Windows 10: Afinal o Modo Jogo é uma desilusão
Não é novidade nenhuma que a Microsoft está a trabalhar num “modo jogo” que permitirá aos utilizadores, do Windows 10, obter a melhor performance do sistema enquanto jogam. Segundo a Microsoft, este novo modo dá prioridade máxima ao jogo para que o utilizador tenha a melhor experiência.
O modo jogo chegará a todos os utilizadores do Windows 10 através da atualização Creators, e já está disponível na última build para Insiders. Mas afinal os resultados desiludem!
A Microsoft vai mesmo avançar com o modo jogo no Windows 10. Este novo modo, segundo a empresa, garantirá uma experiência fantástica de jogo, mas há alguns resultados que contradizem a Microsoft.
Como se pode ver pelo gráfico abaixo, onde GM off significa que o modo jogo está desligado e GM on significa que está ativo, as diferenças não são nada significativas. O gráfico apresenta a média e o mínimo de FPS de cada jogo com o modo jogo activo e desativo.
No jogo The Division nota-se um pequeno ganho de performance mas, por exemplo, no Hitman os resultados são piores quando o modo jogo está ativo.
Neste caso os testes foram feitos com uma máquina com processador Intel Core i7-7700K e uma GPU GTX 1080.
Já com uma máquina com processador Intel Core i3-7350K os resultados foram, ligeiramente melhores, com um aumento variável entre 1% e 3%. Como podemos ver, neste caso o jogo Hitman, com o modo jogo ativo, cai cerca de 14%, no que diz respeito à apresentação de frames por segundo. Destaque negativo também para o jogo Gears of War 4.
Apesar de ainda se encontrar numa fase alpha, parece-nos que há ainda muito trabalho pela frente para conseguir o que a Microsoft tanto promete ao nível dos jogos.
Prioridade total ao nível do CPU e GPU… é assim que a Microsoft define o novo “modo jogo”. Através da Game Bar, os utilizadores vão poder ativar este modo, tarefa que terá que ser feita a cada jogo.
Este artigo tem mais de um ano
Impressão minha ou pelo gráfico, é melhor não ter o game mod?
É isso que a notícia diz desde o início.
Quando vim ver a noticia, ainda não aparecia tudo, dizia (em atualização). Mas sim, pelos vistos neste momento não serve de muito o GM
Pois, ter ou não ter… 🙁
…eis a questão. 😛
Não sei do que é que estavam à espera. Não há uma maneira mágica de aumentar o desempenho do hardware dos vossos computadores, ainda por mais, via software (exeto overclock, claro).
Tens razão, o resto do mundo e a própria Microsoft são todos burros… /s
Se tivesses lido, sabias que o modo jogo não se trata de aumentar o desempenho por si, mas sim dar mais recursos ao jogo.
E porque é que irias querer dedicar mais recursos a um jogo, se não para aumentar o desempenho do mesmo? Não há outra razão.
Em vez de teres o cpu/gpu a alocar recursos ao jogo + a todas as outras tarefas em background, tens uma maior disponibilidade do cpu/gpu ao jogo em si, o que te permite um melhor desempenho, mesmo com hardware mais limitado
A ideia NÃO é aumentar os fps Max ou Min (que foram os medidos ……) mas sim diminuir as flutuações das fps!
Acho muito curioso um tipo da MS ter dito precisamente isso quando falou do serviço e os dados que testam são precisamente os que disseram não serem o objectivo lol
Não há gráficos que mostram a flutuação dos fps?
Caro Belmiro, o testado foi FPS mínimos e média de FPS, não testaram os máximos
Sambalaia, mesmo assim a média (average) não é a moda ou delta para ter uma percepção decente.
Ainda numa fase alpha e já anda tudo a criticar.. Tende calma! Certamente poderá vir coisa boa daí. Ao contrário do que afirma, ao dar prioridade a uma aplicação a nível de software pode fazer maravilhas!! Exemplo: compressão/descompressão de ficheiros, codificação de videos…
Há muitos exemplos, mas isto ainda somente a nível de CPU.
Exatamente… esta malta não tem calma, o fruto ainda está verde e já o querem comer.
Com a Microsoft tudo o que os clientes querem é cuidadosamente estudado para que o resultado seja escrupolosamente o inverso… sinto isto com o meu WM10..
Miguel Nóbrega não sei bem pq. Estou extremamente satizfeito com o meu MS Lumia 650 com Win10 Mobile
Uso à 2 anos e simplesmente cansei-me… em dois anos muita app saíu do WM e nenhuma entrou, pelo menos aplicações muito usadas. E não vejo a própria Microsoft a fazer muito para dar a volta a isso..
O projecto está em fase em fase Alfa…
Estranho… Mas podem fazer um teste em apps UWP? Por exemplo com o teaser do Resident Evil 7: https://www.microsoft.com/store/apps/9nblggh3zh4b
“Game Mode” é para parar os outros programas utilizados. 🙂
Estes testes provevelmente foi feito numa maquina “limpa”, instalados o OS e os jogos e siga fazer benchmarks.
Se o game mode activo dá “Prioridade total ao nível do CPU e GPU” ao jogo, e se o PC “apenas”(não contando com os normais processos do windows) tem acorrer o jogo, tendo ou não tendo game-mode activo a prioridade vai para o jogo…
Agora era interessante era fazer um benchmarks numa maquina “real” com uns meses de uso com antiviros xptos que o pessoal instala, skypes ligados, outras apps e serviços em backgroud, o crome com meida dúzia de tabs abertas, etc…
Para mim este benchmark é de se esperar numa maquina com uma instalação minimalista e/ou um utilizador que fecha todos as aplicações desnecessárias antes de entrar no jogo.
Sem duvida.
^ isto ^
+1 é isso mesmo!
Exato
Calma gente. é uma feature em desenvolvimento
Suponho que este Game Mode seja mais vantajoso a quem tenha hardware mais limitado/antigo. Nestes casos, uma simples atualização do antivírus pode provocar uma queda brutal de FPS, que poderá ser evitada com o GM.
O melhor game mode continua a ser da playstation 4 pro. League of legends não precisa de aumento de performance, é leve.
O melhor game mode continua a ser ter um computador com um hardware decente, não uma consola que nem sequer consegue renderizar jogos AAA em 4K. Este são renderizados a uma resolução inferior e depois é efetuado um up-scaling. PC FTW.
E sem hdr nem uncharted nem nioh tlou ff15 mlb persona yakuza horizon red dead redemption gravity rush 2 bloodborne etc etc
De que vale isso se depois no BF1 é so hackers online?…. comprei titanfall 2 por 30€ para PC, cada lobby cada aimbot, os devs não querem saber do jogo, não há admins nada, resoluções não é tudo.
n sei se estou a dizer bem ou mal. mas as drivers da gpu seja versão antiga ou mais a recente, também pode mudar alguma coisa???
Tudo influencia: o ideal é desligar Skype, Apps de cloud (Dropbox, etc), antivirus em modo jogo (eset nod32, etc) e drivers actualizados. Quando os jogos são novos, o update de controladores pode trazer até 30% aumento de fps…
Olhando e pensando diferente ao meu ver, esses computadores que foram desenvolvidos, montados e instalados para este TESTE não tiveram usuários a instalar e desinstalar aplicativos, programas e apps que rodem em segundo plano assim não se nota grande diferença nos testes.
Ex: o usuário em um torrent a executar em segundo plano um antivirus a executar uma varredura e algo neste sentido a consumir memoria e processamento assim tornando um computador utilizado para GAMER em uma tartaruga gamer…
Ao habilitar o modo gamer esses processos são finalizados permitindo assim “Prioridade total ao nível do CPU e GPU…”.
😀
1. Não faz qualquer sentido o teste com o i7 e a GTX1080 porque o game mode aí não faz nada, nem pretende fazer, já que o CPU e gráfica permitem sem problemas multitasking de alta performance – há quem jogue e renderize videos ao mesmo tempo sem perda de performance com rigs idênticos.
Portanto, este teste é inutil. É o mesmo que meterem num Ferrari gasolina aditividade e fazerem o teste para ver se passa dos 250!!! Ele já passava com gasolina normal, qual o objectivo?! ZERO, nem como “benchmark” serve.
2. com um i3 (e processadores menos potentes), sim, tal como o teste demonstra, já há impacto positivo com a utilização do game mode, mesmo que seja 1-3% neste momento, sendo que isto está no começo, já é um bom começo. Quanto mais fraco o equipamento, mais impacto positivo terá, portanto, não é fiasco nenhum.
E mesmo assim, insistirem em usar uma GTX1080 com o i3 torna o teste inutil.
PIOR! Usaram a nova 7.ª geração de processadores!!! Ca estupidez de teste
Nem mais!!!
Amigo possuo um 3870k e 4gb ram, o ganho de desempenho no mgsvtpp foi de 3% isso porque usei um programa que mostra os FPS com 4 casas decimais pois não elevou nem 1 se quer
E qual é a placa gráfica?
A ideia do “modo jogo” não é canalizar todos os recursos do sistema para o jogo, fazendo com que todo o software desnecessário pare de correr, certo?
Se assim é… um programa para verificar o desempenho do PC, certamente deve ser considerado um software desnecessário, logo o “modo jogo” certamente limitara o programa e os resultados recolhidos podem não ser 100% fiáveis.
A questão, passa por ser a precessão que tens ao jogares. Sendo assim, notas-te diferenças?
Além do mais, quantos FPS costumas ter no jogo? O game mode é para estabilizar a média dos fps. Não quer dizer que ganhes FPS, a ideia é não haver quebras de FPS notórias.
Parece-me que aqui estão a assumir que de repente o game mode iria permitir TODOS terem pelo menos uns 60fps nos jogos, mesmo com hardware de baixa performance. E por outro lado, estão a pensar que quem tem topos de gama vai ganhar FPS assim à maluca.
A MS nunca afirmou nem uma coisa nem outra.
Querem ter mais de 60 fps constantes?! Comprem hardware específico para isso.
O The Division tem mais fps no i3 do que no i7… muito estranho…
😉 todo o teste é de rir
Provavelmente o jogo está mal optimizado para multi-cores físicos.
Tá em fase de teste alfa, é melhor esperar por novas atualizações para poder tirar melhores conclusões.
https://www.youtube.com/watch?v=DR-B8ZQ0JIY
Avast também laçou um Game Mode e que tal uma comparação?
Se o game mode da avast for tipo os AVs, então o game mode deles consome mais recursos que o jogo 😀
Antigamente tambem não havia GM e o pessoal jogava sempre grandes jogos…depende sim é da maquina que temos, o processador, memoria, e por aí adiante…
“Apesar de ainda se encontrar numa fase alpha, parece-nos que há ainda muito trabalho pela frente ”
dai estar em alpha, e não em beta ou released….
Como foi feito este teste? Que aplicações existiam já na máquina de testes?
Não me parece que a Microsoft alguma vez tenha dito que o Game Mode vai aumentar a performance do hardware como que por magia. Deve é desligar serviços que não são utilizados para jogos, e este tipo de diferenças só é possível notar numa máquina que tenha um uso normal e várias aplicações (que não jogos instalados).
Das primeiras coisas que faço antes de começar a jogar é desligar OneDrive, serviços de iTunes, etc.
O Game Mode é para impedir que outras aplicações retirem performance à máquina e não melhorar a performance da mesma.
Yep, é como eu. OneDrive fica sem sincronizar. Se não for jogar via steam, desligo o Steam. Auto-updates de diverso software… OFF.
Esse género de testes pouco diz sobre a eficiência do Modo jogo, pois como já foi referido esse tipo de softwares/modos só montram o seu potencial quando utilizados em hardwares limitativos e quando a nível de software existe uma má gestão dos recursos, muitos programas a correr em segundo plano desnecessários.
Cheguei a utilizar softwares que permitiam desligar aplicações em segundo plano e outros reajustes nas definições de gestão de recursos quando estava a jogar. O que sempre reparei foi que por vezes num PC “limpo” esse genero de software raramente trazia uma melhoria de performance, algumas vezes até piorava, mas ao utilizar no PC uns meses depois quando já estava com muito software instalado tinha melhorias significativas a jogar. Principalmente em evitar grandes quebras de fps.
Nem mais! Este “modo jogo” irá apenas ser útil para PCs antigos ou com hardware limitado, ou com PCs com bastante “lixo” acumulado. Nesses casos, não tenho dúvida que se constatará um aumento perceptível no desempenho dos jogos. Caso já se esteja a usar um bom PC ou “limpo”, este modo jogo pouco ou nada irá acrescentar.