TOP 4 – Soluções gratuitas para sistemas de tickets
Quando se é administrador de um parque informático de escala média/grande é importante possuir as melhores ferramentas, para garantir o melhor funcionamento de toda a infra-estrutura.
Além das plataformas para gestão e registo de todos os equipamentos/recursos que fazem parte dessa rede é igualmente importante possuir soluções que registem os pedidos e problemas reportados pelos utilizadores.
Hoje sugerimos quatros soluções gratuitas para quem pretender implementar um sistemas de tickets na sua empresa/Instituição.
OTRS - Open Ticket Request System
O OTRS é um sistema direccionado para o registo de pedidos de Help Desk (ex. pedidos de suporte, ou pedidos de resolução de um determinado problema), e outros processos existentes numa empresa/organização. O sistema pode estar associado a uma ou várias contas de e-mail, sendo que o e-mail recebido nessas contas é catalogado e indexado às categorias existentes.
Demonstração do OTRS
Homepage: OTRS – Precisa de um sistema de tickets gratuito?
osTicket
O osTicket é uma plataforma Web opensource direccionada para o registo de pedidos de Help Desk. A interacção dos utilizadores com a plataforma pode ser realizada via e-mail, telefone ou simplesmente através dos formulários disponibilizados para registo de tickets.
Homepage: osTicket
RT
O RT (Request Tracker) é considerado um dos melhores e mais completos sistemas de tickets. Esta plataforma oferece várias funcionalidade, das quais se destacam a possibilidade de criar workflows, criação de campos personalizáveis, Integração com Active Directory, gestão de tempos de resolução, etc.
Homepage: RT
GLPI
O GLPI é um sistema de gestão de recursos que oferece uma interface muito intuitiva e um conjunto de funcionalidades que permitem manter um conjunto de informações sobre todos os recursos. Além disso, o GLPI oferece também um sistema de tickets bastante completo, para gestão de problemas e registo de incidentes. Relativamente a esta funcionalidade, há a destacar o sistema de estatísticas que nos permite ter uma noção do trabalho realizado.
Demonstração do GLPI
E são estes as 4 plataformas mais populares para implementação de um sistema de tickets. Todas elas têm funcionalidades muito interessante, são gratuitas e têm boa documentação.
Qual o sistema de tickets que usam nas vossas empresas? Qual o vosso favorito?
Este artigo tem mais de um ano
Desde Janeiro que estamos a utilizar o OTRS, em substituição do Remedy, e até agora tudo de positivo…:)
Aqui é o OSTickets
Aqui à uns 3 anos mudou-se do remedy para o easyvista… é sempre a cair….
Depois do ultimo update a queda é ainda mais rápida 🙂
Muito bom…
Gostava que abordassem ferramentas de Gestão de Projecto. Acho que nunca foi tratado aqui no PPlware. Gestão de projectos-tarefas-milestones, etc..
continuação de um bom trabalho
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Esqueceram-se também do Spiceworks. Utilizo e recomendo.
Nem mais… Subscrevo!
Por aqui também trabalho com Spiceworks, no entanto nem sempre os tickets são entregues a toda a lista de emails que seria suposto receber.
Viva,
também uso Spiceworks na empresa não só para gestão do parque informático como também o HelpDesk mas só a nível do meu Departamento de TI.
E uma solução de Helpdesk extensível a vários Departamentos e gerido pelos chefes de cada Departamento? O que recomendam?
Ou… e uma solução avançada do tipo Sharepoint. Vai de encontro a esta necessidade que acabo de descrever?
Qual a v/ experiência?
P.S.: (o preço do software não está aqui em questão, porque por vezes nem sempre o que é pago ou mais caro é necessariamente melhor)
Cumps,
Nem mais, de longe a melhor ferramenta free para gestão de parque informatico, monitorização de rede e sistema de tickets.
Recomendo vivamente
OTRS por aqui. Funciona e é facil de manter. Suporte para custom API’s também é muito bom.
alguem sabe se algum destas solução dá para colocar em português?
Precisamos também na versão em PT. Em aguardo.
GLPI
Instalem o HESK..
Muito bom e muito facil de configurar.
Coloquei na empresa e rola às mil maravilhas… Podemos definir cores, logotipos, gestao de carga de trabalho, tempo, respostas automaticas… e o user pode escolher a lingua…
O GLPI dá para colocar em português
Na empresa onde trabalho, começámos a utilizar o OsTicket à aproximadamente 4 meses. Até agora, tudo a funcionar sem problemas.
A ferramenta veio facilitar em muito a gestão do trabalho da minha equipa.
Quem não acha muita piada à ferramenta, são os outros departamentos, pois têm de reportar por escrito e deixaram de o fazer por telefone.
São uma enorme “força” de bloqueio… mas não têm outro remédio. 😀
pois,
agora fica tudo registado 😉 haveriam eles de focar contentes 😀 se houver bronca da parte deles…esta tudo guardado 😉
e o Trac?
Por aqui utilizo o Panda Cloud Systems Management pois alia a parte de tickets à parte de gestão do parque informático o que me permite ter tudo centralizado numa unica consola cloud o que no meu caso dá MUITO jeito
Tambem utilizo o Panda Cloud Systems Management como antivirus, gostava de aprender a configurar os tickets…
Panda ??? mais virus que antivirus …..
OSTicket sempre a bombar…
A versão 1.6 tinha alguns problemas, mas desde o update para 1.7, que está muito estável.
Entras estas soluções e outras, existe alguma especifica para deixar na WEB, exemplo com um site de chamados para informática?
Qual é a recomendação?
OFF-TOPIC
PF., alguem me consegue dar uma ideia de um laptop, pa um miudo de 14 anos (prenda de anos de um sobrinho), pa uso essencialmente multimedia ( net, musica,filmes, youtube, spotify, filmesonlinegratis, netflix, xbmc…), nao queria puxar mto pelo preço, ate pq ainda eh um miudo, e isto daqui a uns 3 ou 4 anos ja era…tenho andado a pesquisar na fronteira dos essencial para algo acima…mas dp de ter dado ao meu puto um toshiba p.50 144 ( um performance, pq ja anda na FEUP no 2 ano de eletrotrotecnia e computadores ), agora td me parece uns “arrastoes..!!!pa ja do que fui vendo …http://www.fnac.pt/Toshiba-Satellite-M50D-A-10Q-Computador-Portatil-Computador-Portatil/a745531.. http://www.fnac.pt/Toshiba-Satellite-M50D-A-118-Computador-Portatil-Computador-Portatil/a745661…http://www.fnac.pt/Asus-X552CL-SX173H-Computador-Portatil-Computador-Portatil/a732399…pa ter 8g ram…mas o processor e a grafica ai ai jesus…enfim nao se pode ter tudo…se houver dicas, desde ja agradecido!
A primeira maquina está muito boa, e a qualidade de construção é excelente, com acabamentos em Alumínio e tudo…
A65200 -25W
A4500-15W
A nível de bateria, ganhas mais com o processador mais fraco.
Mas eu apostava no A6, porque tem frequências de base nos 2GHz(a6) e o outro é a 1,5Ghz(a4) …
Toshiba Satellite M50D-A-10Q , eu ia neste, mas é cerca de 100 euros mais caro.
É muito bem construido!!
Não te assustes por ser AMD, ele tem uma excelente autonomia…onde notas mais é quando ele esta a ser bastante utilizado a nível gráfico…mete duas maquinas uma ao lado da outra e vais ver que esta dura mais tempo a nível de autonomia(este consumo já contempla gráfica+processador+controladores de memoria+usb+ethernet… 😉 )…
Em standby o intel ganha(pois a Grafica NVideoa está sem trabalhar…)!
Esta maquina AMD está muito boa.
E se não vais andar a fazer processamento de dados brutais no cpu…para que queres uma maquina com muito poder de processamento, mas depois a nível gráfico ve-se e deseja-se??
O intel a nivel de performance do processador por core, é ligeiramente mais rapido…mas é apenas ligeiramente, e se tiveres em aplicações multi core o AMD ganha…
Compra o que achares melhor 😉
Mto obg., pela colaboraçao, opiniao de especialistas eh sp mto bem vinda , nao querendo abusar, ao final da tarde, andei a ver mais umas coisas e pelo mm preço vi este (aquela velha e eterna “dependencia” da intel, enfim )…http://www.fnac.pt/HP-15-d005sp-Computador-Portatil-Computador-Portatil/a746587..eh um HP com Intel® Core™ i5-3230M Dual Core …este tem a desvantagem ( n sei se eh, se nao)de ser dual, embora a 2.6 e turbo bost a 3.2 ( thosiba amd a6 eh quad a 2.0)tem so 4g ram ( o outro tem 8g), mas tem 1g ddr3 dedicado nas graficas o que tem amd a6 tem 1800, mas partilahados e este HP tem tb uma placa de rede apenas 10/100 o que tem amd 10/100/1000, se fosses tu, qual escolherias ( procuro algo mais bem equilibrado, pq eh para oferecer no aniversario de um sobrinho de 14 anos, e ele nao precisa de muito processamento, nao eh propriamente um fan de games, mais multimedia, musica, filmes, redes sociais e afins )?
ja agora, para o meu puto ( este ja em ambiente de faculdade de eng), comprei no sabado na fnac o toshiba P50-a-144 (999 eur com desconto em cartao fanc de 50 eur), achas que foi uma boa opçao ? sinceramente com aquela configuraçao e podendo reforçar ram ate 16g n vi melhor (http://www.fnac.pt/Toshiba-Satellite-P50-A-144-Computador-Portatil-Computador-Portatil/a745561), o problema eh que logo na primeira uitilizaçao ao fim de uns 20m aquecia bem e apareceu a mensagem no ecram…”este equipamento esta com um problema no sistema de arrefecimento, encerre e digija-se a assistencia tecnica ” pode ser um simples azae, claro!!!!vo ver se la passo no sabado, pa o trocar, mas aquele velho trauma do aquecimento nos toshiba voltou , de todas as marcas que ja usei, sinceramente so ha uma que ate hj digo sp bem….sony vaio ( pena actualmente as specs aparentemente nao corresponderem ao elevado preço, eh que nao usam propriamente OSX ).
abraço e obrigado
Help Deskers!!!
GLPI e OCS, integrando os 2 na AD não tem comparação com qualquer das soluções apresentadas.
Qual destas soluções está alinhada com o ITIL?
O OTRS:ITSM implementa alguns dos processos ITIL.
Vê no site deles os 6 processos implementados.
O ITSM é instalado “em cima” do Helpdesk.
Peço desculpa pelo off-topic.
Só para informar que a aplicação do infarmed “Poupe na Farmácia” já está disponível para android…
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.codepixel.infarmedAndroid
Já usei OTRS e funcionava bem.. e estava também integrado na AD. Bastante customização mas nem sempre fácil de descobrir ou por a funcionar como queremos. Sobre hyper-v/Windows não funcionou bem e optou-se por Vmware/Linux.
Usei um outro também gratuito, Manage Engine ServiceDesk. Fácil de instalar, configurar e usar mas começou a ficar lento com o acumular de pedidos.
Não é grátis mas é o que eu utilizo: Helpdesk Pilot.
Há uns anos precisei de usar uma app opensource num projecto, a escolhida foi o RT. Simples, fácil, eficaz e eficiente. Suporta 21 línguas e tem mais de são extensões (todas grátis), importação LDAP por exemplo.
Por curiosidade, é usada pelo MIT, entre outras entidades.
também existe o SysAid que é bastante bom
Bom post
Estou a trabalhar com o zendesk, claro que e pago, mas e muito bom, tem uma api, logo posso manipular os tickets sem ter que ir ao agente e tem support tab com chat incluido.
Podem me dizer se algum destes tem api que posso usar metodos como GET e PUT via json?
E chat?
Boa tarde,
Na empresa onde estou precisamos de uma ferramenta deste género porque os outros departamentos não têm noção do trabalho que temos no IT e que há coisas mais importantes que outras.
Então a ideia era implementar um serviço deste tipo que depois apresentaria uma espécie de mapa aos utilizadores finais para eles perceberam que podem submeter pedidos mas que vão ter que esperar, dando-lhes uma ideia do tempo pelo calendário.
Qual a solução que me aconselhariam?
OSticket
Já tive instalada e desenvolvi diversas customizações para OSticket, é uma ferramenta boa mas muito limitada.
Não se consegue monitorizar o tempo despendido assim como processos ITIL estão fora de equação.
GLPI
GLPI é uma solução muito mais completa para gestão de suporte.
Finalmente encontrei um artigo bem actual e do qual preciso conhecer 🙂
Já tinha saudades de vir aqui ao site.
Façam mais artigos assim virados para empresas que são bem vindos 🙂
Depende dos departamentos que enviem as reclamações/incidencias…
Remedy, ITSM, iGRI/GRI e UDo… há que atender as 4 :s
O que me indicam de fácil implementação e uso principalmente para quem vai abrir os tickets? Alguns testes abre o ticket quando um e-mail é enviado para o e-mail xyz?
Boas,
Preciso de uma aplicação que faça a gestão de pedidos, intervenções, etc. Estes pedidos podem ou não ser associados a um ou mais equipamentos.
A maior parte das aplicações que encontro são para fazer a gestão de uma empresa. O que procuro é para fazer a gestão de assistência a várias empresas.
Alguém sabe de uma aplicação?
Obrigado
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Muito legal o post!! Aqui na minha empresa utilizamos o WIT (http://workit.rocks/), excelente sistema de gestão de chamados e produtividade brasileiro. Recomendo muito.
Usem brdesk.com. É gratuito, simples e funcional.
Podes me enviar o link?
boa tarde, alguem sabe informar algum que tenha chat e suporte remoto incorporado ao sistema de abertura de ticket.
ex: O cliente abre o chamado, nesse chamado ja consigo acessar a maquina do mesmo…
Alguem conhece um programa gratis, e bom para ser utilizado?
Boa tarde, alguém conhece um software de gestão de ticket mas mais dedicado a fotocopiadoras ou impressoras, onde se possam registar o numero de paginas que tem no atos da intervenção, as peças que são substituídas
desde já o meu obrigado pela ajuda.
JP.