Problemas a apagar versão anterior do Windows 10? Microsoft está a tratar do problema
Mesmo depois de todas as atualizações recentes do Windows 10, este sistema continua a apresentar alguns problemas complicados. Estes não atingem todos os utilizadores de forma igual e há quem tenha a sorte de não os encontrar.
O mais recente está já identificado e até a ser tratado, mas impede a eliminação de uma pasta relevante. Está associado às atualizações e pode ocupar espaço que se torna essencial para manter o Windows 10 a funcionar.
Quem usa o sistema operativo da Microsoft já viu a pasta Windows.old. Esta resulta dos processos de atualização e alberga a versão anterior do sistema operativo da Microsoft, pronto a ser usado em caso de necessidade de reverter.
Esta é uma pasta que pode ocupar muito espaço, chegando perto dos 20 GB a cada uma das atualizações do Windows 10. Não sendo essencial, deve ser eliminada de forma correta e através da gestão integrada do sistema da Microsoft.
Pois a Limpeza de Disco da Microsoft tem estado a ter problemas e a não conseguir tratar da pasta Windows.old. Este espaço fica assim ocupado de forma permanente e a ser necessário pelo utilizador para armazenar os seus ficheiros.
Este problema está a ser reportado há alguns meses, sem que esteja identificada uma atualização específica do Windows 10. Na verdade, este é um problema conhecido e que tinha sido resolvido pela Microsoft em 2016.
Este parece ser um problema que muito em breve estará resolvido. A mais recente atualização do Programa Insiders foca-se neste problema e traz uma possível solução. Caso não se detetem outros problemas, será mais tarde disponibilizada a todos de forma alargada.
Apesar de poder ser resolvido de forma manual nas Definições do Windows 10, este é um problema complicado. Caso não seja limpa e removida, esta pasta pode acumular-se e ocupar espaço essencial para os utilizadores, em especial em máquinas com menos espaço de disco.
Este artigo tem mais de um ano
Pior do que isto. Tenho dual boot com o W10 e Debian e tudo funcionava às mil maravilhas. No entanto, após uma atualização recente do Windows, perdeu-se o boot do Debian. Entro na bios para escolher o boot do Debian e nada aparece lá. Aliás, nem a opção de USB bootavel aparece. Não estou a conseguir resolver!
Alguém aqui do fórum faz ideia de como resolver??
Tenta mudar na bios a opção UEFI para Legacy e em principio terás a opção USB ou até mesmo o boot.
Se não der tenta este site:
https://e-tinet.com/linux/grub-rescue/
Sempre funcionou com a limpeza de disco versão antiga.
No entanto há sempre quem afirme aqui a pés juntos que, há décadas e décadas, nunca teve um problema com as atualizações! Admiro-me muito!
Podem-me chamar nomes… mas, antes de cada atualização faço um backup para um disco externo.
se tudo correr bem, ótimo! CASO CORRA MAL, instalação limpa do Windows! já aconteceu duas vezes.
uma com o 7 e recentemente com o 10. porque dar a volta a atualizações com problemas fizeram-me perder muito tempo antigamente.
20 Gigas ? LOL ainda bem que uso Linux para toda a eternidade ! Viva o Linux Fedora 🙂
O Windows 10 deveria ver o seu nome alterado para Problemas 10…