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Afinal quando deve trocar os pneus do seu veículo?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. cK says:

    Sim sim, até à jante é tudo pneus. Já vi malta a anda com a rede.

  2. Sérgio V. says:

    Pneus a durar 40 mil? Devem ser bons… Pneus que durem mais de 20 a 25 mil não valem nada…
    Ainda me lembro de ter pneus que com 10 mil já era mais que limite

    • Rodrigo says:

      Fdx deves ser piloto F1, uso pneus Michelin, Dunlop, Bridgestone e sempre faço por volta dos 30k a 45k neles.

    • akou says:

      Os meus de origem (2019) com 30k só agora é que vou passar os de trás para a frente e mesmo assim não sei se será para já. Estive na oficina a reparar um furo a semana passada e os pneus ainda estão impecaveis.

      • Nuno José Almeida says:

        Os pneus de trás devem ser os em melhor estado.

        • Zé Fonseca A. says:

          Errado, devem ser os de tracção

        • MLopes says:

          embora seja o que as casas de pneus normalmente aconselham e até exibam vários vídeos com demonstrações sobre o assunto, é relativo.
          os ditos vídeos mostram como uma viatura de tração dianteira perde mais facilmente o controlo da traseira em curva à chuva se nela tiver instalados os penus com menos rasto. é verdade e como não é o eixo direcional nem de tração as probabilidades de recuperação são quase nulas.
          o problema começam quando se percebe que os ditos vídeos são feitos em situações limite de tração e o condutor normal praticamente nunca fará uma curva à chuva nos limites de tração da viatura.
          mas um condutor normal fará, também à chuva, algumas travagens inesperadas e mais violentas devido a incidentes diversos e facilmente apanhaá lençois de água mais ou menos extensos, especialmente nas nossas estradas, de forma completamente inesperada.
          nestas situações a relevância de ter os melhores pneus atrás diminui dramáticamente e até haverá interesse em ter os melhores pneus à frente já que assim conseguirá uma travagem mais controlada e em menos distância bem como uma probabilidade de entrar em aquaplaning muito menor.
          num carro de tração atrás, bom depende. depende do tipo de condução. se a condução for um bocado mais agerrida talvez seja melhor mantes os melhores pneus atrás pois é mais fácel recuperar de uma subviragem do que de uma sobreviragem. caso seja uma condução normal ter os melhores pneus à frente aproveita´ra das vantagens que já elenquei anteriormente.
          pessoalmente, que tenho em casa um carro de tração à frente automático e um desportivo de tração atrás manual, prefiro andar com bons pneus, e UUHP de preferência, nos dois eixos antes que a coisa dê para o torto

    • Zé Fonseca A. says:

      Depende se é um pneu macio ou rijo e se fazes muita AE ou não a a que velocidade fazes

    • Grunho says:

      Deves ter um negócio de pneus e pensar que os outros andam a trabalhar só para o fazer prosperar. Um jogo de pneus é para fazer render. E fazer render quer dizer 100k mínimo.

    • Gonçalo says:

      Porra tu para poupar pneus és pior que o Verstappen os meus têm 55 mil e ainda estão aí para as curvas aos 65 vou começar a considerar trocar

    • LS says:

      Tenho continetal (os de origem) atrás e feuvert à frente.. Ambos com aprox 45 mil km.. E fazem ainda mais 10 sem grande problemade acordo com a banda de rodagem que em ambos está em boas condições
      Acho que vou ter que trocar os feuvert pois a borracha na zona lateral começa a apresentar alguns sinais da exposição solar (borracha nota-se a ficar ressequida)

      Tem muito a ver com o estilo de condução – travagens e acelerações bruscas (entre outos)

  3. Vanderlei says:

    Tenho um Tesla (Model 3) e infelizmente, são pneus de 10.000 em 10.000 KMS. No contrato de ALD tenho apenas 2 jogos de pneus e ando bastante preocupado, pois já prevejo que irei pagar caso necessite do terceiro jogo de pneus….

    • Realista says:

      Se parares de dar tanga ao resto do pessoal na estada os pneus duram muito mais tempo…
      Aliás a testa aconselha a rodar os pneus a cada 10.000km e não a trocar.

    • JL says:

      O meu model S fez 70 mil com os últimos.

      • PeDrO says:

        Tem um carro de 500 eu 600 cv, e quase 2T de peso. Para fazer os 70.000 tem de andar a passo de caracol.
        Senão não lá se vão os pneus e a autonomia, e carregar em espaços públicos não compensa (comparando com os a combustão).
        Também não pode virar muito as rodas sem o carro estar em movimento.

        Espere só até a suspensão pneumática começar a dar estalidos e fazer uns cliques e claques. Depois é só ver o bordo de dentro dos pneus a ir até à malha.

        Tem ai uma bela maquina…. nem se fala no que eles desvalorizam, especialmente os modelos S.

        • JL says:

          Não é preciso andar a passo de carracol, coisa que nem acontece, é preciso é usar pneus bons e não andar sempre a fazer arranques a fundo

          Compensa e bem.

          Então tem problemas de autonomia ?

          O meu não tem suspensão pneumática, e esse problema que fala nem tem a ver com a pneumática.

          Normal terem desvalorizado, os novos ficaram melhores e mais baratos.

        • Antonio says:

          Os meus pneus traseiros fizeram 160.000. Troquei-os há duas semanas. Os da frente fizeram 80.000

        • Grunho says:

          É duas vezes bom: no dia em que se compra e no dia em que se vende.

        • Realista says:

          Tenho um carro com quase 2T e não preciso de lhe mudar pneus a cada 10.000km… e mais, os pneus são de neve lol

          O peso não é, nem nunca foi, um problema para os pneumáticos.

      • Damnupa Kot says:

        fez fez… andas é de trotinete!

      • Tafc says:

        Pneus duros dos chineses com zero aderência. Deves andar bem devagar lol

        • JL says:

          A Pirelli é chinesa ?

        • Hugo says:

          Este gajo é o maior. Não anda devagar..não usa pneus duros….e os pneus duram o dobro da média que é suposto.
          Se isto não é mentira…é um milagre lolol
          No entanto quando andava em fumarentos era sempre a rebentar LOLOLOL

          • JL says:

            Milagre ? Então porquê?

            Era ? Então mostre lá onde disse que era a rebentar ?

            Enfim, não ganha mesmo vergonha.

          • Hugo says:

            Carros que ardem…tiveste dezenas de automóveis e só te dão problemas e despesas. Não precisas afirmá-lo literalmente…está à vista que ou és um “arrasa” ou estás a mentir.
            Como usuário que nunca falha e tem literalmente SEMPRE explicação para tudo e passa a vida a questionar os outros e exigir que afirmem com base em experiências pessoais suponho que essas conversas sejam sobre ti e não “histórias”.

          • JL says:

            Mas estou a mentir em quê?

          • Hugo says:

            O que eu disse foi “ou és um “arrasa” ou estás a mentir”. Basta saber ler…mas pelos vistos não fiz bem as contas. Aguardo correção e talvez reavalie o que disse lolol
            Podes sempre acrescentar informação nova como é hábito, tipo comprares e venderes viaturas… qualquer coisa. Demonstrará clara desonestidade ao fim de tanta conversa mas pelo menos será uma desculpa esfarrap….uma desculpa vá.

          • JL says:

            Comprei sim, vender só vendi uma, o resto foi sucata.

            A desonestidade sempre veio de si, a inventar números.

          • Hugo says:

            Ok, vamos reformular.
            Afirmaste que te arderam 2 carros…
            Afirmaste que nem 5% dos teus carros arderam…
            NUNCA falaste em família…
            Depois de eu questionar acerca das dezenas de carros que tiveste (tendo em conta os números apresentados) continuaste a omitir o termo “família” e ainda me acusaste de não saber fazer contas sem explicar o que quer que seja.

            Miúdo, em termos de honestidade tens muito mas MUUUUITO que aprender. Provavelmente não o serás nesta vida mas nunca é tarde para mudar um pouco que seja.

          • JL says:

            E era preciso falar, agora a seguir pede o numero de filhos e enteados ?

            Portanto desonestidade é não contar a vida toda em cada post. LOOOOOOOOOOOOOOL

          • Hugo says:

            Não quero que contes a vida toda, apenas pedi que esclarecesses as tuas afirmações.
            O que foi mentira ou entendi mal afinal???
            Arderam-te 2 carros?
            Esses 2 carros nem 5% dos carros que tiveste representam?
            Fala…o que foi que eu não entendi ou calculei mal?
            Entretanto já falas de família…quando dizes “EU” referes-te à tua família inteira?
            Se calhar não fui eu que entendi mal mas sim tu que omitiste informação/foste desonesto, ainda que pareça cada vez mais que são apenas desculpas esfarrapadas acrescentadas à história lol

          • JL says:

            Número de cabeça tendo em conta as 3 a 4 dezenas de veículos que já passaram por casa.

            Não falei de eu, e família refiro me aos moram em casa e estão sobre minha tutela.

            Portanto não contei toda a minha vida, sou desonesto. Loooool

          • Hugo says:

            Então afinal sempre eram 40 viaturas??? Tinhas dito que eu não sabia fazer contas porquê então?
            Desculpa lá mas tens de me explicar. Rematas em todos os sentidos e não bate a bota com a perdigota.
            Que contas falhei eu afinal???

          • Hugo says:

            E sim, estás a ser desonesto e pior… a tentar remediar a coisa com mais aldrabices. O que disseste foi, literalmente:
            “Nem 5% dos que tive arderam.”
            Acusas-me de não entender que falavas da família a partir dessa premissa? LOLOL
            Das duas uma…ou assumes que te esqueceste dessa informação ou que é mentira ou qualquer coisa, agora acusar-me de não saber ler ou estar a mentir pah…estás a ser borrego…

          • JL says:

            Não disse e nem sei ao certo.

            E não, não é mentira.

          • Hugo says:

            Mau, vai lá chamar mentiroso á tua mãe rapaz Já não há paciência pra tanta mentira. Comporta-te sff.

            “Onde disse que os meus carros ardem todos ? Nem 5% dos que tive arderam.”

            É uma transcrição literal, não inventei nada oh trafulha.

          • JL says:

            Quem lhe chamou mentiroso ? Provavelmente o post foi moderado dessa pessoa.

            Então e depois ? Que mal tem esse post ? Está certo, já que você insistiu que todos ardem, o que é mentira.

      • Hugo says:

        Dito pelo anónimo que afirma que cárteres se partem facilmente, dois dos seus carros arderam e já teve pelo menos 40 automóveis…. não vou acreditar, embora fosse das mentiras menos estapafúrdias que por aqui já disseste 😀

        • JL says:

          Sim, partem, é só alguma coisa lhes tocar. Não, não disse isso.

          E tem em não disse que tive 40. Portanto não inventei nem minta.

          • Hugo says:

            Um cárter parte se levar uma cacetada e não “se alguma coisa lhes tocar”. Saber conduzir ajuda.
            Disseste que te arderam dois carros…e disseste que nem 5% dos carros que tiveste arderam, portanto é fazer as contas ou mentir menos.

          • JL says:

            O que é uma cacetada ? Não é um toque ?

            Disse que tive incêndio em 2 carros. Exato, basta fazer contas.

          • Hugo says:

            Mentiroso. Disseste também que nem 5% dos teus carros arderam. Mente mais loool

          • JL says:

            Mas menti onde ? Você confunde-se todo.

          • Hugo says:

            Então o que significava essa afirmação dos 5%?
            Aposto que tens uma explicação nada rebuscada e em Português acessível.
            Vai lá ler bem o que escreveste e inventar suposições nas entrelinhas.
            Força…sou todo ouvidos….

          • JL says:

            Significava exatamente aquilo que disse, se sabe fazer contas.

          • Hugo says:

            Não explicas o que queres dizer…O costume portanto. Mandas postas e depois “entendam o que quiserem…porque o que eu quis dizer não foi isso” LOOOL Que cromo.
            Para te avivar a memória e “tentares” aldrabar mais um bocadinho:

            “Onde disse que os meus carros ardem todos ? Nem 5% dos que tive arderam.”

          • JL says:

            Então mas não sabe calcular 100% daquilo que são 5% ? que bur…

            Quer um numero exato ?

          • Hugo says:

            Fiz as contas com base nas tuas afirmações e a questão das 9 viaturas que tinha um “SÓ” lá pelo meio nem interfere nas mesmas.
            Venha de lá esse numero exato então para perceber onde mentiste ou onde eu interpretei mal.
            Para perceber a tua conversa só mesmo com desenhos.

          • JL says:

            Sei lá o número exato, foram tantos, a família é grande, acha mesmo que os vou contar para si ?

          • Hugo says:

            Então mas dizes que eu recuso provas do que dizes??? Não os vais contar mas mandas um “5%” ao ar?
            Opah edita aí uns documentos e manda print. Neste momento está a valer tudo. É a tua honestidade em causa LOL

          • JL says:

            Mando, por tenho a noção de quantos foram, mas não tenho numero exato.

            Os documentos dos que já não tenho já não existem.

            Só lhe posso mostrar os que tenho ou então a lista que está nas finanças.

    • Ze Alberto says:

      Carros mais modernos, nomeadamente hibridos e eletricos permitem aumentar muito a durabilidade de um “bom pneus” bastante. Há relatos de pneus a chegarem quase aos 100k. Isto deve-se á superior gestão de tração por parte destes veiculos (nomeadamente em arranque que causam menos “micro” desgaste por excesso de potencia ás rodas) e em grande parte a uma forma de condução mais calma de forma a reduzir o desgaste nestas situações. Pneus usados em contexto citadino e com pouco cuidado nos arranques tem mais desgaste que pneus utilizados em auto estrada (não estou a falar de arranques-picanços, estou a falar de arranques que qualquer pessoa faz no dia a dia que apesar de não ser perceptivel o pneu derrapa mais e cria mais desgaste).

    • jpr says:

      O meu model Y está com 47.000 e ainda estão com bastante piso, está a indicar agora para trocar os da frente com os de tras.

  4. Yuri Ervilha-Roca says:

    depois de ouvir as historias do kadafi dos pneus ja nada me surpreende. ha muito negocio e muita gente a ganhar dinheiro com os pneumaticos.

  5. Jonas says:

    Infelizmente o desgaste irregular (às vezes desgastados só na borda exterior), nem sempre é da direcção desalinhada. É culpa das estradas nojentes em péssimo estado que temos.
    Eu perguntei isso a mecânicos numa conceituada oficina de pneus.
    As nossas estradas têm imensos buracos, fissuras no alcatrão, desgaste do alcatrão, e até mesmo muitas rotundas em que circulamos todos os dias, fazem desgaste dos pneus irregular.

    Quanto ao resto, podemos ver “a olho” quando o pneu começa a ficar desgastado.
    Eu evito pneus de “marca branca” ou “barata”, ou pneus recondicionados como algumas pessoas optam, esses duram pouco tempo (além de já poderem ser velhos, em armazém).

    Quanto à borracha, existe algumas espumas em spray que ajudam a preservar a borracha do pneu e prolongar o tempo de vida pelo menos mais um ano, e protegem dos raios UV do sol no verão, já usei. Prefiro da marca “Wurth”.

  6. Yamahia says:

    Eu é qd chega ao taco. Ou seja com 1.6mm de rasto, creio!

  7. Tafc says:

    No meu Ferrari, a cada 5000 km.

  8. MataPorcosDoPonjab says:

    Na minha Famel Zundap de 1989, troco de pneus quase todos os 10k km, a carroceria é o meu canastro e tenho que cuidar bem dele, já dei cabo dos cromados 2x por causa dos pneus em mau estado.

  9. Nirelle says:

    No meu opel é até ficarem quase carecas!! Não há guita para estar a trocas a cada 6 anos.

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