Windows 10 em ARM volta a aparecer em benchmark
A Microsoft continua a sua caminhada para ter o seu principal sistema operativo, o Windows 10, a correr nos SoC ARM.
Depois de ter sido conhecido o primeiro benchmark com um PC da HP, surgiu agora um novo, desta vez pela mão de um computador ASUS.
Depois do insucesso do seu Windows 10 Mobile, a Microsoft está a fazer um esforço para implementar uma versão especial do seu principal sistema operativo, o Windows 10, nos processadores ARM.
A Microsoft já tem falado várias vezes deste seu novo projeto e já garantiu uma excelente autonomia, mantendo um desempenho idêntico ao registado nos computadores baseados na arquitetura X86. Utilizando o Snapdragon 835 como base para os primeiros dispositivos, a Microsoft irá contar com marcas como a HP, Asus e Lenovo no seu projeto.
Surgiu novo benchmark do Windows 10 on ARM a correr num Asus
Na semana passada ficámos a conhecer alguns detalhes de um modelo da HP com Windows 10 e Snapdragon 835 que, segundo um teste no Geekbench, totalizou 1202 pontos em single-core e 4068 pontos em multi-core.
Recentemente surgiu mais um teste de geekbench, desta vez a um computador Asus, que vem mostrar que o lançamento destes dispositivos pode estar bastante perto, estando prevista para o final do ano.
Este novo computador, com o nome de código TP370QL, tem um ecrã de 13", Qualcomm Snapdragon 835 a 2.21 GHz, 4GB de RAM e uma versão 32bits do Windows 10 Pro. No teste de Geekbench, este computador perfez 818 em single-core e 3174 em multi-core.
De forma a comparar com o desempenho dos computadores tradicionais, um PC com um Intel i3-8100, no mesmo teste, perfez 3692 pontos em single-core e 11860 pontos em multi-core.
É então esperado que estes novos dispositivos com Windows 10 on ARM cheguem já no final do ano e introduzam uma nova solução para aqueles que não necessitam de tanto poder de processamento, mas que prefiram uma longa duração da bateria.
A dúvida prende-se agora com a versão que estes computadores irão trazer e se será um sistema totalmente funcional ou se irá ter alguma limitação. Na mente dos consumidores ainda paira no ar o fantasma do Windows RT e das limitações que este oferecia, sendo agora da responsabilidade da Microsoft contrariar esta imagem.
Este artigo tem mais de um ano
Estranho ter 4gb de RAM e um sistema de 32 bits.
Onde está a estranheza nisso
os site mas 32bit aguentam bem com 4G de Ram
Estranho porquê? Lá por ser 32bits não quer dizer que não consiga aceder a mais que os famosos 3GB
Pode ser que uma parte deste 4gb seja usado alguma coisa para vídeo.
Ui… impressão minha ou consegue pior resultado que com o meu pentium (single core 3960, multi core 7540), e com resultados muito próximos do “cancro” que é o meu Atom Z3580 (single core 1006, multi core 3188)?!
Depois perguntam-se porque raio o Windows ARM não tem tido aceitação ou porque são gozados quando comparam capacidade de processamento dos ARM aos PC’s…
Quais são os valores médios de um smartphone Android com um snap 835?
Single-Core: 1951 pontos
Multi-Core: 6765 pontos
Isto no oneplus 5t
Hmm…
Desconfio que, partindo do princípio que a imagem é verdadeira, estamos a ver a versão x32 a correr em cima do emulador do Windows 10 on ARM.
Até porque não existe ainda uma versão nativa…
Vão-se os telemóveis, ficam os tablets.
A diferença de desempenho para o modelo da HP é significativa… Qual será o motivo!?
Drivers
Poderao ser varios os motivos, desde componentes, drivers, optimizacoes e/ou limitacoes de firmware, etc.
O meu surface 1 tem o windows rt com 2 gigas de ram e arrasta se. 4 gigas é para brinquedos se os smartphones alguns para o ano já devem de começar a sair com 6. Pobres do que caiem nesta esparela eu já vai na minha e havisos nao tive
Uh… Estás a falar do quê, ao certo?