Windows 11: PCs com processador Intel e AMD já podem testar o Recall da Microsoft
O Recall tem sido uma fonte de problemas para a Microsoft, apenas porque parece não ter sido criado da forma correta. Esse cenário e esta funcionalidades está já em testes no Windows 11. Se inicialmente apenas podia ser usada por alguns, agora foi alargada e já todos os PCs com processador Intel e AMD já podem testar o Recall da Microsoft.
A Microsoft está a prometer um futuro baseado em IA para o Windows 11. Inicialmente, quem não tinha um processador Snapdragon X Elite ou X Plus, teria de esperar. Isso muda com o anúncio da Microsoft de duas funcionalidades Copilot+ disponíveis para PCs Intel e AMD compatíveis: Microsoft Recall e Click to Do.
Dos dois, o Microsoft Recall tem uma maior notoriedade. O Windows conta com a IA para filtrar os dados acumulados quando procura informações específicas, como uma receita, conversa ou até mesmo um documento em que trabalhou anteriormente. Apesar dos seus benefícios óbvios, também suscitou debate sobre potenciais questões de privacidade e segurança.
O Click to Do oferece uma utilidade relacionada, embora menos controversa. Sempre que fizer uma captura de ecrã de texto e imagens, pode saltar para tarefas comuns. Se tiver capturado texto, pode optar por copiar as palavras, abrir o texto numa aplicação, pesquisar online o texto selecionado, visitar um URL ou iniciar um e-mail.
Para a captura de imagem, pode copiá-la para a sua área de transferência, guardá-la num local específico, partilhá-la, abri-la numa aplicação específica, iniciar uma pesquisa de imagens no Bing ou editar a imagem na aplicação Fotografias para desfocar o fundo, apagar elementos, ou remover o fundo.
Para que estas características funcionem nos PCs Intel ou AMD, este deve ter um processador com NPU que cumpra os requisitos do Copilot+. Atualmente, os portáteis com Intel Lunar Lake (também conhecido como série Core Ultra 200V) ou CPUs AMD Ryzen AI 300 estão qualificados.
Quem ainda não o fez, terá de aderir ao programa Windows Insiders e instalar o Build 26120.2510, parte do Dev Channel para experimentar o Microsoft Recall e o Click to Do. Como é esperado nestas primeiras versões do Windows, as funcionalidades podem ainda não funcionar totalmente ou apresentar bugs. É o caso do Recall, que tem uma longa lista que descreve problemas conhecidos no post do blogue da Microsoft.
Algo a tirar prints de 5 em 5 segundos e a fazer OCR e afins, que raio de buraco na privacidade e segurança vai ser prints de password, documentos sensíveis..ohohoh
Ao menos que dá para desligar:
Terminal e siga:
DISM /Online /Disable-Feature /FeatureName:”Recall”
“format windows c: /fs:NTFS e sudo apt install Linux” 🙂
Sim essa é a melhor solução para quem não precisa de software Windows.
O Linux Mint serve para 80% das pessoas para o dia a dia, mais exigentes Ubuntu.
Linux serve a 100%. Para quê o Windows ? Problemas ? Não obrigado! Desde o processador de texto, a correio, base de dados … Tudo corre no Linux, quer no pc quer na internet. Windows ? Já foi historia …
Eu uso Linux no dia a dia, no entanto entendo que algumas pessoas não o possam fazer porque tem programas que só existem para Windows, mas sim uma boa parte dos utilizadores se optassem por exemplo por Linux Mint raramente voltariam ao Windows, estabilidade e o melhor de tudo consome poucos recursos seja como RAM e CPU o que é óptimo para portáteis ficam com mais tempo de uso disponível.
Para os softwares exclusivos Windows, basta instalar uma maquina virtual com windows
Serve para 100% mas nem 5% tem eh eh eh
@SoLinux nem tudo corre em maquinas virtuais Windows, em particular programas de CAD/CAM.
O Recall pode ser controlado pelo utilizador, só faz o que quiseres que faça!. O Windows é superior ao Linux para um uso completo, na sincronização total, nas aplicações, no Office, o Windows está a milhas do Linux! Logo a começar por o Linux não ser universal, e nada intuitivo!
No entanto, se quiseres ir para a vertente do Gaming, a lista é muito reduzida, embora esteja a melhorar, está a anos luz do Windows, até porque nem está nos planos da maior parte dos jogos AAA quando são lançados. A coisa melhorou com o Bazzite, porém falta muito caminho ainda por percorrer.
STEAM…com proton 9 corre 99% dos jogos
Isto é só malta contente com Linux e eu só tenho stresses para os quais preciso de comandos. No W11 desde o início foi uma maravilha, atualiza automaticamente, funciona bem e não me dá problemas em vários PC. Já para não dizer que todo o software funciona. Só estas ferramentas de IA é que quero desligar porque não uso nem quero.
Comandos em 2025? lol mais um a falar do Linux em 1999, amigo o Linux já não funciona assim.
Que tipo de “stresses” é que estás a ter?
+1
+1
O windows é mesmo porreiro… Até o Windwows Server 2022 atualiza automático para o 2025! Não é fantástico?
O meu sonho é chegar ao trabalho e ter tudo parado porque a microsoft decidiu enviar uma atualizaçãozita…
Já pra não falar no pesadelo que é o licenciamento após estas surpresas…
Eu não sou PRO em Linux. No entanto, caso tenha algum problema, apite … Terei todo o prazer em tentar ajudar. Por acaso, não me lembro de ter qualquer problema com actualizações no Linux Mint … Diria, que é um caso muito, mas muito estranho ter problemas com o Linux. Enfim, cada caso, é um caso …
Nada como usar o Linux. Quem manda no meu computador sou eu , acho eu de que … (pelo menos almejo)
Comecei com o ms-dos, depois mudei para o dr-dos. Tive o windows (varias versões), mas depois virei-me para o Linux, após variadíssimos problemas caricatos com várias versões do windows. O Windows é um monte de buracos . Quem quiser ser controlado e manipulado, aconselho vivamente o windows . Faço notar que tive até o sistema de disquetes da Timex com o sistema operativo da Sinclair. E mais não digo!
Mas que raio alguém havia de querer testar isto de livre vontade?!
Eu tenho instalado o Linux Mint. Já tive o ms-dos , dr-dos , varias versões do windows, sinclair a funcionar com disquetes da timex (grande bomba).
Se for fá de jogos e compatibilidade geral, recomendo ubuntu. Parabéns pela saída do mundo MS
Para quem não saiba, há vários programas que fazem OCR para copiar texto directamente de um screen shot, o Power Toys da Microsoft, ou o Share X, não é necessário o Windows 11 nem hardware especial.
No Linux, é coisa que não falta. Print screen é um exemplo … mas há mais. Muito mais …
Spyware da Microsoft. Não obrigado!
O Windows 10 continua a ser melhor em tudo vs 11.
Já experimentou o Linux ? Eu recomendo. Recomendo vivamente. É que bate com toda a facilidade o mais complicado que há no windows.