Windows 8.1 RT vai receber Menu Iniciar já em Setembro
Desde que se começou a falar do Windows 10 que existia a dúvida como seria a sua passagem para alguns equipamentos da linha Surface, nomeadamente os RT.
Tudo dava a entender que a Microsoft tinha abandonado de vez este sistema, o que se provou com a chegada do Windows 10.
Mas mesmo não existindo uma versão dedicada aos processadores ARM, a Microsoft tem praticamente pronta uma actualização para o Windows 8.1 RT, que trará o Menu Iniciar.
A decisão da Microsoft em não criar uma versão RT do Windows 10 para os seus tablets baseados em processadores ARM não foi bem recebida pelos ainda muitos utilizadores deste sistema operativo.
Apesar de não ter sido justificada a decisão, o certo é que deixava ao abandono este sistema, que ainda tem muito para poder ser explorado, em máquinas ainda capazes e com poucos anos de utilização.
Mas a ideia de que a Microsoft teria abandonado o RT estava a tomar forma, não havendo informações de existir qualquer actualização para breve.
A verdade é que quando o Windows 10 chegou surgiram os primeiros rumores do lançamento de uma nova actualização para o Windows 8.1 RT, que agora é oficial e que tem, pela primeira vez, uma descrição das novidades.
Se tiver o Windows RT, o seu dispositivo não será atualizado para o Windows 10. Teremos uma atualização disponível em setembro de 2015 que irá melhorar o menu Iniciar e o ecrã de bloqueio. Consulte o Windows Update no dispositivo Windows RT para assegurar que está pronto para transferir a atualização quando disponível.
A Microsoft anunciou no seu site de suporte que a nova actualização chega em Setembro e que trará melhorias no Menu Iniciar e no ecrã de bloqueio.
Esta é uma descrição muito resumida e que não dá a conhecer toda a extensão do que será o Update 3 do Windows 8.1 RT. Fala-se que trará uma versão resumida do actual Menu Iniciar, que podemos ver no Windows 10, mas que manterá toda a interface Modern, não permitindo correr aplicações desta interface no Ambiente de Trabalho em modo janela.
Também as melhorias do ecrã de bloqueio ficaram por explicar, não existindo até ao momento qualquer indicação de que alterações vão ser essas.
Não se sabe se este Update 3 será o último que existirá para o Windows RT, mas o que é certo é que conseguirá trazer um pouco das novidades do Windows 10 para os Surface RT, Surface 2 e outros tablets que escolheram a arquitectura ARM para e o sistema operativo da Microsoft.
Este artigo tem mais de um ano
até lá o classic shell é o nosso melhor amigo.
O “classic shell” não funciona no RT…
Não testei mas…pelo vistos funciona
http://dottech.org/95644/windows-8-how-to-install-classic-start-menu-on-windows-rt-tablets-including-surface-rt/
Isso não é o “Classic Sheel”.
É uma outra ferramenta, utilizada em equipamentos com “jailbreak”.
Parece-me bastante similar, mas como referi não testei 😀
Boa tarde pplware!
Em minha casa tenho meio e recentemente adquiri um tablet HP 10 plus. Noto que o sinal wi-fi que o tablet apanha é muito reduzido quando estou um pouco afastado do router em casa. Há alguma maneira de aumentar o sinal que o mesmo apanha?
É possível, na ficha do cabo de rede que vai para a box de TV, colocar um repetidor de sinal?
Obrigado
Tenho Meo ( correção automática escreveu meio…)
pode usar algo deste género
http://www.pcdiga.com/2/12323/Extender-D-Link-N300-DAP-1320
entre no grupo pplware @ windows no Facebook. 😉 lá iremos ajudar
Isso só acontece com o tablet?
A única coisa que o Windows RT precisa, é a capacidade de correr as apps universais do 10. Apesar de ser bem-vinda uma atualização, o menu iniciar e ecrã de bloqueio são as últimas coisas que necessitam de atualização. Isto parece o episódio da transição do Windows Phone 7 para 8 (se bem com as respetivas diferenças).
É isso mesmo. O que o Windows RT precisa é acesso a essas Apps. Sempre foi o verdadeiro calcanhar de aquiles do RT
O windows RT precisava era de ser retirado do mercado e substituído por tablets com o windows nao-RT. Se não estão a pensar criar aplicações para ele, nenhum conversor que ajude a portar apps para ele e estão mais a pensar em abandonar do que outra coisa, era o mínimo que podiam fazer. Pelo menos podiam criar uma rom android open source para o surface e deixar a comunidade pegar nele. Simplesmente abandonar um hardware tão recente com tanto potencial depois das pessoas investirem nele parece criminoso.
Ainda esta semana me apareceu na empresa um cliente com um tablet com RT. Explicar-lhe que ele podia fazer essencialmente nada com aquilo foi complicado.
Se tudo que lhe vão fazer é acrescentar um menu iniciar, isso é quase insultuoso. O menu iniciar não é o problema dele. Se alguma coisa, o menu iniciar full screen que ele tem até faz sentido num tablet.
Depende, se uma pessoa precisar de usar apenas o Office e navegar na net, então o Windows RT (e especialmente, o Surface 2) é ótimo. Eu tenho um e serve para o que eu quero: levar para a faculdade para adiantar trabalhos, pesquisar na net, ver um vídeos/ filmes e ouvir música. Fiquei um bocado desiludido quando soube que não ia atualizar para o Windows 10, nem para um hipotético Windows RT 10.
É verdade. Dá para editar e abrir umas coisas no office, navegar com o IE, algumas apps e pouco mais. Mas uma coisa nunca vai acontecer, apps x86 num processador ARM que o surface RT e RT2 têm. Daí a importância de acesso a apps na store. O mais triste é que o meu Surface RT ainda está em garantia (só para se ver quão “antigo” é o sistema…)