Windows 10: Microsoft oferece Windows 11 em PCs que não cumprem requisitos
O fim do suporte ao Windows 10 tem trazido uma verdadeira dor de cabeça aos utilizadores, em especial aos que não têm suporte para o Windows 11. A Microsoft tenta forçar a atualização, mas agora parece estar com uma situação anormal. Estará a oferecer o oferece Windows 11 para PCs que não cumprem os requisitos.
No início deste mês, a Microsoft começou a lançar a atualização KB5001716. Esta é lançada periodicamente para incentivar os utilizadores a migrar de qualquer versão do Windows 10 para uma mais recente, já dentro do Windows 11. Embora normalmente a atualização fosse descarregada e instalada silenciosamente em segundo plano, esse cenário mudou e passou a ser visível.
No entanto, isto ainda pode ter desencadeado uma atualização de características do Windows 11, mesmo em sistemas que não suportam oficialmente a atualização. De acordo com uma notícia revelada, a Microsoft aparentemente ofereceu o Windows 11 num PC que não cumpre os requisitos. Um leitor observa que o seu sistema tinha o TPM desativado para evitar qualquer atualização forçada no local e, apesar disso, o seu PC com Windows 10 recebeu a oferta de atualização para o Windows 11.
O utilizador tem o portátil Lenovo IdeaPad S145-15IWL [81MV014QGE], equipado com um processador Intel i5 de 8ª geração e oficialmente compatível com o Windows 11. A empresa atualizou recentemente as diretrizes de requisitos de sistema para CPUs. Isto aplica-se principalmente aos seus novos PCs Windows 11 24H2 AI e, como tal, o critério de elegibilidade do TPM permanece inalterado.
O relatório também especula que talvez haja alguma outra questão para esta situação ter acontecido. Especula-se de uma configuração da BIOS que possa estar em jogo aqui ou se isto pode ser um bug na entrega da atualização de características.
A Microsoft citou repetidamente que o requisito do TPM no Windows 11 é beneficiar os utilizadores de diversas maneiras diferentes. É por isso que ele foi rotulado no ano passado como um "padrão não negociável" pela empresa de Redmond.
É também interessante que esta não é a primeira vez que a Microsoft disponibiliza o Windows 11 num PC com Windows 10 que não cumpre oficialmente os critérios. Algo semelhante aconteceu no ano passado, quando um utilizador conseguiu realizar a atualização numa máquina sem suporte.






















Nos meus dois HP Prodesk 400 G3 e G5 SFF ( Pcs pequenos Horizontais/Profissionais ) um Dual core outro Quadcore, de 2016 e 2018 respectivamente, com secure boot e tpm 2.0, instala e actualiza normalmente. Tenho a versão 24H2. Já o Laptop LENOVO Tinkpad 11e quad-core, embora já tenha tido a 24H2, num intervalo em que instalei Linux, agora só consegui W11 com 23H2. Amas as maquinas com SO descarregado da Microsoft, sem truques e com 8Gb de ram. Os HP na Central de segurança do Windows informa que o equipamento cumpre os requisitos de segurança do hardware padrão. No Lenovo embora instale, informa que não cumpre os requesitos mas funciona e faz actualizações, mas ainda não surgiu a 23H2…embora meses atrás tenha conseguido actualizar para 24H2. Talvez tal se deva ao incremento da IA no sistema, não sei.
Vc pode ignorar os requisitos usando o Rufus, que tbm serve pra pular as perg de privacidade, tirar o requisito de conta online e desligar a criptografia automática.
Até o 23h2 só precisa ser 64bits. Enquanto o 24h2 precisa ser Core i3 de primeira geração ou Ryzen de primeira geração. O 24h2 não dá boot em AMD FX nem em Core2Quad.
Linux é uma otima opção, o ZorinOS é ótimo pra quem quer algo parecido com Windows, Onlyoffice e Office Online já resolve as necessidades da maioria das pessoas q precisam trabalhar com docx.
Infelizmente no meu trabalho (sou TI) tem umas 20 máquinas com FX6300 e vídeo integrado NVidia 7025, não dá pra instalar o 24h2, e o Linux fica todo bugado com o nouveau nessa iGPU velha, e o driver NVidia velho n pega em kernel atual. Tô pensando se tento uma distro de 2018 e fico com kernel velho pra tentar o driver NVidia, ou se coloco o Win10 IoT, que tem suporte até 2032
Não apareceu, será porque estou em Linux?!!
Tem mais a ver que ninguém quer saber. Nada mais.
Provavelmente, o utilizador, activou o TPM2, sem querer.
A opção está na listagem da BIOS, se for seleccionado, o arranque normal, sem aceder ás opções, o TPM é activado. Para quem tenha o win10, não nota diferença, até ao dia que vê a actualização, para o 11, disponível.
Meu PC é de 2011, segunda geração do i7. Nada de TPM ou qualquer outro requisito “inegociável”. No entanto, roda o Windows 11 (23H2) sem problemas e com a mesma performance do Windows 10 (que já era “proibitivo” para a configuração original em Windows 7). Inclusive roda as funções de IA que a MS adicionou em muitos dos aplicativos do pacote Windows. Não sei se em algum momento o PC vai implodir (será?). Será o momento de me mudar de mala e cuia para o Linux – do qual já gosto bastante.
Se tiver no mínimo 8gb de RAM (recomendo 16gb) e SSD, da pra segurar o Win11 24h2.
Usa o Rufus pra ignorar os requisitos e desativar criptografia automática. Tbm recomendo desativar os efeitos de transparência (se Windows não estiver ativado vc tem q personalizar antes de conectar na internet).
As outras opções são Windows 10 IoT (suporte até 2032), ou Linux.
De Linux eu recomendo ZorinOS pra ter uma experiência parecida com Windows, Mint LMDE tbm é uma boa, só menos bonito. E PopOS tá bem popular com design diferente
Windows 10 IoT Enterprise LTSC até não poder mais!
Eu tenho um HP mas diz que não consigo fazer a instalação do Windows 11 porque não reúne os requisitos, como hei-de fazer para obter o Windows 11, o meu é o 10