Adblue: Para que serve afinal este líquido para os carros?
Se tem um carro recente a diesel certamente que já ouviu falar no líquido Adblue. Na prática, os novos motores Diesel Euro 6 possuem um catalisador SCR (Selective Catalytic Reduction) que utiliza AdBlue para limitar as emissões de óxido de azoto.
Fique a saber um pouco mais sobre este líquido "milagroso".
O que é e como funciona o Adblue?
AdBlue é uma solução composta por água desmineralizada e ureia (32,5%), utilizada em veículos com motores a diesel que possuem a tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction, ou Redução Catalítica Seletiva). Essa tecnologia ajuda a reduzir as emissões de óxidos de nitrogénio (NOx), que são prejudiciais ao meio ambiente, transformando-os em nitrogénio e vapor de água, substâncias inofensivas para a atmosfera.
Este líquido surgiu como resposta ao controlo das emissões poluentes. As normas Euro 6 servem para limitar mais as emissões poluentes expelidas pelos automóveis.
Como funciona?
- O AdBlue é injetado no sistema de escape antes do catalisador SCR.
- Quando exposto ao calor do sistema de escape, a ureia do AdBlue decompõe-se em amoníaco (NH₃).
- No catalisador SCR, o amoníaco reage com os NOx, convertendo-os em azoto e água.
Estas normas exigem aos fabricantes dos automóveis que desenvolvam e implementam tecnologias que promovam a redução dos gases poluentes e contaminantes.
O Adblue resulta da dissolução de ureia com água desmineralizada, é injetado diretamente no sistema de escape do veículo.
O consumo deste líquido depende de diversos fatores, entre eles, a temperatura de funcionamento do sistema, a temperatura ambiente do automóvel e as suas características. A estimativa de consumo é cerca de 1,5 a 2,5 litros por cada 1.000 km.
Fácil e rápido de aplicar
O Adblue é fácil de ser aplicado e, normalmente, o bocal de enchimento está localizado junto à entrada do combustível, de lado, ou no lugar do pneu sobressalente.
Se tem planos para fazer uma viagem mais longa, é necessário que encha o depósito, pois, caso fique vazio, o carro não irá arrancar. No entanto, os carros têm também um sistema de aviso no painel de instrumentos, de forma a notificar o condutor quando é necessário recarregar o depósito com este líquido.
Características do AdBlue:
- Não é um combustível: Trata-se de um aditivo usado exclusivamente no sistema de escape, e não deve ser misturado ao gasóleo.
- Armazenamento: Deve ser mantido num local fresco e protegido da luz solar, uma vez que temperaturas extremas podem degradar a solução.
- Consumo: O consumo de AdBlue depende do tipo de veículo e das condições de condução, mas geralmente representa cerca de 4 a 6% do consumo de gasóleo.
É mais uma coisa para se gastar dinheiro e para avariar. Há imensos problemas com esse sistema.
Para a UE roubar dinheiro aos pagadores de impostos de forma legalizada.
Muito resumidamente: acrescentar mais um custo ao utilizador, tal como os filtros de partículas.
Para poluir, ou para ajudar a continuidade de carros que poluem!