Windows 11: Microsoft ouviu utilizadores e já é possível apagar mais apps nativas do SO
A Microsoft sempre colocou no seu sistema apps que nem todos usam e isso continuou no Windows 11. Os utilizadores querem remover estas apps, algo que não é simples. Isso muda agora, com a nova build do programa Insiders, que traz ainda mais apps que podem ser removidas.
Há muitos que os utilizadores pedem à Microsoft a capacidade de remover as apps nativas do seu sistema. Com o Windows 11 isso é possível, ainda que numa lista ainda limitada de apps e que o utilizador passa a poder eliminar do seu sistema operativo.
Isso muda agora com a mais recente build do Windows 11, com a Microsoft a reforçar a lista das apps que podem ser removidas. Estas não são as mais significativas, mas são mais um passo para os utilizadores poderem manter o Windows 11 mais limpo e com mais espaço de armazenamento livre.
A lista tem crescido ao longo do tempo, sempre a mostrar que a Microsoft parece querer dar aos utilizadores o controlo total. São apps que a gigante do software entende que podem ser dispensadas e que nem sempre são usadas.
Windows 11 - Lista das apps que podem ser removidas
- Photos (nova)
- People (nova)
- Remote Desktop (nova)
- Camera
- Cortana
- Calendar
- Calculator
- Clock
- Feedback Hub
- Family
- Movies & TV
- Maps
- Media Player
- Microsoft 365
- Microsoft Clipchamp
- Microsoft To Do
- News
- Paint
- Notepad
- Quick Assist
- Snipping Tool
- Sound Recorder
- Terminal
- Tips
- Xbox
- Weather
Com a última build, 4 novas apps foram abrangidas com esta capacidade de serem apagadas do Windows 11. Falamos então das apps Câmara, Cortana, Fotos e Área de Trabalho Remota, que assim se juntam a todas as restantes que já podiam ser removidas.
Naturalmente que estas podem mais tarde ser trazidas de volta, com a Microsoft a disponibilizá-las. A grande maioria está já presente na loja de apps da gigante do software, bastando por isso fazer a instalação mais tarde.
Esta mudança vai agora ser testada e avaliada pelos utilizadores, para mais tarde ser alargada a todos. Com esta mudança, mais uma vez fica claro que a Microsoft adapta o Windows 11 aos utilizadores e dá-lhes as funções que estes pedem e necessitam.
Este artigo tem mais de um ano
E como é obvio o edge continua fora dessa lista
Nem vai entrar
Sem Edge como é que espiam em ti e colecionam dados para trainar a próxima geração de GPT? Ah espera, podem fazer isso no próprio SO lol
Não faz sentido excluirem, imagina o utilizador comum começar a “libertar espaço” e chegar a conclusão ou por engano que não precisa do Edge para nada, mas não se lembra que não tem nenhum outro browser alternativo, fica logo sem acesso a pesquisar seja o que for.
Claro podes sempre descarregar via Powershell usando funções como o Invoke-WebRequest mas todos sabemos que isso não é propriamente fácil para o utilizador comum, já para não falar que requer que tenhas o link exato.
Já tens o Firefox e o Vivaldi na Microsoft Store, por isso não ficavam sem o Browser, o Edge também está lá na loja.
Por isso ainda vale a pena ficar no Windows 10. O 11 só traz lixo.
Olá gente alguém pode me ajudar, instalei a nova build do windows 11 e o comando alt F4 parou de funcionar, aí não sei se a microsoft removeu essa função nessa nova build , como faço para ter essa função novamente?
lembrando que o meu teclado tá funcionando tudo normalmente, um abraço quem puder me ajudar.