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Atenção se acender esta luz no painel do seu carro…

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Andre says:

    Só falta falarem da luz do adblue que tem sido tão comum nas motorizações a diesel

  2. João Carlos says:

    Eu removi as lâmpadas todas. Assim não acende nenhuma avaria

  3. JMC says:

    “Num motor a diesel, as velas de incandescência funcionam de forma semelhante às velas de ignição comuns”

    Desculpem mas não tem nada a ver….

    • scc says:

      de todo mesmo!
      um vela de incandescencia, como as dos diesel, funciona como uma resistencia de aquecimento: ao ser aquecida fica incandescente, provocando a explosão do combustivel por compressão, que sua vez aquece de novo a vela e continua assim o ciclo até que a injecção seja desligada quando é desligado o motor. Se se recordarem, nos motores diesel mais antigos, era necessário aquecer a vela antes de se dar ao motor de arranque: o aquecimento fazia a vela ficar incandescente, como as resistencias das torradeiras, e o motor a rodar provocando a injecção e a explosão do combustivel, mantinha a vela quente e incandescente.
      Com os novos motores, desde que surgiram as injecções directas, deixou de ser necessário aquecer as velas: a compressão sendo superior, a injecção feita directamente nos cilindros, provoca desde a 1a rotação a explosão aquecendo a vela. Alisas, para quem tiver um ouvido bem “afinado”, vao reparar que as primeiras rotações a explosão falha sempre.

      Num carro a gasolina, as velas são ignição: é mandado uma tensão de vários milhares de volts para a vela, que provoca faísca que circula entre os 2 polos da vela que estão separados de 1 mm +/-. Como a ignição é feita logo á 1a rotação, a injecção do combustivel é imediata assim como a própria combustão. E enquanto o motor trabalhar, a ignição é sempre provocada por descarga electrica, mesmo sem combustivel, ao contrario do motor diesel.

      Já agora, só a titulo de curiosidade, há um problema muito raro provocado por avaria que é a “auto combustão” (em inglés é “engine runaway”) e apenas motores diesel com turbo, mesmo que estando desligados, continua a entrar em rotações elevadas / máximas porque o óleo entra pela admissão continuamente, obrigando o turbo a rotar, empurrando óleo para dentro do motor até este partir ou mesmo explodir (por falta de óleo…). Como a entrada do óleo não é feita controladamente pelos sistemas do motor, este não se consegue controlar e sobe até rotações máximas. Podem desligar o motor, retirar a chave, fugir para o outro lado rua, nada o vai fazer parar….
      Como se resolve? travao de mão puxado, travar com o pé ao máximo, engrenar uma mudança alta, e largar a embraiagem de forma brusca (se se largar devagar, a embraiagem queima…). Com sorte o motor pára e poupem-se uma milhares valentes em reparação motor (ou troca de motor).
      Carros com caixa automática: não dá para fazer o mesmo. Mas a base de qualquer combustão implica entrada de ar. Logo, basta tapar a admissão de ar (desmontar o filtro de ar, tapar a admissão com um pano bem enrolado, mas é preciso fazer isso com muita pressa e calma, o que não é simples certamente), e com sorte safa-se o motor. Outro truque é usar um extintor de CO2… mas não sei se é comprovado ou veridico o uso do extintor….

      Espero ter ajudado

  4. falcaobranco says:

    A 210km/h acender aquela luz…de facto é preocupante…sem duvida! lolol

  5. mikado says:

    Eis uma dica útil:
    Se o velocimetro e o indicador de combustivel deixarem de funcionarem sendo que a Luz do ABS se encontra acesa, o problema não é grave. Apenas é um fio que se quebrou.

  6. Jorge says:

    “Num motor a diesel, as velas de incandescência funcionam de forma semelhante às velas de ignição comuns”

    Quando alguem se propoe a escrever sobre um qualquer assunto, deveria em primeiro saber extamente do que fala.
    1º – “Vela de igniçao comum” é uma peça que solta uma faisca na camara de combustao, do motor a gasolina, provocando a explosao do combustivel e consequente funcionamento do motor. Tem um funcionmento constante enquanto motar esta a trabalhar.
    2º – “ vela de incandescência” (resistencia) é uma peça que faz o pre aquecimento da camara de combustao, do motor a gasoleo, para melhorar o arranque do motor deixando de ter qualquer tipo de funcionamento durante o normal funcionamento do motor, uma vez que o gasoleo explode pela elevada temperatura provocada pela compressao dos pistons e nao por qualquer faisca.

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