37 novos radares de velocidade já em setembro! Saiba os locais…
Nos últimos tempos temos vindo a falar dos radares móveis e da sua instalação em vários pontos do país. De acordo com as informações mais recentes, estes radares começarão a funcionar já a partir de 1 de setembro, assim como alguns de velocidade instantânea. Conheça os locais...
A partir do dia 1 de setembro haverá novos radares de controlo de velocidade a funcionar em todo o país. Segundo revelação do JN, no total serão 37 novos radares, sendo que 12 serão radares de velocidade média. Os radares de velocidade média não indicam a velocidade instantânea dos veículos, mas calculam se os mesmos andaram mais depressa, entre dois pontos de um determinado trajeto.
Os radares de velocidade média têm, nas estradas portuguesas, uma sinalética própria: o sinal de trânsito H42.
Radares de velocidade média a funcionar a partir de 1 de setembro
A1
- Santarém (65,2 quilómetros);
- Mealhada/Anadia (217,4 quilómetros);
A25
- Águeda (42,5 quilómetros);
A3
- Braga (38,1 quilómetros);
- Trofa (16,9 quilómetros);
A42
- Paços de Ferreira (9,1 quilómetros);
EN10
- Montijo (75,7 quilómetros);
- Vila Franca de Xira (110,7 quilómetros);
EN109
- Figueira da Foz (100,7 quilómetros)
EN 211
- Marco de Canaveses (1,4 quilómetros);
IC19
- Sintra (8,2 quilómetros);
IC2
- Loures (9,8 quilómetros);
Radares de velocidade instantânea a funcionar a partir de 1 de setembro
A1
- Vila Nova de Gaia (292,9 km);
- Vila Nova de Gaia (292,4 km);
A2
- Albufeira (233,1 km);
A44
- Vila Nova de Gaia (4,5 km)
A7
- Guimarães (33,3 km; 33,7 km);
EN101
- Guimarães (110,7 km);
EN103
- Barcelos (22,9 km);
EN105
- Santo Tirso (20 km);
EN109
- Figueira da Foz (110,4 km);
EN119
- Benavente (28 km)
EN125-10
- Fato (1,4 km)
EN14
- Maia (6,1 km);
EN18
- Belmonte (19,6 km);
EN206
- Fafe (46 km);
EN234
- Nelas (88,7 km);
EN251
- Coruche (39,2 km);
EN252
- Palmela (5,2 km; 9 km);
EN260
- Beja (13,4 km);
EN5
- Montijo (6 km)
IC17
- Loures (19,1 km)
IC2
- Coimbra (183,3 km);
- Águeda (239 km);
IP7
- Lisboa (3,4 km);
Radares de velocidade instantânea com data a anunciar
A20
- Porto (9,8 km);
A29
- Vila Nova de Gaia (48,7 km; 48,8 km)
A43
- Porto (1,7 km; 1,8 km)
EN114
- Montemor-o-Novo (170 km)
EN125
- Albufeira (74,6 km);
EN6-7
- Cascais (2,7 km)
IC1
- Alcácer do Sal (548,6 km)
IC17
- Loures (14,2 km)
- Odivelas (17,9 km)
IC2
- Coimbra (190,8 km)
IC8
- Sertã (115 km)
IP3
- Coimbra (49,9 km);
Radares de velocidade média com data a anunciar
A29
- Vila Nova de Gaia (45,8 km; 47,3 km;
- Santa Maria da Feira/Espinho (35 km);
EN18
- Évora (276,1 km);
- Beja (366 km)
EN378
- Sesimbra (13,2 km);
EN4
- Alcochete (24,8 km)
IC1
- Palmela (539,2 km)
- Ourique (680 km; 686,9 km);
IC2
- Rio Maior (65,3 km)
Segundo a ANSR, os radares baixam os acidentes mortais em mais de 70%.
Este artigo tem mais de um ano
Deviam era meter radares disso em algumas ruas de algumas cidades, há ruas onde é suposto circular-se a 50km/h máximo, com passagem para peões, escolas, etc e há carros e motas a acelerar a 100km/h.
Radares de velocidade média não funcionam em ruas de algumas dezenas ou centenas de metros. Servem para impor a lei aos prevaricadores controlando-os em auto estrada ao longo de dezenas de kilómetros.
A solução seria radares fixos, por exemplo mas para a velocidade instantânea e não média?!
A desvantagem é que os radares operados dentro das localidades são geralmente colocados em pontos estratégicos para altas velocidades e não para “alto” perigo eu diria, sendo operados por exemplo em retas ou terminações de localidades onde o pessoal começa a exceder o limite por 20+ km/h
@Grunho , a maioria nem está em AE.
Aposto q aquele de Alcácer é de 70kms/h.
Não vão descansar enquanto nao meterem toda a EN parao o Algarve a 70. Vais a ver looolooolool
A Brisa até esfrega as mãos.
Os radares são para faturar não tem nada a ver com segurança rodoviária
Precisamente.
Concordo. Eu já comecei a evitar as auto-estradas e circular em ruas normais, para evitar os radares.
Mas como o tempo para a viagem é o mesmo… a velocidade tem de se manter…
O Papa vai perdoar as multas.
O papa não volta cá e o perdão já tem data limite de validade.
Perdoam no Natal, o Martelo é um mãos largas, chega ao Natal e perdoa multas e mete bandidos na rua.
Mais uns milhares para o cofres do estado …bora, sempre a somar
Outra vez a mesma conversa.
Respeita os limites definidos na lei, se não gostas deles então vota noutros representantes para alterar isso, ou promove referendo.
Deves ser daqueles que diz que não passa dos 50…
Ele tem razão se apanhas uma multa de velocidade de quem é a culpa? Do policia que lá colocou o radar ou do infrator que excedeu a velocidade máxima?
Sr G. Vc é muito naif, deixe que lhe diga looolooolool
Porque não colocam limitadores nos motores dos carros…hoje a tecnologia permite isso, mas secalhar não é viável €€€€ certo ?? Acham mesmo que instalar de radares reduz os acidentes ?? EPA já chega de ser tapado para não dizer outra coisa, vocês continuem assobiar para o lado a fingir que estado bem …a mim não me enganam…
Não há lei nenhuma que impeça de por limitador no carro. Quem quiser instalar que o pague. Quem não quiser, que conduza com atenção aos limites ou que abra os cordões à bolsa quando for apanhado.
Ó @Grunho, o limite era 80. Meteram o radar e baixaram para 50. O que achas que isto é? Acorda!!!
Pera ai, existe uma lei que desde 06/2022 os carros novos são vendidos com limitador obrigatórios (Cat. M e N)
Yamahia, caso não saibas o limite em estradas nacionais dentro de localidades sempre foi de 50, não é preciso aparecer um sinal para que seja esse o limite!
@Castro, com um limite de 80 kms/hora está a 2ª circular, constituída pelas avenidas Marechal Carmona, General Norton de Matos e Eusébio da Silva Ferreira, mais dentro da cidade do que a Av Santos em Castro. Que, ao contrário daquelas, não tem perigos nenhuns motivados por entradas e saídas constantes para diversas urbanizações e bombas de combustível e tb não faz paralelo com nenhum jardim como o do Telheiras que nem sequer beneficia de um rail de protecção.
Então, porque razão reduziram a velocidade da Santos & Castro de 80 para 50? Ao mesmo tempo que meteram radares??
Yamahia, a 2º circular é uma via rápida. A av Santos & Castro é uma rua com passeios e algumas passadeiras e semáforos.
Não é nada e não tem passadeiras ou semáforos. Isso a acontecer é no fim à chegada à rotunda que dá acesso à civilização junto ao Campo grande.
A Av Santos e Castro é uma via com perfil de AE para todos os efeitos e bastante mais segura e folgada que a 2ª Circular!
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcq94SJY5jZ9l8F3qK_g?e=V5deIe
Yamahia, é irrelevante que Av Santos e Castro pareça uma via com perfil de AE, ela não é uma AE e não é uma via rápida, ela tem passeios em quase toda a sua extensão e existem semáforos e passadeiras.
Vais ter que pedir para retirarem os passeios para que não haja peões
Deves estar a confundir com outra Av.
Não tem passadeiras nem semáforos. Tens a foto e o perfil é esse desde a Ameixoeira até ao Campo Grande!
Aliás, está inclusivamente proibida a circulação de peões ao redor da Santos & Castro!
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrIFwsNrkvtU3NOSPUw?e=t7UUNt
Espero que tenhas ficado esclarecido
Outra pior que esta, ainda assim melhor que a 2ª Circular é a Av. António Spínola mas está limitada a 80. Nada a apontar!
Yamahia, tens cá uma piada, sempre a tentar atirar areia para os olhos! Vai ver como é a Av. ao longo do aeropoto
Sei bem como é @Castro.
O acesso ao terminal de carga faz-se pir uma via independente. Nada a ver com a Santos & Castro.
Tudo isto não merece discussão. Ao limitarem a velocidade de 80 para 50, ao mesmoque instalavam os radares, Houve neste caso, assim como noutros, evidente má fé por parte das autoridades que apenas buscam o lucro.
https://www.publico.pt/2022/05/31/local/noticia/rede-eficiente-20-novos-radares-comecam-quartafeira-funcionar-lisboa-2008361
??? ninguém aqui anda nos acessos ao terminal de carga! deixa de ser vesgo.
Vesgo és tu ma man. Cura-te. É o único local onde podes andar a pé e já não faz parte da av. em questão! Tb queres chamar à baila a Quinta do Lambert? Já agora a Alvaláxia?? Triste!
Portanto aceita que dói menos e a menos que ganhes comissão com essas multas, não estou a perceber pq está a tentar braquear a situação e pq ficas tão irritado por finalmente perceberes que é mais que evidente caça à multa!
Achas que algum Governo quer limitar a velocidade dos carros?
Depois onde iam buscar o sustento?
E o que mais me incomoda é alguns analfabrutos de PT pensarem que os radares servem para prevenção.
Vão por exemplo, a Tenerife ver o que é prevenção com radares nos sítios perigosos, e todos respeitam não porque esta lá um radar, mas porque é uma zona mesmo perigosa.
Arrisco dizer que em Portugal se 5% são mesmo para prevenção, os restantes são para caça a multa, porque de perigoso não vi/notei/senti nada.
A verdade é que o tuga não gosta de cumprir os limites de velocidade é sempre + 15Kms +10Kms acima do limite. Depois temos os azeiteiros com as repros nos carros o gang dos Seats Ibizas e outros, que andam sempre a chorar porque são perseguidos pelas autoridades.
Eu adoro quem fala assim…Gostava de te ver numa EN a 50 km/h
Esse é daquelas coisas que se consegue evitar pagar. É só cumprir as velocidades.
Mais uns milhões para o Kosta
Olha outro com a mesma conversa do @bruno
Se quisessem milhões metiam se a multar as pessoas com multas mais simples, nem precisavam de gastar milhões em radares.
Para isso são precisos policias, quando tiverem camaras para autuar essas infrações simples também o farão, sempre com o objectivo de facturar, é isso que eles se gabam, não se gabam de ter baixado a sinistralidade “naquele sitio” a sinistralidade baixa por outros factores, como a segurança dos carros que cada vez é melhor e há cada vez menos carros antigos, isso sim, agora a gente vai a 120 na AE, de repente aparece o sinal 80 e um radar logo a seguir, isso é para quê? Aumentar a segurança?
Que tal alguém inventar um UBER multas? Isso é que era !!!! Qualquer ilegalidade, e quem mandasse mais rapidamente o video da ilegalidade, ganhava 20% do valor da multa.
Pessoalmente ficava nas rotundas 😉 tinha ordenado ao final do mes !!!!!
Percebo a ideia mas tens de deixar isso para as autoridades competentes (as vezes…) fazerem o trabalho delas.
Implementar o que sugeres é voltar atrás ao 25Abril…
Até podia resultar, mas passava tudo a comprar carros velhos, carroças, trotinetres pa conseguir cumprir os limites.
O quê? arranjar as nacionais e as auto estradas (que pagamos)??? Nahhh isso não dá lucro, bora meter radares!
Mas a haver caça à multa porque é que dizem onde vão estar ? Só doidos.
Porque mesmo dizendo, a velocidade é tão mas tão baixa que é impossível cumprir.
Não me parece que a informação na primeira listagem (Radares de velocidade média) esteja correcta…
Dá a entender que a velocidade média é medida ao longo de xx,x quilometros, mas na realidade começa no quilometro xx.x.
mais vale andar de carro de bois
Esses sim, e só gastam quando estão parados. Lool
Acho muito bem esta medida. Deveria ser aplicada nos IC’s em especial no IC5 que é onde uma pessoa não consegue circular ao limite máximo definido que vem logo atrás uns atrasados mentais colados à traseira para nos pressionar a acelerar.
É quando eu passo a andar mais devagar…
Encosta à direita!!!
porque carga de água é que alguém se vai encostar à direita numa estrada nacional?
Esse IC5 tem faixas de ultrapassagem na maior parte do percurso.
Isso não é verdade. para cada sentido só existe faixa de ultrapassagem numa pequena parte de todo o percurso.
E mesmo que até fosse na maioria, haveria troços onde isso não existiria, correspondendo ao que foi descrito pelo Carlos
O IC5 durante os mais de 180 kms entre Miranda do Douro e Vila Pouca de Aguiar tem sempre uma faixa de ultrapassagem, nas subidas. Quando em plano e em rectas longas, traço descontínuo, onde é fácil ultrapassar, normalmente passa a uma faixa para cada lado.
Inclusive, o troço entre a origem do itinerário e Vila Pouca de Aguiar foi construído com o perfil de auto-estrada, tendo sido classificada como A7!
Se ali o amigo @Carlos Rock é apertado é pq segue na esquerda nessas subidas a ultrapassar a pisar ovos o carro da direita. Mais um rolha a provocar que todos os que vêm atrás percam o balanço na subida, não o podendo ultrapassar por causa do contínuo nessas secções. Ele que conte o resto da história a ver se não é isso!
Yamahia, mas estás a querer enganar quem? duas faixas num sentido só acontecem numa pequena parte do percurso. Traços descontínuos também não são assim tão comuns, tal como noutros ICs não são.
Ninguém normal chama à A7 de IC5. A7 é A7 e IC5 é IC5.
Sou eu que devo ter azar.
https://images.app.goo.gl/jURjRnUxwJqA6RsT9
lool
P.s.
Tb nao disse que o IC5 é a A7
Yamahia, sinceramente não sei onde é que tu foste buscar a ideia que é lógico mostrar uma única foto como prova da característica habitual duma estrada!
Mas só para usar a tua própria foto contra o teu argumento, vê como um dos sentidos só tem uma faixa de rodagem, e agora tenta demonstrar com essa foto que é possível haver 2 faixas nesse sentido na maioria do percurso! pois…
“Tb nao disse que o IC5 é a A7″
O que dizes é que a A7 é IC5, o que é falso:
” o troço entre a origem do itinerário e Vila Pouca de Aguiar”
foste à wikipedia e lesta as coisas na diagonal, na esperança de atirar mais areia para os olhos.
Uma foto??? loolol
Há uma carrada delas embvarios pontos.
E sim é uma faixa num sentidobe 2 no outro em graande parte do percuro. E volto a dizer, se numa subida verificarem nao ter andamento, para quê estar a complicar? Se não querem ser apertados, encostem á direita. Não custa nada.
realmente lógica não é o teu forte!
Deve ser o teu que vês lógica em tudo looolool
Em França os radares de velocidade média foram removidos por não darem lucro, não compensando o investimento.
Os veículos deviam vir obrigatoriamente e de fábrica com um transponder selado. A multa deveria ser emitida automaticamente em função da velocidade praticada recorrendo-se a geolocalizacao, mal o veículo entrasse em andamento. E para não haver fugas, o valor máximo de uma eventual multa por excesso de velocidade deveria ser caucionado como condição para a validade de qualquer licença de condução. Tudo o que circulasse numa estrada pública, como bicicletas, trotinetes, motos, carros e outros veículos estaria assim devidamente controlado. Conduzir um veículo não deve ser visto como um direito mas sim como um privilégio com custos ambientais e sociais e também um risco inerente para a vida de terceiros.
Radares de velocidade média a funcionar a partir de 1 de setembro
A1 – Santarém (65,2 quilómetros);
Para a média é preciso 2 radares. Vejo muitas indicações do local de 1 radar a onde fica o segundo?
para ter toda a informação basta visitar o site do governo
https://radaresavista.pt/infografias/
Castro, mantenho a duvida , nesse site indica o Radar de VM em Santarém mas não indica o segundo radar, ficamos na mesma.
Ok….entretanto já vi como se obtém a informação, é preciso carregar nos pinos.
Santarém
A1
Km Inicial: 65.18
KM Final: 59.9
Sentido: Norte-Sul
Limite de velocidade: 120Km/h
BRISA
Pelo que já vi não existe placa para quando se sai da zona de controlo, apenas existe uma no inicio. O Waze avisa o inicio e o fim.
Tambem estou com essa duvida, o proximo radar de media, na A1, segundo aqui a noticia é na mealhada.
Ou seja se eu sair de Aveiro ou Leiria para o porto e for sempre a 180 km/h o radar de media nada faz.
Nenhum na minha zona…
Boas a todos, eu acho muita graça ao slogan publicitário “Os radares salvam vidas” .
A minha pergunta para todos, é se acreditam que isso é verdade, e acreditam piamente nisso.
Então, porque não lançam um tmb a dizer que indicar as manobras com antecedência, utilizando os indicadores de direcção (piscas), não utilizar o tlm no exercício da condução, também salvam vidas.
Quantas pessoas já tiveram e provocaram um acidente enquanto estavam distraídas ao tlm, e não o mencionaram, porque seria penalizadas.
Quantas vidas se perderam e perderão, porque as pessoas continuar a distrairem-se ao tlm, enquanto conduzem.
Acordem. ….
É que na minha opinião, o que salva vidas, é o civismo
Essas situações que referiu também dão multa, e também fazem prevenção para elas.
Provavelmente é assim porque é a causa que mata mais, e basta consultar os relatórios deles sobre mortalidade para perceber isso.
A velocidade nc foi a causa.
Se não é a causa porque é que morrem mais em nacionais e AE que na cidade ? Sendo que na cidade existem muitos mais acidentes ?
Curioso porque os países com mais radares e controle de velocidade são os que menos mortes têm na estradas.
O mundo está enganado e os tugas é que sabem, mais uma vez ? Que raio de nação tão esperta e está na cauda de tudo.
O código da esfr
Pode nos dar um exemplo de um desses países?
Quanto ao estarmos na cauda de tudo, como refere, é simples.
Somos um país á beira mar plantado, que os países nórdicos, adoravam poder gerir.
Mas, como dita a história, não existe nenhum país (julgo eu, e posso estarenganado), que colonizámos, que esteja bem. Estão todos uma desgraça, por causa da suposta corrupção.
Portanto o problema parece estar na nossa cultura, super atrasada.
França por exemplo, tinha muitos destes radares, e já decidiram retirar alguns, porque afinal as pessoas passaram a respeitar.
Mas claro que depois surgem as notícias sensacionalistas a falar que não dão lucro e vão ser retirados por isso.
“porque é que morrem mais em nacionais e AE que na cidade ?”
A sério @JL? Vá lá ver bem
Mortos em 2022:
AEs_33
ICs_22
IPs_5
Arruamentos_147
Obra os olhos!
Agora pense. Onde estão os radares? Resposta AEs, ICs e IPs
Quantos radares viu em arruamentos? Zero!
Conclusão. É fácil, não lhe parece? Os radares existem para facturar e estão onde os limites podem ser ultrapassados sem colocar em causa a segurança de pessoas e bens! Os radares nunca estão onde os excessos podem causar lesão ou morte em pessoas e destruir propriedade alheia!
Volto a frisar que os 2 radares aplicados na Santos e Castro, onde nao há pessoas ou sequer animais ou ainda perigo de colisão ou despiste, deviam ser aplicados num qq arruamento de Lisboa tipo Bairro Alto ou Castelo. No entanto a expectativa de facturação nesses locais é baixa, embora os indices de lesões graves ou morte sejam frequentes. Portanto há que aplicá-los onde não se passa nada mas factura-se bem!
Qt aos outros países, quase todos os que têm limites superiores aos nossos, têm todos indices de sinistralidade, mortos e feridos graves bem menores que os nossos.
A velocidade não é a causa!
Estava a dizer o quê ? LOOL
“A maioria das vítimas mortais (53,2%) registou-se na sequência de acidentes ocorridos fora das localidades,
com um crescimento de 40,6%, ainda que estes acidentes tenham representado apenas 22,0% do total. O
índice de gravidade dos acidentes registados fora das localidades ascendeu a 3,42, com significativo
agravamento face a 2021 (2,93), e mais de quatro vezes superior ao registado dentro das localidades que se
situou em 0,84, embora inferior ao do ano anterior (0,92).
▪ Quanto ao tipo de via, 62,7% dos acidentes ocorreram em arruamentos, provocando 31,8% das vítimas
mortais (+17,6% face a 2021) e 45,8% dos feridos graves (+9,2% face a 2021). Nas Estradas Nacionais, embora
apenas tenham ocorrido 19,2% dos acidentes, foi onde se registou o maior número de vítimas mortais (148,
32,0%), um acréscimo de 8,8% face a 2021, e 29,0% dos feridos graves (+5,9% face a 2021). Nas autoestradas,
o crescimento de 16,3% no tráfego teve por consequência os aumentos de 22,3% no número de acidentes e
de 48,5% no número de vítimas mortais face a 2021.”
http://www.ansr.pt/Estatisticas/RelatoriosDeSinistralidade/Documents/2022/RelatorioSinistralidadeeFiscalizacaodezembro2022.pdf
Sim, é evidente por estes numeros porque é que estão em IC’s e IP’s.
qual é essa ‘fonte’ que diz que, em 2022, houve 207 mortos?
ANSR,
Está aí o link.
@Miguel, onde viste alusão a 207 mortos?
Quando se faz contas aos numeros que apresenta, dá isso:
“Mortos em 2022:
AEs_33
ICs_22
IPs_5
Arruamentos_147”
147 + 5 + 22 + 33 = 207.
Ah, ok. Thanks. 🙂
Vim na EN4 um grande bocado com a velocidade média de 50 km/h, uma velocidade totalmente ridícula, sem lógica nenhuma, mas como puseram radares novos decidiram até inclusivé tirar os sinais de 70 ou 80 que costumavam estar mais à frente. Terá sido coincidência? Deve ter sido, isso e nem colocarem o fim do mesmo trecho de velocidade média.
Fim um esforço para ir àquela velocidade que nem o carro praticamente me queria deixar ir, com carros atrás que até me demoraram a passar, provavelmente com o mesmo medo que eu.
Não me venham com tretas! Só quem conduz sabe o quão ridículo é. Numa reta sem habitações, pessoas, passadeiras, animais, etc a 50 km/h? Porquê? Porque houve um acidente? Provavelmente até foi por falta de velocidade ou medo de acelerar que isso aconteceu e não o contrário. Mas seja do que for…Qual é a lógica duma coisa destas? Zero ZERO!! Seria mais lógico ensinarem uma pessoa ultrapassar como deve ser e aumentarem o limite para 100/110, pelo menos nas zonas de ultrapassagem, seria provavelmente até mais seguro. Agora se tentam ultrapassar a 50 ou 80, lógico que vai correr mal.
Mais uma trapaceirada.
https://omirante.pt/sociedade/2023-10-13-Condutores-revoltados-com-multas-no-radar-de-Foros-de-Almada-cea1ff19
Cuidado que o argumento usado pela ANSR tb pode ser usado à saida da A1 para a 2ª circular. Afinal tb lá está a placa a assinalar Lisboa.
À cautela, o melhor é passar a fazer a 2ª circular toda a 50 afinal nunca se pode imaginar a justificativa que vai sair destas mentes brilhantes para justificarem o injustificável.