O Windows 10 Cloud será uma nova versão do Windows RT
Há já alguns dias que se fala da possibilidade da Microsoft criar uma nova versão do Windows 10. Conhecida como Windows 10 Cloud, esta seria uma versão assente na Cloud e que teria um conjunto mínimo de funcionalidades.
Agora, novas informações mostram que afinal o Windows 10 Cloud pode ser um pouco mais. Esta nova versão irá ser a evolução do Windows RT, com tudo o que esse sistema operativo deveria ter tido.
As primeiras referências ao Windows 10 Cloud surgiram há algumas builds atrás, sem que fosse indicado de forma precisa o que seria esta versão. A lógica apontava para que fosse uma versão baseada na Cloud e que dependeria de uma ligação permanente à Internet para funcionar.
Do que se sabe agora, o Windows 10 Cloud vai ser uma versão do Windows 10 que apenas correrá as aplicações universais, que sejam obtidas da loja de aplicações do Windows. Todas as restantes aplicações não poderão ser instaladas e executadas.
Provavelmente será a evolução natural do já abandonado Windows RT ou da versão Bing do Windows 8.1, que tinham requisitos específicos de hardware ou que estariam limitadas ao Bing, sendo por isso gratuitas e apenas disponíveis para os OEM.
Esta nova versão do Windows deverá ser a reposta da Microsoft aos ChromeBooks e ao Chrome OS, que tanto sucesso têm feito em ambientes escolares nos Estados Unidos. Será uma versão mais simples, mais segura e mais barata do Windows 10, tal como se espera para este tipo de equipamentos.
O Windows 10 Cloud não terá nada a ver com a cloud, não se entende por isso o nome escolhido. Poderá ser uma aposta da Microsoft em mostrar que pretende combater os sistemas baseados na cloud, como o da Google, ou, simplesmente, reforçar o lema "cloud first", que tem apregoado nos últimos meses.
Esta nova versão vai assim complementar ainda mais as já várias ofertas do Windows 10, que está presente em todas as plataformas onde a Microsoft tem presença. Algo que não é esperado é que esta nova versão possa ser usada nos dispositivos onde o Windows RT corria. Poderá ser sim o sistema operativo criado para correr nos novos processadores ARM, que se sabe vão em breve correr o Windows 10.
via ZDNet
Este artigo tem mais de um ano
se este windows 10 cloud é a evolução do descontinuado windows 10 RT, para fazer frente ao chrome os, vs a versão desktop, acho que vai dar barraca novamente, pois quem usa windows vai sempre optar pela versão desktop que faz o mesmo e muito mais, por isso é que a versão RT não teve grande aderência…
Se o Windows rt fosse um pneu podia ter ou não aderência. Como não é, se calhar não teve grande adesão.
A versão Bing do Windows 8.1 era igual à versão normal. Apenas tinha o Bing no Internet Explorer mas dava para mudar. Acabou por ter actualização para o Windows 10 Home.
Querem é criar uma versão que atraia as aplicações universais e desta forma fazer com que indirectamente o Windows 10 Mobile tenha acesso às apps…
Parece-me bem.
A utilização deveria de ser gratuita…
Trocava já o Linux Mint do PC de secretária que tenho.
Mais um para fazer e esquecer?
Vou então poder ter o meu surface RT com windows10?
Também queria isso! 🙂 Mas algo me diz que não vai dar
Conhecendo a Microsoft como conheço bem podes esquecer isso..
Nunca fazem nada positivo para os utilizadores
Sim, porque a oferta do Windows 10 para quem tinha o 7 e o 8/8.1 até nem prova que estás errado… -.-‘ Muito provavelmente o Surface RT será ressuscitado com este novo Windows 10, nem que seja para a Microsoft promover mais um pouco as Universal Apps!
Espero que tenhas razão
Por outro lado, aqueles que tinham o Windows Phone 7 e ficaram-se pelo Mango, depois de lhes ser prometido o 8, ou a alteração das especificações mínimas para o Windows 10 que impossibilitou utilizadores de fazerem o Anniversary update parece mostrar outro lado da MS que lhe dá alguma razão também…
Nunca houve promessa de trazer para o Windows Phone 8 todos os que tinham Windows Phone 7, aliás, desde o início foram descritas as especificações mínimas, e todos os restantes tiveram uma atualização extra (se não estou em erro, o Windows Phone 7.5 ou 7.8)!
Quanto à questão do Anniversary Update, isso é treta como já se comprovou noutro post… tal como eu referi aí, tenho um tablet Windows (daqueles mesmo ranhosos, comprados no Tesco só porque custavam 20€ e traziam uma licença de 1 ano para Office 365), com 16 GB de memória e 1 GB de RAM e, fazendo uma instalação de raíz com um iso sacado da microsoft com as atualizações já descarregadas consegui instalar o Anniversary Update e, surpresa até para mim, uso o tablet muito mais vezes do que aquilo que estava à espera…
Posso tirar o meu surface rt da prateleira?
Lixo.
Se fosse um SO simples no PC que usasse recursos (CPU, RAM, SSD) da cloud é que era.
Já tens isso há muito tempo, DaaS.
Espero que traga alguma coisa de novo para o meu surface RT…
Assim espero…
É simples, eu explico.
O windows rt dá no 10 e o 10 home dá no phone, o cloud dá no mobile. Por isso o bing dá no aniversary.
TAMBEM TENHO O SURFACE RT E QUERIA QUE TIVESSE ESSA ATUALIZAÇAO MAS NAO SEI SE VAI SER POSSIVEL ESPERO QUE SIM