Windows 10 Lite: Já se sabe mais como este novo sistema operativo irá ser
Não é segredo nenhum que a Microsoft tem em desenvolvimento novas versões do Windows 10. A sua ideia é cobrir o máximo de plataformas, de preferência com uma experiência de utilização similar ao que o seu atual sistema oferece.
A que mais parece próxima de estar terminada e pronta a surgir é o Windows 10 Lite. Uma nova imagem surgida mostra agora como será a experiência de utilização deste sistema operativo.
É ainda cedo para saber o que a Microsoft tem preparado para o Windows 10 Lite, mas prevê-se que este sistema esteja a ser criado para poder dar uma resposta à Google ao ChromeOS.
A Microsoft quer criar uma proposta que possa ser usada em sistemas com menos recursos e, em especial, dedicada a uma utilização mais simples e mais intuitiva do seu sistema operativo.
É aqui que o Windows 10 Lite vai entrar, oferecendo a mesma experiência de utilização do Windows 10, mas ao mesmo tempo sendo uma versão resumida e simples do mesmo que temos hoje.
Esta imagem surgida agora vem de uma fonte fidedigna e que já teve acesso às primeiras versões deste sistema. Não sendo uma imagem real, é uma reprodução fidedigna da interface que vai ser dada ao utilizador.
Há ainda a indicação de que o Windows 10 Lite vai apenas poder correr UWPs e PWAs, mas a Microsoft estará a procurar uma forma de conseguir correr apps de 32 bits, provavelmente através da criação de contentores onde estas vão estar restritas.
Espera-se que o Windows 10 Lite surja já para a primavera, muito provavelmente na BUILD, esperando-se os primeiros testes durante o verão. Após isso, deverá chegar e tentar conquistar o mercado, com o ChromeOS em vista. Esta nova proposta deverá alargar ainda mais a oferta dos fabricantes, em equipamentos com características muito próprias.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Petri
Neste artigo: chromeos, Microsoft, sistema operativo, Windows 10 Lite
Se sair sem suporte a app de 32 bits então morreu à nasceu.
Não será mais do que uma versão no caixote Windows Vista e 8.X
Sem suporte para Win32, significa que a maior parte dos programas não vão correr neste OS, o que o torna completamente inútil.
Como assim?
De que eu saiba as aplicações funcionam no 32bits.
O win32 não tem haver com a alocação de bits de memória, mas sim sobre o processo de compilação e compatibilidade. O Win32 é uma API.
O sistema que este Windows Lite suporta é uma nova API chamada UWP.
Mas como a maioria dos programas nas últimas décadas usam o Win32, não ter esta API significa que a maioria dos programas não vão funcionar.
Para além disso, o sistema UWP tem um sistema de DRM muito agressivo, que desencripta em tempo real os dados, o que torna as aplicações mais lentas do que o equivalente em Win32.
eu realmente acredito que este sistema estaria entrando no mercado com uma visao para rodas nos celulares em si… tpo um surface phone… por isso nao rodaria os programas… pq realmente esse lance de windows lite nos paises de primeiro mundo nao faz sentido… só aki temos ainda dual cores… mais rode o mundo e verá q o comum é i5 i7 ou i9… até i3 é raro… so no brasil a tecnologia custa estes absurdos…
Então o Chrome OS está morto e é inútil porque não corre Windows 32 bits. Isto é para aplicações web based e aplicações universais Windows e nada mais.
O Windows 10 tem um milhão de ferramentas que usuários comuns nunca usam e nunca usarão. Eles deveria criar uma versão do sistema sem essas ferramentas não críticas para o funcionamento do SO. Esse sim seria um Windows 10 Lite.
É um sistema web, semelhante ao Chrome OS, não é um Windows normal versão “Lite” como tem por aí pirata que é retirado várias coisas do sistema.
O Chrome OS funciona assim, só o erro da Microsoft é por esse nome que confunde.
Só está fazendo isso pra tirar o povo do Linux
Se nao correr apps de 32 bits, nao será apenas outro Windows RT? Esse nao durou muito tempo…