Dica: Ative a proteção contra ransomware no Windows 10 e esteja ainda mais seguro
Os problemas de segurança surgem de onde menos se espera e das formas mais estranhas. Se até há pouco tempo a preocupação maior era o malware, hoje temos de nos focar no ransomware e nas suas capacidades de destruição.
Este problema é de tal forma grave que a Microsoft resolveu agir diretamente no Windows 10. O Windows Defender tem já uma proteção dedicada a este ataque. Veja como o pode ativar ou validar que está ativo.
Uma das vantagens do Windows Defender é sobretudo estar integrado de forma quase perfeita com o Windows 10. Este garante por isso um nível de proteção mais elevada e é hoje uma das melhores e mais propostas.
A proteção contra ransomware da Microsoft
No seio do Windows 10 encontramos já tudo o que necessitam para se defender contra ransomware. Está dentro do Centro de Segurança do Windows Defender e pronto para entrar em ação. Deve por isso antes de tudo aceder a esta área, via as Definições do Windows, na área Atualizações e Segurança.
Entre depois na opção que abre a segurança do Windows, no separador Segurança do Windows. Uma vez ai dentro deve abrir a proteção contra vírus e ameaças. Esta está na zona superior desta janela.
Na nova janela tem todas as opções relativas à proteção do Windows contra as ameaças que existem. Pode também fazer uma análise rápida do Windows, para garantir que tudo está seguro. Tendo deteção em tempo real de ameaças, esta deverá ser desnecessária.
Para continuar a ativação da proteção adicional do Windows 10, deve carregar no link Gerir a proteção contra ransomware. Esta fica no final, na área Proteção contra ransomware.
Tornar o Windows 10 ainda mais seguro
É dentro desta área que vai finalmente ativar a nova proteção. Basta que veja a posição do interruptor associado ao Acesso controlado a pastas. Para terem a proteção ativa deve estar ligado. Assim, e caso não esteja, pode e deve ativá-lo.
Desse momento em diante, o Windows 10 vai encarregar-se de proteger as pastas do sistema contra qualquer tentativa de cifra anormal. Além disso, vai ainda receber informações da Microsoft contra novos problemas e adaptar-se para os defletir e proteger.
Esta é uma das opções essenciais que deve ter acima de tudo ativas no Windows 10. A proteção garantida é muito importante e impede problemas sérios e muitas vezes sem solução.
Este artigo tem mais de um ano
Disponível em Windows Server?
Para aquelas PESSOAS ILUDIDAS, que pensam que o Windows Defender é bom e protege tudo e todos, é completamente mentira e isso revela-se quando são malware 0day etc, o Windows Defender deixa passar muita coisa e muitos de vós teimam que é mentira.
Quando é simplesmente pura realidade, muitas das vezes nem sequer detecta! Esse é o problema. O Windows Defender é bom para quem é avançado, para um usuário básico e para quem tem filhos não chega.
Não acreditam? Ai esta, (claro que nenhum antivirus é 100% seguro ou detecta tudo, mas Windows Defender deixa passar muita coisa e MUITOS nem se apercebem ou notam!)
https://youtu.be/sE-xdb9hTqY?t=216
Ai esta um teste a sério, como esse.. Há vários. Crypters bem feitos dão bypass facilmente ao Windows Defender, até um Script Kiddie / Lammer consegue fazer isso e brincar. E não se esqueçam das Pen’s com AutoRun ou seja Spread por USB com um malware bem encriptado ui ui.. Windows Defender ai então nem tem hipotese.
Com isto, quero mais uma vez afirmar NENHUM ANTIVIRUS é 100% seguro ou eficaz, mas Windows Defender esta muito mas MUITO ABAIXO do que muitos julgam que “protege” quando na realidade, deixa passar grande coisa e muitos nem se dão conta, um exemplo disso é Adware, Extensões , Publicidade etc.
É só ver o vídeo que já começam a se assustar… Se fosse assim tão bom não deixava passar tanta coisa 😉
PS: Esqueci-me de dizer para os que detestam esperar, a grande festa começa a partir dos 5 minutos no video 😉
Vê lá se largas o XP
Vê lá se largas o XP
Boa bosta de funcionalidade. Activei a função, e com isso perdi 1 dia de trabalho, pois não permitiu gravar os ficheiros de trabalho DWG. Em XLS não houve problema. O aviso que dava era que aquele tipo de ficheiro não podia ser gravado.
Cuidado ao bloquearem determinadas pastas que não devem estar interditas, como a ProgramFiles, transferências, etc.
Se as bloquearem não poderam adicionar ficheiros ou instalar programas no pc.
*O melhor antivirus somos nós próprios.*
Para quem gosta de andar sempre à coca de novos programas pirateados na net se calhar é melhor esperar uns dias até o sacar para que os antivirus tenham tempo de reconhecer malware etc
Good Job!
Colocaram a arma na mão de pessoas que não sabiam usar e olha no que deu, mais leitores frustrados, Quando foir fazer uma notícia, não esqueça do fluxo alternativo, pois apenas o fluxo ótimo não basta aos USUÁRIOS!, garanto que já sai um post proteção ransomware windows 10 seguro 2.0
Essa funcionalidade não pode ser utilizada em todas as versões do Windows 10, existe um bug que diz que acesso administrativo é necessário, mesmo sendo administrador, e não se consegue ativar.
Excelente Tutorial by the way for starters 🙂