Atenção se acender esta luz no painel do seu carro…
Os carros têm tecnologia "quanto baste" , para nos alertarem sobre problemas. O painel de avarias possui um conjunto de indicadores que facilmente podem informar o condutor de eventuais problemas. Saiba que indicador falamos hoje.
Uma vela de incandescência é um dispositivo de aquecimento usado para ajudar a iniciar o funcionamento dos motores a diesel. Num motor a diesel, as velas de incandescência funcionam de forma semelhante às velas de ignição comuns.
Luz de aviso para falha nas velas do motor...
A luz (alerta) que lhe falamos hoje é a de sistema de controlo do motor. Se a luz estiver intermitente, pode continuar a conduzir durante algum tempo. Se permanecer acesa, poderá haver uma falha nas velas do motor e por isso é melhor levar o carro a um mecânico.
No caso de símbolos verdes, azuis ou brancos dizem respeito a símbolos que são meramente informativos. Já as luzes que aparecem a amarelo indicam que existe uma falha ou uma avaria (não crítica) e que deve visitar o seu mecânico logo que possível. No caso da existência de uma anomalia grave no seu automóvel, aparecerá um indicador vermelho. Se estiver a conduzir, é melhor encostar de imediato e ligar ao seu mecânico.
Num próximo artigo iremos apresentar e explicar uma outra luz de aviso. Estejam atentos.
Este artigo tem mais de um ano
Só falta falarem da luz do adblue que tem sido tão comum nas motorizações a diesel
Sobretudo na Peugeot que aquilo é um cancro e a marca não quer saber, as intervenções e peças custam fortunas e estão segidas ao fabricante sem concorrência, isto é surreal, depois admiram-se que a malta opte por resolver o problema anulando o sistema e nunca mais se chateiam e a carteira agradece…
Reclame
https://www.deco.proteste.pt/acoes-coletivas/adblue-problemas?partner=consumer&source=campaign_highlight&int_source=consumer&int_medium=campaign_highlight&int_campaign=adblue2023
Nunca gostei de Pegeout/Citroen. Mas pior só mesmo os VW e Audis, aquilo é só problemas!
Só escreveram sobre problemas em carros europeus!
Então como ainda continuam a comprar?
Resposta: porque são bonitos!
@Alex, um eletrodoméstico chinês é melhor.
Sim, confirmo. Este indicador é o meu pior pesadelo. Já lá vão mais de 7.000€ em “troca-peças” em oficinas oficiais (da Audi) e continua tudo na mesma. Perda de potência do motor durante a marcha. Se soubesse o que sei hoje, não compraria este carro (A4 Avant 2007 170cv). Tive outros modelos Audi (A3, A4 TDI) totalmente opostos, que são a razão para ter recomprado um Audi.
VW e Audi estão feitos para avariar ainda mais caro. Pode não ser tantas vezes, mas as contas batem qualquer outra marca.
Faz parte do negócio, O volume de receitas dos concessionários faz-se com os carros que avariam, não com os que duram. Esses só servem para os levar à falência.
E eles não dizem o que faz o “Adblue” ao corpo em contacto com a pele….
até fiquei curioso, o que é que agua e ureia fazem à pele!?
Eu removi as lâmpadas todas. Assim não acende nenhuma avaria
Eu tirei o fusível que é mais prático…
“Num motor a diesel, as velas de incandescência funcionam de forma semelhante às velas de ignição comuns”
Desculpem mas não tem nada a ver….
de todo mesmo!
um vela de incandescencia, como as dos diesel, funciona como uma resistencia de aquecimento: ao ser aquecida fica incandescente, provocando a explosão do combustivel por compressão, que sua vez aquece de novo a vela e continua assim o ciclo até que a injecção seja desligada quando é desligado o motor. Se se recordarem, nos motores diesel mais antigos, era necessário aquecer a vela antes de se dar ao motor de arranque: o aquecimento fazia a vela ficar incandescente, como as resistencias das torradeiras, e o motor a rodar provocando a injecção e a explosão do combustivel, mantinha a vela quente e incandescente.
Com os novos motores, desde que surgiram as injecções directas, deixou de ser necessário aquecer as velas: a compressão sendo superior, a injecção feita directamente nos cilindros, provoca desde a 1a rotação a explosão aquecendo a vela. Alisas, para quem tiver um ouvido bem “afinado”, vao reparar que as primeiras rotações a explosão falha sempre.
Num carro a gasolina, as velas são ignição: é mandado uma tensão de vários milhares de volts para a vela, que provoca faísca que circula entre os 2 polos da vela que estão separados de 1 mm +/-. Como a ignição é feita logo á 1a rotação, a injecção do combustivel é imediata assim como a própria combustão. E enquanto o motor trabalhar, a ignição é sempre provocada por descarga electrica, mesmo sem combustivel, ao contrario do motor diesel.
Já agora, só a titulo de curiosidade, há um problema muito raro provocado por avaria que é a “auto combustão” (em inglés é “engine runaway”) e apenas motores diesel com turbo, mesmo que estando desligados, continua a entrar em rotações elevadas / máximas porque o óleo entra pela admissão continuamente, obrigando o turbo a rotar, empurrando óleo para dentro do motor até este partir ou mesmo explodir (por falta de óleo…). Como a entrada do óleo não é feita controladamente pelos sistemas do motor, este não se consegue controlar e sobe até rotações máximas. Podem desligar o motor, retirar a chave, fugir para o outro lado rua, nada o vai fazer parar….
Como se resolve? travao de mão puxado, travar com o pé ao máximo, engrenar uma mudança alta, e largar a embraiagem de forma brusca (se se largar devagar, a embraiagem queima…). Com sorte o motor pára e poupem-se uma milhares valentes em reparação motor (ou troca de motor).
Carros com caixa automática: não dá para fazer o mesmo. Mas a base de qualquer combustão implica entrada de ar. Logo, basta tapar a admissão de ar (desmontar o filtro de ar, tapar a admissão com um pano bem enrolado, mas é preciso fazer isso com muita pressa e calma, o que não é simples certamente), e com sorte safa-se o motor. Outro truque é usar um extintor de CO2… mas não sei se é comprovado ou veridico o uso do extintor….
Espero ter ajudado
já agora um pequeno exemplo …. https://youtu.be/j4rMfrERpG8
LOL… muita teoria e muita confusao….
muita experiencia … a ver videos do youtbe….
De certeza que nunca viu um motor à sua frente…
@Jorge, pode desenvolver sff?
Dizer que está mal é um espetáculo… mas agora explicar o porque de não ser assim, isso não é para todos.
Filho de peixe sabe nadar, meu carro. Já desmontei e montei mais motores na minha vida que nem imaginas….
A 210km/h acender aquela luz…de facto é preocupante…sem duvida! lolol
Eis uma dica útil:
Se o velocimetro e o indicador de combustivel deixarem de funcionarem sendo que a Luz do ABS se encontra acesa, o problema não é grave. Apenas é um fio que se quebrou.
“Num motor a diesel, as velas de incandescência funcionam de forma semelhante às velas de ignição comuns”
Quando alguem se propoe a escrever sobre um qualquer assunto, deveria em primeiro saber extamente do que fala.
1º – “Vela de igniçao comum” é uma peça que solta uma faisca na camara de combustao, do motor a gasolina, provocando a explosao do combustivel e consequente funcionamento do motor. Tem um funcionmento constante enquanto motar esta a trabalhar.
2º – “ vela de incandescência” (resistencia) é uma peça que faz o pre aquecimento da camara de combustao, do motor a gasoleo, para melhorar o arranque do motor deixando de ter qualquer tipo de funcionamento durante o normal funcionamento do motor, uma vez que o gasoleo explode pela elevada temperatura provocada pela compressao dos pistons e nao por qualquer faisca.