Pplware

O Windows desde… sempre! – Parte #9 (Windows XP)

10º artigo da rubrica “O Windows desde… sempre!”.

A 25 de Outubro de 2001 a Microsoft lança o Windows XP (XP de eXPerience). Foi um pequeno passo para o Homem mas um grande salto para a Humanidade.

Quem não conhece esta versão do Windows? Quem nunca a usou? Pois é, arrisco a dizer que não há ninguém que use computador que nunca tenha usado esta versão. Todos conhecemos um pouco deste Windows, as suas manhas e as suas virtudes, uns mais outros menos. Há também quem lhe guarde apenas memórias, desde Janeiro de 2007, com a saída da versão seguinte, ou recentemente com a saída do fantástico Windows 7.

Ainda assim… vamos conhecê-lo melhor?

Windows XP

Este Windows foi o sucessor do Windows 2000 (NT 5.0) e deu continuação à conceituada arquitectura NT, saindo na versão NT 5.1.

Foi desenhado essencialmente para uso doméstico e profissional (ficando de fora sistemas de produção, servidores, data-centers e afins). Como não poderia deixar de ser, veio recheado de novidades exclusivas e, de forma a não inutilizar software antigo, veio preparado para correr programas do antigo DOS e das anteriores versões do Windows. Sem dúvida que foi um sistema operativo para servir de transição para o que actualmente existe no mercado.

Foi lançado numa enorme variedade de versões, embora não tivessem sido lançadas todas em simultâneo. Foram elas Starter Edition, Home Edition (a versão mais usada), Professional, Edition N (consequente de uma acção judicial da comissão europeia), K e KN (consequente de outra acção judicial pela Coreia do Sul), Media Center Edition, Tablet PC Edition, Embedded, Professional x64 Edition e 64-bit Edition.

Apesar do enorme sucesso e de uma predominância como a versão do Windows mais actual desde 2001 até 2007, digamos que no Windows XP nem tudo “foram rosas”. Como todos sabemos, na totalidade foram lançados três Service Pack (SP) para esta versão e no início, pelo menos antes do SP2, haviam graves problemas de estabilidade e funcionalidade. Foi também nesta versão que apareceram as vulnerabilidades a malware, viroses, cavalos-de-tróia e worms. Agora, após todas as actualizações e correcções, uma versão do Windows lançada há quase 9 anos é ainda competente e capaz de fazer todo o tipo de tarefas. De acordo com a política Life-Cycle da Microsoft, o suporte ao Windows XP expirará a 8 de Abril de 2014.

Nesta versão houve também uma melhoria significativa na interface do utilizador, melhoramentos do processo de início e hibernação, mudança rápida de utilizador, mecanismo de renderização ClearType, Ambiente de Trabalho Remoto, entre outros.

O menu Iniciar inclui os seguintes programas:

[ Acessibilidade ] [ Comunicações ] [ Entretenimento ] [ Ferramentas do Sistema ] [ Jogos ]

Os requisitos deste sistema operativo são:

Como curiosidades, até Abril passado este Windows foi o mais usado sistema operativo em todo o mundo com uma quota de mercado de 56.1%, atingindo um máximo de 76.1% em Janeiro de 2007 (coincidente data de lançamento do Windows Vista). Nesta versão também apareceu pela primeira vez um sistema de activação anti-pirataria.

Relativamente às acções judiciais levadas a cabo, já referidas acima, ambas deveram-se ao abuso de posição dominante por parte da Microsoft com a inclusão nativa de software como o Windows Media Player, Windows Movie Maker e Windows Messenger. A primeira delas na Europa, em Março de 2004, condenou a Microsoft ao pagamento de uma multa de 497 milhões de euros e obrigou ao lançamento de uma versão exclusiva para o mercado europeu, Edition N, agora sem o Windows Media Player e Windows Movie Maker onde havia apenas um link para download dessas aplicações. A outra acção judicial na Coreia do Sul, em Dezembro de 2005, aparentemente não levou ao pagamento de coimas por parte da Microsoft, mas tiveram de ser lançadas as versões K e KN, pondo de parte os programas Windows Media Player e Windows Messenger.

Vamos aos testes!

Como em todos os artigos, vamos usar o método já criado anteriormente no 1º artigo desta rubrica, O Windows desde… sempre! – Parte #0, e também desta vez não será necessário montar a disquete virtual. Portanto, ignora-se o ponto 8 do procedimento desse 1º artigo.

Após fazer então todo o procedimento, basta iniciar a máquina virtual sem mais complicações. O arranque é automático.

Artigos relacionados:

Disco rígido virtual


Requisitos: Virtualbox


Download: Disco virtual do Windows XP [528 MB]     Password: pplware_trial30dias

Esta imagem do Windows não deve ser usada por um período superior a 30 dias.

Aceito                       Recuso

Exit mobile version