Já podemos usar o Windows Timeline nas páginas que visitamos no Chrome
Com o Windows 10 temos muitas novidades que foram surgindo ao longo do tempo. São pequenas melhorias pontuais que elevam ainda mais este sistema.
Com a atualização de abril deste ano, uma das novidades foi o Windows Timeline. Até agora limitado ao Edge, acabo de ser também alargado ao Chrome. Agora também já podemos aceder às páginas deste browser noutros dispositivos.
O Windows Timeline é uma das muitas novas funcionalidades que a Microsoft adicionou ao seu sistema operativo. Chegou recentemente e ainda está a ser descoberto pelos utilizadores, em todo o seu potencial.
Com ele podemos ter acesso ao nosso histórico de navegação na Internet e também aos ficheiros que editámos e consultámos. Este resumo digital de utilização estava até agora limitado ao browser do Windows, o Edge, e a dispositivos móveis, com a utilização do launcher Android da Microsoft.
O Chrome também já alimenta o Windows Timeline
Mas, a Microsoft abriu agora ainda mais esta funcionalidade ao criar uma extensão para Chrome que integra também a sua utilização. Os utilizadores só precisam de a instalar e autenticar com a sua conta associada ao Windows 10.
Como usar esta novidade do Windows 10 da Microsoft
Depois de instalada esta extensão passa a recolher toda a navegação que for feita no Chrome e a integrá-la no próprio Windows 10, de forma nativa no Windows Timeline.
Claro que a mesma pode também ser consultada fora do PC onde foi feita. Retoma-se assim a navegação a qualquer momento. Este passo é feito no Windows Timeline da máquina remota.
Esta não é uma novidade no browser da Google
Do lado da Google esta não é uma novidade, uma vez que o próprio Chrome permite já aceder ao histórico da conta do utilizador.
Também dá acesso aos separadores abertos em qualquer computador onde a conta do utilizador esteja registada são visíveis.
Esta é uma excelente novidade para o Windows 10 e para o Chrome, mostrando que a Microsoft estará já a preparar a migração do Edge. Provavelmente em breve a Microsoft lançará também uma versão para o Firefox.
Este artigo tem mais de um ano
“atualização de abril deste ano”?!?!!???
o Chrome não faz isso na tua conta no endereço chrome://history/syncedTabs ?
é uma das coisas que desactivo logo no inicio da instalação é a Timeline do Windows 10 !!! é mais um ataque á privacidade ….
Tu sabes que até no Windows XP existem maneiras de te espiar.
Se não querem ser “espiados” isolem-se do mundo digital.
Os piores são o governo
mas quantos mais serviços / features estiverem desligadas melhor, menos informação têm !!! além disso mais de metade deste tipo de coisas não utilizo nem tenho interesse ….
O Tor é o melhor meio de anonimato que existe, se ele não suprir suas necessidades, nenhum outro vai! porém existe algumas observações a serem feitas:
O Tor é parte do processo, o melhor meio dentro de uma relação custo x benefício que eu já observei até agora são essas 3 alternativas:
1-Usar o Tor por meio do Whonix, com isolamento fisico do Gateway (da mais trabalho para fazer).
2-Usar o Tor por meio de 2 vms, Whonix-Gateway/Workstation.
3-Tails.
Atualmente, eu não recomendo mais ninguém usar apenas o Tor Browser, seja no Gnu/Linux ou no Windows, a credibilidade vem caindo nos últimos tempos e a nova geração do Browser baseado no Firefox Quantum É UM LIXO!!!, acompanhando de decisões suspeitas, como remoção do user agente ( que depois retorno, após muita reclamação dos usuarios realmente preocupados com privacidade) e a falta de padronização das fontes, aliada a um problema sério onde eu observei que o Tor não esta obedecendo totalmente as configurações em torrc a respeito dos relays.
Não recomendo o uso do Tor Browser fora dos 3 ambientes citados acima! eu mesmo a meses não estou usando o Tor e estou desconfiado dos rumos que o projeto vem tomando.
Como sempre, as ferramentas são apenas uma parte do anonimato, estar informado é tão ou mais importante! é ai que muitos usuários cometem um grande erro.
Ainda bem que falaram no timeline. Fui ver e percebi que me tinha esquecido de desativar isso.
Tá aí algo que não existe no tal Linux que falam tão bem.
rsrsrs
Microsoft é top!