O Windows 10 vai ter um trackpad virtual no ecrã
A Microsoft tem preparado o Windows 10 para ser uma plataforma universal, que corre em todas as plataformas e que tem ferramentas adequadas. O Creators Update chegará no próximo ano e as novidades vão ser muitas.
Uma delas surgiu ontem na mais recente build lançada e traz para o Windows 10 um trackpad virtual, que poderá ser usado directamente no ecrã.
Quando anunciou a próxima grande actualização do Windows 10, o Creators Update, a Microsoft explicou que as novidades iam ser muitas e viradas para a simplificação da utilização do Windows, num vasto leque de cenários. As ferramentas novas iam ser muitas, mas não especificou em detalhe quais.
Lentamente, elas vão surgindo nas builds de teste que são lançadas para o programa Insiders, e os utilizadores podem já experimentá-las e testá-las a fundo. A mais recente chegou na build 14965 e traz para o ecrã do Windows 10 um trackpad.
A sua utilização pode não ser imediatamente entendida, mas a Microsoft explicou a utilidade desta nova ferramenta e como e quando deve ser usada.
Este novo rato virtual poderá ser usado por todos os que usam o Windows 10 num tablet e que o ligam a um monitor externo. Até agora teriam de ligar um rato externo, algo que deixa de ser necessário de fazer graças a este novo trackpad virtual.
A sua localização será acima da barra de notificações do Windows e vai permitir controlar o rato, dando ao utilizador a possibilidade de fazer clique com o botão direito e esquerdo.
Não é uma funcionalidade que muitos vão usar, mas é a forma da Microsoft satisfazer um nicho de utilizadores muito específicos e de mostrar que se preocupa com eles.
Here's the new onscreen trackpad feature for Windows 10. Designed for when you connect to a second display and don't have a mouse pic.twitter.com/yiL3uVLduS
— Tom Warren (@tomwarren) 9 de novembro de 2016
Para além desta novidade, podemos também encontrar na build 14965 melhorias noutras áreas. A app Sticky Notes está agora disponível em novos idiomas e com a capacidade de reconhecer emails, telefones, links e moradas nestes idiomas. O português é um desses novos idiomas.
O Windows Ink e o Sketchpad foram alvo de melhorias, estando também mais funcionais e mais simples de usar, com acessos mais rápidos a algumas definições e com uma performance maior.
Esta build está já a ser distribuída por todos os que estão no programa Insiders e mais tarde, quando o Creators Update for lançado, todos os utilizadores do Windows 10 vão poder ter acesso a todas estas novidades.
Este artigo tem mais de um ano
Mas mas… ao ter um ecrã for touch não há necessidade de tal coisa. 😮
Nop, ainda há muitas aplicações/sites que necessitam do “ponteirozinho”. Pode dar alguma ajuda.
Porque quando usas em modo sem ser touch/tablet, há funções que são mais fáceis recorrendo a um touchpad ou rato.
Não leste o artigo com a pressa de querer dizer mal.
O ecrã é touch mas o ecrã externo não. Se usares o ecrã externo em duplicate, sim, não precisas disto. Se usares como extended, sem rato não chegas lá 🙂 Assim consegues 🙂
Aliás, eu por vezes uso o surface pro ligado à tv cm modo extended e tenho sempre de ligar o teclado para poder usar o rato no ecrã externo. Com esta solução já não preciso 🙂
Precisas no caso de teres ecrans externos, o touchscreen nao te permite controlar ecrans externos e com esta novidade isso vai ser possivel.
A utilidade é a seguinte: você pluga o celular ou tablet na TV ou monitor. O celular/tablet fica deitado sobre a mesa e você o utiliza como um trackpad. Há um ou dois anos tinha pensado na imensa utilidade desse recurso com o Continuum.
Assim, em qualquer lugar que tiver uma TV você pode ter a experiência de um desktop tradicional ao plugar o smartphone numa TV. Precisaria carregar apenas um teclado físico já que o trackpad seria o próprio smartphone.
Useless, comprei um macbook pro e isto sim é fantástico! Melhor So atualmente
Parabéns, queres uma taça? lol
Se eu comprar um ferrari também vou dizer que é o melhor carro do mundo. Nem que seja para não passar por idiota em ter gasto tanto dinheiro num carro….. Sim, o SO da Apple é o melhor. Não, o Macbook não é o melhor Notebook.
Correcção: Compraste um fiat punto ao preço de um ferrari.
Macbook é um ultrabook .
Esse tem laptop nem touch no screen tem, sabes lá do que este artigo está a falar! Fica lá com a tua barrinha no teclado e evita comentar algo que não compreendes
+1. Exactamente o que eu pensei. Grande cromo. O que estes cromos fazem para ostentarem os bens que adquirem.
Na maioria dos casos nem adquirem…querem é fazer pensar aos outros que são “ricos”!!
Sim, é o melhor para as tuas preferencias e utilização, mas há mais mundo para alem da tua maçã roída…
Um pouco á imagem do W10M quando em modo continum em que que o smartphone se transforma num trackpad. Mas neste caso nao faz sentido e nao deve ser nada prático
Por acaso no uso do TeamVier através de um tablet deve dar jeito
É a ideia aplicada a tablets com Windows.
E isto serve para que?
para quando se liga um ecrã em modo expandido ao surface e poder mexer o ratono ecrã externo
Muito bom , espero que esta “actualização” venha terminar a busca por aplicações duvidosas para o efeito.
Para quem não entende para que esta aplicação serve , basta lerem com atenção. Quanto as mensagem de “odio” contra o windows ,falando a português -” Bom para ti =) “
Excelente ideia, muito útil para RDP.
Excelente 😉
Isso já existe há tempos! Utilizo desde o Win7
http://www.lovesummertrue.com/touchmousepointer/en-us/
Se for como a Cortana em Portugal…