O Windows 10 vai passar a consumir mais memória
Os desenvolvimentos do Windows 10 continuam a bom ritmo e a Microsoft a cada nova build apresenta novidades que melhoram ainda mais o seu sistema operativo.
A mais recente build do programa Insiders traz agora uma novidade que pode ser mal interpretada por muitos, mas que na verdade é benéfica para o Windows. O Windows 10 vai passar a consumir mais memória, fruto da desagregação de muitos processos do sistema.
A build 14942, lançada no final da passada semana, traz um conjunto de novidades que vão ser testadas até se tornarem capazes de incorporar as versões finais do Windows 10. Entre elas está uma que passará despercebida à maioria dos utilizadores, mas que vem mudar a forma como o Windows 10 trata dos processos do próprio Windows.
O bem conhecido svchost.exe existe desde o Windows 2000 e agrupa e controla muitos dos processos que estão a ser executados pelo próprio Windows, conseguindo assim poupar memória e outros recursos. Esta ideia fazia sentido quando foi lançada pois as máquinas na altura tinham pouca memória.
Mas a Microsoft, que entende que cada vez há mais memória disponível nas máquinas onde o Windows corre, quer agora desagregar esses processos e passar a gerí-los de forma isolada. O resultado prático e imediato é o aumento dos consumos de memória no Windows 10.
Para salvaguardar os utilizadores e o próprio Windows 10 a Microsoft optou por apenas realizar esta separação de processos em máquinas que tenham mais de 3,5GB de RAM.
As vantagens desta mudança de filosofia do Windows são óbvias. Com a alteração, passa a ser possível ter um maior controlo sobre os diferentes processos do sistema, isolando-os e em caso de problemas, estes não afectam os restantes. É também possível ter um maior controlo sobre os as permissões de cada processo. A informação apresentada no Gestor de Tarefas do Windows é também mais detalhada, quer no consumo de CPU quer de memória.
Esta novidade vai ainda demorar algum tempo a estar disponível, sendo esperada na próxima grande actualização do Windows 10, conhecida como Redstone 2 e ainda sem data marcada para ser lançada.
Este artigo tem mais de um ano
A memória está lá para ser utilizada mas só se isso implicar velocidade e segurança.
Noto que o anti vírus usa demasiados recursos, daí uma pergunta:
– qual o melhor anti vírus para Windows 10 e que utilize o mínimo dos mínimos de recursos?
(A pergunta é no âmbito do Windows 10 64-bit, anti vírus gratuito ou pago e que seja em testes tido como dos mais eficazes e mais económicos em recursos. NÃO é para debate sobre SO nem se o melhor anti vírus é o utilizador …)
Nunca percebi isso do antivirus usar demasiados recursos.
Usei o kaspersky, e de momento tenho o eset, e parado, consome 16 mB de RAM.
P, acho que está a contabilizar mal a utilização da RAM por parte do ESET, pois eu também tenho o mesmo antivirus e aqui está a utilizar os tais 16 megas, que é o processo “ESET Main GUI”, e depois ainda há o processo “ESET Service” que me está a ocupar 168 megas.
Tens razão. Mas 200 mB só é mais crítico em PC’s com 2 gB de RAM
mas quem e que usa pcs com 2gb ram?? Nao conheco ninguem que use menos de 6gb…e a grande maioria é entre 8-16gb ram
Já não há PCs com 2 Gb de RAM e mesmo 4Gb já é obsoleto. O normal é 8Gb ou 16Gb. Quem ainda usa 2Gb está na altura de pensarem aumentar a RAM ou trocarem de PC se já for antiquado. 2Gb é atualmente o mínimo para um smartphone de gama baixa.
voces vivem num mundo de putos ricos… não conheces ninguem com pcs com menos de 6gb lol… 90% dos portateis tem 4GB de ram, gamas altas vão de 6 a 8 e as vezes caso queiras ser roubado compras um de 16… um smartphone de 2gb é o minimo? se falarem do lixo dos android… eu tenho um com 1gb a correr melhor que os droids que testei de 2 a 6… IOS (mais antigo) e Windows phone 8.1 correm lindamente com 512
Eu o bitdefender total sec. 300mb +/-…. mas com proteções ao máximo (instrusion detect, rasonware, antispam, web protection, etc)
Eu nao meço os recursos mas em dispositivos menos potentes com/sem anti virus a diferenca de performance é notória. Ao ligar o aparelho, ao desligar e a navegar o anti virus entra em accao (como deve de ser) e fica notoriamente mais lento (ESET Anti virus. Firewall uso a do windows). Com o da microsoft nao noto qualquer diferenca de performance mas é conhecido por ser bem menos eficaz…
360 Internet Security, free e muito bom na gestão de memória.
Tu és o melhor antivírus, depois tens o defender incorporado no Windows e se te portares bem, nada mais precisas.
1+
Não uso antivírus à mais de 3 anos e até agora tudo bem. Os sistemas integrados já são suficientes desde que se tenha dois dedos de testa e se pense no que se faz. Se queres fazer algo mais arriscado cria uma máquina virtual.
AVG nots 10.
Avira Free.
Uso e não tenho pensado em trocar.
Kaspersky permite dar recursos ao sistema e outros programas se for preciso. Uso e recomendo
Olá! Eu uso o Panda Free, estou super satisfeito e consome muito pouca RAM, em tempos usei o AVIRA Free, também ele muito bom , mas que consome muito mais. Uso o Windows 10 pro 64 bits e estou super satisfeito com o Panda Free Antivirus
Epá, cum catano, que maneira nada tendenciosa de dar esta notícia.
Sim, é verdade que separar o svchost em várias dezenas de processos vai aumentar o consumo de memória, mas a diferença na prática é mínima, estamos a falar de uns 50 KB extra por processo.
Então, mas perguntam bem, se a diferença é assim tão pequena, porque é que a Microsoft juntou tudo para começar? Simples, porque quando isso foi feito, no Windows 2000, a memória mínima recomendada era 64 MB e poupar 500 ou 600 KB fazia diferença.
Atualmente, como diz o JJ, isso é piners.
E não é o que está explicado no artigo, mas sem mencionar valores de memória ocupada?
Sim, mas o titulo é mesmo a puxar ao clique e à “fome de guerra” dos antis-MS
Não concordo. Uso o solidworks e depois de sair tinha que fazer um reboot para abrir outras aplicações pesadas.
Desde a semana passada está muito melhor.
O único problema é que o windows10 está cada vez mais a ocupar mais espaço em disco o que me vai obrigar a re-instalar tudo de novo ( o meu disco principal só tem 120G).
Compra um de 1KG
limpeza de disco, acredite, a ferramenta que pode limpar de 1GB a 40~50GB! já passei por esse drama no meu ssd e ficou resolvido
Só precisa de uma manutenção, limpeza de disco e talvez aproveitar para uma desfragmentação para ganhar um pouco mais de performance em disco.
vai? eu das ultimas vezes que usei windows, tinha o svchost (uns 5 processos) onde tinha um a derreter mais de 2gigas… depois de o matar o sistema voltava a ficar responsivo e sem notar nada de mal
Sim, tecnicamente vai. No modo atual vários serviços compartilham dlls e outros recursos, o que pode occorer é que um serviço pode alterar erroneamente recursos do outro causando diversos bugs. Separando cada serviço em um processo diferente este tipo de bug é altamente reduzido.
Já vi este mesmo bug e ele é causado pelo serviço de updates do Windows quando os arquivos de atualizações passadas foram excluídos. Só ocorre no Windows 7 e Vista e acredito que uma atualização matou este bug.
Alguma vez consumiu menos…?
Com anos de evolução as funções base pouco mais consomem que há muitos anos atrás desde o XP/7. Não é nada fácil fazer uma revolução no código e meter um W10 x86 a funcionar em 16 GB Flash e 1 GB RAM onde mesmo o Android tem as suas limitações.
Na verdade já há anos que a RAM “é de borla” e nem sei como 8 GB RAM não é o mínimo em sistemas x86/x64.
Grande Windows (Microsoft) Sempre a inovar.
“A excelencia é feita de detalhes” Papa Joe in Memorias de um Ram isolado editora Asa Alho
Os outros SO conhecidos sempre fizeram isto.
Mais um tiro nos dois pés.
Qual tiro?!
Se percebesses algo, ja sabias que isto é mais que uma boa mudança, mas pronto haters gonna hate
Um tiro nos dos pés? Finalmente vai ser possível saber exatamente que processos estão a consumir o sistema em vez de ter um agregador a 100% e ter de andar com o Process Explorer a decifrar…
As pessoas nem conseguem já ler um artigo, vai ao seu bloco de notas copiam a frase habitual e espetam aqui, ler? tá quieto essas pessoas não sabem ler, é sempre tiro nos pés e sempre estragar coisas, só os outros é que são bons…
Sim, deste um tiro nos teus dois pés com esse comentário.
E doeu muito esse tiro que acabaste de dar nos teus pés?
Explica como chegaste a esse famoso tiro? Quais as razões?
Antes de responderes aconselho-te a tentar entender o básico sobre o assunto, talvez assim consigas entender o teu comentário infundado.
Será que isto vai resolver o problema de um serviço que é o de memoria comprimida que, num pc sem SSD, usa 100% e impede a utilização do mesmo?
Esse problema é fácil de resolver. A solução é simples: desativar o serviço de prefetch. Depois de desativado e reiniciar a máquina, esse processo não consome mais de 1% de memória.
Se começam a inventar mais, ainda minam o SO todo
Pois este update evita muita coisa causada por drivers, serviços ou aplicações que possam vir a tentar minar o PC, como bugs, processos congelados, etc.
Optima noticia para os tecnicos. Estou farto de ter o svchost a consumir 100% do cpu e nem sei qual o processo que tem virus… assim isola-se e pode matar-se o mal pela raiz
e porque é que há de consumir mais memória? pela experiência que tenho como estava antes era pior! o svhost é simplesmente ridículo, não se consegue parar um determinado processo por estar agregado a outros!
Não sei se isto tem alguma coisa a haver, mas eu uso muito um programa portatil, o Nexus Font que faz com que tenhamos à disposição milhares de fontes nos programas que temos instalados no pc sem ter que instalar as fontes, o que acontece é que esse programa antes da actualização de aniversário ele em segundos detectava uma pasta com 1000 fontes, depois da actualização do aniversario o mesmo programa demora mais de 5 minutos a correr a mesma pasta e detectar todas as fontes, e reparei que o svchost.exe dispara é no processamento, na memória nem por isso.
Já não era sem tempo…
é para colmatar o menor consumo de memória do Chrome.
E sabes quanto mais é que vai consumir?
É uma boa notícia, o que não faltam são PCs vendidos com muita RAM e na verdade e de nada serve se não for utilizada. Devem explorar melhor os recursos dos PCs actuais.
eu pus 12gb ram no meu ( vinha com 6) e um SSD 256 (vinha com hdd)..e que diferença faz! Um pc que era lento torna-se quase tao rapido como um macbook e a custar metade!
Sim, sim! E quid es das máquinas mais antigas e já com o W10pro? O meu Acer Aspire 5720 data de meados da década passada e funciona como um relógio suíço. Aliás o W10 Anniversary tornou-o um pouco mais lento, a meu ver, mas funciona e só tem 2GB de origem. Será que esta alteração me vai obrigar a fazer um up-grade à memória? Era só o que me faltava: ter de investir agora numa máquina destas…!
não porque a gestão vai ser mediante a quantidade de ram disponível. será só para sistemas com mais de 3.5gb.
… Linux What Else!
Finalmente a Microsoft percebeu que o seu SO deixa processos em aberto quando se abre uma aplicação. Isto podia ter problemas graves de segurança.
Ainda falam do google chrome mas parece que a Microsoft não faz melhor figura com os seus produtos.
O Menu Iniciar do Windows 7,Ausente no Windows 8, o Menu Iniciar clássico faz o retorno no Windows 10 com o intuito de conquistar usuários que preferem a maneira tradicional de navegar por seus Computadores. E, ao menos do que é possível ver a partir da Build 14942, a empresa pode estar prestes a apostar em um visual para esse recurso que lembra muito o que vimos no Windows 7.
Aparentemente, a empresa vai atender aos pedidos de usuários que gostariam de poder esconder suas listas de aplicativos no Menu Iniciar. Além disso, a atualização deve trazer atualizações para os aplicativos de Fotografia e Telefones do sistema operacional, embora nenhuma delas tenha tanto impacto visual quando à do tradicional menu.
Nova build do Windows 10 revela Menu Iniciar parecido com o do Windows 7, pode ser vista no Sitio.
http://wccftech.com/windows-10-rs2-build-gives-start-menu-windows-7-look/
FONTE(S)WFFTECH/SHAIKH RAFIA
IMAGEN(S)WCCFTECH
Tu podes ter o menu iniciar do windows 7 no 8.1, classic shell, eu teno no 8.1 e é exactamente o menu classico do 7
O windows 10 já consume muitos recursos como o cpu e processamento, entre os aplicativos todos, por isso o windows demora um pouco, ultimamente o skype tem vindo a pessar no nicio do windows, mesmo tendo um processador bom e uma boa ram, demora. Bem que gostava de voltar ao windows 7, esse sim era um excelente sistema, mas como tenho um asus com o 8.1, alguns frives são imcompativeis
Basicamente o que vai ser feito, não é ocupar mais memoraria de RAM (podendo eventualmente gastar mais uns poucos de MBs, mas nada por ai alem), mas sim passar a mostrar todos os processos que estão em aberto, em vez de estar tudo aglomerado num só.
Alem de ser melhor para detectar eventuais processos com problemas, pode-se gerir melhor o que o SO esta a fazer a qualquer momento.