Windows 7, 8.1 e 10 – Afinal qual o mais rápido?
Lançado há mais de três semanas, o novo Windows 10 tem surpreendido os utilizadores em vários aspectos. Este é certamente o sistema operativo mais inovador alguma vez criado pela Microsoft mas há quem ainda tenha algumas dúvidas relativamente à mudança do Windows 7 e 8.1 para o Windows 10.
Se a performance do sistema é um factor importante para si, então conheça alguns resultados para o Windows 7, 8.1 e 10.
O site TechSpot publicou recentemente um comparativo de performance para o Windows 7, 8.1 e 10 (já ontem apresentamos aqui um teste relativo a memórias RAM). Para a realização dos testes, foi usado um PC com CPU Intel Core i5-4670K (3.4GHz - 3.8GHz), com uma gráfica Nvidia GeForce GTX 980 e um disco SSD Crucial MX200 de 1TB. De salientar que todas as
Resumo das especificações da máquina de testes
- CPU: Intel Core i5-4670K (3.4GHz - 3.8GHz)
- Motherboard: Asrock Z97 Extreme6
- RAM: 8GB DDR3-2400
- Placa gráfica: Nvidia GeForce GTX 980
- Disco SSD: Crucial MX200 1TB
- Fonte de alimentação: SilverStone Essential Gold 750w
- Versões do Windows: Windows 7 Ultimate 64-bit, Windows 8.1 Pro 64-bit, Windows 10 Pro 64-bit
Resultados dos testes
Arranque e Hibernação
Relativamente ao tempo de arranque, avaliado pela app BootRacer, facilmente se percebe que o Windows 10 é o mais lento. Neste teste o vencedor é o Windows 8.1.
Relativamente ao processo de hibernação, o Windows 10 é se dúvida o mais rápido com apenas 21 segundos (usando o hardware referido).
Benchmarks sintéticos
Apps como Cinebench R15 e FutureMark 7 conseguem facilmente produzir benchmarks sintéticos (benchmarks individuais a componentes). Como referido, os testes foram feitos com um CPU Intel Core i5-4670K (3.4GHz - 3.8GHz). Ao nível do multi-threading e single thread o Windows 10 é novamente o vencedor. O novo sistema da Microsoft é 7% mais rápido que o Win 7 e apenas 2% mais rápido que o Win 8.1.
Os testes realizados com o PCMark 7 mostram que o WIndows 8.1 é mais rápido que o Windows 7, mas a diferença para o Windows 10 é basta significativa, estando nova versão do Windows 700 pontos à frente.
Aplicações de "uso regular"
O Excel 2013 é mais rápido no Windows 7 apesar das diferenças para o Windows 8.1 e 10 serem pouco significativas.
Ao nível do Firefox, e apesar dos dos esforços da Mozilla, este browser tem um óptimo desempenho no Windows 7. Em termos de %, o Firefox no Windows 10 é 7% mais lento do que no Windows 7.
Por outro lado, o Chrome é mais rápido no Windows 7 do que no Windows 8.1 e 10.
Mas, obviamente, o “grande” resultado vai para o Edge que consegue uma excelente performance no Windows 10, comparativamente ao Internet Explorer 11 no Windows 10, 8.1 e 7.
No caso do software de compressão Winrar versão 5.0, os melhores resultados são conseguidos com o Windows 7 e Windows 8.1.
Com o Adobe Photoshop CC o cenário é idêntico ao do Winrar. O Windows 10 é o sistema com piores resultados.
Performance ao nível do memória de armazenamento
O site realizou também alguns testes ao nível da memória de armazenamento SSD. Nestes testes os resultados foram muito similares para os três sistemas operativos. Os testes foram realizados com um SSD Samsung 850 Pro 512GB SATA 6Gb/s SSD e com uma motherboard Asrock Z97 Extreme6. Podem ver aqui mais resultados.
Jogos
Desde "sempre" se ouviu dizer que o Windows 10 iria garantir um bom desempenho ao nível dos jogos. Aqui ficam alguns dos resultados conseguidos.
Conclusão
Como podemos ver pelos testes apresentados, o Windows 10 melhorou em alguns aspectos mas ainda há alguma trabalho a fazer para conseguir superar a performance, em algumas situações, quando temos o Windows 8.1 e o Windows 7. A Microsoft continuará certamente a lançar actualizações com o objectivo de garantir a melhor segurança, performance e estabilidade do sistema.
Para quem migrou do Windows 8 ou 8.1, consideram que o Windows 10 tem melhor performance (no geral)?
Via Techspot
Este artigo tem mais de um ano
Prefiro a estabilidade dos sistemas de 64 bits, que por norma são mais lentos (windows 7 x64, windows 8/8.1 64x e agora windows 10 x64).
Em relação aos browsers, confirmo que o edge é muito, mas muito mais rápido que o IE!!!!
Concordo, o Edge está muito rápido e a versão que tenho do firefox ficou mais lenta e instável…
Se não fosse o IE11 ainda existir, para fazer o IRS por ex. o EDGE não funciona devido a ser incompatível com o Java.
Também tenho esse problema, utilizo ainda muitas plataformas arcaicas que só funcionam no IE! Exemplo, plataforma da CGA, Segurança Social, a das finanças como referiste, não só o irs, mas também as retenções mensais, declaração de remunerações, etc. A plataforma dos fundos comunitários também só funciona bem no IE!!!! Por esse motivo a Microsoft ainda mantém o velho IE até todas as entidades migrarem e actualizarem as plataformas!
Tambem sou da mesma opinião.Enquanto as entidades não migrarem para esta plataforma nada feito. O Edge não vai ter nem Java nem falso player. Vai usar o HTML 5. Tenho também um pequeno problema com o browser Edge. Quando estou a ler as notícias no MSN, quando clico em algum video inserido pelos jornais Dá erro. será do mesmo que estamos a falar?
Quis dizer Flash player e não falso. Foi lapso de escrita.
Windows 10 trás incorporado IE11.
eu submeto o meu irs em linux usando o aplicativo java sem problemas..
Não ha de ser o broser o problema..
Windows 10tem imcorpoorado IE11,, no menu iniciar em procurar digite IE e por ícone no iniciar etc.
Windows 10 tem imcorporado IE11,, no menu iniciar em procurar digite IE e por ícone no iniciar etc.
Sim win10 tens ie11 mas está escondido, tens de usar o pesquisador. Claro podes é copiar o atalho e por no desktop ou na barra em baixo
O próprio EDGE te dá a opção de abrir o IE.
Desculpe, pelo que sei os sistemas x64 são mais rápidos que os x86, inclusive já foram feitos testes comparativos e os x64 são levemente mais rápidos na maioria das situações. Que normas são estas a que se referiu?
Sistemas operativos x64 só são mais rápidos que x86 se utilizarem apenas aplicativos x64.
Carregando bibliotecas de 32bits, os sistemas 64bits tendem a ser mais lentos. Por norma, acho que ele quis dizer “normalmente”.
Mas isto é o pplware ou o techspot? É só noticias traduzidas de lá. Podiam fazer vocês o teste. Não levem a mal o comentário mas como já vos sigo a muito tempo acho que estão a perder um bocado a identidade.
Não levamos nada a mal. Estamos a criar estruturas, no futuro haverá novidades.
É chapa 5.
Ou seja…
Eu achei o Windows 10 melhor na grande maioria das coisas, no Windows 7, considero como segundo, e o Windows 8.1 ( na minha experiencia ), achei o mais lento dos 3!
No geral, acho que tem muito bom desempenho.
Mas esse testes, não pode ser visto a risca, visto que a maioria dos programas testados, ainda não foram “ajustados”/adaptados ao Win10.
Se olharmos para o Firefox, vamos ver que assim que esse programas forem adaptados a performance dos mesmos vai ser muito melhor.
Sim, claro. São testes que podem ser usados como “comparação” e para se ter uma ideia da coisa.
No meu notebook (CPU Intel Core i5-3230M (2.6GHz – 2.6GHz) o Win10 funciona bem melhor que o win8.1… tanto no tempo de arranque, como na fluidez e rapidez dos programas.
+1
Estou com configurações totalmente modestas (x86 – 1 GHz – HDD 300GB) e estou satisfeito.
Vamos ver se o Edge mantém opções que o Chrome já descartou… )
como ele se sai no windows 10 ?
Uma pequena correção…
“Ao nível do Firefox, e no seguimento dos esforços da Mozilla, este browser tem um óptimo desempenho no Windows 10. Em termos de %, o Firefox no Windows 10 é 7% mais rápido do que no Windows 7.”
Segundo o grafico, o Windows 7 foi melhor – Lower is better – com 933, contra 963 no w8 e 1030 no w10.
Certo, certo (fui iludido com isto 🙂 https://pplware.sapo.pt/software/novo-firefox-40-o-concorrente-do-edge-no-windows-10/
o que eu noto do 8.1 vs 10 é que o boot do 10 é mais lento mas o firefox muito mais rapido/fluido.
Creio que certas lentidões estão ainda dependentes das múltiplas atualizações.
O sapo-mail não abria…. agora já abre 😉
1+
Acho que não vou para o w10 porque acho mais pesado, mas vou ficar sempre em dualboot com o windows 7, assim fico atualizado
windows 7 com windows 10 mas o meu OS Principal vai ser sempre o w7 mas vou ter o w10 em dualboot! Espero ajudar quem não
quer o windows 10 pode sempre fazer dualboot com o windows7-8-8.1 ou outro qualquer!
Utilizo o W8.1 em casa e no trabalho o W7. Em casa a performance é absurdamente melhor do que no trabalho, principalmente nos Adobes, Sony Vegas e jogos.
E já te queixaste ao patrão para actualizar a máquina e jogares com mais fluidez? 🙂
Essa (Eça?) é forte! Talvez seja Unipessoal 😉
Unipessoal não quer dizer que tenha só um funcionário a trabalhar na empresa, existem unipessoais com dezenas e até centenas de funcionários.
Certamente… ninguém disse isso 😉
Sinceramente, pelo apresentado, eu que gosto de fazer umas brincadeiras com a suite adobe e Cinema 4D, não vejo o porquê de mudar.
Costuma-se dizer que quando se está bem não se muda. Acho que continuarei a aplicar essa máxima.
até o windows 7 ou 8.1 deixarem de ter suporte…
E na velha máquina de último recurso… até tenho o XP, que ainda há momentos esteve de serviço com o programa de faturação.
Todos os meus Laptops têm neste momento uma melhor performance do que com o Windows 8.1 e Windows 7.
Sendo que o mais antigo tem apenas 4GB Ram e nota-se claramente a diferença de desempenho… muito superior e mais fluido.
+1
No meu CCE 7 polegada 16gb funciona liso o 10 e 10
Já com o Windows 10 Mobile?
É W10 normal desktop/tablet
Utilizo um hp com i5, e apenas noto que a captação de wi-fi é muito fraca, tendo que por vezes reiniciar a máquina ou resolver na solução de problemas.Espero que seja resolvido em breve esta situação.Em relação ao restante desempenho está mais rápido.
E isso tem a ver com o Windows 10?
É a única explicação que encontro, pos a máquina foi adquirida em 12/2014 com o win 8.1 e até instalar o win 10, nunca tive este problema…
Pode ser o Browser (Edge?) em relação ao portal, site, servidor a que costuma ligar?
A última atualização (3ª cumulativa) poderá resolver alguns desses problemas (penso eu…)
Sim Vasco, isso é possível, é por causa do driver que não foi optimizado para Windows 10, e com razão, o Windows 10 ainda está em fase de desenvolvimento, somente empresas grandes começam a trabalhar em drivers antes da fase final, pelo alto custo que gera. de manutenção a cada atualização do sistema(que ainda tem muitas pela frente). Por isso fico no bom e velho Windows 7.
Tenho um i7 4710 com 8Gb. Estou satisfeito com o Win10 exepto numa coisa: O Call of Duty Advanced demora o dobro do tempo a carregar no Win10 mas a fluidez parece melhor.
Mas isso dependerá do próprio programa que terá que ser compatibilizado com o W10?
Boa tarde. Não tem bem a ver directamente com o tema da rapidez. Mas sabem informar se com Windows 10 é colmatada a incompatibilidade com programas mais antigos? Já tinha colocado a questão noutro post há uns meses e não obtive resposta. Tenho a necessidade de instalar e correr um programa de Pessoal da Primavera vs 4.0 e deixou de correr correctamente com o Windows 8 – 64 bits… surge um erro “error type mismatch”…. alguma dica? Obrigado desde já e continuação de excelente trabalho.
Boa tarde. Ninguém me pode dar uma achega???
Essa adaptação tem que ser (também) suportada pelos tais programas.
Acho que a Primavera tem que se pronunciar, pois já são problemas anteriores ao W10.
Há um fórum onde isso pode ser abordado.
Ok. Obrigado de todas as formas.
Por inerência da minha profissão, tenho de aceder diariamente ao ‘Citius’
Coisa que com o 10 não posso fazer, porque o Edge não aceita o Java – não sei se é bem assim que se diz, mas o resultado é este, não funciona.
Tens o internet explorer no w10
Instala outro browser então. Não precisa ficar presa ao Edge do Win10. O chrome e Firefox funcionam bem e aceitam (ainda) o Java.
Mas não funciona bem com muitas plataformas ainda existentes. Tenho exactamente o mesmo problema, tenho de utilizar o IE porque há sites que só funcionam bem no IE. Em termos de compatibilidade, nada bate o IE, caso contrário a microsoft abandonava o IE a favor do EDGE.
Se não gostares de alternativas tens o IE11.
Experimentem fazer o teste num Magalhães 1.
Tenho um com upgrade de memória para 2gb e disco para 80gb, originalmente tinha 1gb e 30gb respetivamente.
Quando atualizei para o W7 ficou um pouco mais lento do que com o xp. Atualizar para o W8 não foi possível devido à resolução de écran.
Agora com o W10 está espetacular, tendo em conta as limitações da máquina, nem o xp funcionava tão bem como o 10…
Que sorte!
***Boa dica***
Só podes estar a brincar, só pode…
Garanto que é verdade. Não estou a brincar.
Estas a falar do Magalhaes 1? Mas os discos não são de 2,5º para conseguires ter adquirido outro… Esses discos são mais pequenos. Mas mesmo para o M2 a placa gráfica e o processador não estão dentro dos requisitos. Custa a acreditar.
O disco é de 1,8″, com ligação do tipo ZIF PATA. Comprei o disco no eBay porque o primeiro tinha dado o berro.
É da Samsung e veio de Hong Kong está a bombar há cerca de 5 anos e custou cerca de 40€, já não me lembro bem.
O Magalhães era do meu Filho e já foi herdado pela irmã de 7 anos, que agora tem um PC com a idade dela e com um SO com menos de um mês!
Se fizeres uma pesquisa, atualmente até encontras discos SSD deste tipo só que não me parece que a máquina valha esse investimento. Mas que ficaria muito mais rápida, isso ficaria.
Já agora, quanto á gráfica, não esperes correr jogos pesados mas com o Windows 10, faz tudo o que fazia com o XP e com o 7.
Cumprimentos.
E quanto ao disco, é de 1,8″ do tipo PATA ZIF, comprei no Ebay por cerca de 40€ porque o original tinha dado o berro e está a bombar há uns cinco anos.
O Magalhães era do meu Filho e agora foi herdado pela minha Filha de 7 anos que ficou com um PC da idade dela mas com SO com um mês!
Atualmente até discos SSD desse tipo da encontram com facilidade mas não me parece que a máquina justifique o investimento. Mas que ficava mais rápido, isso ficava…
Boa noite JN.
Tenho-te a agradecer esta dica, porque não tinha nada a perder com um Magalhães 2 – win 7 Pro e tal como tu, também consegui. Tenho agora o windows 10 32 bits e porta-se muito bem.
Obrigado.
JN, depois de desmascarado o cara nem voltou para dar o seu ar. rsrs
Inrevi-me para teste do Win 10 mas, desisti. Tenho já bastante experiencia de vida e pouco (ou muita de computadores). Tudo é negócio mas, é preciso ter em conta que os sistemas operativos não servem apenas para jogar, são para trabalhar, arquivar e re-utilizar documentos. Ora aqui vai o meu grito de revolta contra as incompatibilidades de meios e de programas que impedem ou complicam o trabalho com documentos mais antigos e não se pode andar a gastar sempre dinheiro e tempo em atualizações de vária ordem.
Um bom informático bem sabe que deve esperar 😉
Agora consta da licença: não compra… só está autorizado a utilizar (e vai ter que disponibilizar os dados e a localização… etc… e ter conta no Outlook).
P.E.D.Q.
Só podes estar a brincar.
Este meu comentário não era para responder ao Joaquim Matias. Foi engano, desculpa.
Atualizei do Windows 8.1 para o Windows 10 no passado 14 de Agosto e nem tudo ficou perfeito porque o ambiente de trabalho ficou sem nenhum ícone e antes no ambiente de trabalho tinha muitos ícones e agora para ter acesso aos ícones ao explorador de ficheiros e assim tenho acesso ao ambiente de trabalho e acesso à Internet .Se não conseguir resolver o problema volto a instalar o Windows anterior porque tenho os discos de instalação
Talvez o melhor é criar um novo utilizador (perfil) e começa com um ambiente limpinho e copie os tais ficheiros para esse novo ambiente.
penso que seja um dos casos em que o problema está entre a cadeira e a maquina 🙂
Creio que a última atualização (3ª cumulativa) terá resolvido problemas iniciais.
Para voltar ao sistema anterior não será necessário recorrer aos discos… bastará fazer recuperação?
Uma coisa que faz o Suspenção e Hibernação mais rápido é o disco ser formato em formato UEFI. Os 3 sistema formatados da mesma maneira?
O que poderá estar a causar algumas pessoas sentirem um salto grande de desempenho poderá ser que tinha algum malware e com o Windows 10 deixarem de funcionar? O até terem problemas no disco e com a instalação o Instalador corrigiu problemas (chkdsk) ou ate atualizou o Smart Table do disco? Ou ate tinha drivers antigos na maquina e com a atualização puxou drivers mais atualizados?
Era interessante se alguém sentiu um bom desempenho no Windows 10, voltasse a instalar o Windows 7 e reportar que sentem o Windows 7 mais rápido ou igual ao Windows 10.
Há-de haver razões intrínsecas no desenvolvimento do programa para que seja mais rápido e mais seguro, até para aumentar a autonomia dos portáteis, digo eu…
A rajada de desinformação que para aqui vai….
“O disco ser formatado em formato UEFI”
Hein? Podes formatar as partições do disco em muita coisa… FAT, FAT32, NTFS, EXT3, etc. UEFI não é um tipo de sistema de ficheiros. UEFI é um novo tipo de BIOS, que o que permite entre outras coisas é usar para arranque discos rigidos que tenham um boot sector tipo GPT em vez do tradicional MBR.
O boot sector pouco impacto vai ter na velocidade de leitura. Já o tipo de sistema de ficheiros pode ter impacto, mas acredito que o teste foi todo feito à base de NTFS.
“malware”
Nem é preciso ser malware algum (embora dependendo do malware nem a migração para o Windows 10 te salvaria), basta simplesmente o facto que algumas destas pessoas fizeram instalações de raiz, e já sabemos como é aquelas instalações do Windows que deixamos na maquina por uns anos e não temos cautela em limpar o lixo que fazemos.
“Problemas no disco”
Dificilmente, pelo menos não os que tu esperas que o ChkDsk corrija.
“SmartTable”
Wut? Estás a falar do SMART dos discos rigidos? Não há nada para atualizar ai.
“drivers antigos”
A não ser que me queiras falar em jogos, logo drivers de placas graficas, dificilmente qualquer outro driver estará tão desactualizado ao ponto que o Windows 10 tenha drivers que façam melhorias.
“Era interessante se…”
Tens o teste à frente dos teus olhos.
Pessoalmente, quando instalo o Windows de fresco é sempre rápido. Arranque em meia dúzia de segundos, encerra da mesma forma rápido, abre aplicações rápido. O teste talvez deva ser feito por maquinas mais fracas para ver o quão optimizado está o sistema para se conseguir gerir num ambiente com menos recursos, mas claramente em maquinas com poderio suficiente as diferenças são negligiveis.
E claro, falar em coisas como o Edge é irrelevante porque não faz as mesmas coisas que os outros browsers. Há alternativas lightweight que se equiparam ao Edge, porque estamos a usar browsers como o Chrome e o Firefox que suportam muito mais funcionalidades e têm de pagar o preço.
Grandes achegas!
(dentro deste espírito de rigor, caberá ‘negligenciáveis’ evd ‘negligíveis’?)
O português não é o meu forte, concordo consigo.
Sim é formatado em GPT mas o UEFI começa com uma partição Fat32 onde tens o bootloader EFI. Sim não é uma formatação mas precisa de ter uma formatação (GPT) e pelo menos uma partição especificas para o por a funcionar. Há vários estudo à volta de tempo de arranque e standby com o UEFI.
https://www.youtube.com/watch?v=eJFXKNN-oIk
https://unix.stackexchange.com/questions/149761/how-much-speed-difference-for-a-tweaked-bios-versus-uefi-boot
Sobre o Malware, CHKDSK e SMART table, isto era somente suposições, o que estava a sugerir era que o instalador levasse isto em conta. Há muitas aplicações antes de instalar fazem verificações. Se for o caso ao instalar o Windows 10 poderá estar a fazer uma verificação automática e o utilizador vai sentir algumas melhorias. Para o Malware a Microsoft tem o seu verificador e ate se o malware for rootkits, ao por o novo kernal do Windows 10 poderá o estar eliminar. Smart table basta correr um aplicação do tipo defrag, movimentando os dados pelo disco inteiro que o atualiza. Passar o chkdsk surface check poderá detectar bad sectores e melhor o desempenho do disco que há muito poderia estar com problemas.
Sobre os drivers, poderá ser do disco. Quantas vezes já vejo patches dos fabricantes a corrigir certos discos com problemas. Depois de comprar se o utilizador não o fizer ou se o software do fabricante não estiver a funcionar, ou ate fizeram instalações após a compra e não puseram o drivers nem o software de atualização automática do fabricante, poderia estar com o disco a baixo do rendimento normal dele.
Concordo consigo, o melhor seria sempre um fresh install, elimina e corrige os vários problemas que mencionei acima. Testes numa maquina mais fraca seria também muito interessante.
Para mim os grandes problema que senti ao instalar o Win10 no meu tablet Acer é o facto que ao resumir uma suspensão ou hibernação não consigo inserir o pin no ecrã de bloqueio. Apenas forçando outras suspensões até já ser possível inserir o pin.
De resto não acho que o modo tablet no Win10 é mais rápido do que o Win8.1 e o Onedrive é muito pior, parecendo que houve uma regressão na ferramento, principalmente na questão de aceder aos documentos online sem necessidade de descarregar todos os ficheiros.
Eu tenho um Acer W3-810 e diz que a gráfica é incompatível, pelo que não consigo fazer o upgrade do 8.1 para o 10. Tenho que esperar que eles criem drivers que a tornem compatível? (se é que vão lançar…)
Sem dúvida alguma, no meu caso pessoal, que o 10 é mais rápido que o 7 ou o 8.1. No abrir e no encerramento, nem se dá por isso. É quase um piscar de olhos… Há também que ter em atenção em que máquinas se encontra instalado e se a comparação entre 7, 8.1 e 10 foi efectuada com a mesma configuração de máquina. A minha opinião está baseada nestes termos (mesma máquina, mesma configuração entre os 3 SO’s). E em termos de navegadores, o Edge está com uma performance muito boa, muito melhor que o Firefox 40.0.2 que ainda não está a “acompanhar” o SO da M$, engasgando-se de vez em quando…
Sim, a minha maquina também já vem do W7 e de versão para versão noto uma melhor performance do hardware.
Este artigo devia ter sido:
Para trabalhar, que é o que verdadeiramente interessa, qual é o sistema operativo MAIS FIAVEL.
Isso sim, é verdadeiramente importante…
Nem por isso.
Quer dizer… “Para trabalhar, que é o que verdadeiramente interessa, ” Tsk, rodará o mundo à sua volta?
Se quer fiável, se as aplicações que está a usar funcionam, fica onde está e continua a trabalhar
Mas se precisa de uma resposta mais detalhada: Windows 7, seguido de Windows 8.1 e por final Windows 10. Por que? Tempo de vida e atualizações, tendo em conta que o W10 ainda é o bebé.
Meramente lógico.
No meu caso um PC já algo antigo e corre melhor que o 7 ou o 8. Apenas verifiquei hoje uma questão que me está a incomodar que é o Visio não fixa algumas imagens para o lugar que eu quero e ficou c a mania de colocar onde ele quer de forma automática. Não me lembro de ter tido este problema antes.
Julgo ter lido algures que para programas antigos seria conveniente desinstalá-los antes de atualizar para o w10 ou então procurar (ou pedir) drivers novos.
A experiência que tenho revelou o 8.1 mais ágil e menos bruto com o hardware que o 7, por essa razão não voltei para o 7. Quanto ao 10 não tenho condições para comparar porque o instalei quando coloquei um SSD e naturalmente ficou muito mais rápido.
O que eu notei de diferente, foi a nível de transferência de ficheiros entre pc e servidor nas na rede interna, no 7/8/8.1 as transferências o máximo que obtive foi 350mbps no Windows 10 já consigo transferências na ordem dos 600mbps
Eu só sei que independentemente dos valores, W10 é o rei e um show
Do Windows 8.1 para o Windows 10, notei q ficou bastante mais lento no arranque e login. No resto dos programas parece semelhante, embora nos jogos pareça ter menos quedas de FPS.
Eu achei o Windows 10 melhor na grande maioria das coisas, no Windows 7, considero como segundo, e o Windows 8.1 ( na minha experiencia ), achei o mais lento dos 3!
Curiosamente o meu windows 10 arranca mais rápido que o o Windows 8.1 que estava na mesma máquina.
O Windows 8.1 chegava mais rápido à janela do login mas depois demorava algum tempo a estar 100% pronto para usar (a ultima coisa a ser lançada no meu PC é o Steam).
O Windows 10 demora mais tempo a chegar ao login (poucos segundos de diferença), mas depois fica 100% pronto muito rápido que o win8.1, mas muito mais rápido.
A maquina é a mesma e o que arranca no inicio é o mesmo.
No global, noto bastante diferença para positivo no Windows 10… até nos jogos notei diferença.
No meu pc portatil do upgrade do 7 > win 10 notei bastante melhorias…muito mais rapido no arranque, quer no boot quer apos a pass/pin… em questao de 20sec esta a bombar no win 7 era cerca de 50 sec…
No meu caso a mudança foi má. O Win 10 demora mais tempo a arrancar e a barra de comandos é muito lenta. Sinto que deveria fazer uma formatação à boa maneira Linux. Até já estava a habituado a não ter menu inciar mas a interface está visualmente mais atractiva.
“”Windows 7, 8.1 Afinal qual o mais rápido?””
Que mais da? vam ter que comer windows 10 por + de 10 anos…….
windows 7 , 8.0, 8.1 estam em coma… mortos RIP …..
Bom, o meu windows 10 está muito pesado e instavel, mas o windows 8.1 está bem mais rapido é uma pena que o 10 é X64 e o 8.1 X32
Já instalei, aliás upgrade do Windows 7 para o Windows num probook 6460b e achei mais lento sem falar que por exemplo não tenho drivers para a webcam,mais lento com o première 64bits e no office. Para já fico-me pelo Windows 7
Comparem o boot destas coisas com um sistema operativo a serio como por exemplo o Debian 8.
Por favor não se enganem mais com este tipo de pseudo sistema operativo… deixem de colaborar e alimentar o monopólio da micro$oft !
façam o favor de serem livres e felizes!
Dizer qual Windows é mais rápido é complicado porque está-se a falar do quê?
Nos jogos DX9 a DX11 é ela por ela, mas é natural que a AMD e a NVIDIA demorem uns meses a otimizar os drivers. Nos jogos que usam o DX12 (neste momento só há um ainda, o Ashes of Singularity), no Windows 10 com um GPU AMD há um aumento enorme de performance, no teste da Ars Technica o velhinho R9 290X bateu-se taco a taco com o GTX 980 Ti.
Com o DX12 também deve haver ganhos significativos de performance nos PCs com CPUs AMD, porque os CPUs da AMD historicamente têm má performance singe-core, mas boa performance multi-core (não é por acaso que tanto a PS4 como a XB1 usam APUs da AMD).
Dito isto, na última Insider Preview há uma função nova, o Compression Store, que deve aumentar a performance geral, porque reduz significativamente (em cerca de 50%) o recurso ao swapfile.
Por isso, prognósticos só no fim do jogo 🙂
Qual das versões do windows 7 64bits recomendam para que tenha uma melhor rapidez/performance?
Windows 7 pro, ultimate etc…
na minha opinião, quanto menos lixo tiver melhor. Ultimate deverá por muita coisa que não precise
E se tiver menos de 4 Gb aconselho o Windows 7 32 bits. No 64 bits o endereçamento é o dobro de tamanho.
Tenho o Windows 7 Ultimate 64Bits com 4GB de ram. Eu acho que vou optar por colocar o Pro, penso que o ultimate seja um pouco “pesado”.
Nesse caso que tens 4 GB eu pessoalmente ponha o de 32bits com extensão ao kernal PAE https://msdn.microsoft.com/en-us/library/windows/desktop/aa366796%28v=vs.85%29.aspx
O PAE vai permitir usar os 4GB ou mais num sistema 32bits. Isto é muito usual nos Linux e felizmente a Microsoft também o tem. As aplicações a 64 bits ocupam mais memoria. Na realidade 32 bits poderá ser mais rápido na sua maquina. Claro isto também depende das aplicações que utiliza se são mais a 64 bits ou a 32 bits. Se usam mais aplicações a 32 bits num sistema a 64 bits poderá estar a perder rendimento a emular.
Até só estou a utilizar um editor de video a 64bits.
Vou ver se coloco a 32 para ver se dá mais rendimento.
Há poucos dias tinha dito que o ambiente de trabalho ficou sem ícones mas hoje já de noite ele bloqueou e eu tive de lhe cortar o fornecimento de corrente elétrica e depois de o ligar e escrito o pin ele arrancou e o ambiente de trabalho com ícones e claro fiquei satisfeito porque quando ouvia música com o Windows media player que funcionava só em modo maximizado ou minimizado e agora dá para por o Windows media player do tamanho que se quiser. Só espero que o ambiente de trabalho continue com ícones.
Eu migrei o Surface pro 3 do win 8.1 para o win 10, e agora deparo-me com dois problemas, como uso o meo go para ver tv no surface agora com o novo win ele aquece demasiado e gasta a bateria muito mais rápido em relação ao win 8.1. Sei que muitas coisas tem de ser desativadas no novo win para não “correm” no background, já as desativei mas mesmo assim continuo com os mesmos problemas. Aguém está a ter estes mesmos problemas? Aguem me pode dar uma dica de como contornar estes problemas, especialmente o do aquecimento? Obg
Já agora, o que desativou no windows 10? O meu também aquece mais, e talvez tenha algo a correr em background que não seja necessário. Noto é que o Onedrive por vezes não sincroniza bem.
O windows 10 é o melhor é gratis
Boas.
Tenho um desktop, ja antiguinho. Dual core 1.60ghz com 2gb de ram. Tenho um disco ssd 120gb e um adicional ide 160gb, original do computador, que tento usar para armazenamento.
Inicialmente tinha XP, que nao consegui migrar para o W8, por falta de condiçoes tecnicas. Agora diz-me que o meu pc e compativel para migrar para o w10.
Sera possivel?
Compensara a mudança?
Instalei o W10 no meu notebook e até agora na inicialização ele se mostra mais lento que o 8.1, nos outros parâmetros não houve mudanças significativas. No meu PC mantive o 8.1.
Tecnicamente o Windows 10 64 bits distribui melhor memória RAM, por isso se diz que ele ficou mais “leve” em comparação Windows 7 64 bits porque o Windows 7 64 bits fazia programas consumir mais memória de hardware do que o necessário diminuindo o desempenho da máquina. Outro inconveniente que eventualmente podia transformar-se em problema no Windows 7, alterado no Windows 10 foi o gerenciamento de energia para dispositivos USB.
Tecnicamente o Windows 10 64 bits está mais aprimorado do que o Windows 7 64 bits nos quesitos gerenciamento de memória, gerenciamento de CPU e de periféricos.
No quesito memória o Windows 10 64 bits embora consuma mais memória, 1,2 GB em média enquanto o Windows 7 64 bits, 800 MB, o Windows 10 64 permite menos “vazamentos”, ou seja, lotes de memória reservados sem necessidade e ficam indisponíveis, como ocorria no Windows 7 64 bits. Isso influencia todo o processo de funcionamento do computadpr
Eu vim do Windows 8.1, mas sinceramente, em termos de preformance no meu computador, achava melhor o Windows 8.1 64 Bits
23 de Julho de 2016 – E a última atualização do Windows 10 parece tornar esta versão do Windows o mais rápido de todos. Mas afinal, o que torna um Windows mais rápido que o outro contando com o mesmo hardware?
Esse teste foi feito logo após o lançamento de modo que hoje, 2017 o Windows 10 já está mais estável.
Eu penso que qualquer resultado desses testes dessa natureza são relativos porque se tratam de simulações que levam o hardware ao desempenho nominal máximo que, teoricamente, ela o marketing do fabricante promete oferecer, porém o usuário não vai conseguir acessar esse desempenho constantemente porque caso o faça a máquina queimaria em pouco tempo, Na vida real esses equipamentos são ajustados para entregar 80% do total do desempenho estabelecido pelo fabricante.
Esse teste foi feito logo após o lançamento de modo que hoje, 2017 o Windows 10 já está mais estável.
Eu penso que qualquer resultado desses testes dessa natureza são relativos porque se tratam de simulações que levam o hardware ao desempenho nominal máximo que, teoricamente, ela o marketing do fabricante promete oferecer, porém o usuário não vai conseguir acessar esse desempenho constantemente porque caso o faça a máquina queimaria em pouco tempo, Na vida real esses equipamentos são ajustados para entregar 80% do total do desempenho estabelecido pelo fabricante.
tenho windows 10, e sinceramente so da dor de cabeça, uso da cpu ram e disco muitos altos, muitos processos abertos, abrindo so o navegador a cpu vai pra 100%, lento pra iniciar, se abrir 3 programas ele ja fica lento pra caramba, é uma bosta. meu pc é quad core, 4gb ram ddr3l 1600mhz e 500gb hd.
sinceramente teste todos eles diferentemente do que dizem aqui nesta postagem que o 10 é mais rápido vou afirmar ele trava por nada a todo momento então o mais indicado é usem o 7 ou 8.1 e direi mais pra mim o 8.1 consegue assumir o lugar do windows 7 numa boa é rápido e muito mais leve o tempo de resposta do 8.1 é sem duvida sensacional sem falar que placas de video off board se tornam excelentes nele sem travamentos ou congelamentos inesperados !
olá, gostei do teste muito bom! parabéns! mas quem tem grana para montar um pc desses? nem casas bahia, nem ponto frio, nem nada tem algo assim, um i5 com 8 ram não consegue carregar um 10 rápido, agora um 7 fica maravilhoso. gostaria de sugerir um teste com computadores populares: casa bahia (pentium ou celeron), 2gigas ou 4 ddr 3, como vi! placa de video integrada! são esses os parametros que eu gostaria muito de ver.
Eu tinha a versão do Windows 8.1, 64 bits e mudei para a versão windows 10, 64 bits. Estava satisfeito com o windows 8.1, mas quis verificar a versão 10. Erro meu. O windows 10, 64 bits, é muito complicado e o software é muito mais mais difícil de encontrar, ao contrário do windows 8.1, que é muito mais fácil, pois é muito mais acessível. Por dá cá aquela palha, o windows 10 fica sem internet, quando mexemos em algo errado, ao contrário do windows 8.1, que nunca me deu problemas. Já tenho data marcada para voltar para a versão windows 8.1, 64 bits. Cumprimentos, caros amigos.