Vai poder instalar apps Android diretamente no Windows 11 dispensando a loja
Uma das funcionalidades mais interessantes que a Microsoft lançou esta semana com o Windows 11 foi o suporte nativo para apps Android. Esta funcionalidade vem abrir ainda mais este sistema e traz um leque de novas apps de forma instantânea.
A Microsoft preparou todo o seu sistema para ter tudo dentro da sua loja de apps, tal como seria esperado. No entanto, ficou a dúvida da possibilidade de instalar diretamente. A confirmação chegou agora diretamente de um conhecido elemento da Microsoft.
Há muitos anos que a Microsoft quer trazer as apps móveis para o Windows 10 e agora para o Windows 11. Estes projetos nunca foram terminados de forma plena, havendo sempre uma preferência para o Android, até porque o sistema da Apple é fechado a estes cenários.
Se até agora havia a necessidade de haver uma ligação entre um PC e um smartphone, como temos visto na app O meu telefone, tudo irá mudar. A Microsoft quer que estas apps corram de forma nativa, recorrendo apenas aos recursos locais e não como o reflexo do smartphone.
Yes!
— Miguel de Icaza (@migueldeicaza) June 25, 2021
Para trazer segurança para todo este processo, a Microsoft resolveu aliar-se à Amazon e à sua loja de apps. Mesmo não sendo uma base comum e recorrente do Android, esta loja de apps tem uma oferta muito grande e um grau de confiança muito elevado para os utilizadores.
A dúvida que a maioria dos utilizadores ficou deste anúncio é mesmo se as apps podem ser carregadas fora desta loja, Agora, e esclarecendo este cenário, Miguel de Icaza revelou que será possível instalar estas apps diretamente no Windows 11.
Não ficou claro como este processo será realizado e nem que requisitos vão ter de ser satisfeitos. A presença do APK será obrigatória, mas poderá ter de haver conversões e outros processos associados já dentro do Windows 11.
Esta é uma excelente notícia para o Windows 11 e para os seus utilizadores. Podem ser abertas as portas a outras lojas e a outras apps. No entanto, pode também ser uma porta que se abre para todos os problemas de segurança que se sabem ser possíveis.
Este artigo tem mais de um ano
Excelentes notícias
Numa altura em que se nota bem o obrigar os utilizadores da versão Windows 11 Home a terem conta Microsoft, certamente para que a loja virtual funcione automaticamente de forma “mágica”, e a Microsoft começar finalmente a ganhar aos milhares de milhões de euros/ dólares/ etc. em comissões da loja virtual é estranho quererem que as aplicações para Android possam ser instaladas directamente no Windows sem pelo menos terem de passar pela sua loja de aplicações… para segurança e conveniência dos utilizadores claro! Não é para facturarem à grande à custa de comissões chorudas tal como os seus concorrentes de negócio.
A tudo que não for jogo a M$ vai deixar de cobrar comissões, e os programadores ficam com 100% do dinheiro. Nos jogos fica tudo na mesma
Mesmo que seja verdade, isso não impede de maneira alguma a Microsoft de ganhar os milhares de milhões, porque em vez de ir buscar o dinheiro aos programadores, pode ir buscar aos clientes, coloca uma taxa qualquer aos clientes e deixa os programadores ganharem aquilo que pretendem… e ficam “todos” felizes excepto talvez o utilizador… que terá de pagar o que lhe aparecer à frente se quiser tal coisa.
E se não cobrarem aparentemente nem aos clientes nem aos programadores? Ainda existe uma outra maneira: cobrar através da percentagem no pagamento através do cartão de crédito, que podem ajustar para lhes dar grande lucro… é a chamada “taxa escondida”, mesmo que seja pequena e até dentro do normal basta ser um nadinha mais elevada que o estritamente necessário e com milhares de milhões de transacções dá uma fortuna.
Parece-me que a Microsoft vai claramente facturar à grande assim que conseguir forçar os utilizadores a usar a loja virtual deles. Acho que a primeira tentativa foi o modo “S” no Windows 10, basta introduzir algo desse género no Windows 11, e as pessoas ficam restritas à loja virtual… para conveniência delas… não é para a Microsoft passar a deter o exclusivo de acesso à máquina dessa pessoa e de eventuais compras… assim como acontece no iOS actualmente.
Ponto 1: a Microsoft não é nenhuma Associação sem fins lucrativos. Nem a Google. Não sabes que para instalar uma app da loja Android tens que ter um e-mail da Google? A Microsoft adoptou a mesma tática.
Ponto 2: sem está melhoria no Windows não terias, de forma nativa, acesso a estas aplicações. Qual o problema? Era preferível não ter?
“…Microsoft de ganhar os milhares de milhões,..”
Então querias que ganhasse tostões?! E como é que querias que pagasse os funcionários e as despesas?! com botões?!
se querem saber ao certo o porquê de o vosso computador não ser ilegível para o windows 11…o github tem a solução.
https://www.windowscentral.com/whynotwin11-app-check-windows-11-hardware
“o seu comentário aguarda moderação”… Devia ser acrescentado “ainda esta semana” 🙂
É normal, acontece-me imenso, a maioria acaba por ser autorizada.
Temos “sorte” que o PPLWARE ainda não restringe todos os comentários para moderação de forma genérica, de alguma forma vão conseguindo +/- manter a secção de comentários livres de puro spam.
OK, podes ter alguma razão, e se eu te disser que o comentário esteve a aguardar moderação durante quase 1 hora e depois foi aceite e agora está de novo a aguardar moderação?
Daqui a pouco sai a noticia que eu escrevi no comentário no próprio pplware
lool isso nao e tao linear, porque para pode instalar app do android tera que ter registo e instalar a app store da Amazon.
Pode ser completamente falso, mas o texto da notícia diz claramente que será possível instalar directamente o ficheiro APK no Windows e correr a aplicação, ainda que não se saiba exactamente como vai ser o processo, se directo, se existe algum tipo de conversão, se será virtualizado, etc.
“A dúvida que a maioria dos utilizadores ficou deste anúncio é mesmo se as apps podem ser carregadas fora desta loja, Agora, e esclarecendo este cenário, Miguel de Icaza revelou que será possível instalar estas apps diretamente no Windows 11.”
https://www.theverge.com/2021/6/25/22550689/windows-11-android-app-sideload-amazon-app-store
Algum dos editores do pplware me pode explicar como é que um comentário escrito às 10h37 da manhã ainda não aparece???
Já estava vislumbrado isso quando colocaram o linux nativo no windows. Android é linux/debian.
O Android não é Linux!! Da mesma maneira que o MacOS não é Linux!!
Nada a ver. MacOS é baseado em FreeBSD