Atenção às burlas com carros elétricos em Portugal
O Portal da Queixa identificou a existência de um novo esquema de burla associado à compra de carros elétricos. Segundo o portal, o esquema de burla acontece particularmente com os veículos da marca Renault Zoe.
Nos últimos dias, chegaram à plataforma várias reclamações de consumidores a denunciar a mesma situação. Saiba como funciona este esquema que envolve carros elétricos.
Carros Elétricos estão a ser vendidos com bateria de aluguer...
Já apelidado como “burla dos elétricos”, o alegado esquema baseia-se na compra, em segunda mão, do modelo Zoe da Renault a partir de anúncios aparentemente fidedignos, que afirmam de forma clara que o carro contém bateria própria, mas que o comprador constata - após a aquisição da viatura - que afinal, a bateria é de aluguer, obrigando a mais despesas e investimento.
Segundo as queixas registadas no Portal da Queixa, os consumidores compram o carro elétrico com a bateria incorporada, mas só posteriormente percebem que a mesma é de aluguer e que têm pagamentos em falta em relação ao contrato da mesma. Segundo alertam os compradores lesados, o facto é supostamente encoberto no momento da compra, e o consumidor só percebe no momento em que tentam carregar o carro e não conseguem.
O caso tem gerado polémica e já envolveu a própria marca, que tem contactado os lesados no sentido de esclarecer a situação.
Comunicação inexistente ou escassa, dificuldade em obter respostas sobre contratos que não correspondem à verdade ou mesmo acusações de burla, são os principais motivos das reclamações dos consumidores - via Portal da Queixa -, dirigidas ao stand de automóveis E-Drive relativamen
Direito de Resposta
Os representantes da marca "e-drive" entraram em contacto com Pplware:
Em seguimento à n/ exposição sobre as publicações em que visam, diretamente, os produtos ou serviços comercializados sob a nossa marca (e-drive), vimos por este meio solicitar a V/ Exa.s que procedam à regularização da falsa atribuição/ imputação dos factos alegados no V/ artigo jornalístico, no formato de noticia, em que foi feita expressa alusão à marca “e-drive” como autora de alegadas “burlas, nos exatos termos em que o descrevem no "portal da queixa".
Pese embora termos verificado que V/ Exas. já procederam a alteração do conteúdo dessa “noticia”, retirando qualquer menção à nossa marca “e-drive”, na verdade, não foi reposta a verdade, devendo ser esclarecido pelos mesmos meios que qualquer menção feita à e-drive ou qualquer empresa adjacente à mesma, foi efetuado por lapso ou sem qualquer confirmação de veracidade, pelo que foi retirada e não deverá ser considerada para os efeitos pretendidos na referida publicação.
Este artigo tem mais de um ano
Tem um Video no Youtube do Filipe View, onde ele mesmo conta a sua historia sobre esse mesmo assunto, vale a pena ver … recomendo…
Ia dizer o mesmo.
Deve ter sido por aí que eles fizeram está notícia. Já agora, o aluguer para as carrinhas da Renault também conta..
Pois, bem que podiam ter deixado essa informação no post. As denúncias já existem há muito e foi tudo graças a este video do Filipe View que este assunto veio à baila.
essa treta de aluguer é que nunca devia existir
Já não existe.
Mas devia de existir para além de o carro ficar mais barato reparações e trocas ficavam por conta deles…
Não faz sentido. O preço que pagas a mais por mês é ridículo, se não engano era 80 euros mês para 15 mil km ano. Isso é valor absurdo.
Faço média de 30.000 ano e isto só para ir e vir para o trabalho…
Faz sentido sim, na verdade o que paga é a bateria, em qualquer altura pode compra-la deduzindo o valor que já está pago, conheço quem tenha comprado a bateria com 5 e 6 anos de aluguer por 2 a 3 mil euros.
O que não devia de existir e a falta de informação da parte dos stands que só querem e vender…
Como condutor de um carro elétrico posso dizer que o elétrico e apenas uma fantasia e não o futuro…
Para além deste tipo de notícias ao preço que o carregamento fica em que apenas 35% desse valor e para energia tudo o resto e tachas e impostos….
Chegar a manutenção ou seguros e alugueres da bateria fica muito mais caro que os combustíveis fósseis…
Em Portugal tudo o que mete estado ou políticas é pra desconfiar porque eles são os principais ladrões e mentirosos.
Então se não estas satisfeito, porque não vendes o carro e voltas a gasolina?
És mais fake que nota de 15€.
Tenho um Leaf á 5 anos e poupei como nunca.
Experimenta verdadeiramente um eléctrico depois dá a tua opinião.
Tenho leaf a 4 anos…
Média de100€ por mês em carregamentos (fora o que carrega em casa)em que mais de 60€ e de impostos e tachas posso provar…
Está com 110.000km…e com gasto de bateria um pouco a cima dos 50% se não está dentro do assunto posso lhe mostrar o orçamento para a reparação das baterias…
Então mostre lá.
Já agora gostava de saber como gasta 100 euros por mês fora de casa e mais 60 € em casa para fazer 2300 kms por mês.
Já agora, esse não tem aluguer, senão não estava a falar da reparação da bateria.
Sim sem aluguer…
Disse que por cada 100 € de carregamento 60 são pelo menos de taxas e impostos…
Mas sim gasto mais de 100€ por mês em carregamentos… Faço uma média de 2700 km mensais…
Então e é caro ?
Não, impostos só existe o iva, e as taxas são o custo do operador do posto, ou pensa que os carregadores e os locais de carregamento são de borla ?
Então se está com 110 mil kms, e 50% da bateria porque não aciona a garantia ?
É a primeira vez que vejo um leaf que com 110 mil kms tem pouco mais de 50 % de SOH.
A electricidade até esta um bom preço…mas sim e caro pois um carro da mesma gama fica em média entre 8000 a 10000 euros mais baratos na compra…para não falar no valor que terá que pagar um dia mais tarde pela troca das baterias mais alguns 5000 € …no final fazendo as contas será que compensa…?
E acha que a garantia resolve alguma coisa…
Atenção não levem a mal pois estou super satisfeito com o carro e se tivesse que comprar outro hoje voltava a optar pelo eléctrico sem dúvida nenhuma o que digo e que do ponto de vista econômico hoje em dia não compensa…
Desculpe, mas não percebi, então diz que tem o carrocim pouco mais de 50% de soh da bateria em 4 anos e 110 kms, o que é dificil de acreditar, até hoje nunca vi nenhum nessas condições, nem com 300 mil, sim eu trabalho com eles, e ainda diz que a garantia não resolve ? A garanto se tiver menos de 70% metem lhe uma nova, desde que tenha menos de 160 mil e 8 anos.
Portanto o carro não é seu ou então não sabe o que está a falar, já para não dizer como gasta esse dinheiro para fazer esses kms.
Se conhece o carro digo no mostrador já perdeu 5 traços de vida na bateria neste momento a 100% de carregamento marca e faz pouco mais de 120km…
Quanto ao valor simples carrega durante a noite e no fim do trabalho tem que carregar para voltar para casa faz em média 2 carregamentos por dia…
Quanto a garantia ainda não me informei mas pela sorte que tenho na vida tenho a certeza que vão arranjar maneira de fugir…
Então mas que nissan leaf é ?
Em português… Assim não se percebe nada.
Quem não sabe como funciona um eletrico, não deve comprar.
ZOE com 4 anos, 60.000 Km
Fiz um comparativo em excel ZOE vs CLIO.
Considero todas as despesas incluindo o valor da compra.
Neste momento já amortizei completamente a diferença do CLIO,
Gasto 1.5 € por cada 100km. 99% carregado em casa.
A bateria ainda está a 90% pelo que ainda tenho muito a poupar.
Quem afirma que os elétricos não o futuro não sabe o que diz.
Para quem só precisa do carro para viagem do dia a dia e só carrega em casa sim começa a carregar fora e depois vê a diferença…
Qual é o carro electrico que tem ?
O seu tem aluguer ?
Nissan leaf…
Não tem aluguer porque hoje em dia nem há essa opção…
Mas o aluguer nem e má ideia pois qualquer problema e troca de bateria fica por conta deles e o carro fica mais barato na compra…
Se comprar a bateria o carro fica mais e quando tiver que trocar as baterias nos preços de hoje são mais alguns 3000 € que sai do bolso…
E o leaf original o primeiro modelo que foi comercializado…
Ja faz tudo sentido. Esse Leaf não tem arrefecimento de baterias, nesse caso os 50% sao expectáveis. Nada a ver com os modelos mais recentes.
Sei que ao ser pioneiro de mercado há sempre complicações pois as melhorias aparecem de um dia para o outro…sei que a garantia vai cobrir algo mas duvido que seja valor total da bateria…
Fazendo contas se a cada 159.000km tiver que levar uma revisão ou mesmo uma bateria falamos de 3/5.000€ a cada 5 anos…
Onde fica a economia…
Por acaso não faz, certo que não tem arrefecimento, mas o leaf original só saiu até 2015, a partir daqui já é outra versão.
Nenhum leaf tem arrefecimento das baterias.
Onde fica ? nas minhas contas ainda ficou a ganhar até depois de meter a diferença que esse carro custa a mais que um igual.
Se diz que tem 4 anos não bate certo, os primeiros leaf com baterias de 24 kwh só foram vendidos até 2015/2016. Em todos eles quando se perde a 4 barra tem direito a bateria nova ou recondicionada desde que tenha menos de 160 mil e 8 anos.
O problema nem é apenas a burla em baterias de aluguer. O que vemos é que pagamos caro e até bem caro pelos veiculos, mas não são nossos. Então compramos o carro e não podemos carregar por falta de pagamento? Apenas quero dizer que, se quiserem desligam o nosso veiculo e controlam tudo o que temos. Deixar o MEU carro nas mão de outros? não…obrigado.
Compras o carro mas neste caso não compras as baterias, são alugadas, logo como qualquer outra coisa alugada e não só, não pagas não usas.
“Compras o carro mas neste caso não compras as baterias, são alugadas”…. acho que não chegaste a aquilo que quis dizer…ou nao queres lá chegar.
agora vamos a gargalhada…ahahaha! como qualquer outra coisa alugada? Então deixa ver, hum… alugas um carro ( a gasolina) mas não precisas do tanque para meter gasolina certo? ou seja, preferes pagar para usar o tanque para armazenar a gasolina?
Não entendi a comparação, quando se compara uma bateria com um tanque de combustível, normalmente sai disparate.
Errado, a opção de aluguer só existia no ZOE, no Nissan Leaf, e já nem existem, e são uma OPÇÃO, o carro fica 8 mil euros mais barato porque não comprou a bateria, apenas alugou, esse é o preço dela, em qualquer altura pode comprar pelo valor residual ou falta pagar por ela, exemplo, zoe com 5 anos de aluguer pagam entre 2 a 3 mil euros para ficarem com a bateria própria.
Mas essa opção já não existe. Houve quem comprasse com medo da duração das baterias, mas como já se viu que esse não é um problema, deixou de ser comercializado com essa opção.
Creio que o Renault Twizy também tinha ou tem opção com baterias alugadas… como estou no estrangeiro, nem sei se esse modelo foi comercializado em Portugal…
Tinha, agora já não existe nessa opção tal como no zoe, pelo menos em Portugal.
Com que então vendem o carro mas omitem este “pequeno” pormenor?
Burla qualificada.
Eu aposto com qualquer um que se um desses burlados fosse cigano, esse stand e vendedores iam ver a vida a andar para trás e de que maneira.
Stand invadido e tudo corrido a pontapé, para não dizer a tiros de caçadeira.
Teriam o meu aplauso…
Burlões só entendem esta linguagem.
Isto de ir para tribunais demora anos e as pessoas cansam-se… e eles bem sabem disso.
Porque era uma OPÇÃO, só neste modelo, a nissan chegou a ter no leaf mas durante pouco tempo, neste momento já nem existe esta opção para o Zoe.
Então quem desconhece que podem haver carros com esta opção, compra pelo preço, normalmente são carros importados, com contratos feitos em outros países. Mas mais tarde ou mais cedo a conta aparece.
Mas as pessoas compram as coisas sem se informarem primeiro?
Se compraram num stand, deviam de ser informados claro, se compraram a um privado, já nao é bem assim…
Claro como em tudo o resto o stand e que tem a obrigação de informar e esclarecer o cliente sobre o produto que vende e não o contrário…
Eu comprei na E-Drive há 2 anos. Confirmar se a bateria era ou não alugada foi definitivamente a parte mais complicada.
A RCI Portugal não conseguia dar resposta em menos de 2 semanas (!), tivemos de ligar para a RCI Francesa para conseguirmos ter uma confirmação mais fidedigna que a bateria não tinha contrato de aluguer (ainda assim, sem documento de prova).
Apesar de estarmos satisfeitos com o carro, a experiência com esta empresa foi péssima.
Em particular com o senhor Alberto Ramalho que nos fez ameaças por estarmos a duvidar da palavra dele… Surreal.
A Renault também tem culpa por ter criado este sistema e não ter uma forma imediata e credível de se verificar esta informação.
Definitivamente todo este processo da implementação do eléctrico em Portugal cheira a esturro à distância…e não, não estou a falar de baterias queimadas.
Não tem nada a ver com Portugal, tem a ver com o modelo de aluguer que só a Renault tinha em todo o mundo.
Nem vale a pena falar, isso é um não assunto, senão também vamos falar de motores partidos e incêndios em várias outras marcas com outro tipo de veiculos.
Boas malta. O aluguer das baterias acabou quando? Mais ou menos em que altura? Tenho uma proposta de venda de um Zoe na e-drive para uma viatura que veio da Alemanha, mas estou com receio de levar mais uma burla com a história do aluguer das baterias! Mas se a Renault já terminou com isso, não deverá haver problema!
Obrigado!
Vê este video, https://www.youtube.com/watch?v=Q9M-7mLWI0M
Não te fies nisso de quando acabou que nem sequer tenho a certeza se acabou. Joga pelo seguro e faz o que fala no video. Ou seja, pedes que o stand te faculte esse número ou vês o número quando fores ver o carro e depois envias e-mail para esse departamento da renault.
Vê este video, https://www.youtube.com/watch?v=Q9M-7mLWI0M
Não te fies nisso de quando acabou que nem sequer tenho a certeza se acabou. Joga pelo seguro e faz o que fala no video. Ou seja, pedes que o stand te faculte esse número ou vês o número quando fores ver o carro e depois envias e-mail para esse departamento da renault.
Obrigado Ricardo. Já vi o vídeo e cada vez estou a afastar-me mais desse stand. Até parece mentira nos tempos que correm…
Tenho este número de chassi. VF1AG000265697911
Onde posso consultar se estas baterias são de aluguer ou não? O carro é importado e já fui ao site da RSI Portugal mas diz que não encontra os dados.
O número que precisas é o VIN que está no para-brisas, não sei se é a mesma coisa que o número de chassi.
Depois é enviares um e-mail com esse VIN a perguntar para o apoio@clienterci.pt e tens a tua resposta.