Acha que paga muito de seguro do carro? Pode ser por causa disto…
O seguro automóvel é obrigatório por lei, na modalidade de responsabilidade civil. Face a tudo o que se vive hoje, é sempre importante poupar uns trocos, garantindo que se mantenha um elevado nível de proteção. Saiba que fatores influenciam o preço do seguro do seu carro.
Como sabemos, os seguros não são iguais e isso nota-se no preço. Os seguros têm franquias e coberturas diferentes e isso faz toda a diferença no valor final. No entanto, há fatores que contribuem para o preço do seguro do carro. De acordo com o ACP, o preço de um seguro para o carro pode ser influenciado por:
CONDUTOR
O preço do seguro do carro aumenta consoante as características do condutor:
- Número e gravidade de acidentes
- É um dos fatores que mais influencia o preço do seguro do carro. Quanto maior o número de acidentes em que o condutor tenha sido responsável, maior a quantia a pagar.
- Anos de carta
- Um condutor com menos experiência de condução tem mais probabilidades de causar acidentes. É por isso que o seguro de um recém-encartado tende a ser mais caro.
- Idade do condutor
- Ser jovem não é uma vantagem ao contratar um seguro automóvel. Isto porque, os condutores com menos de 25 anos e com carta há menos de 5 têm mais probabilidades de terem acidentes. Logo, o preço do seguro do carro vai ser mais elevado para estes condutores. Se ao longo da vida se vai tendo descontos (dependendo se teve acidentes), a partir dos 70 anos, o caso muda de figura. É a partir desta idade que os reflexos, condições físicas e visão contribuem para a maior probabilidade de acidentes. Assim, o preço do seguro pode ser mais elevado a partir desta idade.
- Local onde se conduz
- Sabia que morar numa cidade com mais tráfego tem consequências no preço do seguro do carro? Numa localização com mais trânsito a probabilidade de ocorrerem sinistros aumenta, bem como acidentes, vandalismo ou assaltos. Com riscos acrescidos, as seguradoras cobram mais.
AUTOMÓVEL
As características do automóvel também têm impacto no preço:
- Tipo de automóvel
- O preço da viatura, a sua potência e cilindrada têm influência no preço do seguro do carro.
- Ano de matrícula do carro
E são estes alguns dos fatores que podem influenciar o valor final do seguro. Antes de fechar com uma seguradora, consulte sempre outras e compare os preços e também o que o seguro cobre.
Este artigo tem mais de um ano
Essa do local onde se conduz é nova para mim. Se viver na cidade e for trabalhar para o campo, pago mais e passo mais tempo no campo, se for inverso fica mais barato.
Pois, mas quando perguntam para fazer seguro perguntam onde em que zona conduz com frequência.
mas essa frequencia pode mudar…o pagamento é anual no meu caso.
esse ponto deve ter pouco valor…se tem muito ainda bem que nos informou.
Creio que perguntam qual é a área de residência, não mais do que isso. E supostamente, fica-se assim a saber qual a zona onde conduz com mais frequência.
Já sei disso da localidade já á uns 5 anos…eles fizeram isso para diferenciar precisamente das zonas onde existem mais acidentes.
E só pedem a tua morada de residência…não por onde andas!
Parem de comprar SUVs…
Impossivel, o meu casamento depende de comprar coisas de gama alta para comprar o amor da minha mulher e filhos e mandar desprezo aos que me invejam.
Se tens de andar a comprar o amor da mulher e dos filhos não sei quem é o mais desprezado.
Jamaral +10000
Porquê?
Bem mais práticos e confortáveis que os carros tradicionais.
Mas mais complicados para manobrar e estacionar em cidade…
manobrar? lol
estacionar só se for em locais não convencionais ou parques apertados tipo campo pequeno
Manobrar? Só são mais altos, o entre eixo é praticamente o mesmo que um sedan
TSSRK, lógica a esta hora não por favor!!!!
Há uns anos, saí de Lisboa para vir para a margem sul, mais especificamente para Palmela. Só esta mudança agravou o meu seguro em mais 70€. Justificação da companhia de seguros: muitos idosos a conduzir os tão famosos “papa-reformas”
e muito azeiteiro
eu qualquer dia pago mais do seguro do que o carro vale…..
pagava 700 contra todos os riscos quando o carro valia 28.000 agora vale prai 8.000 e pago 500 sem ser todos os riscos….
pedes revisão anual do seguro de acordo com o valor depreciação?
caso positivo cheira-me que tens por aí muitos sinistros
Já procuras te preços em outras companhias??
Estudos noutros países, por exemplo no UK, mostram que carros cor de alcatrão (cinzentos e cores escuras) tem mais acidentes, especialmente à noite/ao anoitecer.
Ter um carro de cor “vistosa” devia de implicar uma redução no seguro.
têm mais acidentes = vão mais contra eles
ou seja, não será responsabilidade de quem tem os carros escuros
Parece-me que uma boa percentagem dos acidentes, o seguro acaba decidindo que é culpa dos dois (por várias razões), e a percentagem que têm seguro contra todos, acaba sempre fazendo o seguro pagar quando não se conheçe o causador.
Não consigo ver vantagens de ter um carro difícil de ver pelos outros na estrada.
Porque não avaliado os km que fazem num ano quem faz muitos km num ano está mais arriscado, kem faz menos está menos arriscado isso também significa muito
Mas também poderá ser visto de forma diferente. Por exemplo, quem faz poucos Kms por ano terá menos experiencia acumulada, logo mais propenso a acidentes. Ou quem conduz essencialmente em AE terá menos acidentes.
Não vale a pena…. É isso os combustíveis e os alimentos….
já dizia a agata, podes ficar com o carro e a casa
A soma da prestação do carro + combustível + seguro + revisões + reparações + IUC + inspecção + portagens + estacionamento + multas ultrapassa e muito 6 meses de ordenado por ano de um português médio. Prescindes disso tudo, vais trabalhar de bici, e num ano é como se ganhasses o que ganhas em dois.
Vendi tudo… 😉
Até há uns anos atrás até a profissão tinha influência no valor do seguro, não sei se ainda têm isso em conta.
Fácil, não compre carro elétrico.
Então se falarmos nos seguros para os taxistas é uma vergonha o aumento que teve recentemente. Agora chegam aos 2000€ o que é uma vergonha para os ganhos que muitos têm em locais mais pequenos.
Possivelmente é devido a que uma grande parte dos taxistas serem “reformados” e fazem esse extra… não percebendo nada que andam a fazer na estrada devido a ser um “passa tempo”‘ Não sinalizam a marcha, sem cinto e pouco civismo…. As companhias de seguro usam algoritmos próprios para detectar seguros tóxicos…
De que eu saiba os taxistas não são todos iguais. Da mesma forma que nessa profissão existem taxistas toxicos também em todas as outras profissões existem. Não se deve generalizar.
Ainda bem que os jovens têm o carro em nome dos pais assim o seguro e mais barato