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Amaxofobia: o que tem esta fobia a ver com carros?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. cK says:

    Face à quantidade de gente tola na estrada, acho que todos parecemos deste problema

  2. Gringo Bandido says:

    Eu tenho medo de teslas mas não é fobia, é mesmo visão objectiva lógica.

  3. Toni da Adega says:

    Acontece muito principalmente se forem carros elétricos. Tudo com medo

  4. Toni da Adega says:

    Só tenho medo de elétricos. Agora quando vou a um supermercado, já não estaciono junto a estes…

    • Yamahia says:

      Estás a brincar mas o facto é que este fds fui às compras ao PD. Estavam a oferecer 40€ em diversos à troca de 100 em compras e qd assim é, é sp uma dificuldade para arranjar um lugar de estacionamento.
      Lá consegui um buraco algures a meio e qd estou a chegar ao carro com as compras estranhei logo uma anormal folga de lugares e não pude deixar de reparar nesta aventesma mesmo à minha frente:
      https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrcJQ_fgTIQCt7lKUJQ?e=Uics44
      Fiquei logo com pressa de sair dali eheh
      Pontos a reter:
      1-Quem terá estacionado o carro? O condutor ou o “autopilot”? Aquilo estava uma vergonha todo atravessado e com a roda do lado do passageiro a invadir espaço que já não pertencia àquele lugar.
      2-E esta é de partir o coco. Estava já a sair e estaciona a meu lado um carro novinho em folha. Já com a MA engatada, não pude deixar de reparar, pq estava atento às manobras desse carro, que era um casal e que ele disse qq coisa à mulher e resolveu arrancar disparado em frente e fugir dali não sei para onde. Para bem longe certamente. Nc mais os vi loolloool
      Explica tb porque de repente surgiram tantos lugares vagos naquele espaço eheh

      • JL says:

        Então ? Estava com medo dos a combustão que pudessem incendiar a qualquer momento ? E eles provavelmente do seu.

        Ah ok, nessa parte tem razão, só os eléctricos é que estacionam mal.

        • Yamahia says:

          Esqueci-me de acrescentar que ele olhou fixamente para o tesla antes de arrancar.
          Comigo não tinha que se preocupar pq eu estava de saída e não ficou mais nenhum carro além do tesla. Claramente ele não quis ser o único a fazer companhia ao Tesla e deixou-o isolado num parque apinhado de carros mas todos bem longe do Tesla loooloooloool

          • JL says:

            E se fosse um Audi todo torto não olhava ?

          • boa says:

            por acaso até teve alguma piada , mas o pessoal pronto é muito defensor das suas jóias , se falarem mal disto ou daquilo nessas threads lá andam os suspeitos do costume , uns é partidarismo outros é a mania da marca ou tech de eleição deles , é como o Trump nos debates sabes? Se correr a favor dele diz que foi espectacular e deu para se perceber quem é o maior , se correr mal , foi uma trama de toda a gente envolvida e que deviam ser presos e ele devia ganhar por defeito… Voltando atrás , ya até teve piada , já presenciei umas cenas assim , tanto com EV’s como aqueles chunnings adeptos da fumaça , e pá um gajo ainda se ri um bocado.

          • boa says:

            de acrescentar , mau estacionamento é mau estacionamento (daqueles que prejudica de facto a disponibilidade e normal funcionamento, desrespeitando os outros) , multas servem para alguma coisa

        • ElectroescadaS says:

          Realmente um veículo todo xpto com inumeras câmaras e mesmo assim estacionam mal, só releva a estupidez de quem o conduz…

  5. ElectrorelvaS says:

    Eu só tenho medo é dos tótós que povoam as redes sociais a quererem ser mais idiotas que os outros e a quererem ter sempre razão… :mrgreen:

  6. Yamahia says:

    “…Conduzir de forma anormal, excessivamente devagar…”
    Estes são os adeptos dos radares.

  7. me and me says:

    o que é “conduzir de fornma anormal, excessivamente devagar..”?
    eu então sou anormal porque cumpro sempre os limites de velocidade e realmente vejo sempre pessoal a passar por mim com cara de poucos amigos…

    • Yamahia says:

      Não sei se és de Lisboa, mas tens aqui um bom exemplo. Uma via com perfil de AE a quem batizaram de Santos & Castro, limite 50 kms/h durante toda a extensão de 3.5 kms. Antes do radar, o limite era 80 kms/h :
      https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcq94SB_TOrq-acED5LQ?e=WTzTdW
      Trânsito proibido a peões:
      https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrIFwsNrkvtU3NOSPUw?e=UwVEOU
      Nem cães lá passam pq fica num vale com encostas altas entre a alta de Lisboa e as traseiras do aeroporto que tb é vedado, como é evidente. Perigo de morte só se for risco de atropelar alguma mosca ou algum avião a voar baixinho
      Qual será então a razão de ser deste limite controlado por radar?
      “…Conduzir de forma anormal, excessivamente devagar…” normalmente sucede onde são implantados radares (. Os exemplos por esse país fora são aos pontapés. Tlz seja por isso que a maioria das fatalidades acontece (em PT) em meio urbano, exactamente onde não há radares pq não dá dinheiro.
      Eu defenderia sem pestanejar estes radares se fossem implantados em meio urbano, perto de escolas, nas ruas da Mouraria etc. Não é isso que se verifica. Infelizmente os radares são sempre implantados onde a expectativa de facturação é maior e o risco de fatalidades é menor!
      Então, há de facto uma franja da população que defende os radares neste tipo de locais onde não há perigo nenhum . Portanto só podem ser pessoas amaxofóbicas pq devem ter medo de andar um pouco mais depressa!

      • JL says:

        Nunca tinha visto uma via com perfil de AE que acabe numa rotunda. Looooool

        • Yamahia says:

          Olhe tem a Avenida Marechal António de Spínola que liga a Av dos EUA ao Vale Formoso. Muito mais perigosa, curta e movimentada que esta e está nos 80.

          • JL says:

            Também é AE ?

          • Yamahia says:

            Claro q não que raio de pergunta. Vc esta a questionar-se a si próprio? No e tanto é 80. A Santos e Castro no mínimo devia ter mantido o limite antes da implantação dos radares, ou seja 80. Não leu?
            Agora 50 ali não lembra nem ao diabo.
            A Sério que ainda não reparou na regra? Impanta-se um radar e reduz-se a velocidade para facturação optimizada.
            Ainda não chegou lá?
            Fdx…

          • JL says:

            Então pronto.

            Provavelmente meteram 50 porque a 80 iam muitos para cima da rotunda.

            Aconteceu o mesmo em Caldas da Rainha, uma rotunda que mais pareci a um parque de uma sucata.

          • Yamahia says:

            Nop, nada a ver.
            A aproximação à rotunda na Marechal António de Spínola que é limite 80 que é mais perigosa e que só tem ⅓ do comprimento da santos e Castro, é feita com aviso de redução de velocidade.
            Mais uma vez obrigar andar a pastar durante 3.5kms a 50 à hora, só se explicação de duas uma, requintes de malvadez (apanhar incautos) ou foi idealizada por algum amaxofóbico.

            Entretanto já deram à costa uma série de amaxofóbicos. Nada que espante.

          • JL says:

            Ou das 2, 3, quando acaba a essa não há vazão para tanto carro, logo iam ficar parados na mesma, é o mesmo que acontece quando se chega a Lisboa pela A1, na A1, até se anda bem, quando falta 10 kms para ela acabar, fica tudo parado, não era melhor limitar a velocidade antes para ver se não paravam tanto ? isto para evitar os tradicionais acidentes que isso faz.

          • JL says:

            Meu caro, sobre multas só não multam mais porque não querem, o que não faltam são situações para isso, o que mais fazem é fechar os olhos.

          • Yamahia says:

            Ninguém iria ficar engarrafado. Até pq só passa um carro qd o rei faz anos.

            “só não multam mais porque não querem”
            Exacto e só multam o que não devem. Ou seja a velocidade em sítios estapafúrdios.
            A propósito. Ouvi há dias que as vias sem limite de velocidade na Alemanha, vulgo autobhan’s são onde se verifica menor nr. de sinistros.

      • Toni da Adega says:

        A existencia de Elektros, é a razão da reducão dos limites de velocidade. Os Elektros andam sempre devagar, poucos conseguem passar dos 90km/h, assim reduzem os limites para ir tudo á mesma velocidade.
        Não fazia sentido ir a 90km/h quando a maioria dos Elektros vao somente a 40km/h ou 50km/h.

        Daqui a mais uns tempos vão fazer o mesmo em todas as AE.

      • me and me says:

        hummm. em lisboa tens a alameda linhas de torres, uma avenida que vai do lumiar ao campo grande, 3 vias para cada lado, tem sinais luminosos no ao longo que quebra a velocidade, mas o pessoal esticava-se na mesma.. agora tem radar, mas eu sempre andei a 50 pq É O LIMITE LEGAL e no local onde tem radar o pessoal acelera na mesma como se fosse AE.
        eixo norte sul, se nao tiver radar é ver o pessoal no viaduto do lumiar até praticamente ao final a andar como se fosse uma pista….
        resumindo, o radar cumpre a funçao, manter o pessoal no limite, e em ambiente urbano nao existe limite minimo de velocidade.. por isso andar devagar nao é motivo para estar a conduzir mal…

        PS: nao sei onde apareceu essa designação de “perfil de AE”, segundo o codigo da estrada uma auto estrada ou via equiparada tem de estar sinalizada como tal, se nao estiver nao é uma AE, por muito que se possa assemelhar….

        • Yamahia says:

          Estás a querer comparar a Almeda das linhas de torres com a santos e castro? Lool
          E não, não lhe conheço 3 faixas no mesmo sentido. Conheço-lhe 2 faixas e uma delas é BUS. Muito difícil andar por ali por isso raramente uso (temos a padre cruz ao lado) e tlz por isso não sei de q radar estás a falar pq nc lá vi radar nenhum e dadas as circunstâncias devia ser só para enfeitar.
          Deves estar a dar uma bela tanga pq é impossível andar a mais de 20ali e bem pq o perigo espreita aí a cada esquina.Por isso explica-te.
          Qt ao perfil, é o mesmo q traçado em contexto. Qual a dúvida?

  8. Tafc says:

    Ou seja, quem conduz carro elétrico sofre de amaxofobia. Sempre preocupado com o estado da bateria não vá ela falhar a meio caminho.

    • Mr. Y says:

      Tal como os de combustão quando chegam à reserva…

      • Zé Fonseca A. says:

        Reserva? Não conheço

      • ElectroescadaS says:

        Nesse ponto a nossa anxiedade só começa nesse ponto. Já vocês andam sempreà rasquinha para que a energia das vossas baterias dure. É como o outro que diz que não usa o AC/safagem porque gasta bateria…

        hahahahaha

        • Realista says:

          Quando a maior parte dos condutores de carros a combustão faz revisão a cada 10.000km em vez do recomendado pelo fabricante, vão mesmo deixar o combustível chegar ao fim para correrem o risco de entupir ou danificar a bomba de combustível…

          LOL

          Só cai nessa quem estacionar no teu lugar, porque está sempre cheio de óleo.

          • Yamahia says:

            Deste qd andar na reserva implica ir mais cedo à revisão?
            Looolooolool

          • ElectroescadaS says:

            Falta de argumentos válidos só dão respostas destas…

          • Realista says:

            Deves pensar que nunca tive um carro a combustão e não os conheço:

            https://www.automais.pt/noticias/os-riscos-de-andar-com-o-deposito-de-combustivel-na-reserva/

            ” No depósito de combustível acumulam-se detritos sempre que o depósito circula em reserva. Isto porque as pequenas partículas que chegam ao depósito ficam sedimentadas no fundo e lá tendem a permanecer. Quando o depósito usa todas as reservas de combustível vão com ele estes detritos. O que acontecem é que podem ficar presos no filtro de combustível. O entupimento do filtro é uma das grandes causas de avarias no motor, ainda mais se este já estiver desgastado.”

            https://www.razaoautomovel.com/autopedia/dicas-automovel-reserva-combustivel-faz-mal/

            “De forma muito resumida, não faz mal andar esporadicamente na reserva. Já fazê-lo «por sistema», pode realmente aumentar a probabilidade de problemas mecânicos.”

            Vá, mete óleo. lolol

          • Yamahia says:

            @Realista, mas agora andas armado em JL? Já não les o que postas?
            “…Nos modelos mais antigos (anos 80), que poderá encontrar na Adesa, os depósitos de combustível são feitos de metal…”
            É osso, qd os depósitos eram feitos de metal enferrujavam se muito tempo secos. Os filtros na época tb não eram grande coisa.
            Hoje com depósito em plástico não há esse perigo e qq impureza é captada pelo filtro pois têm uma capacidade muito além dos filtros de antigos.
            Agora, se me perguntares, é conveniente mudar o filtro de combustível? Eu mudo revisão sim, revisão não. Não é uma peça cara e não vale a pena andar a poupar uns tustos nisso.

          • JL says:

            Parece que não leu o resto:

            “…os sedimentos geralmente entram através de combustível contaminado.

            Mas esta questão relativa aos

            sedimentos depositados no tanque de combustível não é a única a ter em conta.

            Nalguns carros, a bomba de combustível está localizada no depósito e o

            combustível atua como isolador e lubrificante. Isto acontece porque o

            combustível flui ao redor da bomba. Se usar o depósito muitas vezes na reserva,

            a bomba de combustível sobreaquece, causando o desgaste prematuro da mesma. “

          • Yamahia says:

            Actualizem-se, artigo de 2024:
            https ://cnnportugal.iol.pt/combustiveis/eficiencia/anda-sempre-com-o-carro-na-reserva-e-ja-ouviu-dizer-que-faz-mal-escolhe-sempre-combustivel-de-marca-entao-deixe-se-guiar-por-este-artigo/20240504/6633c3e9d34e049892205f77

          • JL says:

            Portanto, continuamos na mesma….

          • Yamahia says:

            É isso, o mesmo q eu já tinha dito. Sem tirar nem por.

          • Realista says:

            E da mesma forma que escrevi no comentário inicial, apesar de as marcas indicaram mais tempo para mudar o óleo as pessoas também andam a mudar a cada 10.000km…

          • Yamahia says:

            Eu acho que é mais o contrário @Realista.
            O que se fala por aí em surdina é que o pessoal deu em adiar ou não fazer a devida manutenção aos carros.

          • Realista says:

            Por isso é que ardem mais…

            LOL

        • Yamahia says:

          @ElectroescadaS q não é ansiedade nenhum.
          A minha reserva dá para 200kms, a mesma autonomia que uma bateria cheia na maioria dos carros elektros looolooolool

          • ElectroescadaS says:

            Por acaso não sei qual a autonomia do meu CIvic.Como sofre do mesmo problema dos Civics antigos que a luz da reserva não acende, normalmente só fico “ansioso” quando o ponteiro começa a bater o “vermelho” (indicador do teblier”

            De resto não tenho tido problemas de maior….

          • Toni da Adega says:

            A minha reserva faz na boa Faro Lisboa.

          • JL says:

            Lá está o consumo de 3 litros aos 100. Loooool

          • Realista says:

            É melhor que 3L/100km porque se a reserva forem 5L, tem consumos de 2,5L/100km!!

          • Toni da Adega says:

            @JL @Realista
            Gozam, mas o veiculo dele faz sensivelmente metade do consumo anunciado pelo fabricante.

          • JL says:

            É um veículo e pêras.

          • Realista says:

            E só faz metade do que diz o fabricante porque anda sempre a 140km/h pois se andasse a 90km/h como andam os elétricos, isto ia para 1L/100km e com AC ligado.

            Como quem conduz carros elétricos nunca tive carros a combustão sabem perfeitamente que são todos valores de verdade….

          • Toni da Adega says:

            Dá para fazer Porto a Vila real e voltar sempre na reserva. Não está mau.

          • Yamahia says:

            Calma @ Toni, são só 10 lts. Não arrisco mais que ir daqui a Castro Verde.

          • JL says:

            10 litros não, mal chega a 6.

          • JL says:

            Claro que não arrisca, como já vimos a ansiedade é muita.

          • Realista says:

            Se forem 10L significa consumos de 5L/100km…

            O que para uma Passat que tem consumos médios de 7 a 9L/100km, já estas mais perto dos valores reais do que dos 2,5L/100km.

          • Yamahia says:

            Deves estar a ver o filme em cidade @Realista.
            Mas daquela cidade td fdda do para arranca de 3 horas para fazer 15 kms.
            Ainda esta semana fiz cerca de 150 urbanos (Loures-Alverca-Oeiras-Sintra, com um acidente no regresso no fim do IC 19 que o Waze sugeriu desviar para as ruas Brandoa que tb já estava toda entupida de outros wazers lool) e o consumo final foi 4.7.
            O regime óptimo dos consumos no motor diesel é manter as rotações no regime de NM máximo e na última relação de cxa. Para a maioria dos Diesel médio, isto significa manter entre os 80 e os 90 kms hora.
            Nestas condições uma Passat 2.0TDI faz mais que 2400kms com um depósito de 70litros. Portanto estás bem equivocado nesse aspecto.

          • JL says:

            Exato, por isso é que se tanto veículo a combustão a andar devagar.

          • Toni da Adega says:

            200km na reserva e quase 2500km com um deposito. Quero um carro desses, Fazer abaixo dos 3L/100km não é para todos.
            É o que eu digo gasta metade do anunciado pelo Fabricante.
            Um VW Lupo nas tuas maos fazia na boa 1L/100km

          • Toni da Adega says:

            @Yamahia com consumos abaixo dos 3L, esses 10L de reserva fazem na boa 300km. Dá para ir ao Algarve e só se abastace no regresso.

          • Realista says:

            Dás uma no cravo e outra na ferradura…

            É que com essa explicação só dás razão quando se diz que só se vê carros a combustão a andar devagar. Mas segundo o que dizes só se vê elétricos.

            E se meteres mais 400kg de peso na carroçaria desse motor, quanto é que seria o consumo?

            lol

          • Yamahia says:

            @JL e @Realista. É tão devagar como os elektros. A diferença é q alguns fazem-no por eventualmente motivações económicas enquanto outros fazem-no pq de outra forma não chegam ao destino.
            Diria q a maioria dos condutores não se preocupa com a economia, preocupa-se acima de tudo em chegar depressa se tiver carro para isso, coisa q não está ao alcance de elektros looolooolool

            @Toni , instroi-te pá, este aqui até fez mais de mais de 2600 kms
            http://autoetecnica.band.uol.com.br/pao-duro-passat-roda-2619-km-com-um-tanque/

          • Toni da Adega says:

            @Yamahia não tenho que me instruir em nada simplesmente sei fazer contas.
            2400km com 70 litros dá 2.9L/100km 2.8L se forem 2500km, não sei onde estão as duvidas

          • Realista says:

            E se meteres mais 400kg de peso na carroçaria desse motor, quanto é que seria o consumo?

          • JL says:

            Então não há bombas de combustível pelo caminho ?

            Se preocupam em chegar depressa não entendo porque empatam tanto.

          • Yamahia says:

            Mais pesado 400kgs como? Num Phaeton?
            Acho q esse não usou o 2.0.

        • Mr. Y says:

          E qual é o problema? Também não verificas a bateria do teu telemóvel?

          • ElectroescadaS says:

            Não. Fico à espera que se esgote…

            Dai-me paciencia para estes argumentos de caca…

          • Mr. Y says:

            Os teus argumentos é que são de caca. Quem compra um eléctrico sabe que precisa ter a bateria com carga para poder andar.
            Muitos até nem se preocupam assim tanto porque conseguem carregar o carro onde este fica estacionado.

          • Mr. Y says:

            Não entendo porque estás tão preocupado com a ansiedade de quem tem eléctricos. Tu próprio é que pareces ansioso.

          • ElectrorelvaS says:

            Isso, continua a distorcer os comentarios das pessoas que te respondem. Já pareces o “outro”…

          • Mr. Y says:

            Onde é que estou a distorcer?
            O que muda olhares para o que tens de combustivel e o que tens de carga de bateria? Com um ou com outro consegues planear a ida à bomba ou carregador se necessário.
            O eléctrico demorará mais tempo a carregar que um a combustão, se precisares de carregar completamente. Mas o eléctrico tem a grande vantagem de poderes tendo o carro estacionado (durante a noite, no trabalho ou no parque de estacionamento do supermercado).
            Este cenário de uso citadino julgo que se aplica à grande maioria das pessoas.

          • Mr. Y says:

            poderes carregar*

          • Yamahia says:

            Realidade de não mais que 10% da população.

          • Mr. Y says:

            10%? Achas mesmo?

          • Realista says:

            Mais de 55% das habitações em Portugal possui pelo menos um lugar de garagem na habitação principal segundo os Censos 2021.

            Não sei onde é que ele vai buscar informação porque eu já lhe disse para escrever sempre “Na Minha Cabeça” antes de escrever o que quer que seja sobre veículos elétricos de forma a que as frases façam sentido…

            https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_indicadores&indOcorrCod=0012851&contexto=bd&selTab=tab2

          • Yamahia says:

            Apenas 20% das casas em PT tem garagem.
            https://www.google.com/amp/s/www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2018/02/09/35521-so-duas-em-cada-dez-casas-a-venda-em-portugal-tem-garagem%3famp
            Destas mais de metade foram construídas antes de 2011 e as garagens desses prédios não têm condições de rede/potência para suportar carregamento de carros elektros.

          • JL says:

            O que diz aí é que apenas 20% do que está à venda tem garagem.

          • Realista says:

            O que estas a fazer com essa noticia é equivalente olhares para as prateleiras de um supermercado sem ter lá o produto que tu queres e com base nessa informação extrapolares que se não encontraste nada naquele supermercado então é porque está tudo esgotado no resto do país…

            Essa noticia, para além de só dizer respeito às casas que estão à venda ainda consegues errar com uma margem de 100% ao dizeres que são 10% quando na realidade leste a dizer que são 20%. Sem contar que são dados de 2018.

          • ElectrorelvaS says:

            “Mais de 55% das habitações em Portugal possui pelo menos um lugar de garagem na habitação principal segundo os Censos 2021.”

            Vou já pegar numa fita métrica e ver se a varanda e marquise tem comprimento suficiente para arrumar o Civic. Só naõ sei como o levanto ao 3º andar…

          • Mr. Y says:

            ó @ElectrorelvaS depois os ‘outros’ é que distorcem o que é dito…

          • Mr. Y says:

            @Yamahia
            Já que entendes de estudos, quantas pessoas que hoje têm eléctrico podem carregar em casa e/ou no trabalho? Uns 20%?

          • Yamahia says:

            @Mr. Y, neste momento todos os 1.75% diria que têm condições para carregar o carro de qq forma (casa ou trabalho) Se parte deles não tem essa possibilidade tem carro elektro apenas para se chatear e perder dinheiro até mesmo no percurso casa-trabalho-casa.

            @Realista, o teu mal é leres as coisas pela metade. Ainda hoje vimos isso num outro assunto.

          • Toni da Adega says:

            @Yamahia a minha casa em portugal tem garagem, foi construida faz mais de 40 anos e suporta carregamento de carros elektros. E se quiser até posso ter carregamento a 22 kW, basta pedir ligacao trifasica.

            O que não falta são casa com várias decadas que suportam na boa carregamento de carros elektros. Pelo menos na zona em que moro é na boa.

          • Toni da Adega says:

            @Mr. Y não conheco ninguem que tenha eléctrico que não carregue em casa ou no trabalho.
            Utilizacão exclusiva de carregadores publicos deverá ser a minoria.

          • JL says:

            Nem todos carregam em casa, vejo nos grupos tantos casos de pessoas que não carregam em casa.

          • Yamahia says:

            São os principais candidatos a não repetirem a experiência do carro elektro.

            @Toni, provavelmente vives numa vivenda. Não tens que partilhar com ninguém.

        • JL says:

          Portanto assim se confirma que quem anda com ansiedade nos carros é a malta dos carros a combustão.

          • Realista says:

            Não posso deixar de constatar que isto é verdade.

            Quando passei para o carro elétrico sofria de ansiedade porque toda a minha vida só tinha conduzido carros a combustão…

            Entretanto já tenho ideia de como é a coisa e vou a todo o lado sem problema e nem olho para o nível de carga.

            No entanto hoje sofro é de ansiedade sobre quanto vou pagar na bomba quando pego num carro a combustão…

          • Hugo says:

            Vocês sofrem é de uma granda pancada nessa cabeça.
            Então mas alguém que, com os elétricos, poupa para um carro novo a cada 4 anos ainda tem carro a combustão porquê??? LOOL

          • Realista says:

            No primeiro dia que comprei uma TV LCD todos os CRT que tinha passaram imediatamente para LCD porque é assim que a transição funciona, compras um e os outros mudam-se automaticamente para a nova versão e deixam logo de existir.

            Aliás ainda me lembro que tinha dois aparelhos de videocassete e mal comprei um DVD eles converteram-se também, porque é assim que as coisas funcionam. É o chamado DLC…

          • Hugo says:

            Quanto mais rápido mudares melhor. Já podias estar a poupar para 2 carros a cada 4 anos e andas armado em rico a queimar combustível.

  9. f. says:

    É a Av. Padre Cruz e por acaso até são 4 faixas para cada lado…
    A referência perfil autoestrada até pode estar errada, mas muitas características estão lá: separador central, 3 faixas para cada lado (mais do que em muitos km na A1), proibição de peões (com sinalização), ausência de cruzamentos…
    Mas, sim, de um lado e do outro termina em rotundas e não se paga portagem

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