Quota de mercado do Windows 11 volta a cair e Windows 10 parece aproveitar
Estamos nos últimos meses de vida do Windows 10 para a maioria dos utilizadores. Este sistema vai perder o suporte da Microsoft em outubro de 2025 e esperava-se que o Windows 11 ganhasse novo espaço e mais utilizadores. A verdade é a oposta e a quota de mercado do Windows 11 volta a cair e Windows 10 parece aproveitar.
Quota de mercado do Windows 11 volta a cair
Em outubro de 2024, o Windows 11 atingiu a sua maior quota de mercado, subindo para mais de 35,5%, segundo a Statcounter. Este aumento seguiu-se a um declínio inesperado quando o sistema operativo perdia utilizadores há três meses. Agora, a história repete-se e após ter perdido alguma quota de mercado em novembro, o Windows 11 está mais uma vez em declínio.
Os dados mais recentes do Statcounter indicam que o Windows 11 perdeu mais de 1,48% em dois meses consecutivos. Em dezembro de 2024, o sistema operativo passou de 34,94% para 34,1% (-0,84 pontos). O Windows 10, por outro lado, recuperou alguns dos seus utilizadores perdidos, embora fique sem suporte em menos de onze meses.
Até ao momento, o Windows 10 continua a ser o lançamento dominante da Microsoft, com uma quota de mercado de 62,73% (+0,9 pontos). Será interessante ver o que acontece à medida que nos aproximamos de outubro de 2025, considerando que muitos utilizadores não conseguem atualizar para o Windows 11 e que a Microsoft não quer abdicar dos seus elevados requisitos de hardware, como o TPM 2.0.
Windows 10 parece aproveitar este cenário
Quem não puder atualizar oficialmente e ainda não quiser comprar um novo dispositivo, pode optar pelo Programa de Segurança Alargada oficial da Microsoft, que concede 12 meses de atualizações extra por 30 dólares, ou utilizar soluções de terceiros, como o 0patch, para obter até cinco anos de suporte adicional (também não gratuito). Outra opção é contornar os requisitos de hardware do Windows 11 com vários truques.
Nos dados mais recentes da Statcounter, e a Microsoft não oferece dados oficiais de quota de mercado do Windows, o estado do mercado do Windows atualmente é o seguinte: 0 Windows 10 tem 62,73% (+0,9 pontos), o Windows 11 tem 34,1% (-0,84 pontos) e o Windows 7 garante 2,4% (-0,07 pontos). No extremo temos o Windows 8.1 com 0,29% (-0,02 pontos) e o Windows XP com 0,23% (-0,02 pontos).
Este cenário deverá mudar nos próximos meses e mostrar o Windows 11 a ganhar mais espaço e mais utilizadores. Quem quiser obter mais informações sobre este movimento, pode encontrar mais dados no último relatório do Statcounter no site oficial.
Há uma solução fácil e excelente! Se o W11 não descola (é sobretudo devido à incompatibilidade das máquinas) e se o W10 é tão amado, o melhor que a MS tem a fazer é manter os dois sistemas operativos em paralelo, isso seria o ideal, e até podiam seguir filosofias diferentes.
A MS está vde cabeça para baixo.
Num mundo em que se fala tanto do aumento do lixo eletrônico, a MS trata de enviar milhares de equipamentos bons para o lixo, é ridículo.
Nem todos são engenhosos no IT e não vão conseguir contornar os requisitos exigidos pela MS.
Falam em segurança,mas cheira mais a lobbies que querem forçar a compra de novos equipamentos.
Bravo Microsoft!!!
Esse é o motivo principal, que ninguem tenha a menor duvida…
Por mim podem encerrar o W11. Não tem nenhuma vantagem em face ao W!10.
O Windows esta cada vez mais lixo, e as pessoas nem se dao de conta, mas continuam a usar esse lixo, existem alternativas mais seguras e mais eficazes, mas preferem ter lixo.
Em vez de só se criticar, seria bom apresentar as ditas opções. Criticar todos fazem. Apresentar opções isso aí……..bem…. vamos lá.
A sério que não encontra soluções para o Windows? Se não possui um software mega XPTO dedicado, se navega na net, consulta emails, faz uma utilização normal de um pacote Office, vê uns filmes e corre uns jogos no Steam, faz umas edições em vídeo e imagem…o que está à espera de começar a considerar Linux? Aqui já 3 máquinas em casa full Ubuntu a ir para 4 anos…continuo sem entender o que move estas pessoas que não conseguem ver uma única alternativa
https://www.youtube.com/watch?v=Q8yKlcUZveE
windows 11 tentei usar essa versao 24h2 e me deu nojo esse sistema nasceu problematico e nao conseguem acerta nada nessa bomba imagina o 12 , se esse 11 nao acertaram o 12 vai ser a mesma porcaria
Os problemas serão todos só do w11?
Duvido. Não será também de alguns pcs?
Uma solução: Linux
Vdd.. Rapaz tô a mais de 3 meses no linux.. E estavo no mint com kernel 6.8.. Agora passei pro debian 13 versão alfa super estável com kernel 6.12… Usando lutris nele e meu jogo q já jogo há 11 anos está mais rápido e responsivo q no win 10 onde está gastando menas ram do q qdo era no windows.. De 5.2 foi pra 4.3 e olha q fica aberto o wine e o próprio jogo.. Ele delicia.. Meu AMD agradece…
Tô vendo, rapaz, mas que tal metesses uma AI nisso? Talvez o Linux Alfa super estável fizesse uma correçãozinha no texto de forma a que todos nós percebecemos o que escreves!
Arrependo-me quase todos os dias de ter colocado o Windows 11 no PC, só não volto ao Windows 10 por preguiça e acredito que muita gente sente o mesmo. Tantas mudanças visuais completamente desnecessárias…
essas mudanças visuais, incluindo animações, fazem lembrar os websites dos anos 90: só giffs animado a papar recursos.