Windows 10 vai ajudar o utilizador a gerir o espaço em disco
Com a nova grande actualização do Windows 10 prestes a chegar, esperava-se que fosse hora da Microsoft terminar os desenvolvimentos e passar a resolver os problemas que ainda subsistem.
Mas a empresa, que quer que o Windows 10 seja o melhor e mais adaptado sistema operativo do mercado, resolveu apresentar ainda mais novidades. A mais recente é uma gestão automática do espaço em disco, libertando o utilizador dessa tarefa.
A gestão do espaço num sistema operativo é um processo que os utilizadores devem fazer de forma periódica, para garantirem que não ficam sem espaço em disco e impossibilitados de usar o Windows. Não é um processo complicado, mas, muitas vezes, acaba por ser ignorado.
Como a Microsoft está virada para a optimização da gestão do Windows, resolveu, na última build do Windows 10 lançada, adicionar uma nova opção nas definições, que automatiza este processo de limpeza.
Agora, e nas Definições do Windows, passará a estar disponível uma opção que tratará da limpeza e gestão do espaço livre em disco. As opções disponíveis são ainda muito reduzidas, mas permitem já definir se o utilizador quer que o Windows faça a limpeza do disco.
É ainda possível aceder a uma área avançada, para indicar como esse espaço vai ser recuperado. As opções permitem eliminar os ficheiros temporários e/ou os ficheiros que estiverem na Reciclagem do Windows há mais de 30 dias.
Irá ainda ser possível eliminar no momento os ficheiros que estiverem disponíveis para libertar espaço, antecipando assim o processo automático do Windows 10 e garantindo ao utilizador mais espaço em disco nesse momento.
Todos estes passos eram já possíveis de fazer, mas apenas de forma manual, quer eliminado ficheiros temporários quer limpando a Reciclagem. O que a Microsoft traz agora é uma automatização destes processos e uma integração muito mais profunda com o Windows 10.
Este artigo tem mais de um ano
lol nada de novo
A funcionalidade em si não é nova… a novidade aqui é que esta função passa a estar integrada no SO e não é preciso usar programas terceiros ou fazer configurações avançadas no SO.
Não é uma questão de entrar em configurações avançadas, era mesmo uma questão de ter que ser feito manualmente e passar por algumas janelas até concluir.
melhor passar por umas janelas do que escrever umas linhas de código no terminal de outro SO
Só a automação neste caso é que é novidade, tira-se o chapéu a ideias inovadoras que venham tirar trabalho desnecessário aos utilizadores.
Muitas pessoas que conheço, que sabem do que falam, estão muito preocupadas com Windows 10 por permitir a microsoft entrar em cada PC de uma forma abusiva. Cada vez há mais desconfiança e parece que estão a conseguir provas. Todos já taparam a câmara e parece que a Microsoft estará a utilizar os PC!
As opiniões são o que são e será desastroso para a microsoft quando se provar que as dúvidas se transformarão em realidade.
Wow. Fico boqueaberto com tamanha inovação. Será que andam a aprender com os gajos da apple? O pessoal ficava satisfeito com menos mariquices, desde que o sistema fosse seguro, fiável e robusto, 3 coisas que nunca conseguiu ser.
O windows 10 está a evoluir e bem felizmente! Para quem tem pouco espaço é uma excelente novidade, tal como a melhoria de segurança que bloqueia o windows automaticamente quando não deteta o utilizador
Parabéns Microsoft!
Se integrassem no W10 uma solução tipo CCleaner era fantástico.
Mas OK, já é um primeiro passo para isso…
Disk Cleanup no modo avançado, faz (quase) tudo que faz o ccleaner.
Gostava que me ajudassem com o telemóvel… ainda está fraco
Bom bom era uma melhor gestão de espaço naquela pasta Windows.
é do mesmo género que existe no Gnome 3 à algum tempo
http://2.bp.blogspot.com/-nwGGbIcofzU/UTOCJ9shEmI/AAAAAAAAOVg/K168j1y7IBE/s1600/gnome-3.8-beta-privacy.png