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Afinal, como é calculado o preço dos combustíveis?

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Grunho says:

    Os capitalistas não precisam de “calcular preços”. Basta combinar o preço que querem levar, e pronto. Se não correr bem e não venderem o esperado, na semana seguinte baixam uns pós e o parolo já fica todo contente.

    • Anung says:

      O maior capitalista é o governo, que como ganha uma percentagem absurda até lhe convém os preços altos.

      • Manuel da Rocha says:

        Curiosamente, há 2 anos, o actual primeiro-ministro, deu 95 conferências, de imprensa, em 19 dias, a criticar, o governo, por não baixar, o ISP, quando o preço médio, do gasóleo, era de 1,73. Hoje, é de 1,76, o governo assobia para o lado e diz que “Ainda está muitíssimo baixo. Quando chegar aos 2 euros, logo vemos se vale a pena mexer no ISP.”

        • Grunho says:

          E muita sorte têm os consumidores de gasóleo enquanto os de gasolina estão a pagar 20 cêntimos de imposto a mais em litro para eles o terem mais barato.

      • Grunho says:

        Verdade. E no dia em que o governo renunciasse a essa percentagem absurda os capitalistas somavam-na à fatia deles. “Se há procura para preços com essa percentagem para o governo, há procura com a percentagem para nós”, dizem eles com razão.

  2. Kafka says:

    Bem vindos a Portugal, onde não se fiscaliza nada e os preços são inventados.

  3. Yamahia says:

    Arrecadar 60% sobre o produto da venda de um bem é obra . Ainda por cima limpos, ou seja, sem investimento nem trabalho.
    Os Cosa Nostra eram uns meninos perto destes.

    Adiante.
    Os combustíveis aumentam nos países onde os tentáculos do terrível lobby climático estão enraizados.
    Nós conseguimos ver isso com base no q se passa em países com políticas alucinadas semelhantes.
    Por exemplo, estes governos hipócritas nunca vão impedir a subida galopante das margens nos combustíveis desde q as petrolíferas instalem uns carregadores para elektros:
    https://www.autoexpress.co.uk/news/367238/petrol-prices-are-staying-high-and-fuel-firms-blame-ev-chargers
    Afinal esses mesmos governos fazem o mesmo para dinamizar a política verdusca q consiste em abater floresta e assassinar animais encurralados.

    • Toni da Adega says:

      Exactmente os combustiveis estao altos por causa dos Elektros e renovaveis. Sem Elektros o combustivel baixava praticamente para metade.

    • Grunho says:

      Felizes os texanos que foram pela enchente abaixo, esses estão salvos do terrível lobby climático.

    • Rui Passeira says:

      Há uma certa verdade no seu comentário, não é directamente os eléctricos que estão a manter os combustíveis altos mas esta doutrina climática, o sr Costa introduziu está tal taxa de carbono que inicialmente era uma taxa extraordinária para combater a queda de receita fiscal devido á baixa dos combustíveis, mais tarde mdou o nome para taxa de carbono para agradar os amiguinhos da extrema esquerda. Só essa componente representa em média quase 20cent por litro no preço dos combustíveis. Tudo para bem do ambiente, porque os impostos é que vão salvar o ambiente, assim como a desflorestação ( sendo que as árvores consomem co2 e libertam o2) para construir centrais solares
      Mas também á a vertente do IVA sobre o ISP poderia baixar mais 0.14€
      Ou seja só a taxa de carbono e a ilegalidade do IVA sobre o ISP poderiam baixar já 0.34€ por litro no combustível .
      Estás contas estão a assumir que o L de combustível está a 1.6€ pois se o valor for mais alto também os impostos.
      Resumindo sem estas jogadas poderiamos ter combustíveis a 1.26€ em vez 1.6€

      • Max says:

        A taxa de carbono foi criada em 2014, durante o Governo de Passos Coelho e entrou em vigor em 01/01/2015. Não foi criada para combater a queda da receita fiscal – foi criada no que se chamou “reforma da fiscalidade verde”.
        No ISP, que já existia, foi incluída a taxa de carbono e depois a contribuição do serviço rodoviário – mas são efetivamente três impostos distintos. O IVA incide de facto também sobre o ISP (imposto sobre imposto).
        Quanto a baixar os impostos sobre os combustíveis, há sempre quem prefira que se baixem outros …
        Peso dos impostos no preço médio de venda no 1º trimestre de 2025:
        – Gasolina: Espanha 48%, média da UE 54%, Portugal 55%
        – Gasóleo: Espanha 43%, média da UE UE 48%, Portugal 50%
        https://www.erse.pt/media/1aaht3rc/1t2025-boletim-preços-ue-27.pdf

  4. PorcoDoPunjab says:

    Ouvi dizer que os preços dos combustíveis em Portugal eram fixados pelos astros.

  5. Max says:

    Então, acrescentando alguma coisa às generalidades que diz o especialista da DECO, apenas quanto ao item 1, cotação internacional – em euros.
    As fórmulas de cálculo da ENSE do preço de referência estão publicadas. Para a gasolina 95 é:
    Preço de referência = [Cotação + (Preço do Biocombustível substituto da gasolina- Cotação) x % Incorporação do Biocombustível + Frete + Descarga e armazenagem + Reservas Estratégicas + ISP] x (1 + IVA)
    Em que a cotação é a “cotação diária de gasolina IO95 considerando o preço CIF [custo, seguro e frete até ao porto do comprado] NWE [para países do noroeste da Europa] em USD/ton, posteriormente convertido para €/L”. Notar bem que a desvalorização/valorização do dólar conta, ou seja, considera-se a cotação em euros.
    Não se encontra, gratuitamente, a cotação diária atualizada da gasolina e do gasóleo CIF NWE, mas a EPCOL publica as cotações semanais (gráfico do link). Vendo esse gráfico, observa-se que a cotação da gasolina subir, em relação ao gasóleo, nos meses de verão, enquanto o gasóleo se aproxima mais nos meses de inverno não é certo. Mas uma coisa se confirmou – quando há conflitos internacionais que fazem disparar a cotação do crude, a cotação do gasóleo sobe muito mais, porque meios de transporte e outros equipamentos estratégicos dependem mais do gasóleo.
    Vejam no gráfico a subida da cotação do gasóleo, da gasolina e do Brent na semana de 16 a 20 de junho – notando que o ataque de Israel ao Irão (que criou receios de cortes de navegação no estreito de Ormuz) se iniciou a 13 de junho.
    Eu fiz as contas, num comentário noutro post:
    1) Brent
    09-13 de junho: 535,978 USD/ton
    16-20 de junho: 585,36 USD/ton
    +49,382 USD/ton, +9,2%
    2) Gasóleo
    09-13 de junho: 665,9 USD/ton
    16-20 de junho: 762,8 USD/ton
    +96,9 USD/ton, +14,6%
    3) Gasolina
    09-13 de junho: 748,2 USD/ton
    16-20 de junho: 791,7 USD/ton
    +43,5 USD/ton, +5,8%
    Foi essa subida muito maior da cotação internacional do gasóleo que explica o anúncio em Portugal, para a semana que se iniciava a 23 de junho, de uma subida de 8 cêntimos por litro no gasóleo e de (apenas) 3 cêntimos por litro na gasolina.
    https://www.epcol.pt > Estatísticas > Cotações > selecionar gráfico valores semanais gasolina, gasóleo CIF NWE e Brent

    • Rui Passeira says:

      Muito bom, ainda bem que há pessoas que fazem um melhor trabalho de investigação do que os jornalistas.
      Muitos parabéns pela análise
      Simplesmente a análise que fizeste é a análise que se esperava do jornalista que publicou este artigo caso fosse mesmo a verdade que este queria expor
      Muitos Parabéns

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