armazenamento de energia solar em carros elétricos

A Audi celebrou recentemente uma parceria com a empresa Hager Group para desenvolverem em conjunto um novo sistema de carga elétrica bidirecional. O objetivo é que os carros elétricos da marca sejam capazes de armazenar energia solar que depois possa ser usada em diversos fins, como por exemplo carregamento de equipamentos domésticos.

Trata-se de uma forma de aproveitamento de energia, que contribuirá certamente para uma maior sustentabilidade ambiental.


Audi celebra parceria para testar sistema de aproveitamento energético

A alemã Audi juntamente com a também alemã Hager Group, assinaram uma parceria que vai permitir o desenvolvimento de um sistema de carregamento bidirecional.

As empresas pretendem que os carros elétricos sejam capazes de armazenar o excesso de energia solar conseguida através dos painéis fotovoltaicos. De seguida, essa energia “a mais” poderá ser usada para, por exemplo, alimentar os equipamentos de uma casa nos momentos em que haja falha de eletricidade ou que esta se encontre a preços mais elevados.

De acordo com a Audi:

O carregamento bidirecional concentra-se sobretudo nos casos em que os proprietários das casas usam o seu próprio sistema fotovoltaico para ter benefícios de um carregamento a custo reduzido com a eletricidade que é gerada no âmbito doméstico.

O carro elétrico armazena o excesso de eletricidade do sistema fotovoltaico, que não é usado pelos equipamentos domésticos. Se o cliente tiver taxas variáveis, o carro elétrico poderá abastecer toda a casa nos momentos em que os preços da eletricidade são altos. À noite, ou em períodos de menor custo, o carro pode usar eletricidade mais barata para recarregar a sua bateria até onde desejar.

Em suma, a bateria dos carros elétricos será usada como se fosse uma Powerwall da Tesla.

Uma tecnologia que lhe permite ter sempre energia de reserva

Mas não é apenas a redução de custos que é um benefício, pois segundo a Audi:

O carregamento bidirecional também fornece uma segurança de abastecimento que se estende para além da otimização de custo: no caso de um blackout, o sistema pode fornecer energia à casa e pode até operar sem ligação à rede elétrica, o que é conhecido como operação autónoma.

A marca alemã de automóveis está já em fase de testes, utilizando o seu elétrico e-Tron. A Audi conseguiu carregar a bateria do carro a 12 kW através de um carregador DC (Corrente Contínua) implementado na parede. Este carro será capaz de fornecer até 9 kWh para uma casa.

De acordo com a empresa, a ligação entre o sistema fotovoltaico e o carro é feita sem a necessidade de um inversor, aumentando assim a eficiência do processo.

Para já ainda não há qualquer informação sobre a previsão de comercialização desta tecnologia. Mas é certamente um passo muito importante no caminho da sustentabilidade ambiental.

Exit mobile version