O icónico Winamp está de volta e agora também é compatível com o Windows 11
Há softwares que são eternos e que se mostraram únicos ao longo dos anos. Deixam marcas únicas e cativam os utilizadores, quer pelas suas funcionalidades, quer pelo que oferecem aos utilizadores. O Winamp é uma destas peças únicas e que todos conhecem.
Há muito tempo que se fala da possibilidade do Winamp voltar, ainda que nada tenha acontecido para além de promessas. A equipa que o está a desenvolver veio agora mostrar uma excelente novidade, ao revelar a primeira versão do que será o próximo lançamento.
O melhor leitor de mp3 de todos os tempos?
O Winamp é um dos mais carismáticos softwares que foram lançados. As suas funcionalidades encaixam num tempo único em que os ficheiros mp3 eram a forma mais simples de aceder a música e em que as coleções destes ficheiros eram uma certeza em cada computador.
4 anos depois da última versão beta ter sido lançada, o Winamp 5.8, é altura de vermos novidades neste leitor de música. A versão 5.9 Build 9999 surge agora, sendo a primeira versão que irá mostrar o caminho e o que em breve será acessível a todos.
Chegou uma nova versão do Winamp
Esta versão do Winamp vem trazer a compatibilidade esperada para a mais recente versão do sistema operativo da Microsoft. Assim, esta está pronta para ser descarregada e instalada e usada no Windows 11, preparando-se assim para conquistar ainda mais público.
Claro que as novidades não se ficam por aqui e a equipa que desenvolve o Winamp tem mais melhorias. Assim, temos agora o suporte para o streaming em https:// e também para o codec VP8, ao que se soma melhorias na geração das listas de reprodução. Contem ainda com uma nova lista de podcasts para o utilizador.
Ouvir música no Windows 11 vai ficar melhor
Há também as esperadas e normais melhorias no código para tornar o Winamp mais rápido e mais eficiente. Não se esperam que existam mais alterações, uma vez que esta é uma das últimas versões que antecedem a versão final deste leitor multimédia.
25 anos depois de ter sido apresentado como shareware para o Windows 95, rapidamente conquistou a sua posição como o padrão para reproduzir MP3s. O Winamp quer agora voltar a conquistar os utilizadores e mostrar todas as novidades que estão a ser preparadas.
Este artigo tem mais de um ano
sim, nostálgico! mas eu não tenho mais nenhum dos mais de 4k de arquivos mp3 que tive no passado!
os meus primeiros MP3 devem datar de 1996/1997.
O Pedro Pinto deve lembrar-se…
YES 😀
Instalem o WACUP em vez disto, o Winamp morreu, a Radionomy agora apenas quer enfiar NFTs pela guela dos utilizadores, uma release que mais parece uma beta build.
O Sonique (da Lycos) fazia o mesmo com 3% dos recursos usados pelo Winamp Com um addon até permitia a criação de webradio e emissão online para, até, 100 ouvintes (mais era preciso pagar).
Actualmente até o WMP classic consegue melhores resultados por menos recursos em uso. Aquela coisa de imagens, pedir registo na Coinbase e apresentar vendas de cryptomoedas e outras coisas semelhantes, não obrigado. Foi removido antes de acabar o primeiro mp3.
Então e tem dark mode? Ou algumas janelas estão em escuro e outras a branco como de costume em todo o software Windows …MacOS não é assim…s
foobar simples e funcional
Ora então, desinstalar AIMP…
GOD bless FOOBAR
+1
E a capacidade de codificar no codec opus é outra mais valia.
It really whips the llama’s ass!
Já uso deve ter uns 20 anos. Sempre foi compatível com todos os windows!
Boas,
Ainda continuo com o JetAudio… quem mais?
A pergunta é, e quem é que ainda ficheiros de áudio?
Está de volta mas parece que vai embora outra vez. No contexto atual o Winamp não tem o que é necessário para sobreviver.
Ainda uso.
O nome Winamp remete para uma altura na vida, onde existia o ritual no final do mês em comprar a revista de informática com o CD-rom que continha aplicativos porreiros para experimentar. Um deles o Winamp. Na altura a tecnologia mais fixe era o cabo do telefone ligado ao desktop para comunicação á internet servida pelos cd-rom de oferta das operadores. Velhos tempos !
Usei o Winamp no XP e mais tarde substitui pelo Music Match Jukebox.
Isto sim é um bom comentário. Boas memórias.
Ainda hoje uso o DFX Booster que usava com o Winamp 🙂
Querem um bom player de música e totalmente de borla? usem o AIMP.
Desde que descobri o Audacious que nunca mais usei o Winamp…